quinta-feira, janeiro 31, 2008

sg kerviel


SG faz parte do nosso imaginário.
SG gigante, ventil, lights, filtro...
para quem não sabe, a sigla S.G. corresponde ao diminutivo da Sociedade Geral de Indústria Comércio e Transportes que fazia parte do grupo CUF.
nos dias que correm está na boca do mundo a mesma sigla SG, mas agora para designar société générale, um dos maiores bancos da frança (sempre gostei da contracção da preposição "de" com o artigo definido feminino singular "a" antes do nome do país do asterix) do presidente nicholas bruni.
tudo por causa do homem da fotografia.

jérome kerviel, 31 anos, é já um dos grandes gurus dos hackers (ou apenas bode espiatório da SG?). era corretor da bolsa (vulgo broker) até há umas semanas e está indiciado por ter cometido fraude de cerca de 7,16 mil milhões de dólares americanos (o que quer que isso seja) contra a SG e os seus clientes.
a moldura penal para os crimes de que está indiciado ascende a sete (lá está, o número sete sempre presente) anos de prisão: dois por ter entrado no sistema informático do banco e cinco anos por burla...
realmente alucinante é o facto de já ter vindo a público dizer qualquer coisa como "a SG não devia ter alienado o que consegui" já que perdeu muito dinheiro nas operações.
eu, se fosse o jérome, vendia a história a um argumentista (dos que não estão em greve) de hollywood por uns bons milhares de dólares... deve dar um bom argumento!
título da película "ladrão que rouba a ladrão, tem cem anos de perdão".

Carlos Cardoso.

Aproximam-se datas plenas de significado para duas personalidades que, à sua maneira, influenciaram os países que sempre defenderam intransigentemente (em função das respectivas circunstâncias). Hoje, falo-vos de Carlos Cardoso.

Carlos Cardoso, à semelhança de outras personalidades emblemáticas e que têm um blogue cujo nome começa por “M” e termina em “quices” e tem pelo meio as letras “aca(u)”, nasceu na Beira, em Moçambique. Nasceu em 1951.

Filho de pais portugueses, à semelhança de muitos outros “brancos” moçambicanos, defendia a independência da sua terra natal. Porém, defendia uma independência multi-racial, coisa que a história e meia-dúzia de iluminados se encarregariam de impedir.

Estudou na “Wits”, em Johannesburgo, onde desde logo se insurgiu contra o regime do “apartheid”. Tornou-se, inclusivé, um dos principais líderes estudantis anti-regime, o que lhe granjeou pouca simpatia entre os detentores do poder branco na África do Sul. Viria a ser considerado “personna non grata” e seria expulso do país, onde apenas voltaria após a queda do regime instítuido, em 1994.

Em Moçambique, após a conquista da independência, recusou acompanhar a família que retornou a Portugal. Decidiu ajudar Moçambique na sua aventura de afirmação. Foi o principal mentor do desenvolvimento do jornalismo independente. Samora Machel, cedo percebeu o valor do jovem Cardoso e sempre nutriu por ele um enorme respeito, apesar de considerar que por vezes “falava de mais”.

Apesar de defender políticas de cariz marxista, nunca se filiou na Frelimo e, depois da morte de Samora, desiludiu-se com o caminho trilhado pelos corruptos políticos do país.

Foi director, colunista e fundador de grande parte da comunicação escrita em Moçambique. Sempre independente e de língua afiada, insurgiu-se contra os grandes barões do poder.

Indomável, passou os últimos anos da sua vida a investigar os contornos de uma gigantesca fraude de 14 milhões de dólares Americanos, abusivamente desaparecidos dos cofres do Banco Comercial de Moçambique. Incomodou demasiada gentalha e, em 22 de Novembro de 2000, viria a falecer, ignobilmente metralhado em plena rua.

A pressão pública levou a que as investigações avançassem e, em 30 de Janeiro de 2003, Aníbal dos Santos viria a ser sentenciado a 30 anos de prisão, considerado culpado pela acção material que levou à morte de Cardoso. Ficou no ar um sabor amargo, porquanto sempre se soube que os principais mandantes do crime não seriam punidos. Falou-se, na altura, de Nympine Chissano (filho do então presidente da república, Joaquim Chissano), entretanto já falecido, mas nada de concreto se fez para o sentar no banco dos réus.

Carlos Cardoso, viveu fiel aos seus ideais de sempre. Honrado, lutou contra as iniquidades do seu tempo, tudo em nome da sua maior paixão: a Pérola do Índico.

Desconhecido de muitos, o seu trabalho é um exemplo do jornalismo de investigação que se faz foras dos grandes centros ocidentais.

quarta-feira, janeiro 30, 2008

última hora!

"A ASAE PRENDEU O CARDEAL PATRIARCA
É a notícia do dia, a ASAE decidiu inspeccionar uma missa na Sé de Lisboa para inspeccionar as condições de higiene dos recipientes onde é guardado o vinho e as hóstias usadas na celebração.
Depois de sugerir ao cardeal que assegurasse que as hóstias têm um autocolante a informar a composição e a validade e se contêm transgénicos e que o vinho deveria ser guardado em garrafas devidamente seladas, os inspectores da ASAE acabaram por prender o cardeal já depois da missa, depois de terem reparado que D. José Policarpo não procedia à higienização do seu anel após cada beijo de um crente.
A ASAE decidiu encerrar a Sé até que a diocese de Lisboa apresente provas de que as hóstias e o vinho verificam as regras comunitárias de higiene e de embalagem, bem como de que da próxima vez que cardeal dê o anel a beijar aos crentes procede à sua limpeza usando lenços de papel devidamente certificados, exigindo-se o recurso a lenços descartáveis semelhantes aos usados nos aviões ou nas marisqueiras desde que o sabor a limão seja conseguido com ingredientes naturais."

sob o símbolo do 27




Em Macau...

À saída de um qualquer tribunal da RAEM...

- Atão, já se sabe alguma coisa?
- 27...

Amor que mata.


Numa altura em que é costume comparar lendas do futebol com promessas, é inevitável falar de José Manuel Soares Louro.

Pepe, como era conhecido, foi o primeiro símbolo do Belenenses. Nasceu há 100 anos, morreu há cerca de 77. Como imagem de marca, usava sempre uma boina espanhola e foi, ao que se conta, o melhor jogador da sua geração.

Viveu numa época em que a vida de um futebolista era orientada pela carolice. Pepe, conta quem sabe, era generoso e trabalhador. A par do futebol (amador), ganhava a vida como torneiro de metais.

Morreu precocemente e o seu desaparecimento enlutou o país. Aliás, a sua morte esteve durante muito tempo envolta em mistério e as explicações para o sucedido (mais ou menos fundamentadas) foram mais que muitas. Porém, a verdadeira causa para a sua trágica morte é um exemplo de como o destino sabe ser cruel e zombeteiro.

Pepe era o menino bonito da família. A sua mãe venerava-o. Certo dia, a mãe preparou-lhe a merenda para levar para o trabalho: um caldo com chouriço. Como privilegiado que era, a progenitora deu-lhe o chouriço e reservou o caldo para o resto da família. Pepe faleceu esse mesmo dia...

Conta-se que sua mãe, inadvertidamente, usou soda caústica no lugar de sal. O veneno concentrou-se na carne e, por isso, só Pepe viria a sofrer tão trágico destino.

Ao que parece, a polícia rapidamente percebeu o que teria acontecido. Não obstante, ocultou-o da opinião pública. Por isso, as versões alternativas propagaram-se.

A mãe de Pepe nunca viria a saber a vedadeira causa da morte do seu filho.

Sobre ele e sobre o seu Belenenses, Homero Serpa escreveu, há mais de 20 anos: “Pepe simboliza o velho Belenenses erguido por gente da praia, por homens modestos, que viviam no bairro operário e levaram para o clube a têmpera de quem sabe quanto custa a vida e quanto esforço é preciso para a enfrentar e vencer”.




P.S.: "Posta" baseada num artigo do jornal “A Bola”.

trocas(te) e baldrocas

o engenheiro que afinal não é engenheiro procedeu a uma pequena remodelação no governo da república.
modestamente, uma surpresa: o mário jamais lino buçal manteve-se, contra todas as espectativas das casas de apostas, com a pasta das obras públicas. falava-se que podia trocar de pasta e ir para o ambiente, mas aguenta-se que nem um "peixe de águas profundas"!
a substituta (mais uma do aparelho xuxa) do correia de campos já veio a público dizer que "acredito na reforma em curso e no SNS". ora não foi por causa disto que o seu antecessor pediu ao engenheiro que não é engenheiro para sair? ah, e não é que a dita Senhora já foi acusada de negligência no contrato do hospital amadora sintra?
o deputados do ps já perguntam em surdina "só esses?" - diz quem esteve na AR que houve "abraçada" nas hostes xuxas com a saída do correia de campos.
quanto ao novo ministro da cultura, parece-me uma boa notícia para quem é advogado... têm mais uma saída profissional!
de acordo com as regras, quando cai um ministro arrasta consigo os secretários de estado. ora, sendo o cargo de director geral de (alguma) confiança política, pode ser que o director geral da saúde, grande apaniguado da lei que entrou em vigor no dia 1 de janeiro, leve também com os pés... vocês sabem do que eu estou a falar!

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Hillary.

Para acompanhar a posta do xô Santiago, aqui fica.


Parece que a ajuda do "Bill" não está a surtir os efeitos desejados... ;)

obama, pois claro. e o ps a aplaudir a asae

carolina do sul rendeu-se a obama.
a "ex-primeira dama que quer ser presidente" sofreu uma derrota estrondosa.
para a semana, em vésperas de ano novo lunar, mais precisamente, dia 5 de fevereiro, a super terça-feira decidirá quem vai ser o próximo presidente da futura ex- potência mundial.
uma vitória de obama é meio caminho andado para uma eleição, a final.
este fim-de-semana, num comício na tugalândia, o trócates pôs o ps a aplaudir a asae... disse o engenheiro que não o é, que a asae veio para ficar. ao contrário da asae e do frio que se faz sentir por estes dias em Macau, esperemos que o engenheiro e as suas políticas não tenham vindo para ficar.

sábado, janeiro 26, 2008

Coimbra

Esta vai dedicada ao Xô Zé, ele que tanto gosta de cantorias.
Coimbra é uma cidade pequena, provinciana, parada no tempo. Não tem a sofisticação de Lisboa nem o sucesso desportivo do FC do Porto; já no que tange a tradição estudantil é - talvez graças a esse provincianismo -, única. E é muito (mal) imitada por todas as outras academias. Quem estudou na Universidade de Coimbra percebe o que eu vou dizer (e os que noutras paragens estudaram por favor não se ofendam): não consigo deixar de sorrir sempre que vejo as várias tunas, os dux, as fatiotas, as queimas e as demais patuscas manifestações praxistas da rapaziada do Porto, Lisboa ou Vila Real.É que as comparo logo mentalmente com fenómenos de massas formidáveis como a serenata monumental da queima das fitas de Coimbra, em que as gentes da cidade e das vilas e aldeias dos arredores vão - desde há décadas e décadas! - em romaria ver os estandantes cantar.
VICI, You know what I´m talking about.

A Maria e os senhores que se seguem.

Já está! A Maria ganhou o Open da Austrália!


Amanhã, temos a final masculina (10.30 de Macau). Djokovic e Tsonga.














Djokovic acaba por não ser surpresa. Tem estado habitualmente entre os 8 primeiros dos torneios do Grand Slam e ameaça ganhar um deles proximamente. É dos jogadores mais consistentes do circuito profissional. Vamos ver se é desta. Deixou pelo caminho o "Fedexpress", no entanto, sem retirar mérito ao Sérvio, Federer esteve longe do seu melhor.

Tsonga, aparece como uma surpresa. Contudo, o Francês sempre foi uma das maiores esperanças do ténis do seu país. Aliás, apenas as recorrentes lesões o impediram de estar no lugar que seguramente vai passar a ocupar de futuro: entre os 10 primeiros do ranking. Tem um ténis agressivo e a forma autoritária como despachou Andy Murray (9 do ATP), Gascquet (8 do ATP), Youzhny (14 do ATP) e, principalmente, Nadal (2 do ATP), fazem prever um excelente embate com o Sérvio.

Apesar do favoritismo pender para o lado de Djokovic, se forem gastar dinheiro em apostas, creio que deveriam investir em Tsonga...

Bom FDS!

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Por falar em perseguição...

Na sequência do eco feito por essa malta que descobriu agora que o tabaco faz mal à saúde e é responsável pelo crash da bolsa e foi eleito por alguns como inimigo a abater e cheira mal e é demoníaco e é perseguido pela ASAE e porque a malta prefere apanhar pielas que só fazem bem ao fígado desde que o ambiente não esteja poluído e porque está na moda contrariar o Sousa Tavares e porque aquele senhor muito bem vestido da ASAE diz que sim e porque é caro e porque há que boicotar o ganha-pão dos cubanos e porque não tarda nada o BE e a malta abrilina fazem aprovar uma lei a liberalizar a droga mas o tabaco é que não porque é coisa que a malta moderna não curte e porque este é seguramente o maior parágrafo sem pontuação que este blogue já acolheu, resta-me concluir: o fumo do tabaco deverá ser erradicado para que volte a reinar a harmonia entre os povos! Pumba!

No entanto, enquanto (i) se partem as lápides dos falecidos; (ii) se distribui a gestão da banca entre os compadres; (iii) se fecham hospitais e maternidades; (iv) se vê o SLB a ser arruinado pelo orelhas, e (v) a ASAE continua longe daqui, enquanto tudo isso acontece, dizia eu, aqui, neste blogue, não há cá controlo de fumo!

Este blogue não é smokefree! Como dizem os moçambicanos: "Sorry lá, pá!"

Sylvia Stolz

A advogada alemã Sylvia Stolz foi condenada na pena de três anos e meio de prisão, tendo-lhe sido ainda judicialmente retirada a licença para exercer o seu mester de advogada durante 5 anos, tudo porque no exercício do mandato e na defesa em processo crime do seu cliente – um historiador revisionista negador do holocausto dos Judeus pelo regime Nazi – cometeu, dizem os seus acusadores, também ela o crime de negação do holocausto.
Sim senhora, que bem vão a liberdade, os direitos de defesa dos acusados e a dignidade da advocacia na velha Europa.

Que venha o sol.

Em Macau, a chuva veio juntar-se ao frio. À semelhança de Johnny Nash, esperemos que este melancólico estado atmosférico se altere rapidamente e que venham os sun-shiny days...

Sem comentários

"A gente não somos burras...somos só, distraídas..."

quinta-feira, janeiro 24, 2008

Macau já foi Ultramar e também teve os seus heróis caídos na defesa de Portugal…

Dedicada ao Victor fica esta belíssima poesia “Presentes”, de Couto Viana, o grande poeta vivíssimo e que já viveu em Macau e que tem o horrível defeito de ser monárquico e patriota . . .

Perante o monumento
Aos combatentes mortos do Ultramar,
Perfilo-me um momento
E canto: “Heróis do mar…”
Cada um é um herói
Ao enfrentar a morte
Pela pátria que foi,
Leal e forte.
Morreram? Quem é grato
Ao sangue derramado
Na emboscada no mato
Plo peito de soldado?
Não fosse o monumento
(Quem soube erguê-lo à vida?),
Nomes, iam no vento
Da memória perdida.
Vamos bradar: — Presentes!
Presentes neste chão
(— Meu coração, não sentes
Alar-se o coração?).
Presentes na saudade
E presentes na História.
Aqui, a eternidade!
Aqui, a glória!


(Retirei a poesia do blog “Nonas”)

Só para pessoas não influenciáveis!

Conta-se que uma senhora, que desconheço quem seja, quis enviar uma mensagem a uma amiga. No entanto, enganou-se e metade do HI5 ficou a saber o que ela, ao que parece, pensa sem dizer. Enfim, deixo à vossa superior consideração...


Monica Ferreira wrote:

Olá Mafaldinha,a vida sorri para ti? eu cá estou farta desta terrinha e destes pretinhos todos, o pior de tudo é ter d fingir que somos amigos e passar a vida a sorrir para eles, mas quanto é necessario trabalhar a gente faz tudo. Serio, se nao fosse pelo bem dos meus meninos eu já estaria longe de toda esta negritude, odeio esta Luanda e toda a pretalhada que a cá,pá. Mas é a vidinha, espero que a minha esteja bem encaminhada para assim ver me livre desta gente malcheirosa, enqanto isso contnuarei a ser hipocrita e a fazer-lhes crer que sou uma branca q gosta de pretos. Manda noticias. beijos.

quarta-feira, janeiro 23, 2008

O (A) Senhor(a) que se segue...

Em 2008, faz precisamente quatro anos que estive nos EUA. Também nessa altura se vivia uma acesa campanha eleitoral. Os adversários então escolhidos foram o já presidente George W. Bush pelos republicanos e o senador John Kerry, pelo Partido Democrata. Como me encontrava a residir na zona de New England, (historicamente conhecida pelo seu apoio às hostes democratas) o favorito era o democrata e marido da portuguesa Teresa Heinz. Raros eram os que não detestavam Bush e muito poucas eram as «pick up’s» que não ostentavam um autocolante com o animal símbolo do Partido Democrata (o Burro). Recordo que em Boston, capital do estado onde estudei, existia uma loja de «merchadising» de John Kerry. Quando lá entrei, fiquei impressionado com o conteúdo da mesma loja. A bem dizer, não havia objecto que não tivesse a cara ou uma cena da vida do candidato. Desde a tradicional t-shirt, até aos “ratos” de computador, passando pelas bases para copo e pelos relógios de parede, tudo retratava John Kerry, nas várias fases da sua vida.Perante tal cenário, sempre considerei a hipótese do senador Kerry poder vir a ser o escolhido do povo americano. Como eu, pensavam também muitos dos americanos com que falei durante a minha estada. Afinal, quase todos os americanos condenavam a Guerra no Iraque, poucos se conformavam com a fraca preparação do seu presidente, muito poucos gostavam do então vice-presidente Dick Cheney e outros tantos não estavam contentes com a forma como a economia americana perdia competitividade a nível mundial.Apesar de tudo, Bush foi reeleito e conseguiu, pelo menos nisso, superar o seu pai que tinha falhado a reeleição contra Bill Clinton.Actualmente, a questão é um pouco diferente. Ainda em tempo de “directas”, o povo americano confronta-se com o dilema de escolher o candidato dos dois principais partidos. Partindo do pressuposto de que o próximo presidente será democrata, (bem dita rotatividade!!!) resta saber qual dos três candidatos, desse partido, será o que melhor poderá representar o partido e que finalmente pudesse vir a ser o próximo “inquilino” da Casa Branca.Acontece que desses três, há dois que são candidatos atípicos, ou seja, são candidatos que transportam consigo alguma carga de excentricidade. Quando falo em excentricidade, leia-se que falo na perspectiva de que caso sejam eleitos, serão os primeiros entre os seus pares a serem eleitos. Obama é negro, se ganhar será o primeiro afro-americano a ser presidente dos EUA. (caso concorresse às eleições presidenciais no Quénia, seria o primeiro presidente branco). Hilary é mulher e ainda ex-primeira dama, caso ganhe as eleições será a primeira a conseguir ser presidente. Ora bem, estas condições/características/realidades não poderão nunca, ser um pretexto suficiente para que se ganhe uma eleição, quaisquer que elas sejam.A discriminação é sempre um fenómeno negativo e prejudicial, seja ela negativa ou positiva e seria no mínimo redutor, beneficiar um dos dois candidatos com base nessa mesma discriminação.Para o mundo, o melhor seria que ganhasse o candidato que mais garantias dê poder vir a recuperar a economia americana e dessa forma interromper a crise financeira internacional. Seria melhor que ganhasse o candidato que terminasse de vez com a intervenção militar no Iraque, mas não de forma irresponsável. Seria ,melhor que ganhasse o candidato capaz de ter uma política internacional que se imponha pelo seu bom senso e sentido de resolução prática dos problemas que a todos afectam e não pelo simples uso da força.A bem deles e de todos nós, que ganhe realmente o MELHOR!!!

Maria vs Helena e Ana vs Daniela.







VS















VS





Quem é que merece ganhar o Open da Austrália?

Cá para mim, a final devia ser entre a Maria e a Ana! Se for a Daniela, também se aceita. Vá-se lá saber porquê, não sou é grande fã da Helena...


P.S.: Seja como for, acho que se devia desde já aprazar uma reunião de tertúlia para assistir à final feminina no sábado. Deixo à vossa consideração.

terça-feira, janeiro 22, 2008

Livros grátis!

O xô Piero teve a amabilidade de me informar sobre a existência de um site brasileiro com mais de 200 livros (em português) prontos para download. São todos em "pdf". Basta escolher a obra que se pretende e clicar em "Arquivo-Salvar como"...

AQUI!

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Aí estão os quartos-de-final!

Roger Federer SUI (1)
v
James Blake USA (12)


Novak Djokovic SRB (3)
v
David Ferrer ESP (5)


Jo-Wilfried Tsonga FRA
v
Mikhail Youzhny RUS (14)


Jarkko Nieminen FIN (24)
v
Rafael Nadal ESP (2)

a queda do império do ocidente

daqui a poucos anos, por este andar, no mundo ocidental...
os não condutores de automóveis e não proprietários de carros, não consumidores de álcool, não clientes das companhias aéreas, terão os seus espaços próprios na galáxia, devidamente fiscalizados pela autoridade de segurança alimentar e económica.
serão criadas zonas para os condutores e proprietários de automóveis poluentes, zonas para consumidores de álcool e para os que não andam de avião.
sim, porque andar de avião, usar o carro, consumir álcool, ter lareira em casa, causa mais maleitas ao nosso planeta (e aos que nos rodeiam) do que oito centímetros de papel e planta seca em combustão a que convencionaram chamar de cigarro.
serão também obrigatórias duas horas diárias de yoga, em espaços reservados para o efeito. quem não fizer será multado.
sexo, só em dias ímpares e ao fim-de-semana, porque aumenta o consumo de oxigénio.
refeições, só ração de combate! nada de mariscos, peixes e moluscos que estarão (ou já estão), por causa dos que utilizam aqueles meios de transporte, em extinção.
sou daqueles que defende que quem anda a pé na rua, não tem automóvel nem sequer o utiliza, não deve arcar com os malefícios dos que, mesmo que não fumem, contribuem para o aquecimento global.
o mundo será muito mais verde.
a questão em cima da mesa, bastante discutida nas eleições americanas em curso, é a de saber onde serão criados esses espaços. tenho uma proposta: marte. já estou a ver os marcianos com dísticos à entrada da atmosfera: proibido andar de avião, proibida a entrada a proprietários de automóveis...

sábado, janeiro 19, 2008

Zundapp!

O xô PT alertou-me para a existência desta pérola. Ainda não ouvi(não tenho som no PC). No entanto, o xô PT afirma que ainda não conseguiu perceber se isto é uma brincadeira ou se tem alguma motivação de seriedade. É que se tem...



Bom FDS!!!

quinta-feira, janeiro 17, 2008

Djokovic.

Já aqui escrevi sobre o Open da Austrália. Começou esta segunda-feira e terminará no dia 27.

Entretanto, conta-se que Maria Sharapova anda muito ofendida com Novak Djokovic.

De facto, o tenista sérvio, para além de ser extremamente talentoso nos courts, possuí outros predicados que têm deixado Sharapova verdadeiramente fula (parece que o que sobra à russa em beleza e talento, falta-lhe em sentido de humor).

Conhecido nos bastidores do ténis por “Djoker”, o sérvio é capaz de coisas como as que podem ver no vídeo abaixo.

Quem gosta de ténis, não poderá deixar de dar uma boa gargalhada. ;)

Entre outros (facilmente identificáveis), a tenista russa é uma das visadas...

quarta-feira, janeiro 16, 2008

Bruno, Nicolau e Carla.

Bruno Pidá, com 29% dos votos, (1 dos 10 pré-nomeados que constavam duma lista que aqui foi colocada à votação durante um mês), ganhou a eleição para "Personalidade de 2007". Ora, este autêntico Al Capone-da-ribeira (cum grano salis) está no xilindró! No entanto, foi ele e a sua malta amiga que ajudaram a revelar uma gritante realidade: a incompetência e leviandade que grassam nos serviços judiciários desse nosso Portugal (neste caso, tendo a cidade do Porto e os seus serviços judiciários como pano de fundo).

Enfim, só por isso, já mereceria o nosso tributo. Não obstante, prefiro ater-me no segundo classificado: Nicolas Sarkózy (peço desculpa pelo notório mau-gosto patenteado pela escolha de uma lista em que Sarkózy aparece lado a lado com Pidá...), que se quedou pelos 26% dos votos.

O Presidente "Nicolau" andou pelos EUA a mostrar à bifalhada do lado de lá do oceano que na Europa não há cá ingerências na vida privada. Fez bem! Engraçado é que por alturas do fim do ano, lá andava ele, qual “Indiana Jones”, a passear-se no Egipto com um impressionante séquito de jornalistas e fazendo acompanhar-se da sua nova namorada, a cantora e ex-modelo, Carla Bruni. Para já, parece indiscutível que conquistar o coração da sua actual namorada foi seguramente a sua obra presidencial de maior relevo. E quem é que pode criticá-lo?

Fiquem com Carla Bruni e com uma das suas mais belas canções.



Os franceses, sempre atentos a estas coisas, já lhe dedicaram uma música:

quelqu'un m'a dit que
tu étais partie
c'est quelqu'un qui m'a dit que
tu étais partie
avec le petit sarkozy

Boa tarde!

terça-feira, janeiro 15, 2008

Quem é quem?


Obrigado pelas fotografias, D.!

Golden Globe Awards.

Da próxima vez que forem a Zuhai comprar DVD's "piratas", cá ficam as minhas sugestões... ;)







Best Motion Picture - Drama - Atonement.







Best Performance by an Actor in a Motion Picture - Drama - Daniel Day Lewis - Best.







Performance by an Actress in a Motion Picture - Drama - Julie Christie - Away From Her.







Best Motion Picture - Musical Or Comedy - Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street.







Best Television Series - Drama - Mad Men.

segunda-feira, janeiro 14, 2008

Australian Open.


Desde hoje e até dia 27 deste mês, aí está mais um torneio do "Grand-Slam", o Open da Austrália.

Será que Federer alcança a sua quarta vitória em Melbourne?


Boa semana!

sexta-feira, janeiro 11, 2008

Qué isto, Santiago?

Dispensou-se o Miguelito e . . . . o segundo defesa esquerdo fica a ser um júnior . . .
Foi-se o “Lixívia”, o “Chinês” e . . . . ficamos curtíssimos de avançados . . .
Emprestou-se agora o Romeu Ribeiro, o João Coimbra já estava a rodar, o Binya está na selecção, o Grego está suspenso e . . . . ficamos curtíssimos de médios de contenção . . . .
Neste cenário, por entre notícias de que o SAD respira saúde e desafogo, não se vislumbra a aquisição de qualquer reforço de peso . . .
Mas o que é isto, Sr. Santiago??????

Hugh Laurie.

Em conversa de almoço com o xô Santiago, veio-me à memória um vídeo que há tempos encontrei no youtube.

O notável actor britânico Hugh Laurie (que também desempenhou o papel de King George na série "Black Adder", em que contracenava com Rowan Atkinson) ficou mundialmente conhecido pelo seu desempenho na série "Dr. House". O que provavelmente alguns desconhecem é que Laurie concorreu ao papel quando se encontrava a rodar um filme na Namíbia. Na altura, impossibilitado de comparecer pessoalmente no casting, decidiu enviar um vídeo que o próprio filmou no hotel onde se encontrava instalado.

O vídeo produzido acabou por convencer os responsáveis pela produção de "Dr. House" a atribuir-lhe o papel de Gregory House.

Creio ser este o vídeo em causa:

Aí está o filme.


No mesmo dia em que soubemos que Portugal vai ter um aeroporto em Alcochete (e mais uma ponte para que haja alguém a banquetear-se com o erário público), estreou um filme que me parece debruçar-se sobre um tema deveras interessante.

Baseado no livro "Cristóvão Colon (Colombo) era Português" publicado em 2006 pelo médico e historiador luso-americano Manuel Luciano da Silva e sua mulher Sílvia Jorge de Silva, que sustentam que o descobridor da América era português e nasceu em Cuba, no Baixo Alentejo, estreou ontem o novo filme de Manoel de Oliveira, "Cristóvão Colombo - O Enigma". Tal como já aqui escrevi há uns tempos, e se o CC fosse mesmo Tuga?

quinta-feira, janeiro 10, 2008

o fim da civilização europeia ocidental (como a conheci)

já estava anunciado há algum tempo.
oito dias bastaram para assistir, sem qualquer tempo para adaptações, ao maior ataque, à maior perseguição de que há memória a um grupo de pessoas que tem um vício igual aos que, como eu, gostam de futebol (também é caro, também faz mal à saúde dos "agarrados", também prejudica aqueles que os rodeiam).
assisti ao fim da civilização europeia ocidental, tal como a conheci.
já me tinham falado de uma tal de dona asae e do que ela era capaz.
já tinha visto no televisor aquele corpo de polícia política europeia a agir como se não houvesse amanhã ou como se todos os agentes económicos fossem criminosos.
não o tinha sentido até estas férias.
primo
há uma freguesia de ponte de sor que se chama tramaga (muito perto de uma boa terra chamada "água todo o ano").
nesse pequeno "pueblo" havia um restaurante com fama de bons petiscos (inter alia achigãs), melhores tintos e boa disposição.
a minha terra natal dista pouco mais de uma trintena de km da referida freguesia e decidi ir lá almoçar.
parada a viatura, entramos no estabelecimento e só o bar estava aberto, visto que uma rusga da dona asae tinha fechado o restaurante.
mais à frente, a caminho da barragem de montargil, mais uns 3 ou 4 restaurantes com ar de abandonados, denunciavam a visita da dona pide, digo asae.
lá decidimos ir ao Afonso (não confundir com esse outro grande monumento à culinária, sito em Macau, que, seguramente, não passaria no teste da asae) a mora, que fica a uns bons 30 km da primeira opção. só não envio a conta da gasolina à asae, porque se come mesmo bem no Afonso!
secondo
durante o tempo que estive no lugar onde nasci, e ainda antes do Natal, não se falava noutra coisa: lei anti-tabagismo, ou, lei do fim da civilização europeia ocidental.
no "Tonho Paulos" ou simplesmente "Paulos", diminutivos para a cervejaria "O Bilhar", no "Chave d'Ouro" ou no "Texas" ou simplesmente "Pirata", diminutivos para o café "Portugal", as conversas passavam sempre pelo que seria daqueles espaços com a lei do fim da civilização europeia, como a conheci.
os receios de todos confirmaram-se. poucos dias depois da entrada em vigor daquela lei hitleriana, o movimento daquelas casas diminuiu substancialmente.
à porta, os criminosos do nosso tempo, os que pagam impostos, aqueles a quem assassinaram o prazer de fumar, lá tentavam cumprir a lei do apocalipse fumante.
um verdadeiro atentado.
verdadeiramente espectacular e com contornos de surrealismo Daliano, foi o facto de o chefe da pide, digo asae, ter sido apanhado a fumar em plena passagem de ano... a justificação dada é tão ranhosa como uma boa parte das leis recentes daquele país.
também engraçado foi aquele proprietário de um café da fuzeta que, qual bufo, chama a polícia e acaba multado por não ter os dísticos...
chegado finalmente a casa ontem à tarde, depois daquela odisseia "aeroportoniana" onde não se pode fumar até Hong Kong, pensei: como (ainda) é bom estar em Macau.
de repente, lembrei-me que se nos tiraram o prazer de não usar cinto de segurança pouco faltará para que nos tirem o prazer de fumarmos um (como diria Eça) pensativo cigarro. até lá, resta gozar esses momentos...
boas fumaças!
aproveito para desejar um excelente 2008 a todos os Benfiquistas, os fumadores, protestantes, islâmicos, apostólicos romanos, evangelistas, estudantes, divorciados, casados, solteiros, aos que nos visitam do uruguai, de moçambique, dos restantes países do mundo, aos que voltaram agora de férias, aos que vivem e trabalham em Macau, aos não fumadores, lésbicas, heteros, metros, homos e sportinguistas, portistas, sadinos, ao barack obama (tem nome de jogador da NBA reformado), ao john mccain (ou lá como ele se chama), ao huckabee, ao emplastro, ao katsouranis, ao luisão, ao francisco louça, ao agente que multou o senhor da fuzeta, aos que ainda estão a ler, enfim... a todos... menos àqueles que tiveram a ideia de escrever a directiva contra o tabagismo, aos que prepararam e aprovaram a lei anti-tabagismo, à asae e ao senhor que é dono do estabelecimento da fuzeta...

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Private William Henry Bonser Lamin

Harry Lamin was born in August 1887 in the East Midlands of England. In 1917, aged 29, he joined up to fight in the First World War. (...) During his time in the army, he wrote letters home to his brother and sister. They were kept and handed down to me, his grandson. I have transcribed the letters and added commentary so that references can make sense. What has been produced is a moving and poignant account of an ordinary man's experiences in an extraordinary situation. I have edited nothing. The spellings and grammar are exactly as Harry wrote them.The intention of this blog is to publish the letters exactly 90 years after Harry wrote them. His first letter from the training camp was written on February 7th 1917. It will be published on the blog on February 7th 2007. Each letter will appear on the correct date from then on. There are gaps where no letters are available for several weeks. I have no explanations. Maybe they were lost. I have no idea. If you wish to find out Harry's fate then you'll have to access the blog as the new letters arrive. I may well indicate when the next contribution is due, especially if there is a significant gap. Please feel free to let me know if you are interested in following the blog. There is within, a fascinating insight into the fate of the ordinary soldier in those horrific times.


Assim começa um dos blogues mais vistos no Reino Unido. O neto de um ex-combatente da primeira Grande Guerra juntou as cartas trocadas pelo seu avô com familiares e, exactamente 90 anos depois, decidiu publicá-las na internet. Para seguir as publicações e a história de Harry Lamin, aqui fica o link.

Abreijos!

terça-feira, janeiro 08, 2008

Obama.



Para muitos, este discurso é o exemplo de que se pode voltar a acreditar em Homens providenciais na política. Obama parece ser uma espécie de Martin Luther King cruzado com o eterno monarca americano, JFK. Filho de pai Queniano e de mãe Americana, Obama viveu na Indonésia (a sua mãe casou com um cidadão Indonésio, o que desde logo demonstra uma grande propensão da sua progenitora por "foreign students") e estudou em Columbia e Harvard (ambas universidades da "Ivy League").

Ainda é cedo para avançar um nome vitorioso nas primárias norte-americanas e muito menos nas eleições para a Casa Branca. No entanto, Obama começa a assumir-se como um imparável caso de popularidade, transversal a todos os estratos sociais dos EUA.

Ainda assim, e sem querer tirar mérito ao candidato, Obama é também o político que mais dinheiro recebeu via internet e o político que mais dinheiro tem gasto em publicidade (televisiva e não só) nas campanhas destas primárias.

Repito, sem querer tirar conclusões precipitadas, coloca-se a dúvida: Obama será mesmo um homem providencial ou (mais) um produto de marketing? E conseguir-se-á afastar dos lobbies da comunidade afro-americana?

Nos tempos que correm, é importante que o próximo presidente americano não seja um boçal admirador da força física, mas também convém que não seja um produto de marketing enfeudado a interesses de classe.

Entretanto, fiquem com o vídeo mais visto no youtube, a "apoiante de Obama"...



Quer parecer-me que é uma óptima estratégia de marketing, mas, Obama, se me lês, não te esqueças do que aconteceu ao Clinton...

segunda-feira, janeiro 07, 2008

Centros de Reeducação...


O título desta posta mais não é do que um eufemismo para designar os campos de concentração Moçambicanos das décadas que se seguiram à independência do país. Ora, o que penso sobre o pós-independência Moçambicano já foi aflorado aqui. É desnecessário repetir e seria enfadonho...

Não querendo defender o aforismo “longe dos olhos, longe do coração”, também não posso deixar de salientar que a vivência num outro ponto do globo obriga a uma readaptação a um novo meio social e isso, as mais das vezes, implica evitar rememorar passados – ainda que recentes, ou por isso mesmo – sob pena de se criarem dificuldades excessivas de adaptação ao dito novo meio social. Por isso, mais do que devido a qualquer distanciamento anímico ou afectivo, tenho evitado falar da Pérola do Índico.

Não obstante o que vem dito, colocado perante a excepcional reportagem publicada no "MAGAZINE" (no suplemento do jornal "Público"), tive de voltar ao tema da libertação frelimista. O que se segue é apenas um ténue vislumbre de uma realidade ainda escondida e obscura. Um dia conhecer-se-á a verdade, porém, enquanto isso não acontece e os “cabritos” vão comendo, cliquem aqui ...

sexta-feira, janeiro 04, 2008

De volta a Macau.

Bom ano!

Eis-me de volta a Macau, depois de uma extenuante jornada que, entre viagens de carro, avião e barco, se quedou pelas 26 horas e 30 minutos (mais coisa menos coisa).

Em Portugal: algum frio, futebol inglês na TV (visto que “os nossos” tiveram direito a umas prolongadas férias, os coitados), uma perseguição nunca vista aos fumadores (patrocinada por um inaudito tempo de antena das televisões portuguesas), muitos queixumes sobre a recorrente e já famigerada crise e um patético programa de fim de ano do quarteto “Gato Fedorento” (a anos-luz dos saudosos programas do xô Herman José dos bons velhos tempos, tema ao qual voltarei proximamente).

Enfim, não me vou alongar muito sobre isto, aliás, este ano, quero ver se projecto algo de mais positivo por aqui, ao invés de continuar a dar atenção a alguns temas mais que desgastados. Para começar, cá vai disto:

Cortar o Tempo
Carlos Drummond de Andrade

Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias,
a que se deu o nome de ano,
foi um indivíduo genial.

Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar
no limite da exaustão.
Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e
entregar os pontos.

Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra
vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui pra
diante vai ser diferente.


P.S.: Obrigado Piero pelo poema.