quinta-feira, novembro 30, 2006

Atletas...


Conhecem os atletas?

A fotografia foi tirada no sábado, às 20.30 horas.

Para o fotógrafo e para o senhor da direita, era hora de ir para casa, depois de um competitivo jogo de squash do mais alto nível que Macau tem tido oportunidade de ver...

Para os dois "meninos" da esquerda, foi hora de começar o jogo! Não porque os tenhamos ostracizado, mas porque não conseguem cumprir uma porra dum horário e atrasaram-se 2 horas!

Acho que foi medo... :)

terça-feira, novembro 28, 2006

20 ANOS!


Bons dias!

Faz hoje 20 anos que foi fundado o escritório "MA"* do qual sou um humilde colaborador!

Desde logo, parabéns a quem sonhou tal projecto, porque, volvidas duas décadas, é já notório que foi uma opção vitoriosa, certamente com muitos escolhos, mas, também por isso, uma conquista com um sabor muito especial...

Logo mais teremos uma jantarada e, creio eu, trarei algumas fotos para aqui "postar".

Abreijos!


*Em jeito de comemoração, o novo logotipo e o remodelado website do escritório já estão no prelo!

sexta-feira, novembro 24, 2006

Mais uma semana...


A semana de trabalho chegou ao fim!

Como amanhã não trabalho, vou já sair para um squash e depois se verá...

BOM FIM DE SEMANA!!!

quinta-feira, novembro 23, 2006

PARABÉNS ATRASADOS...


À minha amiga Kátia -que-está-melindrada-comigo-por-haver-esquecido-o-seu-aniversário-Martins, ilustre psicóloga do não menos ilustre ISPU-pólo de Quelimane, aqui deixo os meus mais pungentes PARABÉNS!!!

Mais vale tarde do que nunca!

Ó rapariga, para compensar, pago-te uma viagem a Macau!*

Se te serve de consolo, esqueço-me do aniversário de toda a gente e só recordo o meu porque calha num dia feriado. :)

Ademais, há que responsabilizar a diferença de fuso horário que nos separa (ainda que o meu esquecimento tenha sido a modos que mensal), já para não falar do jet-lag que me tem aturdido há 5 meses...

PARABÉNS!

*Quanto à tresloucada afirmação acima, p.f. não faças caso, fui levado pela inebriante emoção do momento... :)

quarta-feira, novembro 22, 2006

Zhuhai












Pois bem, aqui estão fotografias da viagem a Zhuhai, na China.

[É favor atentar nas inscrições em Português, presentes nas "Portas do Cerco"]

Para quem não sabe, Zhuhai fica aqui às portas de Macau e para lá se desloca a grande "mole humana" à procura de fazer as suas compras a preços extremamente apetecíveis.

[Ó que bem que estes turistas ficaram na fotografia...]


Há de tudo! Desde DVD's com os últimos sucessos Hollywoodescos, passando por roupas e calçado, até às tecnologias. Um manjar para os mais consumistas!


Até as noivas por ali pululam, fazendo os aprontos finais para o casório que se avizinha...

[Era minha intenção "postar" mais fotos das lojas onde fomos entrando, mas, como na China são verdadeiros apologistas da anti-contrafacção, os comerciantes, educadamente e em fluente Mandarim, impediram-me de tirar fotografias, certamente com receio que fosse copiar os seus modelos e/ou filmes originais... Compreende-se!]


Talvez repita a viagem, mas não para já...

A um domingo (e depois de me ter deitado algo tardiamente no sábado), passar uma hora na fila da fronteira e 3 horas de um lado para o outro no "shopping", para no fim comprovar a compra de 6 filmes de Louis de Funés que, ao contrário do que me afiançaram, são falados em Mandarim... é demasiado!!!


Abreijos!

P.S.: Ainda tenho pesadelos com o Louis de Funés a falar Mandarim...

terça-feira, novembro 21, 2006

Do uso da casa-de-banho.

Aproximando-se a reunião da UALP (União de Advogados de Língua Portuguesa) em Macau, creio que o e-mail abaixo (verídico) caí que nem uma luva...

From: xxxx
10 November 2006
To: Everyone
Subject: New Bathrooms

You will have noticed the recent refurbishment of the toilets in our building. The cost of this refurbishment to date is over £30,000. There are still some finishing touches to be applied which will be completed over the coming weeks.

Now that we have toilets to be proud of could I please ask that each and every member of the office respects the new facilities.

I appreciate the "old toilets" were in a very poor state and this may have contributed to the general indifference to the facilities historically.

However even since the refurbishment there are still some of the "old habits" which sometimes are merely matters of common courtesy and at other times are actually nothing short of disgusting.

I thought about sharing with you all a list of some of the common problems such as:-

1. Males doing their best to pee on to the floor and walls rather than into the urinals/toilet pan.
2. The practice, in the male toilets upstairs, (you know who you are) of sitting on the toilet picking your nose and flicking it onto the opposite wall.
3. Doing an impression of an Aylesbury duck in regard to wash basins, ie more water outside of the basin that inside it!
4. Putting a new toilet roll on when you finish the previous roll and disposing of the cardboard roll (bins are being provided shortly for this purpose within the toilets).
5. Etc ..

Then I thought better of it !!!! Simply I would ask you to respect the new facilities and leave them as you would like to find them.

Thank you.


Nota: E-mail recebido pelos advogados de uma firma da Grã-Bretanha.

P.S.: Já consegui passar as fotos da China e do GPM para o computador (aplausos!), pelo que espero aqui colocar algumas amanhã ou depois.

Abreijos!

sábado, novembro 18, 2006

O Zimbabwe, Robert Mugabe e o resto do mundo...


Hoje, enquanto lia o jornal, confesso que fiquei revoltado e verdadeiramente sorumbático...

Li uma notícia sobre o Zimbabwe, a antiga Rodésia do Sul.

Alguns pensarão que isto nada tem a ver com Macau, mas tem muito que ver comigo! Primeiro, porque tenho grandes amigos lá; segundo, porque já lá vivi...

Acontece que, aquela que já foi considerada o "celeiro de África", debate-se hoje com a mais pura miséria (económica e humana)!

Em apenas uma década, o Dear Bob (Robert Mugabe), seja por senilidade, por estupidez ou sadismo, destruíu o país que um dia ajudou a tornar independente do poderio Inglês.

Chegou ao poder em 80 e os primeiros anos foram de progresso. A partir de meados de 90, tudo se transformou... Porquê? Por que os Ingleses fecharam a torneira! Ao Tio Bob restava agradar às massas (leia-se, perpetuar o poder) e aí começou o declínio do país (com as célebres invasões das farms dos fazendeiros brancos).

Hoje, o país vive com 85% de miséria absoluta, as terras completamente abandonadas, 80% de desemprego, uma inflação de 2000% e 3500 pessoas morrem de fome por semana!

Claro que nada disto afecta os libertadores e hoje abastados políticos!

Custa-me que nada se faça! Principalmente, a antiga colónia, a Inglaterra... Enfim, sensação de impotência...

Devo dizer convictamente que este era um caso em que a morte de um homem me faria comemorar efusivamente! Mesmo sabendo que o mal já está feito e que nem em 100 anos o país recuperará das atrocidades que este hipócrita e outrora bajulador tem perpetrado!!!

Talvez haja mesmo essa justiça divina e, a haver, certamente este homem (se é que o posso chamar assim) pagará por tudo o que fez... Para mim, devia era pagar já e em vida! Bem assim como aqueles que, podendo fazer algo, respondem com um silêncio assassino*!

Fala-se tanto de Bin Laden e de Saddam Hussein, mas... e este desgraçado?!

Ah, pois, o Zim não tem petróleo...

Vou ali martirizar-me mais um bocadinho e para a semana já volto mais bem disposto, enquanto a 15 mil Km de distância a ordem mundial continua a permitir que um só homem ceife impune e silenciosamente milhões de vidas!

Até já!


*Fazendo coro com Edmund Burke, "basta aos homens de bem nada fazerem para o mal triunfar"...

sexta-feira, novembro 17, 2006

Tecnologias e GPM


Caros amigo(a)s, tenho umas fotos de Zuhai (China) e de Macau durante esta época do Grande Prémio, mas, infelizmente, ainda não as posso aqui colocar...

Acontece que, entre a minha máquina fotográfica e o computador, existe um qualquer diferendo (que procurarei debelar o mais rapidamente possível), pelo que não consigo sequer passar as fotos de um lado para o outro (por esta altura, já alguns estarão a dizer que eu é que sou um nabo...)

Porra lá para as tecnologias! Era suposto facilitar a vida, não é?

Acresce que (em virtude do GPM), por volta das 6 da matina decidiram colocar música de feira popular na rua, um som estridente e desagradável... Assim, tive que levantar a peida da cama mais cedo... Por um lado valeu a pena, uma vez que tive oportunidade de comprovar in loco que há gente que definitivamente não bate a 100 (bom, neste caso, batem a 200 ou mais*...), i.e., os pilotos de motas!

Passei uma boa meia hora a observar a perícia com que estes tipos se lançam às curvas e contra-curvas deste traçado urbano e, diga-se em abono da verdade, é preciso tê-los no sítio...

Por último, assim resolva o diferendo entre o computador e a máquina fotográfica, prometo deixar fotos do evento.

Abreijos!



*Peço desculpa pelo trocadilho brejeiro... :(

quarta-feira, novembro 15, 2006

Carioca


Em rigor, nunca fui um grande apreciador de Chico Buarque.

Apenas me recordo de escutar o tipo (de forma mais atenta), nos idos anos de 96 ou 97, quando, em Coimbra, o meu compincha de habitação massacrava a aparelhagem com horas a fio de música deste cantor. Confesso que não me convenceu...

Com o andar da carruagem, creio que fui apreciando de outra forma o histórico cantor brasileiro, que, no entanto, tem andado arredado das lides musicais, bem mais envolto nas aventuras literárias.

Sabendo do seu último albúm, pedi imediatamente para que mo enviassem da Tuga.

A única coisa que posso dizer é que é verdadeiramente surpreendente! O último trabalho do Carioca é notável!

Assim, se acreditarem em mim, comprem o disco que vale a pena, não se vão arrepender...

Enfim, já é tarde e deu-me para isto...

Boa noite e abreijos!


P.S.: Que tem a dizer, Dr. Brandão?

terça-feira, novembro 14, 2006

Grande Prémio de Macau


Antes do mais, boa semana para quem ainda tem paciência para passar os olhos por aqui!

Fui a Zuhai no fim de semana. Ao fim de quase 5 meses, acho que devia ser a única pessoa que ainda não tinha ido a tal local... Bom, já está! E tão cedo não volto...

[Tenho umas fotos para aqui colocar, mas terá de ficar para outra altura.]

Entretanto, aproxima-se o início de mais um Grande Prémio de Macau.

Se, por um lado, é deveras interessante poder assistir a um GP com tanta tradição como é o caso, por outro, já está a ser uma experiência um pouco agastante...

Passo a explicar: para quem não sabe, o circuito do GP de Macau é urbano. Uma das avenidas onde se desenrolará grande parte da acção é a Av. da Amizade. Precisamente onde vivo!

Anteriormente era fácil arranjar um táxi à porta de casa, agora tornou-se uma aventura exasperante... Os rails protectores quase impedem o acesso à rua, para além de que, quer parecer-me, os táxis optaram por seguir outras ruas e avenidas. Ainda hoje esperei (e desesperei) durante 20 minutos... E, para quem pensa que deveria telefonar a pedir um táxi, remeto para este artigo...

Pior é pensar que com o começo do GP não só se acabaram os táxis à porta de casa, como terei de alterar os meus horários em função dos treinos que certamente causarão um barulho ensurdecedor!

Resta-me a consolação de poder assistir ao GP através da janela de casa. Acho que vou começar a vender ingressos...

Abreijos.

sábado, novembro 11, 2006

Uma rapidinha em Inglês...


There were two statues in some ancient city of Greece which had been in existence for centuries. One was a nude male while the other was a nude female. For centuries they had braved the cold weather and the scorching sun. They had witnessed historical events such as Alexander the Great setting out on his conquest of the world, the rise and fall of the Roman empire, etc.
One day an angel who was flying over the city saw the two statues. He was overcome with sorrow for the two and he came down and brought them to life. "Well", the angel said, "my powers can grant you life for not more than an hour. So you have sixty minutes with you and the time doesn't begin till I disappear. Make the most of it!"
As soon as the angel disappeared the two just nodded at each other and immediately jumped behind a bush nearby. For nearly fifty five minutes there was a lot of noise, disturbance, screams, leaves and feathers flying around from behind the bush. At the end of fifty five minutes the man said "Well, we have just five minutes left! What more do you reckon we should do?"
"Something more of the same would be divine!" said the woman.
"Alright", said the man "only this time you hold the pigeons and I shall shit on them!"

BOM FDS!!!

sexta-feira, novembro 10, 2006

As 7 maravilhas de Portugal.


Tenho uma dúvida... Estando eu a elencar as 7 maravilhas de Portugal, eis que empanco na última, pelo que aqui deixo à vossa consideração:

Marisa Cruz (antes do J.P.);
Estádio da Luz;
Estátua do Eusébio;
A “cabra”;
Boneco das Caldas;
Vasco Granja; e...

Para o sétimo lugar (e note-se que a ordem é perfeitamente aleatória), digladiam-se:

Abel Xavier (não só por causa do cabelo, mas porque nos tramou em 2000) e Francisco Louçã (em parte pela sua obsessão por parteiras heroínomanas especializadas em abortos).

Ou deverei optar pelo símbolo da chico-espertice nacional, Alves dos Reis?

Que vos parece?

E esta, hein...


Afinal, vou voltar à bola...

Com a frequência que se impõe a um amante do futebol, costumo seguir as notícias sensacionalistas do desporto-rei.

Confesso, até, que andava preocupado e surpreendido com os resultados alcançados por um dos treinadores de um dos rivais do meu grande SLB.

Entretanto, eis que me é servida a explicação para tão estranho fenómeno:

1- Afinal, o treinador do FCP é o V. Baía, que tantas saudades deixou como portero nas terras da Catalunha (risos); e

2- Não é que o JF já nem sequer pode fumar...


Será um fantoche?

quinta-feira, novembro 09, 2006

Os brandos costumes...


Não muito longe de Macau, em Timor-Leste, um oficial da GNR foi interceptado pela polícia Australiana enquanto conduzia completamente embriagado.

O Tenente-Coronel da GNR em causa, entre outras funções de relevo que foi desempenhando ao serviço das Nações Unidas, actualmente é "conselheiro" (adviser) na missão da ONU em Timor.

Para além de engrandecer o país que representa, estamos certos de que com os seus avisados conselhos, Timor só poderá melhorar...
Paradigmáticas são as declarações do porta-voz da GNR, Tenente-Coronel Costa Cabral, “o militar em causa, ainda que esteja integrado no sub-agrupamento Alfa, está ao serviço das Nações Unidas. Não está dependente de nós”.

Ou seja, não se vislumbram consequências de maior para este exemplar representante da autoridade Portuguesa...

Abreijos.

quarta-feira, novembro 08, 2006

O Aborto.


Que pensam vocês das mensagens que profusamente invadem a vossa caixa postal com tentativas imberbes e radicais-extremistas de vos convencer com argumentos, ora pró, ora contra aborto (induzido)?

Serei só eu, ou também apagam essas tretas antes mesmo de as ler?

Se se tratasse do tema com seriedade em vez de se extremar posições, talvez se retirasse algo de útil para resolver o problema...

Ai, ai, as saudades do tempo em que o nosso e-mail era entupido por essas doentias mensagens sobre o amor e a amizade, que depois tinhamos de reencaminhar para 1500 pessoas em 2,5 minutos, sob pena de sermos atropelados por um camião do lixo ou de morrermos com uma congestão enquanto escovassemos os dentes...

Abreijos!

terça-feira, novembro 07, 2006

Saddam Hussein.


Muito se tem falado na condenação à morte de Saddam Hussein (SH).

Quanto à pena de morte, acho que os posts anteriores dizem o que há a dizer sobre o que penso desta prática; já no que concerne a SH, muito haveria a dizer...

A sua condenação recebeu o aplauso de alguns dos maiores democratas do mundo.

Depois de tantas tricas e intrigas, Mahmoud Ahmadinejad e George W. Bush estão finalmente de acordo em alguma coisa... (Curioso, não?!)

Mas não de acordo em tudo! O primeiro, regozija-se pela condenação de SH (sangue!!!), mas vai dizendo que foram os Americanos que colocaram o ditador no poleiro; o segundo, banqueteia-se com a iminência da morte (mais sangue!!!), mas avisa que o equilibrio no médio oriente ainda é precário e que muito há a fazer (e invadir)...

O curioso é que enquanto SH tinha poder e matava os seus pares a torto e a direito, ninguém ligou peva; agora que o tipo foi destronado e está uma caricatura deprimente do SH dos tempos de poderio sobranceiro, decidem matá-lo...

Pior que isso! Numa altura que o Iraque precisa de tudo menos de mais motivos para cisões e revoltas, abre-se mais esta ferida...

Já para não esquecer que a única coisa que se vai conseguir será criar mais um mártir...

Enfim, triste, triste, é que não teremos mais imagens como as da foto... :(

sábado, novembro 04, 2006

Já agora...


Comprado um bocado por acaso numa lojinha para os lados do Leal Senado, aconselho vivamente o disco de Matt Ward, "Post-War".

Intimista q.b. e com uma sonoridade que a espaços faz lembrar o inimitável Jeff Buckley (mas só a espaços muito largos, ok?)


Agora é que é, bom fds!!!

Guys and Dolls - parte 2



Na foto, temos o "Marlon Brandão", na peça Guys and Dolls.

Certamente que, com este actor, o espectáculo de ontem tinha sido bem mais interessante...

Seja como for, valeu a pena e é sempre agradável ver um show da Broadway.

Já agora, duas notas:

1- Os espectáculos deviam começar mais tarde! Ir a correr para o auditório e não comer nada até às tantas é um tormento e altera a disposição para assistir ao espectáculo.

2- Nunca há bilhetes à venda, mas quando chegamos ao auditório, reparamos que metade dos lugares estão vagos...

Abreijos e bom fds!

sexta-feira, novembro 03, 2006

Será publicidade enganosa?


Guys and Dolls








O Festival Internacional de Música de Macau está a acabar.

Hoje e até domingo, temos o musical da Broadway de Frank Loesser, "Guys and Dolls".

Quis o destino que por artes dessa inesperada fortuna que nos bate à porta de quando em vez, me chegasse às mãos um bilhete para o espectáculo quando já o julgava esgotado...

Esfreguei as mãos de contente, agradeci ao divino e, mais logo, lá estarei a deliciar-me com o musical.

Amanhã, dar-vos-ei conta do acontecido.

De certo vai valer a pena.

Abreijos!

Lá se vai o chicharro...


Ao ritmo a que se exploram os recursos marinhos, os cientistas, em estudo publicado no "Journal Science", afirmam peremptoriamente que daqui a 50 anos não haverá mais peixe para embelezar os nossos pratos.
Pois é, comam muito peixinho, pois daqui a meio século não vão ter nenhum...
Se a isto juntarmos o facto de cada vez mais lançarmos os famosos GEE para a atmosfera, podemos concluir que sabemos cuidar muito bem do que é nosso.
Querem ver que tenho de me juntar aos "Verdes"...

quarta-feira, novembro 01, 2006

As bruxas...


Com um feriado na segunda-feira e outro na quinta-feira é normal que até as bruxas andem eufóricas...

Bom feriado (hoje para a Tuga, amanhã para Macau)!