terça-feira, agosto 26, 2008

ienes...?

o prestigiado jornal "a bola", que até já foi chamado de bíblia, diz que a moeda da RPC é o iene. se a China sabe, proíbe a venda do referido jornal no quiosque que fica ao fundo da praça tianamen.

"Chineses de ouro em Pequim recebem 35 mil euros

Os atletas chineses que conquistaram medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Pequim, que decorreram entre 8 e 24 de Agosto, vão receber um prémio de 35 mil euros cada, praticamente o dobro da recompensa atribuída nos Jogos de Atenas, em 2004.


Um responsável pelo ministério do Desporto chinês anunciou hoje, na imprensa daquele país, um prémio de 350 mil ienes, cerca de 35 mil euros, para os atletas que receberam medalhas de ouro em Pequim. Em 2004, os atletas da China haviam recebido 200 mil ienes por cada medalha.
Durante as olimpíadas de Pequim, a China conquistou 51 medalhas de ouro e um total de 100 (21 de prata e 28 de bronze)."

moedas há muitas, a menos que a segunda guerra mundial tenha acabado de outra forma...

barack


sábado, agosto 23, 2008

conta-me como foi

passou na rtp - estão a repetir em horário nobre nos dias que correm - e penso que ainda passa na tdm aquela que é a melhor série de ficção de que tenho memória.
com a participação dos fora-de-série Miguel Guilherme e Rita Blanco, entre outros excelentes desempenhos, retrata o Portugal do final dos anos 60 até ao 25a.
eu vou mais longe: retrata muito mais do que isso. retrata o nosso país até aos finais dos anos 80 e, quiçá, os nossos dias em alguns pontos do rectângulo à beira-mar plantado.
o argumento, o guião, os adereços, a fotografia, a reprodução dos factos históricos.. tudo quase perfeito.
aqui fica o genérico, com música do grande José Cid.



e os votos de um excelente fds!

vocês sabem do que estou a falar

parece que o octávio, aquele ser a quem chamam o palmelão, actual, creio, vereador da câmara municipal de palmela, ex-treinador adjunto, ex-treinador principal, figura maior do que o futebol tem de pior e cuja maior virtude, na minha óptica, foi ter lançado o simão pedro sabrosa na equipa principal do sportém, escreveu um livro. parece que é moda lá no burgo. a páginas tantas, fala sobre Macau:

"Cabe na cabeça de alguém, por exemplo, marcar o estágio da Selecção Nacional, para o Mundial da Coreia de 2002, em Macau, famosa pelo jogo e pela prostituição? Quando se programa todo um trabalho de preparação para um evento como o Mundial e não se tem em conta esses aspectos - a ocasião faz o ladrão - só pode dar naquilo que deu: uma prestação deplorável! Há quem diga até que a Selecção Nacional lançou a moda, em Macau, de ir para a praia às 4 da manhã... Ora, aconteceu o que aconteceu e nunca foram abertos inquéritos? A Federação não faz absolutamente nada?". - excertos publicados no expresso.

até podia concordar, caro octávio. mas olhe que o problema não é do sítio, mas da mentalidade daqueles que envergaram a camisola de portugal e, sobretudo, do seleccionador oliveirinha, que, anos antes, solicitou serviços externos para o secretário - jogador, não confundir com governante - e restantes membros da selecção.

sexta-feira, agosto 22, 2008

cr de férias


LAMAZE, eric


eric Lamaze acaba de conquistar a medalha de ouro na prova de obstáculos dos jogos olímpicos.
depois de ter falhado os jogos de atlanta e de sydney, é a consagração deste cavaleiro de 40 anos.
Lamaze e Hickstead fizeram dois percursos sem faltas no último dia da competição, aproveitando, depois, o toque do sueco Bengtsson na barrage.
Lamaze fez o que prometeu há oito anos atrás, quando, pela segunda vez, foi apanhado nas malhas do doping. já tinha falhado em 1996 os jogos de atlanta, por uso de cocaína e, em 2000, foi irradiado - acabou por ser readmitido - , depois de ter acusado positivo antes das olimpíadas.
"Prometo que vou conseguir e que vou voltar a representar orgulhosamente o meu país como cavaleiro". "Não vos deixarei mal outra vez, e prometo que dedicarei toda a minha vida para voltar a ganhar o vosso respeito." ganhou.
parabéns ao cavaleiro que também prova que "não é preciso nascer ou ser milionário para se ter sucesso neste desporto."

quinta-feira, agosto 21, 2008

ÉVORA



parabéns ao Nélson Évora. pela vitória e pelas palavras que proferiu que são uma lição.
sobre a comitiva olímpica, disse: "Ninguém mais do que eles queria estar bem. Esta equipa olímpica esteve espectacular."
é a quarta medalha de ouro olímpica em todas as edições dos jogos olímpicos da era moderna.
uma pequena provocação: duas medalhas olímpicas para o Sport Lisboa e Benfica.

quarta-feira, agosto 20, 2008

oxalis vs satchmo

ontem, mais uma jornada em shatin, com a prova kur, última da competição de ensino (ou, se preferirem, dressage) individual .
já aqui se bateu num dos nossos representantes que viu a sua égua fazer isto em pleno grande prémio.
ao contrário de outros casos em que estiveram envolvidos os nossos atletas, e tendo tido a oportunidade de discutir com o cavaleiro em causa, com alguns dos membros da restante delegação e com um juiz do ensino que estava em posição privilegiada para analisar o que se passou, infelizmente, a oxalis é mesmo assim: capaz do melhor e do pior. e naquele dia resolveu fazer das suas.
dirão alguns que isso não serve de desculpa. pois, que me perdoem, nada mais errado. há dias em que uma das partes do conjunto cavalo/cavaleiro não está para aí virada. quando é o cavaleiro, pode passar despercebido. quando a parte mais importante desse binómio está "aluada", pouco ou nada há a fazer. são anos de trabalho - no caso concreto, são 10 anos a trabalhar a oxalis - que vão por água a baixo em poucos minutos de competição.
que o diga a senhora da foto em baixo.
isabell werth. cinco vezes medalha de ouro nos jogos olímpicos, incluíndo uma por equipas na edição deste ano, viu o seu satchmo reagir violentamente na saída de um dos exercícios, na ocasião o piaffé, algo que também já tinha sucedido na prova do grande prémio.

as fotografias não mostram tudo o que os quase 18,000 adeptos presentes testemunharam e que permitiu à holandesa anky van grunsen, segunda na classificação à entrada para a última prova, revalidar o título olímpico, relegando a pobre da germânica para "o primeiro dos últimos".

volta de honra de anky van grunsen

uma nota final: não foi só o cavaleiro tuga a reclamar do posicionamento do écran. vários chefes de delegação criticaram a proximidade do mesmo e, sobretudo, o facto de estar ao nível do campo. com ou sem razão, depois disso o écran já não transmite em directo as provas como no ínicio da competição...

ps i - a opinião de uma juíza dada em 9 de agosto.

ps ii - a reportagem pós-prova "It should be said that when this mare is feeling calm, she can perform like an absolute genius."

terça-feira, agosto 19, 2008

Gustavo Lima.


Merecia mais! A sorte não ajudou. Seja como for, este é daqueles atletas que sai de Pequim com o país a olhá-lo com orgulho. Fez tudo para chegar às medalhas e o seu brio devia servir de exemplo para os muitos que apenas foram passear. Parabéns!

com franqueza!

não há grandes motivos para festejar a participação tuga nas olímpiadas: a Naide nem chorar conseguiu(?), o Lima ficou a um ponto do bronze e a Vanessa fez o que chamou "prata que vale mais do que ouro" (sic).
ora, que tal festejar a beleza da atleta paraguaia leryn franco?

versão: atleta

versão: e deus criou a mulher

segunda-feira, agosto 18, 2008

Medalha de Prata.


Vanessa Fernandes está de parabéns! Conquistou a medalha de prata no triatlo!

sexta-feira, agosto 15, 2008

Top 5 dos JO!

Por mero lapso, poderíamos ser levados a concluir que a participação da delegação Tuga presente em Pequim tem ficado aquém das expectativas. Nada mais errado! Naquilo em que os "nossos" olímpicos são bons - leia-se, nos queixumes, nas desculpas esfarrapadas e nos comentários de merda -, temos sido inexcedíveis. Já que não levam medalhas, o Maca(u)quices dá-lhes entrada directa num top 5 alternativo:

5 Lugar:
Miguel Ralão Duarte, hipismo, desisitiu
“Entrou em histeria com medo do ecrã de vídeo.” – declarações sobre a sua égua, depois de ter desistido da participação na disciplina de "dressage”. No seguimento de um email que recebi de um amigo, é caso para dizer: “Como isso é compreensível!...” ;)

4 Lugar:
Telma Monteiro, judo, 9 classificada
“Saí com vontade de rir. Pensei que estava a lutar contra duas pessoas.” – disse, queixando-se da arbitragem. A mim, cara Telma, também me dá vontade de rir, mas um riso bem, bem sardónico…

3 Lugar:
Pedro Dias, judo, 9 classificado
“É bicampeão mundial, era apontado por toda a gente como favorito e eu não ganhei apenas. Derly foi humilhado no tapete, humilhado por mim (...) Tinha contas a ajustar com ele. Já fomos grandes amigos, agora somos apenas conhecidos. (…) Uma vez, em São Paulo, fui às compras com a mãe dele e mais tarde vim a saber que, enquanto isso, ele estava com a minha namorada." – declarações do judoca português sobre o seu adversário João Derly, judoca brasileiro. Saliente-se que Pedro Dias terminou a sua participação rompendo em choro e com a cabeça ligada, por supostamente a ter partido. Se fosse mauzinho, diria que Pedro Dias deu com os “cornos” no chão...

2 Lugar:
João Costa, pistola livre (500 metros), 33 classificado
“Não tenho que dar explicações técnicas a quem não percebe nada de tiro.” – respondeu assim, quando interpelado por um jornalista mais insistente. A ver pela classificação, não somos só nós que não percebemos nada de tiro...

1 Lugar:
Marco Fortes, lançador do peso, 38 classificado
“De manhã só é bom é na caminha, pelo menos comigo.” – disse o atleta, aparentemente incomodado com a hora a que teve de competir. E pensar que há um gajo que se levanta sempre às 5.00 da manhã. Um tal de Phelps... Sim, Marco Fortes, também me parece que devias ter ficado na caminha, a ver os JO pela televisão!

E ainda a competição vai no adro. Eu, não sendo atleta olímpico, gostaria de deixar uma sugestão: de futuro, os limites mínimos para os atletas portugueses estarem presente em JO deveriam ser endurecidos. Não sei se sou só eu, mas, para aturar isto, mais vale não ter lá ninguém…

uma tuga aluada

na quarta, os Pinto: Daniel cumpriu; o irmão Carlos ficou abaixo das expectativas pessoais.
ontem, a oxalis da meia lua, égua lusitana montada pelo Miguel, entrou em "histeria" e obrigou-o a retirar antes que o pior acontecesse. quem vir a foto que vem hoje no ponto final até pode julgar que aquilo era um dos 39 exercícios do grande prémio de ensino. mas não, não é. é apenas a "prova provada" de que as éguas, especialmente as tugas, sentem, como poucas, as luas. quarto crescente ou minguante ou, no caso concreto, a meia-lua.
o écran é, de facto, enorme. a oxalis não terá gostado de se ver e, ora toma!, toca de dar nas vistas e de começar a empinar-se, mostrando a raça de que é feita: lusitana.
há dias em que não se pode sair de casa, muito menos acompanhado de éguas tugas aluadas...

quinta-feira, agosto 14, 2008

Coisas do cinema...

Quem não se lembra deste filme imorredouro? Coisas do mundo do faz-de-conta. Enfim, estes americanos lembram-se de cada uma... ;)

considerações breves sobre a (minha) volta a portugal


começou ontem a volta a portugal em bicicleta.
sem o glamour de outros tempos, mas com a participação do Sport Lisboa e Benfica, é o segundo desporto com mais audiências televisivas - talvez o que mais público leva às estradas (o carjacking não entra para estas contas) - depois do futebol.
muitas foram as vezes em que duas semanas dos três meses de férias eram passadas em frente ao televisor.
ainda miúdo, a ver o Senhor da foto, que a terra lhe seja leve, depois o Velho Lau, pai da Vanessa - atleta do Sport Lisboa e Benfica - e o Marco Chagas.
já crescido e a fazer o buço duas vezes por semana, o Joaquim Gomes e o Orlando Rodrigues - treinador da equipa de ciclismo do Sport Lisboa e Benfica.
apesar de ter uma costela Benfiquista, ser um "contido" simpatizante, adepto, sócio-cativo, vá lá, quase fanático da agremiação da Luz, os nomes de Joaquim Agostinho e de Marco Chagas, associados ao rival que equipa de verde, sempre despertaram a minha simpatia. claro que se o clube da Luz tivesse equipa de ciclismo na década de 80, outro galo cantaria...
sem ter a visibilidade de um tour, gand'Acácio! e mais ou menos resguardado dos escândalos de doping do ciclismo actual, ainda mantém o seu interesse*.
Pedro Delgado, Laurent Fignon, Bernard Hinault e, claro, Miguel Indurain, são, com maior ou menor afinidade, outros atletas desta modalidade que recordo com muito carinho e admiração.
finalmente, tenho saudades das entrevistas feitas no final das etapas onde, acaso fosse hoje, poriam legendas: " estava à rasca... fiz um esforço. e consegui chegar em primeiro no final da etapa."...

*estive para escrever "porque o Benfica participa" mas isso obrigaria a que esta posta fosse publicada noutro espaço e haveria logo quem me chamasse fanático.

O papão China

A propósito das ridícluas críticas do Ocidente bem pensante à cerimónia de abertura dos JO, ler este excelente post de Miguel Castelo-Branco em Combustões:
http://combustoes.blogspot.com/2008/08/o-minuto-de-glria-que-tm-direito.html

quarta-feira, agosto 13, 2008

bem me parecia...

que isto pode não acabar bem...

"Trabalhar mais de 60 horas por semana aumenta o risco de sofrer de perturbações de ordem mental causados por stress, de acordo com um estudo publicado pelo Journal of Occupational and Environment Medicine.

A amostra do estudo contou com mais de 60 mil trabalhadores de várias empresas públicas e privadas, inquirindo sobre perturbações agrupadas em quatro categorias: depressão, ansiedade, outros problemas emocionais e abuso de substâncias.

Foi-lhes perguntado acerca das condições de trabalho (executivo, administrativo, técnico, segurança), número de horas de trabalho e situação familiar.

Os resultados demonstraram que 5% dos trabalhadores apresentavam níveis de stress tão elevados que aumentavam o risco de sofrer alguma perturbação mental séria. Do total da amostra em estudo, 9% registaram «stress moderado», o que é associado a «uma possível patologia psicológica».

Apesar dos resultados, apenas 22% dos sondados estavam a ter acompanhamento psicológico, dos quais 31% negava qualquer problema. "

in www.diariodigital.pt

Pela nação.

Há quem tudo faça em nome do engrandecimento da nação. E tudo fica bem feitinho, com ordem e respeitinho pela autoridade; organização e dedicação; algumas lágrimas e muito suor. Uma coisa rara nos dias que correm. Já não há paixões assim. Os interesses individuais e os méritos abertamente instrumentalizados, quase elididos pela necessidade de respeitar um abstracto desígnio nacional. A bem da imagem de perfeição que se pretende a todo o transe passar para o exterior. À consideração dos países que ainda se preocupam com a dignidade humana.

3 contra 3 e no fim ganha a alemanha



Hinrich Romeike e Marius (na foto) acabam de arrebatar a medalha de ouro individual no concurso completo de equitação que decorreu em shantin e beas river, ali na vizinha região do delta do rio das pérolas.
uma competição onde os bávaros dominaram, e de que maneira, já que o senhor da foto também ajudou à vitória por equipas.
das outras provas da competição, aqui ficam algumas fotos.
sem dúvida, um grande espectáculo e, como no futebol, são onze contra onze - aqui contam os melhores três de uma equipa de até cinco - e no fim ganha a alemanha.
austrália de prata e grã-bretanha de bronze fecharam o pódio.
na competição individual, e para além do alemão, Gina Miles e Mckinlaigh dos EUA classificaram-se em segundo e Kristina Cook e Miners Frolicda da Grã-Bretanha arrecadaram a medalha de bronze.
amanhã entram em competição os nossos cavaleiros Daniel Pinto e Carlos Pinto. o primeiro às 19:24 e o irmão às 22:00.
nenhum deles aspira a medalhas, pelo que não vai haver as desculpas do costume que, como bem assinalou o Xô Vici na posta anterior, já cheiram mal. pior do que as desculpas, penso eu, são os jornaleiros tugas que puseram os nossos atletas nos píncaros e agora acabam com eles num ápice. onde já vi isto este ano...

terça-feira, agosto 12, 2008

Obikwelu.


Ao contrário dos norte-americanos, não acredito que a vitória seja o mais importante numa competição. É muito importante, mas não é o mais importante.

Porém, já que estamos em maré olímpica, devo dizer que me irrita sobremaneira o eterno fado lusitano do choro, desgraça e inevitabilidade, que a cada quatro anos toma conta dos atletas que representam o meu país. Ou é porque não têm condições; ou porque têm uma lesão na unha; ou porque estão lá para cumprir calendário; ou porque só pretendem quebrar os seus recordes pessoais (ou nacionais). Chega! Agora até já têm o desplante de asseverar que só não foram mais longe por causa dos árbitros... Teatral, de facto.

Felizmente, hoje li no jornal “A Bola” uma entrevista com Obikwelu. O mínimo que posso dizer é que o gajo é uma lufada de ar fresco nos derrotistas discursos dos que andam por Pequim. Não sei se vai ganhar alguma coisa (será difícil, ante as marcas dos seus concorrentes directos), mas só ter lido o que de seguida transcrevo já valeu a pena...

“Para o que é que eu estou preparado? Para correr, para voar, mais rápido do que nunca na minha vida, para ganhar uma medalha, mas atenção... Prata, já tenho, a de Atenas, por isso, agora, quero ouro. Gosto mais, muito mais. Sim, sei que o pódio vai estar de certeza a menos de 9,80. Mas eu posso lá chegar. Acredito que aqui vai ser o meu momento – estou... super! Os treinos têm sido espectaculares. Sim, o Bolt bateu o recorde do Mundo, mas por que é que havia de ter medo dele? Eu, não tenho medo de ninguém, só tenho medo de Deus. E o Bolt, o Gay, o Assafa são homens como eu, não são Deus. Eles é que se calhar devem estar preocupados comigo, porque sabem que eu não sou de grandes marcas nos meetings, mas quando chego aos Jogos Olímpicos e aos Campeonatos do Mundo... Não, não estou a exagerar no sonho, na esperança. Estou apenas a dizer o que sinto – e se as coisas não correrem como eu quero foi porque Deus não quis e então não há mais nada a fazer, é só aceitar...”

Se não ganhar nada, não vão faltar profetas da desgraça a achincalhar o rapaz. Para mim, o Obikwelu já é um vencedor. Corre, meu! Ganha uma medalha e ensina a esses gajos como é que se faz!

as costas quentes


a poucos meses de acabar a presidência, o filho do george bush (pai) tenta verificar se a atleta também tem, como ele (filho), as costas quentes.

sábado, agosto 09, 2008

Boa música.

Hoje, deixo-vos com um dos maiores sucessos das décadas de 80/90. Muitos seguramente se recordarão desta música e de como animava qualquer discoteca da altura.

Fiquem com os Pixies e com os votos de bom FDS!

sexta-feira, agosto 08, 2008

8888

capicua, sorte, enfim, hoje, diz-se, é um dia auspicioso aqui na zona.
começam hoje os jogos olímpicos de pequim 2008, que são, acima de tudo, e por mais que os media internacionais tenham um desejo diferente, uma competição desportiva, talvez a única onde o futebol não é rei e senhor. só por isso, merece a pena seguir com atenção os atletas.
as minhas primeiras memórias conduzem-me aos jogos de 1980 em moscovo. no entanto, são os de 1984, em los angeles, que melhores recordações me trazem, como quando fiquei acordado até às 3 ou 4 da manhã para ouvir, no meio daquele período de férias de 3 meses (onde é que isso já vai), o relato da vitória do Carlos Lopes na maratona e a medalha de bronze do António Leitão nos 5 mil metros, quando o Mamede era o grande favorito.
esperam-se grandes feitos, recordes do mundo, melhores marcas, caras bonitas, desilusões, nesta festa do desporto.
eu espero que este certame se resuma apenas ao maior acontecimento desportivo da era moderna, e não ao que o parolo do bush anda para aí a apregoar...

portugal, hoje, sã assi...

o país que temos...

Jogos Olímpicos 2008.


A cerimónia de abertura dos JO de Pequim será hoje às 20.08, hora local.

Esta parece ser uma óptima altura para recordar os atletas que mais se destacaram em edições anteriores. No sítio do jornal "Times" está disponível a lista dos 100 atletas olímpicos que melhores resultados obtiveram. Podem consultar a lista completa aqui.

Os 5 primeiros:

5 - Eric Lemming (Suécia)

4 - Martin Sheridan (EUA)

3 - Carl Lewis (EUA)

2 - Paavo Nurmi (Finlândia)

1 - Raymond Ewry (EUA)

quinta-feira, agosto 07, 2008

"os fugareiros do macau"


nunca morri de amores por taxistas. exceptuando, claro está, o zé manel e o jorge máximo, a quem aproveito para enviar, desde o oriente, um abraço, saudações e um bem-haja benfiquista, e um que não conheço, mas é como se conhecesse: aquele que o companheiro Ma Si Ka fez questão de me apresentar, com as suas histórias que, caso fossem publicadas, venderiam mais que a literatura de cordel da margarida rebelo pinto. acho que o nome é sousa, não é? "... é adão"!
os "fugas" são o sumo do povo que transportam.
os de lisboa, sempre prontos para um piropo, tentam enganar o bife que chega ao aeroporto, aumentando as corridas (gosto muito da expressão "corrida de taxe") como lhes dá na real gana. ainda assim, desde há alguns anos, que se esforçam por não ter os taxes, carros de praça, ou taxis com ar de baiuca.
os do porto, serão, parece-me, mais sérios, ao contrário dos dirigentes do clube mais representativo da cidade. educados q.b., por vezes com expressões em taxuguês que só eles percebem, demonstram bem a vitalidade da cidade invicta.
na minha terra há só dois ou três que herdaram o negócio de família. o decano, já reformado, chama-se simplesmente "nini" (não lhe conheço outro nome) e ainda hoje - se não tiver morrido - pergunta se preciso que me leve a lisboa. passava os dias sentado no sofá de uma loja do centro histórico da cidade, à espera que um freguês o chamasse, até que lhe retiraram o apetrecho onde assentava a sua estrutura óssea, porque dava má imagem ao afamado estabelecimento comercial.
muitos dos que calcorreiam paris são tugas. quando por lá andava, era muitas vezes surpreendido, depois de pedir a direcção em francês (ou algo parecido com isso), com um: "ah, quer ir par là? mas c'est um embouteillage do...".
os daqui do burgo, são, com raras excepções, porcos, sujos e maus. e, pior do que isso, oportunistas, para não chamar ladrões encartados que não sabem sequer as regras de trânsito e que se aproveitam de um governo passivo - apetece-me dizer outras coisas, mas estamos em período pré-olímpico.
ontem, mais um episódio. cobraram tarifas pornográficas aproveitando-se do ciclone tropical severo que por aqui apareceu.
já não bastava plantarem-se à porta dos casinos, não pararem quando são chamados, meterem uma placa a dizer "em serviço" quando são solicitados, passarem a grande velocidade nas passadeiras, arrotarem e emitirem outros sons que não consigo descrever, falarem incessantemente ao telemóvel, comerem em plena corrida, terem as carripanas a cheirar mal, pouco estimadas e a emitirem mais co2 que a central do pego, e não é que se lembraram que o melhor era cobrarem as suas próprias tarifas, porque o pacóvio do honkiee (cidadão de hong kong) ou dos turistas do outro lado da fronteira, na certa não se importariam. fazem-no com um sentido de impunidade incrível, a poucas semanas de terem um aumento de quase 20% na tarifa base.
clientes de táxi de todo o mundo uni-vos!

ps - quer parecer-me que, sobre esta temática, não ouviremos os "democratas", aukanções e ngkokachunga, visto que estão mais preocupados com a recolha de assinaturas com propósitos xenófobos. ainda bem que se preocupam com os reais problemas da população...

O PR é silly.

O tratamento dispensado ao comunicado do PR é o exemplo de que o profissionalismo da comunicação social e o espírito crítico do cidadão comum são já moribundos num último estertor de vida.

Os jornalistas previram, empolaram, especularam, enganaram-se e ficaram fulos. O cidadão comum queria apenas algo de escabroso, pois que as notícias sobre as namoradas do Cristiano e a desaparecida Maddie são chão que já deu uvas. Nada como uma notícia bombástica para animar a silly season dos Tugas, povo que insiste em prolongar esta época para além do limite do razoável...

Contudo, afinal o PR só queria falar sobre os riscos de violação do texto constitucional, exercendo a sua função de garante da Constituição. “Desinteressante!”, apressou-se a adjectivar a comunicação social. E, o que é pior, falou sobre os Açores. “Palermice do PR!”, alardeava a entendida massa anónima. De facto, ainda se fosse sobre a Madeira, que tem lá aquele arlequim que faz a apologia do Deus Baco em Chão da Lagoa. Mas não! O PR só falou sobre a necessidade de fazer valer a Constituição e sobre o Estatuto dos Açores. Desmancha-prazeres.

Os poderes do PR diminuídos nos Açores; na Madeira anda para lá um gajo a dizer que se queremos ilhas no atlântico, temos que as pagar; mas ninguém se parece verdadeiramente importar muito com isso. Menos que descer a Arrábida em cuecas ou padecer de cancro terminal era pouco. Ponto! Diz a comunicação e confirma o ilustre cidadão comum.

Felizmente, para a competente prole de jornalistas e para a verbosa mole anónima, vêm aí os JO. E, se vierem com muita agitação política, tanto melhor. O que interessa é que nesta “época parva” haja muita notícia estupidificante para gáudio da multidão ignara.

Onde é que já se viu, interromper as férias para cumprir obrigações profissionais! Este PR é mesmo um silly! Bom, bom era o bochechas, que por esta altura passeava de sunga no Vau...

nova candidata

paris hilton, a mesma que, segundo as más línguas, levou uma tampa do filho do falecido dinis aveiro, respondeu ao candidato republicano e apresentou-se como candidata à casa branca (que ela quer pintar de cor-de-rosa)... 

terça-feira, agosto 05, 2008

Esclarecimento.

Tenho sido sistematicamente criticado por assumir sem tibiezas que considero que a história da fruta ainda não foi esclarecida. A crítica que me apontam é simples: "o gajo é do benfica!..."

Ora, não é por ser do Benfica que critico os escabrosos contornos do processo apito dourado. A razão é a mesma que me leva a criticar Vale e Azevedo e Luís Filipe Vieira: gosto da bola.

Aliás, por forma a afastar equívocos, devo dizer que reconheço que qualquer um dos três grandes do futebol português teve, a determinada altura da sua história, vantagem injusta sobre a concorrência. O Benfica teve o Eusébio, o Coluna, o Humberto e o Néné; o Sporting teve o Carlos Góis Mota e o Francisco Casal Ribeiro; o Porto teve o Donato Ramos e o Carlos Calheiros. No deve e haver, está ela por ela... ;)

segunda-feira, agosto 04, 2008

Ricardo Araújo Pereira.

NÃO pretendo gabar-me, mas a verdade é que percebi tudo sobre o futebol português no dia 21 de Setembro de 1994. Disputavam-se os últimos cinco minutos da segunda mão da final da Supertaça, no Estádio das Antas. Quem marcasse, ganhava. E o Benfica marcou. Custou um bocadinho, mas marcou. Lembro-me como se fosse hoje: Carlos Secretário, um especialista a fazer assistências para os adversários, isola de forma brilhante César Brito. César Brito remata para excelente defesa com as mãos de Baía, que se encontra dois metros fora da grande área. O árbitro, sr. Donato Ramos, observa rigorosamente a lei que se aplica em jogos no Estádio das Antas e manda seguir. Por sorte, a bola sobra para um jogador do Benfica chamado Amaral. Amaral chuta e José Carlos, defesa-central do FC Porto, introduz a bola na própria baliza. Golo. Nisto, o árbitro auxiliar, que naquela altura ainda se chamava bandeirinha, levanta a dita. No momento em que o jogador do FC Porto marca o autogolo, há um jogador do Benfica, a uns 15 ou 20 metros de distância, que está em fora-de-jogo posicional. Inteligentemente, Baía tinha saído da grande área para defender com as mãos o remate de César Brito, deixando depois este último em posição irregular. Golo anulado. Quem não acreditar ou estiver esquecido, pode refrescar a memória aqui: http://www.youtube.com/watch?v=QXu7kU-BHFY.

Como é evidente, fiquei esclarecido. Quando rebentou o escândalo dos quinhentinhos do Guímaro, nem um minuto de atenção dediquei ao assunto. Quando Carlos José Amorim Calheiros (conhecido no mundo do futebol como Carlos Calheiros e no mundo das agências de viagens como José Amorim) foi de férias para o Brasil com a viagem paga pelo FC Porto, tudo comprovado por facturas, encolhi os ombros. O clube da organização e do rigor tinha pago, por engano, uma viagem a um árbitro. E daí? Quem nunca pagou uma viagem a um árbitro por lapso que atire a primeira pedra. Acontece-me pelo menos uma vez por mês. Quando li as escutas sobre a «fruta para dormir» e os «rebuçadinhos para a noite», nem pensei duas vezes. E quando Pinto da Costa confessou que recebeu um árbitro em casa na véspera de um jogo, limitei-me a bocejar.

É por isso que tenho grande dificuldade em compreender os receios dos adeptos do FC Porto. Quando se soube que o parecer de Freitas do Amaral considerava válidas as deliberações do CJ, Guilherme Aguiar declarou à comunicação social que, embora ainda não tivesse lido o parecer, mesmo assim já o achava fantasioso. Aqui está uma proeza difícil, mesmo para um jurista experimentado. O FC Porto emitiu um comunicado informando que, afinal, o prof. Freitas do Amaral não era o exemplo de credibilidade e competência que, duas semanas antes, eles tinham garantido que era. Para quê darem-se a este ridículo? Amigos, se não aconteceu nada depois do golo do Amaral, dos quinhentinhos, do José Pratas a bater o recorde dos 100 metros à frente do Fernando Couto em Coimbra, do Calheiros, da fruta para dormir e do serviço de árbitros ao domicílio, não é um parecer de Direito Administrativo que vos vai tramar. Nada temam. Têm tempo para ler os documentos antes de o comentarem. E depois podem dizer: «Sim senhor, gostei muito de ler o parecer, a história é empolgante, e tal, mas agora vou arquivá-lo aqui no caixote do lixo, ao lado desta factura em nome de José Amorim». Mais cedo ou mais tarde, é lá que ele vai parar.

medalha de bronze dos "jotas"


a equipa de Portugal, o país que quase só liga ao futebol, à celulite da nereida, ao bronze do filho do falecido dinis aveiro, à marca de gel que usa o quique flores, às vigarices de um conjunto de malfeitores que são dirigentes de um afamado clube do norte, à coloração do cabelo de um tal de madaíl, às unhas encravadas do paulo bento, e por aí fora, alcançou a medalha de bronze no campeonato do mundo de horseball que se realizou em Ponte de Lima de 28 de julho a 2 de agosto.
é um feito notável, na senda das excelentes classificações nos europeus de anos anteriores, nomeadamente no ano passado, a que tive oportunidade de fazer referência neste espaço.
o campo onde decorreram os jogos teve lotação esgotada em quase todos os encontros. 40 mil pessoas passaram por lá, mas a televisão não se lembrou de dar nenhum desafio (o portugal no coração ou o verão total, com os seus inefáveis apresentadores, é que é!).
no final, a lontra do desporto nacional, perdão, o secretário de estado do desporto, laurentino dias, estava muito feliz, apesar de não saber que o nosso país tinha uma das melhores equipas do mundo nesta modalidade.
o campeonato, para não variar, foi para a grande potência da modalidade: frança.
em segundo ficou a espanha. curioso que, há mais de dez anos, quando comecei a dar os primeiros passos e as primeiras quedas na equipa do agora seleccionador nacional, a espanha era ensinada pelos nossos melhores. bebiam e beberam os nossos ensinamentos como ninguém e, em pouco mais de dez anos, "botam figura".
parabéns à nossa selecção, apenas derrotada pela campeã frança (arghh!) na meia-final, vencendo a argentina no jogo de atribuição do 3. e 4. lugar.

sexta-feira, agosto 01, 2008

Poetas...

Porque amanhã é sábado (rectius, o verdadeiro sábado, o meu sábado off), convidei alguns amigos para ir jantar fora. Entre muitos que não responderam (obrigadinho, já agora), um houve que declinou o convite, precisamente porque terá de trabalhar amanhã de manhã. Perante a minha insistência, teve esta tirada:

"Xô Victor, eu conheço-me... Ir jantar e de seguida ir para casa é como ter preliminares com a Sílvia Alberto e depois ir dormir sozinho... Amanhã conta comigo."

E ainda dizem que não há poetas no mundo jurídico de Macau... ;)

Bom FDS!

P.S.: Para os opinadores da ordem, devo esclarecer que a frase não é pertença do insigne Galambas. Esse está em Portugal de papo para o ar...

Sharleen Spiteri.

Por bambúrrio mais do que por convicção, tive oportunidade de entrar numa loja de música em Hong Kong, onde uma tal de Sharleen Spiteiri se fazia ouvir nas colunas daquele espaço comercial. O som agradou-me e comprei o CD. Sei agora que esta vocalista fazia parte dos Texas e, entretanto, decidiu enveredar por uma carreira a solo.

O seu álbum de estreia chama-se "Melody" e possui um som verdadeiramente revivalista, a fazer lembrar a música dos anos sessenta. Muito bom.

Fiquem com esta "All the times I cried" e bom FDS!