sexta-feira, junho 29, 2007

Chumbo ao professor.


Saldanha Sanches (um das mais conceituados fiscalistas) foi reprovado nas provas de agregação que apresentou na FDUL (não conseguindo, portanto, aceder à categoria de professor catedrático).

Desde logo e obviamente, diversas inquietações ressaltam da asserção acima. A mais relevante, quer parecer-me, é como é que é possível que o conceituado jurista apareça exposto em tão ridícula situação?!

Até para o mais incauto ou distraído, é evidente que não se aceita a arguição de uma tese para agregação de um professor catedrático, se não se tiver certeza que o trabalho apresentado pelo professor tem qualidade suficiente para tal exposição. Por maioria de razão, também o professor não se quererá expôr ao ridículo de um "chumbo"...

Se o que vem dito é verdade, não me parece que se ofereçam dúvidas: o xô doutor foi lixado pelos seus pares!

O júri era composto por António Nóvoa e ainda pelos professores catedráticos Marcelo Rebelo de Sousa, Jorge Miranda, Fausto Quadros, Braga de Macedo, Paz Ferreira, Leite de Campos e Menezes Cordeiro.

Saldanha Sanches tem lançado farpas a Marcelo Rebelo de Sousa, acusando-o de lhe ter garantido que votaria a favor da sua agregação e, posteriormente, ter mudado a sua decisão. Marcelo responde aos ataques que lhe têm sido movidos com uma argumentação, no mínimo, deveras capciosa...

Na verdade, Marcelo tem tanto de genial como de malévolo, pelo que não me admiraria que tivesse (por alguma razão que evidentemente desconheço) "cozinhado" este resultado pouco dignificante para Saldanha Sanches, mas que também não abona muito em favor dos arguentes.

Revanchismos pessoais, favores particulares, interesses corporativos... Tudo isso sabemos que existe, mas quando a própria universidade se enreda nestes novelos, algo está realmente muito mal...

Bom FDS!

REM

Desta feita, escolhi R.E.M..
''Losing my Religion'',foi um tema controverso nos E.U.A aquando do seu lançamento. Os mais conservadores sugeriram que fosse proíbida a sua difusão nas rádios e discotecas americanas,mais tarde, acabou por ser uma música de referência dos anos 90, que não deixa o ouvinte indiferente aos seus acordes.



Enjoy.

Abraço

quinta-feira, junho 28, 2007

Coelhinhas...


Procuras espaços de diversão na RAEM? Então espera mais dois anos, porque a "famelga" Hefner diz ter a solução...

Abreijos!

P.S.: Digam lá agora que não falo sobre Macau... ;)

quarta-feira, junho 27, 2007

Alegria, alegria

Como prometido, aqui vos deixo com algo alegre para continuar o dia!

A música que segue é bem mais do que uma simples música! "Alegria, alegria", foi, provavelmente, a música que deu a conhecer Caetano Veloso, foi o início do seu sucesso e do movimento tropicalista.

Num momento político e cultural extremamente conturbado, a música de Caetano Veloso chegou como uma lufada de ar fresco e guindou este extraordinário cantor para a fama e para o estrelato.

Caetano Veloso diz que nunca conseguiu libertar-se da identificação que as pessoas dele fazem com esta música; do estigma da canção. Talvez seja verdade, mas, a meu ver, ouvir esta música é lembrar Caetano e lembrar Caetano é recordá-lo a cantar esta música... Não será isso bom? ;)

Ah, já agora, é indiscutivelmente uma das minhas músicas favoritas! Alegria, alegria... ;)

Boa tarde!

terça-feira, junho 26, 2007

O casal antes do atentado suicida.

Agradecendo o link deixado pela BM nos comentários ao post abaixo, fiquem agora com uma fotografia de Ty Ziegel e Renee Klyne antes do atentado que desfigurou o jovem.

Como tudo é efémero, não é?...


P.S.: Amanhã hei-de colocar alguma coisa mais agradável! Nada de desesperos...

Fotografias do mundo - 7


Ontem, era dia de publicar uma "fotografia do mundo", mas havia assuntos mais pertinentes a comentar. No entanto, aqui fica a prometida foto com um dia de atraso.

Num mundo cada vez mais hedonísta, não deixa de ser um exemplo de notável abnegação aquele que nos chega dos Estados Unidos da América...

Para conhecer toda a história, basta clicar no título deste post.

Abreijos!

P.S.: BM, obrigado pela dica! ;)

segunda-feira, junho 25, 2007

O cabritismo*...


A beleza do ideal que presidiu ao 25 de Abril era indesmentível! Mas nunca se cumpriu! A obrigação moral e humana de permitir a um povo tomar o destino nas suas mãos não poderia ser coarctada! Mas como abandonar sem mais aqueles que só conheceram opressão? Como deixá-los à sua sorte, quando nunca foram preparados para administrar uma nação? Como fugir às responsabilidades de largar uma terra sem quadros técnicos capazes e sem estabilidade? E o que se pode chamar a um país que abandona os seus próprios filhos?

Faz hoje 32 anos que Moçambique logrou alcançar a independência formal relativamente a Portugal, a “potência colonial”. Os contornos da independência ficaram, cum grano salis, definidos em Lusaka. De um lado, Samora Machel, que se escudava na veemência e intransigência que a sua crença na libertação lhe transmitia. Do outro, Mário Soares e Otelo Saraiva de Carvalho, ufanos da sua pequenez e ciosos de protagonismo. Os destinos da nova nação independente estavam traçados à partida! Ficou célebre a tirada de Otelo, quando asseverou durante as negociações: “eu cá não sou político, mas eles têm razão, Dr. Mário Soares, no lugar deles faria o mesmo. Se continuamos assim a discutir, eu não me ensaio nada e passo para o lado deles”.

Fico deveras feliz pela autodeterminação de um povo que deixou de ser administrativamente controlado e economicamente explorado pela potência europeia que o ocupava (nem concebo pessoa bem formada que pense de outra forma); mas é muita a tristeza quando comprovo que a verdadeira autodeterminação ainda não foi alcançada!

Volvidos mais de 30 anos, Moçambique debate-se com uma classe política reinante desavergonhada e incompetente, mas que em momento algum aceitará deixar o poder! O povo, esse, lá continua a vida com dificuldades e total desinteresse por questões políticas que pouco ou nada lhe dizem respeito!

O culto do paternalismo político e do partido único que se confunde com o país (inclusivé, a data para a proclamação da independência foi escolhida para concidir com a data de fundação da FRELIMO), a corrupção, as manigâncias, a desfaçatez! Foi este o parto da independência, cozinhado por meia-dúzia de iluminados, cujo único fito foi o de se auto-promoverem! E, a bem da verdade, conseguiram-no...

A ideia de Samora Machel: Moçambique para os Moçambicanos, um país sem opressores e oprimidos; pouco ou tempo nenhum durou e rapidamente se converteu numa perseguição política e social atroz! A um racismo seguiu-se outro! A um patronato estrangeiro seguiu-se um patronato local! Chegou a caça às bruxas, o revanchismo! Os saneamentos políticos e os “desaparecimentos”! Enfim, chegou uma guerra civil que dividiu e destruíu o país e alimentou o tribalismo...

Volvidos 32 anos, o Estado Português continua vergonhosamente a não indemnizar aqueles que enviou para o ultramar (dizendo-lhes "aqui é Portugal") e que depois abandonou covardemente; e, em Moçambique, enquanto uns enriquecem despudoradamente, o grosso da população arrasta-se pelas ruas e campos! Se uns alardeiam palavras como “moçambicanismo”, “orgulho”, “crescimento sustentado”; os outros, os verdadeiros moçambicanos, padecem de todas e mais alguma maleita, amontoam-se à porta dos hospitais e morrem desamparados!

Todos os que negociaram a independência, quase sem excepção e de ambos os lados, traíram os ideais que diziam defender; traíram todos os que neles fizeram fé! Politizaram a vida dos que neles confiaram! E como é horripilante vê-los impantes de glória e orgulho pelas atrocidades que cometeram...


*Em Moçambique, diz-se que o cabrito come onde está amarrado! Transponha-se isso para a política e temos o cabritismo...

Velhos Tempos



Se havia desporto em que nos poderíamos orgulhar de sermos Portugueses, o hóquei era certamente um deles.
Portugal, detentor de 15 títulos mundiais de hóquei patins, foi sempre um dos principais candidatos a vencer os torneios em que participava.
Pois bem, parece que esses ''tempos de glória'' terminaram.
Acabou ontem o último campeonato do Mundo de hóquei Patins, no qual, Portugal obteve a pior classificação (imagine-se) de sempre.
Ficamos classificados no sexto lugar, de um torneio vencido (uma vez mais) pela vizinha Espanha. É que, ao contrário do nosso país,os espanhóis não deixaram de apostar num desporto em que eram um dos líderes mudiais.
Aos responsáveis pelo desporto em Portugal, resta fazer uma análise e aprender com os erros cometidos.Saber se vale a pena remodelar toda uma equipa nas vésperas da mais importante competição mundial. Reflectir se o que conta é ter uma equipa jovem que perde, ou uma equipa com jogadores mais velhos que seja campeã do Mundo. Recordar o último título (salvo erro em 2003) quando fomos campeões do Mundo, com uma selecção, que não sendo propriamente jovem, tinha os melhores jogadores do mundo dos últimos anos.

Abraço

sexta-feira, junho 22, 2007

''Trem da onze"

Tal como tinha ficado combinado na passada sexta-feira, aqui vai:



Abraço

quinta-feira, junho 21, 2007

OPA ao benfica?!

Ao que parece a oferta pública de subscrição parcial das acções do benfica SAD continuará envlota em polémica muito à custa do pretenso magnata Sr. Berardovich. A mesma limitar-se-á ao grupo de acções classe B o que - em caso de sucesso - não lhe permitirá deter o contrôle total sobre o clube em virtude da possibilidade de veto do grupo de acções classe A. Pelo menos assim será nas decisões mais vitais da SAD.
No entanto, depois dos "ameaços" de 14 ou 15 possíveis contratações (todos anos tentam bater recordes, são assim os media apoiantes do maior clube português), parece que a OPA está a ameaçar ou paralisar as novas contratações e o arranque da nova época.

No fundo até pode ser also bom para o benfica... ou não. É que com simpatizantes altruístas como o Berardovich a ajudar o clube desta maneira, não sei se era melhor para o clube ter mais uns (sim, mais uns) Portistas na direcção.

A ver vamos...

Maestro, Portugal e fotos.

Boa tarde!

O comendador (risos outra vez!) pediu desculpa ao maestro e este, como é seu timbre, aceitou com elevação.

Mais logo, às 2.45 da madrugada, joga-se o Portugal-Itália, para decidir a última vaga de acesso aos próximos Jogos Olímpicos. Este vosso amigo irá acompanhar o "Gabriel Alves" do NAPE nos comentários televisivos. A ver se desta vez a coisa corre melhor...

Entretanto, aqui ficam duas fotos do jantar que nos foi proporcionado pelo Hugo, a quem endereço um forte abraço!

Enquanto uns preparavam o repasto...


... os restantes lá se entretinham com os sempre divertidos sketches do "Gato Fedorento"...


Abreijos!

quarta-feira, junho 20, 2007

O Comendador Berardo...


"O Rui Costa diz que gosta muito do Benfica. Então porque é que não jogou lá quando tinha 25 anos? Então, fuck him!”


Declarações proferidas pelo empresário Joe Berardo, referindo-se a Rui Costa.


Joe Berardo é o exemplo acabado do altruísta!

Um homem que foi para a Af. do Sul aos 18 anos, apenas para juntar dinheiro que lhe permitisse engrandecer portugal (como, aliás, o comprova a forma como negociou com o estado português a criação da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea). Um patriota e um filantropo!

E o benfica, que dizer? O Comendador (risos!) lança uma OPA parcial sobre as acções do maior clube português, apenas para ajudar. Notável! Diz que é uma paixão... Um homem genuíno!

Enfim, tudo Berardo faz com excelência, respeito e elevação. Utiliza a língua portuguesa de forma sublime (basta ver as declarações acima) e é um intelectual assisado.

Ademais, é um homem que não procura protagonismo ou publicidade gratuita... Ou seja, é um tipo reservado e introspectivo!


P.S.: Como diria Romário, caro Comendador (mais risos!), calado és um poeta!

segunda-feira, junho 18, 2007

Fotografias do mundo - 6


Vietname, em 1963.

Um monge oferece-se em holocausto, protestando contra a perseguição religiosa perpetrada por Ngo Dinh Diem.

domingo, junho 17, 2007

Africa - 1

Já que anda por aqui quem diga que este blogue não tem nada a ver com Macau... Vou dar-lhe (parcialmente e sem transigir) razão...

Agora que descobri as maravilhas do youtube e como primeiro post ao domingo, deixo-vos com a Lady Miriam Makeba! Doravante, e sempre neste dia, colocarei aqui uma música de algum cantor africano. Para ja, por várias razões, só podia deixar-vos com esta senhora... Oiçam e oiçam outra vez... Ai, Africa...

Richad e Pedro, meus xamuaris, para não dizerem que não vos dou nada, aqui fica... ;) Até já!

Espero que gostem tanto como eu...

From "Joburg"...



Disto, meus caros, só em Africa...

sexta-feira, junho 15, 2007

Pinheiro de Azevedo.

Indiscutivelmente, um dos mais inesquecíveis momentos de televisão... Hilariante!

Os que já viram, revejam! Os que ainda não viram, acreditem que é imperdível...


Serviço Público.


Para que esqueçam o meu (simples) devaneio musical e, consequentemente, me larguem a abertura dianteira das bragas, passo a veicular a seguinte informação:

BIG FRIDAY-PARTY (NEW CENTURY HOTEL) PRESENT "LA DIFFERENCE"! DJ ZUMA. ZOUK - SALSA - RNB - REGGAE AND MORE... (...) WATERFALL BAR.

[sms recebido e (quase) integralmente transcrito]


Eu trabalho amanhã, pelo que não devo lá pôr os pés, mas vocês bebam uma por mim... ;)

Bom FDS!

Pássion

Aqui vai(sem o Reininho):

Momento piegas da semana...

Ainda deslumbrado com as maravilhas que os avanços tecnológicos nos proporcionam, não me canso de ouvir durante horas a fio, as músicas que o Porto Tónico teve a amabilidade de gravar no iPod que os meus dilectos amigos me ofereceram por altura do meu último aniversário (a quem novamente agradeço penhoradamente... Boa malta!)

Entre várias e tão boas melodias (ou não fosse o Porto Tónico um músico de "mão cheia"), ressalta-me esta cuja letra aponho abaixo, pertença (julgo eu) de Rodrigo Leão e cantada, na música que me foi gravada para o iPod, pelo Rui Reininho... Sim, eu sei!... Não se pode pedir tudo...


Pasión

No, no digas que yo me muero
Amor, mi vida es sufrimiento
Yo te quiero en mi camino
Por vos cambiaba mi destino

Ay, abrazame esta noche
Y aunque no tengas ganas
Prefiero que me mientas
Tristes breves nuestras vidas
Acercate a mí, abrazame a ti por Dios
Entregate a mis brazos

Tengo un corazón ganando
Yo sé que vos me estas escuchando
Con mis lagrimas te quiero
Pasión, sos mi amor sincero
(...)


Bom dia!

quinta-feira, junho 14, 2007

3 em 1.


A solução para colocar um fim à refrega na Faixa de Gaza (se é que aceitam o meu humilde conselho) foi finalmente encontrada! Só existe um senão, vão fazer daquilo uma nova "Sodoma e Gomorra" (versão alternativa, bem entendido)! Seja como for e segundo rezam as crónicas, a zona até já está familiarizada com tais volúpias incontidas e... confusão por confusão... É que nem sequer precisam de se preocupar com qualquer ira divina, porque será difícil receber pior do que aquilo que já têm...

Enquanto tal solução permanece em estudo, deliciem-se com esta crónica da Clara Ferreira Alves e, para descontrair, passem por aqui a ver se encontram alguém com os mesmos gostos e defeitos.

Abreijos!

Quereis uma anedota?

Se querem ficar ricos e os casinos de Macau não têm dado resultados benfazejos às vossas pretensões, aqui fica uma alternativa...

Um homem vagueava por um parque, meditando nos mistérios da vida e nos seus problemas pessoais. O homem não conseguia encontrar respostas, por isso decidiu pedir ajuda a Deus.
"Deus, está aí, Deus?", perguntou.
"Sim, que se passa meu filho?", respondeu Deus.
"Posso fazer umas perguntinhas?", perguntou ele.
"Claro, meu filho. Diga."
"Deus, o que é para si um milhão de anos?"
Deus respondeu, "Um milhão de anos para mim é apenas um segundo.
"O homem perguntou "Deus, o que vale para si um milhão de dólares?"
Respondeu Deus, "Um milhão de dólares para mim vale apenas um centavo.
"O homem franziu as sobrancelhas e fez a sua última pergunta.
"Deus, pode dar-me um centavo?"
"Claro, dá-me só um segundo."

BOM DIA!

quarta-feira, junho 13, 2007

Apito dourado...


A fazer fé no jornal "A Bola", Pinto da Costa foi formalmente acusado pela prática do crime de corrupção desportiva.

Além do presidente portista, foram ainda acusados: o administrador da SAD do FCP, Reinaldo Teles; o empresário, António Araújo; e os árbitros, Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado.

Veremos o que nos reserva o futuro deste processo. A verdade é que com tanta suspeição, nunca mais o futebol será o mesmo! Aliás, quer parecer-me que a pureza que lhe estava (ou devia estar) inerente se esfumou de vez... Pelo menos, a pureza que muitos de nós lhe atribuíamos está definitivamente desbaratada... E isso é muito mau!

terça-feira, junho 12, 2007

PARABÉNS!!!


La Jo Fai,

Estás longe, mas não estás esquecido!

Os meus sinceros parabéns por mais este aniversário! A prenda terá de ficar para outra altura, mas, entretanto, contenta-te com esta "benfiquista" (que, inclusivé, já vem com o "c" de campeão embutido)... ;)

A malta vai beber um copo à tua saúde (seguramente no D. Galo) e, obviamente, desejar que o próximo ano seja o ano do Glorioso!


Grande abraço, "johnny"!

O Erro




Muitas vezes não começamos algo com medo de errar.
Como eu, com este primeiro post!
Pensei que seria fácil… mas… às vezes, a criatividade parece ficar bloqueada.
É tão importante que tudo saia sempre bem que, por vezes, acabamos por paralisar mesmo antes de começar.
Por isso, agora, decido que não tem que ser perfeito, que não tenho que ser perfeita!
O importante é dar um bocadinho, é fazer mesmo com medo de errar.
Vim para aqui mesmo com medo de não ser a decisão certa.
Faço não sei quê mesmo quando não tenho a certeza q sairá bem.
Agora escrevo este post mesmo com medo que talvez não fosse bem isto que queria dizer!
Entretanto, porque penso que este poderá ser um problema comum a muita gente, deixo algumas sugestões para o ultrapassar…

“Instruções para desbloquear a criatividade”:

Se nunca consegues ter uma ideia quando precisas de uma, é porque estás bloqueado.
E se estás bloqueado, é porque tens tendência para fazer tudo da única maneira possível - a maneira certinha.
Agora digo-te, a lógica é a maior inimiga da criatividade.
Liberta-te dessa necessidade de seguir sempre a razão e ideias nunca mais te vão faltar.
Só para ajudar podes seguir estas dicas:
A resposta certa: não existe!
A lógica: acredita que nem tudo tem de obedecer as regras da lógica. Há coisas que não fazem sentido e têm muito mais piada assim.
Seguir as regras: experimenta uma vez Quebrar as ditas regras e não fazer o que seria suposto.
O jogo do “E se…” : quando procurares uma ideia começa “e se…” e escreve tudo o que te vier à cabeça, por mais disparatado que seja.
O ridículo: tens sempre aquele pavor de fazer uma figura ridícula? Enfrenta esse pavor e ri-te de ti próprio. Não te leves tão a sério!
O medo de errar: não começas ou nunca terminas nada porque o resultado pode não ser o esperado? Faz. Dá. Avança. Seja qual for o resultado, muitas vezes o processo é o mais importante.

Ps: Obrigada VICI pelo convite. Obrigada Vera pelas dicas..

Alcochete?


Durante meses, a decisão de avançar com a construção de um novo aeroporto na Ota parecia irreversível...

Como nisto da política já se sabe, foram surgindo vozes críticas; avanços e recuos.

Nos entrementes, já se assistiu a "estórias" sobre interesses imobiliários da família Soares (grande novidade...), vimos acalorados (e estultos) debates parlamentares, fomos obrigados a ouvir um tal de Mário Lino dizer as maiores alarvidades sobre a "margem sul" (e não só), enfim, tivemos de assistir a uma obscena luta de interesses entre os "boys" do nosso pacato país...

Mas, eis que por artes de prestidigitador, à última hora e de forma leviana (pesando tudo o que se passou e disse anteriormente), a corja política decide encomendar mais um estudo ao Laboratório Nacional de Engenharia Civil... precisamente sobre a possibilidade de construir um novo aeroporto na margem sul...

Alguém ainda tem dúvidas sobre a seriedade dos nossos políticos?

Para mais informação:




P.S.: É por estas e por outras que "havemos de chorar os mortos se os vivos os não merecerem..."

segunda-feira, junho 11, 2007

Dia 30 de Julho...


Os bilhetes não são baratos e o concerto é numa segunda-feira, mas quer parecer-me que os The Cure merecem o sacrifício!

Comprem os bilhetes aqui!

Abreijos!

Fotografias do mundo - 5


Mantenho a rubrica do costume, mas hoje decidi publicar uma fotografia mais agradável do que as anteriores...

O fim-de-semana passou depressa (como sempre!) e com chuva. No domingo havia que festejar o 10 de Junho com o xô Embaixador e o fim de tarde foi verdadeiramente agradável...

Na Tuga, enquanto uns vão desesperadamente tentando incentivar o país, outros parece que pretendem continuar com os frívolos fait divers do costume (sendo acompanhados pela imprensa)...

Em voleibol, a selecção lusa venceu a Grécia por 3-0 e comanda o grupo B da Liga Europeia.

E os jornais desportivos continuam a sua "cruzada consumista" (que todos os anos se repete) e mentirosa (a ver pelas notícias, o benfica já vai na 16 ou 17 contratação da época!), utilizando abusivamente a imagem do SLB para vender jornais!

Boa semana!

sexta-feira, junho 08, 2007

Feminino...


Tenho muito para dizer, mas pouco tempo para o fazer, pelo que vou optar por valorizar o que realmente é digno de nota.

Ontem, tivemos mais de 100 visitas e um número de "page views" supeior a 800! Por isso, obrigado a todos os que visitam este espaço! É, obviamente, um enorme aliciante saber que já há tanta gente a passar por aqui diariamente!

[Antes que o atento leitor pergunte que raio tem isto a ver com "feminino", deixem-me comunicar-vos que haverá, finalmente, uma colaboradora neste blogue! A ver vamos... ;)]


Já agora (porque o tempo "tá de chuva" e não se antevêem grandes melhorias que permitam um joguito de ténis mais logo à noite), fiquemo-nos com a satisfação de saber que Michelle Brito (de apenas 14 anos), conseguiu chegar aos quartos-de-final da vertente de júniores femininos em Roland Garros! Esta jovem lusa vive nos Estados Unidos da América, treinando-se na Academia de Ténis Boletieri, na Flórida. Augura-se um grande futuro para esta tenista!

Amanhã, em séniores, joga-se a final feminina entre a Justine e a Ana, depois da Ana ter surpreendentemente eliminado a Maria... ;)


Bom FDS!

P.S.: O meu especial agradecimento ao leocardo pela menção que fez ao meu post sobre Marisa Monte, pois 20 dos visitantes de ontem vieram redireccionados do seu blogue.

quinta-feira, junho 07, 2007

Swatch FIVB Beach Volley World Tour


Miguel Maia e João Brenha já ganharam todos os títulos nacionais que poderiam ganhar no voleibol de pavilhão, mas terá sido certamente no voleibol de praia que mais se notabilizaram internacionalmente (entre outros títulos, vencedores de dois "opens", na Bélgica e na Rússia).

Na modalidade de praia, por três vezes falharam a subida ao pódio olímpico. Em Atlanta e Sidney quedaram-se pela quarta posição e em Atenas ficaram no nono lugar. Esta talvez seja a única "pedra no sapato" dos jogadores espinhenses!

Talvez não voltem a ter outra oportunidade de conquistar tão desejada medalha olímpica, mas fica a memória e o orgulho de ter visto esta dupla ombrear com os melhores do mundo!

Entretanto, bateram mais um recorde e são já a dupla com mais presenças no circuito mundial de voleibol de praia!

Parabéns!

quarta-feira, junho 06, 2007

Sapatos rotos...


Diz que a Marisa Monte canta bem… Bom, do concerto de ontem, três coisas percebi:

a) a tipa anda a aprender a falar inglês;
b) não é cativante em palco;
c) não sabe onde fica ou qual a história de Macau (ou foi mal aconselhada).

É um facto que em Macau, não raras vezes, nos vemos obrigados a digerir sofregamente o que nos aparece, por falta de variedade cultural.

No entanto, com todo o respeito por quem aprecia a moça, digo o mesmo que Simplício Costa (António Silva) disse no inesquecível “Costa do Castelo” (a propósito dos seus sapatos rotos): “Para pouca saúde, mais vale nenhuma!”

Ou seja, para vir cá disto, mais vale não vir nada!

Em suma, não gostei!

Dir-me-ão que falou no seu inglês pouco mais que sofrível, porque a plateia era heterógenea! Responderei, 90% eram portugueses (ou falam português)!

Dir-me-ão que agradeceu (só) aos brasileiros a presenca no concerto, porque ela própria é brasileira! A isto nem respondo...

Dir-me-ão que até nem canta mal! Sim, é um facto que conheço pior... Mas a sua presença foi fria, distante e raras vezes cativou a audiência.

Fiquei indignado com o desdém que dispensou aos portugueses (no fundo, os verdadeiramente responsáveis e o público alvo da sua vinda aqui) e fiquei perplexo com a atitude de complacência que recebeu em troca...

Perdoem-me a sinceridade, mas não aprecio o desvario e reverência fácil do tuga por tudo o que é estrangeiro! Mas ainda aprecio menos a aceitacão do despautério, da desfacatez e da desconsideração!... Ontem, infelizmente, foi o que tive oportunidade de vislumbrar...

P.S.: Marisa, se algum dia visitares a pérola do índico com o teu inglês carregado de "british accent" e se ouvires um audível "futseka!", não penses que te estão a elogiar...

terça-feira, junho 05, 2007

Marisa Monte


Hoje temos Marisa Monte em Macau! Espero trazer umas fotografias (se me deixarem entrar de máquina fotográfica no Centro Cultural) para os que não poderão assistir ao concerto.

Entretanto, aqui fica um excerto de "O Primo Basílio" de Eça de Queiróz, que tão bem foi inserido na música "Amor I love you".

Tinha suspirado
Tinha beijado o papel indevotamente
Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades
E o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas
Como um corpo ressequido que se estira num banho tépido
Sentia um acréscimo do estímulo por si mesma
E parecia-lhe que entrava enfim uma existência superiormente interessante
Onde cada hora tinha o seu intuito diferente
Cada passo conduzia um êxtase
E a alma se cobria de um luxo radioso de sensações.

segunda-feira, junho 04, 2007

Fotografias do mundo - 4


Que têm a dizer sobre esta fotografia?

Boa semana!

sábado, junho 02, 2007

Roland Garros


O Roland Garros já está nos "oitavos"!

O torneio que sempre me cativou (e cativa) é o Wimbledon. Especialmente, depois de ter assistido aos mais notáveis jogos realizados em finais da década de 80, onde B. Becker (6 vitórias em torneios do Grand Slam) e S. Edberg (9 vitórias em torneios do Grand Slam, sendo 3 delas em jogos de pares) proporcionaram algumas das mais inesquecíveis batalhas tenísticas...

Mas o Roland Garros não é mauzinho... Proporciona jogos menos espectaculares, mas valoriza a consistência dos jogadores. Como tal, só tenistas de excepção poderão ganhar em todos os torneios do Grand Slam (EUA, Australia, Roland Garros e Wimbledon). Só Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson e Andre Agassi o conseguiram.

Àparte os mencionados acima, o que mais próximo esteve de vencer os 4 torneios foi Pete Sampras (14 vitórias em torneios do Grand Slam). De facto, Pete Sampras será eterno! Era espectacular quando queria e consistente quando lhe dava jeito. Era um jogador completo. O mais completo... até chegar Federer!

Até aposto! Este ano R. Federer vai finalmente levar o troféu... Ainda não conseguiu ganhar em França (aliás, o único torneio de Grand Slam que lhe falta), muito por culpa de Rafael Nadal (21 anos, 2 vitórias em torneios de Grand Slam, ambas em Roland Garros e nos 2 últimos anos), um jogador que normalmente é mais forte em piso de terra batida. No entanto, a ver vamos, mas este ano Federer (26 anos, 10 vitórias em torneios do Grand Slam) junta mais um troféu à sua já vasta colecção...

Bom FDS!

A Festa

Caríssimos

Antes de mais, gostaria de lhes pedir desculpa pela crueza das images que ora publico.Quando as vi pela primeira vez, fiquei impressinado pela forma como se pode manipular e distorcer uma realidade histórica e cultural.
Para mim que sou um amante da festa, prefiro vibrar com os olés e com a alma dos que estoicamente, lutam pelas tradições do meu país.

.

Abraço

Vici, eu sei que é polémico.No entanto, não podia deixar de ''postar'' sobre este filme..

sexta-feira, junho 01, 2007

Na piscina.

Como havia prometido, aqui ficam algumas fotografias da ida à piscina no último feriado. Entretanto, espera-se que o tempo não piore no fim-de-semana...



Algumas fotografias da "malta" (e são desnecessários quaisquer comentários a qualquer chapéu que se veja na imagem...)






O interior de um "fórmula 1"... ;)

Abreijos!