quarta-feira, outubro 31, 2007

Xô Vincent



I refer to the post below.

Já joguei bilhar com o Vici no Club Militar, várias vezes. Por isso posso garantir que o que o gajo diz no post anterior é a mais pura das verdades: quanto mais o magano bebe, mais e melhor ele joga e acerta. E é a partir do quinto ou sexto wisky que se dá a metamorfose: o gajo fica a pensar que é o Vincent /Tom Cruise naquele filme que vocês sabem e é a desbunda total, ele é a dançar, a jogar, a cantar, etc.

II Jogos Asiáticos em Recinto Coberto.

"(...) Nos Jogos Electrónicos, ontem foi dia de meias-finais. Na simulação da liga profissional de basquetebol dos EUA, o chinês Lei Chen, que jogou com os Houston Rockets de Yao Ming, bateu o iraniano Farzan Homaee, que optou pelos LA Lakers. Na final Lei vai defrontar o mongol Bilgun Chimedregzen, que com os Pheonix Suns levou a melhor sobre Ali Al Naqeeb. No FIFA 2007, a final vai colocar frente-a-frente o iraniano Meissam Hoisseini, que ganhou com a selecção inglesa ao Brasil, controlado pelo uzbeque Bobur Tadjibaev, e o chinês Yang Suchao, que com o Brasil venceu o mongol Lkhagvasuren Byambasuren."


Pese embora o ridículo do que vos trago hoje (julgo até que muitos duvidarão das minhas palavras), garanto-vos que o excerto de notícia acima foi retirado do “Hoje Macau” e diz respeito a uma das modalidades dos “II Jogos Asiáticos em Recinto Coberto”.

Quando um certame internacional reúne no seu âmago desportos tão especiais como: os “jogos electrónicos”; o “bilhar”; “a natação com barbatanas e aparelho de snorkeling”; “o futebol em bicicleta” ou o “bowling”; o impensável pode acontecer.

Sem desprimor para os praticantes das modalidades acima referidas, foi com surpresa que tomei conhecimento que estes desportos também são dados a algumas escandaleiras. De facto, já há dois atletas desclassificados nestes II Jogos Asiáticos.

O primeiro atleta em questão é praticante de “xadrez tradicional” e foi desclassificado por não haver desligado o telemóvel! Ora pois é: provavelmente enganou-se na sala, já que a refrega referente aos jogos electrónicos e aparelhos afins era mais ao fundo do hall...

O segundo atleta é praticante de “bilhar” e foi detectado com... doping, isto é, com uma invulgar presença de substâncias canabinoides no sangue... Fica a dúvida: qual será o nível limite aceitável de cannabis no sangue de um praticante de bilhar? A meu ver, estamos perante um desporto deveras sui generis e cujas regras deverão atender às suas especificidades naturais. Na realidade, a sorte da organização dos Jogos é que não há Portugueses a participar nestes confrontos! Caso contrário, imaginem os níveis de alcoolemia no sangue dos jogadores... Sim, na minha terra, campeão de bilhar que se preze não dispensa a caneca de cerveja (invariavelmente derramando tal líquido por sobre o pano da mesa), sempre acompanhada de um pires de tremoços e amendoins**... Por isso, senhores da organização, toca a rever os vossos parâmetros de avaliação! Até porque, hão-de convir, só mesmo sob o efeito de substâncias psicotrópicas se consegue participar nesses II Jogos Asiáticos ...

Enfim, e eu a pensar que ia poder assistir a saltos para a água ou a jogos de voleibol...

**Estou inclusive em condições de vos assegurar que, ao nível da eructação, um verdadeiro campeão de bilhar Tuga poderá pedir meças a qualquer Chinês (inclusive a um vizinho que eu cá sei)... Isso sim é que era uma peleja "à antiga"!

terça-feira, outubro 30, 2007

Do Halloween.


Vem este a propósito que tenho ouvido muita conversa em torno do Halloween e da sua comemoração na Cidade do Santo Nome de Deus de Macau.

Ora, quem me conhece sabe que não enjeito uma festarola. Sou muito dado ao cunbíbio. Não obstante, não vejo porquê a excitação com o Halloween. Se me disserem que há feriado na Sexta-feira, então, haja ou não festa organizada (ou desorganizada), podem contar comigo na Quinta-Feira à noite. Já se me disserem que não há feriado, mas parece que há uma festa à noite para comemorar o Halloween, então prefiro ir para casa ver o Bambi ou ler um qualquer livro do Astérix. Também me fazem lembrar a infância, metem menos medo e fica mais barato. Claro, argumentarão os mais púdicos, “não é preciso cometer excessos, podes ir só dar uma voltinha”. Concordo, mas, em bom rigor, posso ir dar uma voltinha noutro dia qualquer. Não vejo por que é que o Halloween há-de trazer algo de especial. Não é festa que me diga o que quer que seja e, a meu ver, há outras bem mais adequadas a Macau... Opiniões.

Enfim, bem sei que parece que andam por aí uns tunos e que a coisa até vai ser gira. Mas vai ser gira porque estão cá uns tunos, não porque é Halloween! Um dia que vá para os EUA ou para a Grã-Bretanha, decerto irei mudar a opinião sobre esta "festa das abóboras". Até lá, como disse, prefiro o Bambi ou o Astérix. Aliás, do que gosto mesmo é de feriados. Se esta história do Halloween desembocar num feriado, podem crer que passo a dizer as maiores maravilhas das abóboras, papayas e outras frutas igualmente apetitosas.

Seja como for, boas comemorações para os que andarem por aí... ;)

segunda-feira, outubro 29, 2007

Será verdade?


O cão que pode ou não ter morrido de fome numa galeria de arte.

Provocação? Sem dúvida. Mas até onde é que Guillermo Vargas levou essa provocação? O mundo está indignado com a morte de um cão vadio. Manágua, Nicarágua, Agosto de 2007.

Num canto da galeria de arte Códice, numa mostra intitulada Exposição Nº 1 do artista costa-riquenho Guillermo Habacuc Vargas, há um cão da rua, esquelético, amarrado à parede por uma corda. Noutra parede, escrita com biscoitos para cão, a frase: "És o que lês." Ouve-se em música de fundo uma gravação do hino sandinista ao contrário. O cheiro é a marijuana e crack, drogas que estão a ser queimadas num incensário. Por causa desta instalação, Vargas tornou-se, nos últimos dias, alvo de uma autêntica vaga de ódio na Web. Aquilo de que o artista é acusado é de ter deixado morrer o cão à fome durante aquele evento. Um abaixo-assinado, que partiu de uma sugestão de várias associações de protecção dos animais, circula na Internet, apelando, como retaliação, ao boicote da participação de Vargas na Bienal Centroamericana de Arte, a realizar nas Honduras em 2008 (Vargas foi um dos seis artistas escolhidos para representar a Costa Rica na bienal). Ontem, ao fim da tarde, o abaixo-assinado já tinha recolhido mais de 70 mil assinaturas e a lista continuava a crescer a bom ritmo. Segundo o diário costa-riquenho La Nación de 4 de Outubro, o objectivo de Vargas era mostrar, nas suas palavras, a "hipocrisia" das pessoas: "Um animal transforma-se no centro das atenções, quando o coloco num lugar branco onde as pessoas vão para ver arte, mas não quando anda pelas ruas esfomeado." O cão, que tinha sido capturado por Vargas num bairro pobre de Manágua, morreu um dia depois da inauguração da mostra, diz o jornal. Vargas recusa-se porém a revelar se, na realidade, o cão morreu ou não, se foi alimentado ou não. E contra-ataca: "Ninguém chegou a libertar o cão, nem o alimentou ou chamou a polícia. Ninguém fez nada." Juanita Bermúdez, a directora da galeria, citada pelo diário nicaraguense La Prensa de 5 de Outubro, garante que nunca permitiria que se maltratasse o animal, e diz que o cão comeu por várias vezes e que não morreu: fugiu do local durante a madrugada. De facto, ninguém parece ter visto o animal a morrer mesmo. E o site
Snopes.com, que reúne registos de mitos urbanos, refere que o estatuto do incidente se mantém "indeterminado". O que é fácil de confirmar são os insultos e as ameaças de morte dirigidas contra Vargas. O que é feito da presunção de inocência?


(In Jornal Público - 24/25 de Outubro - edição electrónica)

sexta-feira, outubro 26, 2007

Tajabone.

Como prometido, aqui vos deixo mais uma música de um cantor africano. Desta feita, escolhi o Senegalês Ismael Lo. Um notável intérprete que me foi dado a conhecer pelo xô Pedro G. em Moçambique (a quem envio um abraço, se por acaso passar os olhos pelo blogue).

Talvez o nome seja estranho para muitos, mas a música não o será certamente. Principalmente, para quem gosta de Pedro Almodóvar e, especialmente, do filme “Todo sobre mi madre.”

Aqui vos deixo com um "2 em 1". Um excerto do filme de Almodóvar, com a música “Tajabone”.



quinta-feira, outubro 25, 2007

Curioso...


Directamente daquela que alguns denominam por "fine city" (a "cidade da coima", em tradução livre), chega-nos esta curiosa notícia, fazendo fé no "Expresso":

"O sexo oral e anal consensual entre adultos heterossexuais acaba de ser legalizado em Singapura, mas o facto destas práticas continuarem a ser punidas se estiverem envolvidos pessoas do mesmo sexo desencadeou um forte movimento de protesto da comunidade gay. Uma petição, que recolheu 2.341 assinaturas em três dias, considera "injusta" a descriminação e reivindica que a legalização do sexo anal e oral seja extensiva aos gay. O primeiro-ministro Lee Hisen Loong critica esta reacção: "Quanto mais os activistas gay protestarem, mas forte será a reacção das forças conservadoras. O resultado será contraproducente, pois vai limitar o espaço da comunidade gay em Singapura". A legislação em vigor naquela cidade-Estado asiático pune com uma pena de prisão até dois anos os cidadãos que pratiquem o fellatio ou cunnilingus com um parceiro do mesmo sexo e, ainda, quem sodomize ou seja sodomizado por um homem. "


Acreditando na razoabilidade e sentido de humor dos leitores deste blogue, penso não ser necessário tecer grandes comentários sobre a postura discriminatória das autoridades de Singapura.

No entanto, se me permitem, devo dizer que é com imensa mágoa que vejo uma cidade que outrora pugnava pelo rigor e elevação moral, rebaixar-se e tornar-se num estado dissoluto! Onde já se viu legalizar tais actos entre heterossexuais? Deboche, é o mínimo que me ocorre! ;)

Dando de barato que tais actividades não são -cum grano salis- praticadas em espaços públicos, até gostava de saber como é que as autoridades estão a pensar averiguar estas infracções... Talvez esteja na calha a especialização de algum ramo das forças policiais...


P.S.: Enfim, à atenção da ILGA... ;)

P.P.S.: Por último, se agora estas práticas foram “legalizadas”, significa que antes não o eram (sim, eu sei, brilhante conclusão). Ora, alguém tem dados ou alguma sondagem em mão que dê conta da taxa de violação desta lei entre os heterossexuais da Temasek?...

P.P.P.S.: Sócrates, uma lei destas é que era... como hei-de dizer... porreira, pá!

segunda-feira, outubro 22, 2007

O FDS em imagens.
















































1. Fátima;

2. Raikonnen;

3. Pinto Monteiro;

4. Tratado Reformador;

5. Basquetebol;

6. Lura; e

7. África do Sul.

quinta-feira, outubro 18, 2007

E esta, hein?!


Que me dizem a isto?

Segundo James Watson, distinguido com o Nobel da Medicina em 1962, "os brancos são mais inteligentes que os negros". Vejam as suas declarações aqui e aqui.

Basquetebol e Festa da Lusofonia.

Meus caros, vai ser um fartote aqui por Macau! ;)


Hoje, no Venetian, há basquetebol com os Orlando Magic e a selecção da China. Lá estarei, graças ao bilhete que a INA gentilmente me cedeu.


A partir de amanhã, temos a Festa da Lusofonia. Uma "Queima das Fitas" em ponto pequeno e com bem menos excessos. Porém, igualmente divertida! Aliás, julgo ser uma das épocas mais divertidas em Macau. A comunidade lusófona sai à rua em ameno convívio, regado por umas caipirinhas e ao som de mornas, sembas, marrabentas e afins. Só espero que as festividades deste ano sejam tão divertidas como foram as do ano passado. De facto, durante esta festa, num ambiente de saudável multiculturalidade, é notório o sentimento de alegria por todos partilhado, sendo igualmente uma altura ímpar para a malta lusófona a residir na Cidade do Santo Nome de Deus se poder conhecer. Não faltarei!

Este ano, teremos o prazer de ver e ouvir aquela que é, na minha modesta opinião, uma das melhores cantoras Cabo-Verdianas da actualidade: Lura!

Já tenho feito alguma publicidade a esta fantástica cantora crioula, mas, porque nunca é demais, aqui fica de novo a música "Na Ri Na"...

quarta-feira, outubro 17, 2007

Um aliciante chamado Macau.


"Apesar de já não estar sob administração portuguesa desde 1999, Macau continua a atrair vários profissionais do nosso País. O JANEIRO falou com três jovens de Matosinhos que partiram para o Oriente em busca de novas experiências profissionais. (...) são três jovens de Matosinhos que decidiram fazer as malas e assentar arrais em Macau, território da China que, até há pouco tempo, esteve sob administração portuguesa."

(...)


Já lá diz a música:

Ó Senhora de Matosinhos
Ó Senhora da Boa Hora
Ensinai-nos os caminhos
P’ra sairmos daqui p’ra fora!


Abreijos! ;)

P.S.: Obrigado à RMF pelo email.

terça-feira, outubro 16, 2007

Festival de Cinema Europeu.

O Festival de Cinema Europeu estreia-se em Macau já na próxima sexta-feira, dia 19 de Outubro, com projecções diárias, às 20:00 horas, no auditório do Consulado-Geral de Portugal.

Contando com a participação de 13 países, este festival oferece o melhor do cinema contemporâneo, com vários filmes premiados. Contendo uma forte colecção de longas-metragens, do policial ao documentário passando pelo drama e desenhos animados, esta mostra revela-nos a riqueza da cultura Europeia, com todas as suas diferenças e semelhanças.

Todos os filmes são legendados em Inglês.

Detalhes sobre os filmes participantes em: http://www.ipor.org.mo/Category13-All.html

Projecções no Auditório do Consulado Geral de Portugal
(20H00):
19/10 - Portugal
20/10 - Áustria
22/10 - República Checa
23/10 - Finlândia
24/10 - França
25/10 - Alemanha
26/10 - Holanda
27/10 - Espanha
29/10 - Bélgica
30/10 - Reino Unido
31/10 - Suécia
01/11 - Grécia
02/11 - Itália

P.S.: Obrigado à D.

segunda-feira, outubro 15, 2007

Escola Secundária do Crime

Ontem, pela primeira vez desde que me encontro a advogar em Macau, fui “obrigado” a visitar um estabelecimento prisional.
Já dentro dos muros da cadeia, ultrapassada a cena “Hollywoodesca” dos enormes portões que se fecham com estrondo, comecei a sentir a claustrofobia típica do cárcere. Foi então que recordei os sentimentos e interrogações que me invadiram, logo após a primeira vez que entrei num sítio daqueles.

Será que os pensadores e os teóricos mundiais do direito, ainda não descobriram uma pena alternativa ao cárcere?

É por demais consabido que a privação da liberdade tem efeitos essencialmente perversos, sendo muito mais que uma medida correctiva, uma medida punitiva e castradora de um cidadão enquanto Ser Humano. Efeitos que na verdade, não correspondem à verdadeira função da pena.
É certo que quem comete determinados ilícitos passíveis de serem considerados crimes, deverá ser punido pela sua conduta. Nalguns casos, essa punição poderá/deverá até ser severa e exemplar. Não obstante, não é essa a função exclusiva de uma pena.
Para além de se punir o indivíduo que prevaricou, que cometeu o crime, há que criar na sua consciência, o sentimento de arrependimento que resultará na função correctiva (da pena), função esta que o impedirá, no futuro, de voltar a cometer crimes, de reincidir.

Acontece que a privação da liberdade, é tudo menos o que acima se disse. Pelo menos nos moldes em que a conhecemos na actualidade. A pena de prisão para além de isolar o indivíduo do mundo, fomenta o parasitismo, o ócio, a não produtividade e muitas vezes, até a insanidade mental. Isto, já para não falar da revolta interna e da injustiça social provocada pelo esquecimento daquelas milhares de pessoas que por períodos de mais ou menos anos, deixam de ter qualquer tipo de vida social, familiar e até profissional.
Ainda que não se descubra nenhuma forma alternativa ao cárcere, seria pelo menos mais pedagógico procurar ocupações credíveis para a comunidade prisional. Fazendo referência ao exemplo português, há imensas actividades que poderiam ser fomentadas nos interiores das cadeias, nomeadamente no campo da formação profissional competente, que prepare verdadeiramente os reclusos, quer para o mercado de trabalho, quer para a sua vida no período que se seguirá ao cumprimento da pena.
Mais do que se preocupar com a punição dos que cometeram ilícitos, o Estado de Direito Social, deverá preocupar-se com a recuperação do cidadão e do Homem que antecederam o criminoso. Caso assim não seja, o sistema prisional português não será mais do que um centro de formação de criminosos, frequentado por “alunos” que findo o seu “percurso académico”, nada mais saberão fazer, para além daquilo para o qual foram “formados”, ou seja, continuar a cometer crimes....

FDS e rugby.














Depois de um fim-de-semana que a presença do Lai Jo Fai em Macau veio alegrar (e aqui vai um abraço já com saudades!), chegou a hora de voltar ao trabalho, tendo no horizonte o feriado de sexta-feira.

Como esperava, a RAS venceu a sua congénere Argentina e está na final do mundial de râguebi, que se irá disputar no dia 20 deste mês, opondo a selecção Sul-Africana à Inglaterra.

Já este ano, na fase de grupos do mundial, a RAS "atropelou" a Inglaterra, vencendo por 36-0! Espero que a final não traga grandes novidades e que, com menor ou maior dificuldade, a vitória sorria aos Springboks. São indiscutivelmente melhores, resta prová-lo outra vez.

Vamos assistir a um novo duelo entre dois extraordinários jogadores: Percy Montgomery (RAS) e Jonny Wilkinson (Inglaterra). O sucesso das selecções finalistas estará grandemente dependente da performance destes dois atletas. Dia 20 saberemos quem vai vencer.


Boa semana!

sábado, outubro 13, 2007

Herman José.

Herman José foi, indiscutivelmente, o maior humorista da sua geração! De certeza que a maior parte dos que frequentam o blogue se lembram do "Tal Canal, do "Hermanias" ou do "Humor de Perdição". De facto, HJ deixava-nos pregados ao televisor e a rir incontidamente com o seu desfile de divertidas personagens.

Cometeu um enorme erro, talvez o maior erro que um humorista pode cometer: deixou de ter piada. Não soube envelhecer, perdeu a sua capacidade de antevisão, cultivou uma imagem que o levou a tornar-se numa figura pouco mais que patética.

No entanto, o seu trabalho anterior é de uma qualidade inegável e, para que nos recordemos, aqui fica este vídeo...

sexta-feira, outubro 12, 2007

Ladysmith Black Mambazo.

Aqui há uns tempos, comprometi-me a postar uma música de um cantor africano por semana. Ora, fui bem mais lesto a ter a ideia do que a colocá-la em prática...

Reafirmando esse desejo, deixo-vos com os Ladysmith Black Mambazo. Um grupo Sul-Africano, cujos sons e ritmos são inspirados na tradição Zulu. Através da música, "matemos" saudades de África. Espero que gostem.


Até amanhã!

P.S.: Aproveito o ensejo para manifestar o meu desejo de ver a selecção Sul-Africana vencer o mundial de Rugby! Jogam este domingo as meias-finais contra a Argentina. Força Springboks!

P.P.S.: Outro nota para vos aconselhar vivamente a visitar o http://e-screve.blogspot.com/, blog onde cheguei por intermédio do leocardo.


Doris Lessing.


Doris Lessing venceu o prémio nobel da literatura. Confesso que desconheço por completo a sua obra, mas percebi que a sua vitória está longe de reunir consenso.

Não pretendendo retirar mérito à vencedora (cuja obra, repito, desconheço por completo), até porque não posso ter a arrogância de me achar capaz de julgar a sua qualidade, parece-me evidente que o prémio nobel da literatura passou a assemelhar-se a um "cozinhado" de interesses ocultos e pouco condizentes com os objectivos que presidiram à instituição deste conceituado galardão.

Abreijos!

Juca.


Júlio Cernadas Pereira (conhecido no mundo da bola por "Juca"), nasceu em Lourenço Marques em 1929 e foi no sporting local que deu os primeiros passos como futebolista.

Vinte anos depois viria para o sporting de Lisboa, onde se sagrou 5 vezes campeão nacional de futebol. Aos 33 anos, passou a treinador do SCP, tendo alcançado o título de campeão no seu ano de estreia.

Por diversas vezes foi seleccionador nacional e, ainda que não tenha alcançado grandes êxitos, foi o primeiro técnico a ultrapassar os 40 jogos à frente da selecção lusitana.

Faleceu hoje, aos 78 anos.

quarta-feira, outubro 10, 2007

Censura!

Aqueles que levam a vida a dardejar invectivas à censura promovida pelo Estado-Novo (abstração que, por vezes, parece servir para desculpar todos os erros, incompetências e ilegalidades dos tempos actuais), têm agora uma excelente oportunidade para se insurgirem contra algo que, de facto, lhes é tão contemporâneo quanto deveria ser inaceitável (atenção PCP); não está relacionado com a IVG, nem com a liberalização das drogas (atenção BE); e que não tem que ver nem com a ria de Aveiro, nem com o rio Trancão (atenção "Verdes").

Alguém, por alguma razão -óbvia, aliás-, decidiu censurar este vídeo de Durão Barroso, retirando-o do youtube (vídeo que, em boa hora, foi colocado neste blogue pelo Ma Si Ka)...

Pasmoso (!) é o mínimo que se poderá dizer desta paradigmática tentativa de ocultar a incoerência dos nossos dirigentes políticos. Uma corja de hienas, sempre à espera de se aproveitarem dos mais incautos!

Ora, os políticos só servem para que nos possamos rir deles (nas poucas vezes em que não são eles que se andam a rir de nós)! Ao tirar-nos isso, não nos servem para mais nada... Eles prestam-se ao ridículo e, nisso, são extremamente úteis e desempenham um importante papel na alegria comunitária. Agora, eis que, para além de nos mentirem e minimizarem, ainda nos querem tirar o que de mais legítimo nos dão: as suas patéticas figuras! Eu, cá por mim, acho que o que se deveria fazer era muito barulho (v.g. um buzinão numa qualquer ponte europeia), organizar umas manifs e ir para a porta da comissão europeia brincar às democracias.


Caro Dr. Durão Barroso, se ler este blogue (e, sem falsa modéstia, olhe que até nem lhe fazia mal...), lembre-se que não há que ter vergonha da figura que fez enquanto jovem. Sendo jovem como era, aceita-se que ainda estivesse imbuído do espírito açambarcador da revolução de Abril e, portanto, bastante confuso. Desta feita, rogo-lhe que diligencie para que voltem a colocar o seu vídeo no youtube, uma vez que, grave, grave, é a figura que tem andado a fazer enquanto homem adulto... Aliás, certos de que concorda connosco e como temos certeza que ficaria indignado ao saber que o seu vídeo foi retirado do youtube, tomámos a liberdade de avançar outro link onde a sua pérola poderá ser encontrada: AQUI! Não tem de quê, estamos sempre às ordens...

Esperança, morreste muito cedo; saudade, cedo chegaste


Aqui, uma entrevista deveras curiosa de Caetano Veloso...

Abreijos!

segunda-feira, outubro 08, 2007

Singapura - parte I.

Aproveitando para vos desejar uma boa semana, deixo-vos com mais algumas fotos de Singapura, mais concretamente, da zona de Clarke Quay.

Bons restaurantes, bons bares e uma óptima discoteca com ambiente multicultural e música para todos os gostos: Ministry of Sound.

Um bos bares que frequentámos tinha a peculiaridade de ter cadeiras-de-rodas no lugar dos vulgares bancos de bar e de servir as bebidas em seringas e em bolsas de soro. Tétrico ou não, a verdade é que não pudemos deixar de lá dar um saltinho.

Até amanhã!







sábado, outubro 06, 2007

Serleão?

Bom dia!

Aqueles que frequentam diariamente este blogue (e a quem muito agradeço), sabem que não poderei postar fotografias da recente viagem que me levou a Kuala Lumpur e a Bali. No entanto, em compensação, vão levar com fotos de Singapura durante toda a próxima semana. Vai ser um exagero! ;)

Para começar, nada melhor que o símbolo desta bela cidade-estado de Singapura: o Merlion (metade mermaid, metade lion*)!

Bom FDS!

*A propósito, como será em português? Serleão? Sereão?




sexta-feira, outubro 05, 2007

5 de Outubro.

Comemora-se, hoje, mais um aniversário do 5 de Outubro de 1910, dia em que José Relvas, em nome do Partido Republicano Português, proclamou a Implantação da República em Portugal.

Para muitos, este foi o culminar de um processo espoletado pela reacção da coroa portuguesa (reacção essa que foi à época publicamente entendida como subserviente e amedrontada) ante a afronta perpetrada pelos Ingleses em 1890 (o ultimatum). Em 1908, o agudizar das tensões entre republicanos e monárquicos, levou a que um ignóbil atentado vitimasse o rei e o príncipe herdeiro. O rei, D. Carlos, ficou para a história como um dos mais hábeis diplomatas portugueses (e como anda longe dessa herança o nosso patético ministro dos negócios estrangeiros).

O dia 5 de Outubro deu azo a um dos mais conturbados períodos políticos da história portuguesa, cujas sucessivas quedas dos governos (acrescidas de assassinatos recorrentes e gritante clima de impunidade) só viriam a ter um período de acalmia após o golpe militar de 28 de Maio de 1926.

Como em tudo, uma revolução não é apenas feita de melhorias e avanços, sendo muitas vezes o resultado e/ou a origem de processos e épocas tortuosas. Por conseguinte, aqui ficam as felicitações por mais um aniversário da Implantação da República Portuguesa: que amadureça e se aperfeiçoe!

quinta-feira, outubro 04, 2007

Futeboleiros...















Por motivos que me abstenho de partilhar, não ando com muita vontade para falar de futebol. No entanto, ainda vai sendo um dos desportos que, devido às declarações dos seus intervenientes, mais sorrisos nos arranca.

Há poucos dias, Cristiano Ronaldo, numa atitude provocatória e jactante, referiu que os jogadores da AS Roma, durante o confronto do ano passado entre o Machester United e os romanos (que terminou com uma expressiva vitória do Manchester por 7-1), pediram-lhe que parasse de driblar pois já estava a ganhar por 6-0. Ora, Francesco Totti, capitão da equipa de Roma, sentiu-se ofendido com tais declarações, desmentiu tudo o que foi avançado por CR e ameaçou o jogador do Manchester. Aguardemos os próximos desenvolvimentos... ;)

"Regarding Ronaldo’s comments in the last few days, we didn’t say any of these words to him. I can promise you that the elbow he received from Vucinic yesterday was purely accidental but Ronaldo now has to come to Rome" - Francesco Totti

quarta-feira, outubro 03, 2007

Singapura e sugestão de leitura.


Boa tarde,

Voltei de Singapura. Ficou-me a imagem de uma cidade-estado socialmente organizada e economicamente pujante. Conto trazer umas fotografias nos próximos dias.

Entretanto, não podia deixar de aconselhar “O Diário de Salazar”, de António Trabulo, obra que me acompanhou durante este fim-de-semana alargado.

Basicamente, o autor compilou alguns dos numerosos escritos de Salazar. Essencial para a humanização (com tudo o que isso tem de bom e de mau) do homem que dirigiu Portugal durante 40 anos. O livro, lido desapaixonadamente, serve para que nos possamos inteirar do pensamento político de Salazar, visto pelo próprio. Se lido de forma crítica, poderá ser útil para todos os que se interessam pela história de Portugal e, especificamente, pela sua história recente. Salazar é parte indissociável dessa história e os seus escritos ajudam a compreender a génese das suas concepções político-sociais e a forma rígida como liderou os destinos da nação.

Reparem que procuro nesta análise ser informativo e não opinativo. Por conseguinte, poupem as críticas e leiam o livro para que possamos discuti-lo: críticas apriorísticas não serão bem vindas pois são redutoras, desconhecedoras e desinteressantes.

Abreijos e até amanhã!