sábado, março 29, 2008

Hoje e amanhã...

Sevens em Hong Kong!


Bom FDS!

xx iii mmx

quase dez anos depois do retorno de Macau à mãe China, parece que mais maus exemplos da antiga "potência administrante" chegam à região.
esta manhã, fui surpreendido com uma carta a marcar uma audiência para o dia 22 de março de 2010. isso mesmo, para daqui a dois anos.
se juntarmos isto ao facto de dois Meritíssimos Juízes estrangeiros estarem de partida e de, para já, não se perceber se alguém os vem substituir, começa a raem a sentir o que dirão alguns: "progresso".
dois anos acaba por não ser nada comparado com o exemplo que vou dar a seguir: há seis anos, quando saí de portugal, fui notificado de um despacho saneador, com especificação e questionário (ainda com a designação antiga), proferido num processo que corre termos numa comarca da capital. esta semana tive uma excelente notícia: o julgamento, acto processual imediatamente posterior, vai ter lugar daqui a um mês...

sexta-feira, março 28, 2008

Onde anda a esperança?

Decorriam os anos 80, quando Eddy Grant lançou um single que o viria a celebrizar, "Gimme Hope Jo'anna".

Trata-se de uma música alegre e divertida. Contudo, a sua letra é de claro repúdio pela situação política e social então vivida na África do Sul do Apartheid.

Ora, Apartheid mais não é do que a palavra em Africander (ou Afrikaans) para designar “separação”. De facto, existia uma separação racial na Af. Sul. Acontece, porém, que essa separação racial não desapareceu, apenas se tem vindo a alterar o equilíbrio político que lhe estava subjacente, bem como o domínio do poder económico que lhe servia de sustentáculo. Em suma, estão a mudar os amos, mas continuam a subsisitir os servos.

Corremos um sério risco de estar a assistir, agora na Af. Sul, ao que em tempos sucedeu na Rodésia!

Até por isso, se nos abstrairmos da conjuntura que deu origem à música que vos trago, concluímos que ela mantém toda a acuidade. E se substituirmos Durban por Bulawayo, Transvaal por Mashonaland e Soweto por Harare, concluímos que esta música afinal não tem cor e é intemporal, tal como o tem sido a exploração...

Vem isto a propósito, porque, novamente, Mr. Bob, o incontornável Robert Mugabe, será seguramente eleito para mais um mandato no país que está ignobilmente a destruir, o Zimbabwe!

Sob a capa da ameaça e da violência, decorrem este sábado as eleições neste país da África Austral e que foi outrora o seu celeiro...

Esta música é para o Bob e para os impolutos e sobranceiros Ingleses (e não só!) que o secundam há anos com a sua passividade assassina...

Até amanhã!


guinness

ao contrário da tradição - mais virada para uma cerveja holandesa e outra dinamarquesa - o patrocinador oficial do torneio de sevens que terá lugar este fim-de-semana e que contará com a presença de alguns ilustres bloguistas é a Guinness.
apesar de não ser santo do meu altar - gosto mais das loiras com cabelos brancos - mas como sei que o Xô Vici é um amante dessa modalidade de cerveja - mais africana - aqui fica a homenagem.

Lion's Bar (dia 30/3).

Para quem não é funcionário público e para os que não vão ver o 7's a Hong Kong...


quinta-feira, março 27, 2008

no mínimo hillary(ante)

a senhora que já foi primeira dama e que quer ser presidente veio a público pedir desculpa, com uma lata tremenda, por ter mentido descaradamente sobre uma visita à bósnia em meados da década de 90.
dois dias antes disse que, quando aterrou no aeroporto, teve de recolher-se por causa dos tiros incessantes...
obama ri e caminha triunfal!

Langkawi - Parte 3.

O turista...

(iva) impossível viver agora

confesso que me desmanchei a rir quando ouvi ontem na rádio macau, em cadeia com a antena 1, a notícia de que o iva desceu dos 21% para os 20%.
uma esmola para que aqueles incompetentes que governam a república possam dizer: "descemos os impostos".
estando o campeonato da liga com nome de sítio de apostas resolvido, o Chalana a treinar o Glorioso e os putos a baterem nos professores, nada melhor do que criar um facto político novo.
apesar de todas as tentativas do bloco central para o fazer, ainda quero pensar que a opinião pública portuguesa (o que quer que isso seja) não é uma cambada de eunucos que não percebe que esta descida dos impostos é uma medida da propaganda xuxa que, ao ver-se acossada, e a pouco mais de um ano de eleições, tenta desesperadamente não largar o poder.
o problema é que não há alternativas credíveis. nem à direita (mais do mesmo, o paulo portas faz lembrar aquele treinador que nunca ganhou nada mas que volta para mais uma tentativa), nem ao centro (o luís filipe meneses é um erro de casting), nem tão pouco à esquerda.
talvez o melhor fosse fechar para obras e reabrir daqui a uns tempos...

quarta-feira, março 26, 2008

Langkawi - Parte 2.

Hoje, trago-vos algumas fotografias da Oriental Village.


Apesar de algo kitsch, vale pela paisagem que a rodeia.


A principal atracção é o teleférico.


Alcançados os 700 metros de altitude...


espera-nos este espectáculo que delicia a visão...



Amanhã há mais!

"hillary! stop the attacks!" love, obama girl

com este apoio, ninguém pára o senador barack...

terça-feira, março 25, 2008

Langkawi - Parte 1.

Como já vos referi ontem, aconselho vivamente uma visita à bela ilha de Langkawi, situada a noroeste da costa da Malásia. Se não forem de esquisitices, uma opção a ter em consideração será a de comprar o bilhete na Air Asia. Se o fizerem, de Macau seguem por Kuala Lumpur e daqui para Langkawi. Põem-se lá em cerca de 6 horas (se não houver atrasos na ligação KL-Langkawi, coisa de que me não livrei).

O que seguramente irão encontrar: praias de areia fina e delicada; águas cálidas e transparentes; bons resorts; boa comida (regra geral); gente simpática.

O primeiro local em que fiquei chama-se Pantai Kok e está situado na zona oeste da ilha. O resort que me acolheu foi o Sheraton. Se é verdade que tem óptimas instalações, boas praias ao redor e um atendimento extremamente qualificado e simpático, não posso deixar de frisar que a comida no resort ficou muito aquém do desejável (e não é tão barato quanto isso)...

No deve e haver, fiquei com uma impressão muito positiva desta parte da ilha e do resort em causa.


Hoje, deixo-vos com poucas fotografias, mas amanhã há mais... ;)

Aqui vão:

A) Vista a partir do Sheraton;


B) Uma das praias circundantes;


C) Alojamento no resort; e


D) Um dos restaurantes à beira-mar plantado.

segunda-feira, março 24, 2008

De volta...


Pois cá estou eu de volta a Macau e ao trabalho. Para trás, ficou uma óptima semana de férias em Langkawi, na Malásia. Conto colocar fotografias das férias durante esta semana. Desde já vos digo: vale verdadeiramente a pena visitar a ilha!

Abreijos!

quarta-feira, março 19, 2008

"gato esteves", no dia do Pai

terça-feira, março 18, 2008

soltas: do dólar ao tibete - abel(a) loja do ouro

isto de ter o Xô Vici a estanciar-se não tem o mesmo motejo, glamour e classe. acresce que o Caniggia está a banhos, o Porto Tónico e o Ma Si Ka atolhados em papéis, peças e afins e a Ragazza sabe-se lá por onde anda - eu sei, mas não posso dizer.
para que isto não fique moribundo e nem entre em crise - meltdown nos tempos modernos - aqui fica uma posta sobre o que se vai passando:
1. dólar
para quem tem despesas em euros, o que não é o meu caso - exceptuando umas quotas da associação profissional e o cativo do "Glorioso", também Ele, em crise profunda - isto vai de mal a pior. um euro, que também usa "eiro" ou "aéreo", já vale quase mais de um dólar e sessenta cêntimos.
dizem alguns analistas que isto é só o princípio de uma crise mais profunda. ainda ontem, o caquético do alan greenspan - do alto da sua reforma - veio a público dizer que estamos na maior crise desde a II guerra mundial. sexta-feira passada, um banco mais ou menos conceituado do e no país do sheldon adelson, perdão do g. w. bush, entrou em colapso. a palavra do momento é meltdown. resta aguentar a crise. dizia-se, em Portugal, há uns tempos: "os ricos que paguem a crise". respondiam os ricos: "devem ser os pobres que são mais e já estão habituados". infelizmente serão, como sempre, os pobres a pagar uma crise de ricos.
2. tibete
tibete para aqui, tibete para ali, tibete acolá.
sem pôr em causa que os meios utilizados nem sempre foram (ou são) os mais ortodoxos, talvez seja leviano falar em invasão do tibete ou ocupação do tibete pelo exército de libertação popular em 1951.
foi assinado, nessa altura, acordo (quiçá esforçado) entre o governo central da prc e o governo local do tibete. o chamado "Seventeen Point Agreement for the Peaceful Liberation of Tibet" que legitima a administração chinesa do tibete.
considero legítimo, ainda para mais à luz dos últimos acontecimentos na europa (onde a polícia da onu é escorraçada), que os tibetanos queiram a independência tal como os kosovares, os bascos e outros povos.
mas não estarão as convulsões dos últimos dias ligadas ao certame que vai começar às 8 da noite de 8/08/08 (número auspicioso)?
3. abel(a) loja
tenho assinaturas que me permitem aceder a algumas edições electrónicas de jornais e revistas, incluindo o expresso que, na edição deste fim-de-semana, traz uma entrevista com o abel pinheiro, uma figura no mínimo obscura - para não chamar sinistra, não vão os lojistas que por aí andam, fazer das suas.
não conheço os meandros da política tuga - ainda bem!-, mas se há coisa que, como disse uma vez um nosso primeiro-ministro, "me chateia, estou farto de(...)" é a existência destas figuras e, ainda por cima, com poder por mor das influências que traficam a peso de ouro, metal de refúgio dos investidores em tempo de crise...

quinta-feira, março 13, 2008

É já no sábado!

Meus caro(a)s,

Uns já sabem, outros ainda não. No sábado, este vosso amigo vai pôr-se na alheta durante uma semana! De sábado (15) a sábado (22), vou estar em Langkawi, na Malásia! Por uma simples e tão mundana questão de pirraça, deixo algumas fotos e links, para que, quem não pode ir, se vá entretendo... ;))

Não sei se entretanto voltarei ao blogue, pelo que vos desejo uma óptima semana!


Já agora, primeiro ficarei aqui...


... depois, ficarei neste resort.


Hei-de trazer fotografias para partilhar convosco.

Abreijos!

quarta-feira, março 12, 2008

Que me dizem a isto?


sexta-feira, março 07, 2008

Sheiks.

Para que não percais o hábito de ouvir música dos anos sessenta, aqui fica mais uma...

Conseguis identificar os rapazes?



Amanhã é o meu sábado off, pelo que vos desejo um óptimo FDS!

Se estiverem interessados...


... ainda vão a tempo.


Bom FDS!

quinta-feira, março 06, 2008

Liga dos Campeões.


Depois da infeliz e dramática eliminação do FCP, ontem, ante o Schalke 04, estou definitivamente do lado dos giallorossi! Forza Roma!

quarta-feira, março 05, 2008

Próximo dia 10 de Março, pelas 18.30.


O Instituto Português do Oriente, no âmbito do ciclo dedicado à Mulher, decidiu homenagear a memória de Deolinda da Conceição.

Para quem estiver interessado, o evento terá lugar na Galeria da Livraria Portuguesa, no próximo dia 10 de Março, pelas 18.30h.

como transformar 9 meses em 6 anos e o "Parágrafo"

faz hoje 6 anos que cheguei aqui por 9 meses.
6 anos depois acho que cada dia que passa é menos um dia que falta para o fim do prazo...
ontem fui surpreendido com a notícia de que tinha falecido o meu Professor de Português, José Neves Henriques. .
há uns tempos tinha sido surpreendido pela notícia de que ainda estava de boa saúde como consultor do ciberduvidas. contava 91 anos.
o "Parágrafo", como carinhosamente era conhecido, tinha uma maneira muito própria de ensinar que, pelo menos, teve um mérito: ainda hoje, depois de seis anos de pouco uso da língua materna, consigo dizer todas as preposições da língua do Poeta sem sequer gaguejar...
obrigado, Parágrafo!

Hillary Clinton.


A NBC e a CNN dão Hillary Clinton como vencedora no Estado de Ohio. Se também vencer no Texas terá a sua campanha relançada e, assim, poderá ainda vir a ser eleita candidata democrata às eleições para a presidência dos EUA. É caso para dizer, amaricanices...

segunda-feira, março 03, 2008

205º aniversário do meu Colégio


o que têm em comum os Presidentes da República, Marechais Gomes da Costa, Oscar Carmona, Craveiro Lopes, António de Spínola e Costa Gomes, insignes militares como Opero Alexandrino da Cunha, Eduardo Galhardo, Sanches de Miranda, Teixeira Pinto, Pereira D'Eça, Campos Rodrigues, Tenente Valadim, Morais Sarmento, Garcia Rosado, Ferreira Martins, Passos e Sousa, Viriato de Lacerda, Ribeiro de Carvalho, Barros Rodrigues, Sarmento Beires e Oscar Monteiro Torres, vultos das letras, como Andrade Corvo, Latino Coelho, Manuel Pinheiro Chagas, Abel Botelho, Júlio Dantas, Carlos Selvagem, Ramiro Guedes de Campos e Gustavo de Matos Sequeira, matemáticos e pedagogos como Pina Vedal, Mota Pegado, Couceiro da Costa, Morais Sarmento, Teixeira Botelho e António Sérgio de Sousa, historiadores como Ferreira Martins e Luís de Albuquerque, o ensaista Eduardo Lourenço, exploradores como Serpa Pinto e Henrique Carvalho, gente do palco e da música como Tomás Alcaide, Raúl de Carvalho, Artur Semedo, Pedro Bandeira, Luís Galhardo, Raúl Ferrão, Pedro Ayres Magalhães, políticos como o Conde de Valbom, Francisco Maria da Cunha, Pimentel Pinto, António Sérgio, Botelho Moniz, Humberto Delgado e Tito Morais, jornalistas como Cristóvão Aires, Júlio César Machado e Pereira Coelho, médicos como Ernesto Roma e Mário Moutinho, geólogos como Joaquim Filipe Nery, olímpicos como o Marquês de Funchal, Helder Martins, José Beltrão?

todos passaram pelo Colégio Militar que hoje faz 205 anos!

um grande Zacatraz do

125/85

sábado, março 01, 2008

1966

Na senda da "posta" de ontem, fiquem com esta música maravilhosa interpretada por Madalena Iglésias.

Ora, digam lá se não é uma óptima maneira de começar a tarde de sábado... ;)



Bom FDS!

Alfredo Farinha.

"Como sabe, recebi muito mais da vida do que aquilo que esperava receber, porque casei com a mulher de quem gostei, tenho os filhos que gostava de ter, tenho os netos que gostava de ter, vivo razoavelmente, não tenho remorsos na minha consciência, nunca fiz mal a ninguém, nunca traí nada nem ninguém, porque uma coisa com que não posso é com traidores, por mais que haja com certeza muita gente que não gosta de mim. Mas isso… Aliás, quero dizer-lhe que esses partidos que se dizem da esquerda não me ensinaram nada. Tudo o que sei sobre o amor, sobre o amor ao próximo, sobre o dever de lealdade, sobre o dever de protecção aos fracos, sobre a justiça, sobre a liberdade, já o sabia antes deles. Sabe qual foi a primeira coisa que Deus disse aos homens? Crescei e multiplicai-vos, e se quereis ser felizes, sede livres! E vêm depois o senhor Mário Soares e o senhor Álvaro Cunhal afirmar que eles é que inventaram a liberdade?!!! "

- Alfredo Farinha, na imperdível entrevista que concedeu ao jornal "O Jogo".