quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Mais duas de Kota Kinabalu







terça-feira, fevereiro 27, 2007

Que tal?


SAPI







TURISTAS EM KOTA KINABALU




segunda-feira, fevereiro 26, 2007

Oscars


O "Little Miss Sunshine" não ganhou o Oscar para o melhor filme de 2006. Ganhou o "Departed"! Creio que o primeiro era melhor e mais original, não obstante, o filme de Scorsese contou com magníficas interpretações de actores bem mais mediáticos.


Qualquer deles seria um justo vencedor, embora, a meu ver, estejam aquém do vencedor do ano passado, o "Crash".

Abreijos!

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Blogopedia


Ontem fui agradavelmente surpreendido pelo facto de uma meritória iniciativa ter incluído este blogue na Blogopedia. Desde já, os meus agradecimentos por alguém se ter lembrado deste meu espaço.

À margem desta notícia, cumpre-me comunicar que tenho umas fotografias para partilhar, mas, para não variar, só hoje vou fazer o upload das ditas e amanhã conto deixá-las à vossa apreciação.

Abreijos!

P.S.: Parabéns ao SLB e ao SCB.

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Os piores portugueses


Já imaginaram se, por uma aberração do destino, o Zézé Camarinha e a Lili Caneças fossem incumbidos de aferir o nível cultural de José Hermano Saraiva? Façam lá um esforço... Já está?

É exactamente o que eu penso disto...

No seguimento do que já antes havia referido, tive acesso a algumas curiosidades de um relatório confidencial e que passo agora a publicar:

Dos pouco mais de 13000 votantes para a eleição do Pior Português (risos):

a) 25% são activistas do bloco de esquerda, são vegetarianos e vêem a Floribela. Destes, metade já leu um livro inteiro (do Paulo Coelho) e asseveram que gostaram da experiência. São licenciados em Direito pela Universidade Lusíada;
b) 20% são funcionários públicos, adeptos do SCP e pertencem aos quadros da CGTP. Lêem o Record (em hora de expediente) e gostam de traçadinho com coiratos;
c) 20% são do PCP. Vão à festa do Avante sempre acompanhados do inseparável garrafão de Jota Pê tinto seco de 4,6 lts e da marmita com sandes de presunto e bolinhos de bacalhau;
d) 10% vivem na periferia de Lisboa, vestem-se de preto, têm 10 ou mais tatuagens (sendo que uma delas é um Dragão de Komodo) e trabalham numa bomba da Mobil onde furtam kit kats e SG’s ventil para distribuir pelos amigos. Metade vive com a mãe solteira que é actualmente parteira em nome individual, depois de dez anos de labuta diária no Intendente;
e) 5% são membros de claques de futebol, assaltam bombas de gasolina quando em digressão pelo país, gostam de game boys e nasceram nas Caxinas;
f) 5% são amigos intimos da Margarida Rebelo Pinto e da Fernanda Câncio (a tal que disse: "Já imaginaram o desespero de uma mulher que se vê obrigada a ter um filho por não ter dinheiro para abortar");
g) Os restantes são de Aveiro e tinham estado na loja que vende cogumelos. Afirmaram que o fantasma de Salazar os persegue há mais de 15 dias, vestido de dama das camélias e com um sotaque levemente algarvio (metade tem dúvidas, achando que o sotaque é madeirense). Alguns perguntaram quando é que se realiza o referendo sobre o aborto.

Não se conseguiram obter mais pormenores, uma vez que os responsáveis pelo escrutínio organizaram uma festa de swing (não, não me refiro ao estilo musical) nas instalações da SIC e houve um tal de Zé Martins que levou o papel com o resultado final agarrado aos boxers, pelo que tiveram de fazer isto...

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Regresso.


Já voltei de Kota Kinabalu. Foi curto, mas retemperador.

Não é dos locais mais paradisíacos que tenho visto, mas também não é mau de todo. As pessoas são simpáticas, as ilhas agradáveis, a comida aceitável, enfim, não me importava de ter prolongado as férias por mais dois ou três dias...

Entretanto, acabei de ler o livro acima. À semelhança de Kota Kinabalu, não é mau, sem ser brilhante. Acontece que o livro lança uma perspectiva interessante e profundamente carregada de noções físico-químicas sobre a existência de Deus. Quando hoje vi o meu correio electrónico, deparei com um e-mail hilariante que, aqui e além, me recordou o livro e que aqui vos deixo:

O Dr. X (vamos manter o anonimato na medida do possível), do Dep.de Física da Universidade de Aveiro é conhecido por fazer perguntas do tipo: Porque é que o aviões voam?" A sua única questão na prova final de Maio de 1997 para a turma da cadeira de "Transmissão de Momento, Massa e Calor II" foi: "INFERNO é EXOTÉRMICO OU ENDOTÉRMICO?" Justifique a sua resposta."(ou seja,pretendia saber se o Inferno é um sistema que liberta calor ou se recebe calor).

Vários alunos justificaram as suas opiniões baseados na Lei de Boyle ou em alguma variante da mesma, mas houve um aluno, Y, que respondeu o seguinte:"Primeiramente, postulamos que, se as almas existem, então devem ter alguma massa. Se tiverem, então uma mol de almas também tem massa.

Então, em que percentagem é que as almas estão a entrar e a sair do inferno?Eu acho que podemos assumir seguramente que uma vez que uma alma entra no inferno nunca mais sai. Por isso, não há almas a sair. Para as almas que entram no inferno, vamos dar uma olhadela às diferentes religiões que existem no mundo hoje em dia. Algumas dessas religiões pregam que, se não pertenceres a ela, então vais para o inferno. Como há mais de uma religião desse tipo e as pessoas não possuem duas religiões, podemos projectar que todas as pessoas e almas vão para o inferno. Com as taxas de natalidade e mortalidade da maneira que estão, podemos esperar um crescimento exponencial das almas no inferno.

Agora vamos olhar para a taxa de mudança de volume no inferno. A Lei de Boyle diz que para a temperatura e a pressão no inferno seremconstantes, a relação entre a massa das almas e o volume do Inferno também deve ser constante.Existem então duas opções:

1) Se o inferno se expandir numa taxa menor do que a taxa com que as almas entram, então a temperatura e a pressão no inferno vão aumentar até ele explodir.

2) Se o inferno se estiver a expandir numa taxa maior do que a de entrada de almas, então a temperatura e a pressão irão baixar até que o inferno se congele.

Então, qual das duas opções é a correcta?

Se nós aceitarmos o que me disse a Teresa, minha colega do primeiro ano:"Haverá uma noite fria no inferno antes de eu ir para a cama contigo"e levando em conta que ainda NÃO obtive sucesso na tentativa de fazer amor com ela, então a opção 2 não é verdadeira. "OU SEJA, O INFERNO é EXOTÉRMICO."

O aluno em questão teve nota 20.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

Kota Kinabalu


A ver pela confusão que vai nos comentários do post abaixo, acho que estamos todos a precisar de férias!
Ora, com a chegada dos festejos referentes ao ano novo Chinês, este vosso amigo vai abalar até à Malásia, mais precisamente, Kota Kinabalu.

Apesar das nuvens ameaçadoras que se apresentam para aqueles lados, a temperatura está convidativa e é sempre agradável ter uns dias de descanso.

Por isso, de 17 a 20, estarei no Hotel da fotografia em anexo. Sim, também não me parece grande coisa, mas foi o que se arranjou em tão curto espaço de tempo ;)

KUNG HEI FAT CHOY (copiei de um e-mail e espero que queira dizer "Bom Ano Novo")

Abreijos!


quinta-feira, fevereiro 15, 2007

O Costa d'África


Ontem, à margem desse dia de verdadeira histeria que é o dia dos namorados, reuni-me com uns amigos para ver o filme O Costa d'África. E não, não se tratou de um bando de rebarbados a carpir mágoas ou despeitos! Já há muito estava aprazado este convívio tertuliano e ontem era um dia tão bom como qualquer outro para a cavaqueira...

Ora, o filme de que vos falo acima, é pertencente à época de ouro dos filmes Portugueses dos anos 50, onde pontificavam nomes como António Silva, Ribeirinho, Laura Alves, Vasco Santana, Milú, e tantos outros de igual jaez.

Se vos falasse do Leão da Estrela, do Pai Tirano ou da Canção de Lisboa, certamente que já todos terão visto ou, quando menos, ouvido falar por uma ou outra razão. Sobre o Costa d'África, nada ou muito pouco! Posso garantir-vos que o filme é hilariante! Porquê então tal desconhecimento? Porque a liberdade surgida do 25 de Abril o ostracizou!

O filme retrata uma realidade que já não existe. Um colonialista (interpretado pelo grande -em todos os aspectos- Vasco Santana) vem visitar um sobrinho à metrópole. Sucedem-se as tropelias e trocadilhos próprios dos filmes da época. No entanto, devo confessar, surgem igualmente algumas alusões mais picantes ao tom de ébano que cobre o corpo de grande parte dos Africanos.

No fundo, mais não é do que um retrato daquilo que era a realidade da nossa época colonial. Não obstante, creio que o filme é servido com humor e que deverá ser observado com a distância temporal e com a elevação intelectual que se impõem. E, mesmo que assim não fosse, não percebo o porquê de votar o filme ao esquecimento! Acaso pretendem também ocultar o passado ou expiar culpas? Pela parte que me toca, nem uma coisa, nem outra!

Curioso como um país tão aberto, democrático e moderno em tantas situações (a acreditar no que tenho lido nos últimos dias), se mostra tão conservador, temperante e moralista noutras.

No momento actual, em que a comédia e os seus fautores percorrem de forma arrasadora e mordaz todos os quadrantes da vida pública (e, às vezes, privada), é estranho que as susceptibilidades sejam tão... orientadas. Afinal, trata-se apenas de uma comédia que, a espaços, é apenas inocente...

Vá, toca lá a ir a correr comprar a película! Garanto que não se arrependerão!

ABREIJOS!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Aborto.

O "sim" ganhou o referendo! Finalmente acabou esta palhaçada e -valha-nos isso- não haverá repetição! Bom, a não ser que o Ribeiro e Castro continue como líder do PP, para quem "não é só a esquerda que faz referendos no dia seguinte" (que oportunidade de ouro para estar calado)...

Não me interessa minimamente o resultado final por razões que me recuso a debater, mas tenho a certeza que nada se irá alterar em Portugal (à semelhança de outras imutabilidades)...

Essencialmente, esta questão serviu para a inútil e anacrónica esquerda se sentir útil (sem o ser), para a direita se vitimizar e para a neo-esquerda do caviar acreditar que tem alguma influência sobre o país... É do mais asinino acreditar que a questão do aborto se pode partidarizar e/ou etiquetar!

Entre discursos vazios e eleitoralistas, passando por arrazoados sinistros e populistas, tivemos de tudo um pouco...

E há alguns discursos finais que são luminosos, independentemente da posição sobre o tema:

a) "Nos próximos dias poderemos entrar finalmente no século XXI e na Europa em que queremos estar" - Francisco Louçã, dirigente do Bloco de Esquerda -

Será que o nosso défice económico e cultural será resolvido com esta facilidade?! Será que o aborto era a solução para o nosso problema?!

b) "Uma grande vitória (...) para os valores democráticos e progressistas ligados ao projecto de Abril" - Vasco Cardoso, da comissão política do PCP-

Ai esta obsessão com o mês de Abril...

c) "Uma das páginas mais tristes da história Portuguesa" - Ribeiro e Castro, líder do CDS-PP

Só pode estar a brincar! Sem me esforçar muito, estou a lembrar-me de 3 ou 4 momentos bem mais tristes...

d) "Os portugueses não tinham hoje a sua cabeça concentrada em exclusivo na problemática que ia ser referendada. O Serviço Nacional de Saúde tem condições de realizar aquilo que os portugueses pediram e dar serviços de qualidade e equidade" - António Correia de Campos, ministro da Saúde

Sr. Ministro, acho muito bem que se proporcionem as condições de saúde necessárias para que as mulheres abortem em segurança, mas também gostava que as mulheres não precisassem de ir a Espanha para ter um filho por falta de maternidades...

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

Cromos da Bola

Na sequência das sugestões bloguisticas que tenho vindo a fazer, aqui fica um site a não perder...

O blogue acima, em primeiro lugar, é para os aficcionados da bola com 30 ou mais anos. Os que "não vão à bola" com o desporto-rei, deverão igualmente passar por lá, pois vão achar delicioso observar as figurinhas da malta futeboleira dos anos 80 (e não só).

Quando os jogadores tinham bigodaça, cabeleira farta e à porta dos campos de futebol, no meio do cheiro a coirato, se gritava o pregão: “É pró cu, é pró cu, é pró cu... almofadinhas prá bola!” - in Cromos da Bola

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Site de eleição

É com grande convicção que convido todos a visitar o site acima... Não creio que se fiquem lá por muito tempo, mas que vão dar uma boa risada, lá isso vão!

Abreijos!

P.S.: O site vale pelo seu todo, mas aconselho vivamente o post "Em defesa do Macho Ibérico". Não sei porquê, mas há ali qualquer coisa de Zézé Camarinha...

terça-feira, fevereiro 06, 2007

José Craveirinha


Faz hoje 4 anos que morreu José Craveirinha. Poeta Luso-Moçambicano* (creio que possuía nacionalidade Portuguesa, tendo vivido grande parte da sua velhice em Portugal), dos mais conceituados poetas Africanos e vencedor do Prémio Camões.

Nasceu na Mafalala, bairro nos arredores da capital e que também viu nascer Eusébio.

Não deixa de ser curioso pensar que é a Craveirinha que se deve, em grande parte, a existência de um sentimento de nacionalismo Moçambicano. É aos seus poemas que se deve o exaltar do sentimento de revolta que foi aproveitado (e adulterado) pela FRELIMO na luta de libertação. É a este filho de pai Português que Moçambique deve, em suma, a sua paternalidade cultural e o seu "moçambicanismo".

Um revoltado pelas iniquidades colonialistas do seu tempo! Um revoltado pelo caminho que os libertadores traçaram para o seu Moçambique pós-independência!

Bom, ao menos a ele não se lhe podem assacar incoerências ou irresponsabilidades...

Como o próprio diria Não há morte quando se viveu a face da vida que se quis.

* Com o sacrilégio que cometi acima, acho que se estivesse em Moçambique me expulsavam ao pontapé...

P.S.: Antes que me critiquem: bem sei que isto não tem nada a ver com Macau, mas a linha editorial anda com problemas de identidade...

P.P.S: Notícia em primeira mão: estou em crer que o Ma Man Kei vai começar a escrever neste blog... (Aplausos!)

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Ai as estrelas...


Ao fim de tanto tempo sem nada postar, eis que estou de volta... Sem grande imaginação, diga-se, mas contente e com uma dúvida que me assola há cerca de dois dias: será que as estrelas da Amadora refulgem mais que as do norte? Ó dúvida ingrata! (risos)

Abreijos!