terça-feira, setembro 30, 2008

Vietname.

Meus caros, aproveitando os feriados que aí vêm, este vosso amigo vai até ao Vietname. Voltarei domingo, dia 12 de Outubro.

Primeiro, até Hanói. Em seguida, uma voltinha por Halong Bay. Depois, um salto a Hoi An e Hue. Termino em Ho Chi Minh, onde espero visitar os túneis de Cu Chi e pernoitar no histórico “Majestic Saigon”, fundado em 1925.

Trarei fotografias e tudo o mais que me seja possível. Boas férias para os que forem; bons feriados e bom trabalho para os que ficarem.

Abreijos!

Da cebola.

Quando leio notícias destas, fico triste pelo Paulo Sousa (PS). PS foi um produto das escolas do SLB. Campeão do mundo em Riyadh. Saíu do Glorioso na mó de cima. Vendeu-se para os lados da lagartada, onde viria a sagrar-se vice-campeão, logo atrás do clube do seu coração. Teve uma carreira brilhante, em Itália e na Alemanha. Era, ele sim, um traidor com um tê muito grande. Sempre que assobiam ou quando usam a expressão “traidor” para descrever desconhecidos oriundos do Uruguai, fico como quando como cebola crua: profundamente indisposto. O epíteto “traidor” deve ser reservado para alguém que, de facto, merece o encómio. O PS mereceu-o. Foi um traidor a sério. Era, vá lá, um cozido à portuguesa; era um prato completo, no que à traição diz respeito. A cebola, coitada, não passa de um ingrediente. Faz um bom arroz, mas é claramente sobrevalorizada. Não se trai assim um traidor.

segunda-feira, setembro 29, 2008

Ricardo Araújo Pereira, no jornal "A Bola".

Acabou agora o Benfica-Sporting. Significa isto que, no momento em que começo a escrever esta crónica, o Sporting já não perde um jogo na Luz há cerca de cinco minutos. Sei que o Paulo Bento gosta imenso de estatísticas, e por isso não queria deixar de o manter actualizado. Seis minutos, agora. Outro dado interessante: mesmo sem a presença de Vukcevic e Stojkovic, houve um jogador incompatibilizado com Paulo Bento que mesmo assim conseguiu jogar o derby. O Carlos Martins. Foi um gesto bonito da parte do treinador do Sporting, ter deixado jogar o rapaz.

E neste momento o Sporting já não perde um jogo na Luz há mais de dez minutos. É obra. Quanto ao Benfica, arrisca uma sanção pesada das autoridades competentes. Os nossos centrais, não há que negar, são dois adolescentes. Estou a rever o jogo em alta definição e não consigo ver um único pêlo na barba dos dois petizes. E tenho quase a certeza de que vi o Quique Flores mudar a fralda ao Miguel Vítor ao intervalo. Por tudo isto, receio bem que aquilo que aconteceu ontem possa ser considerado trabalho infantil. Só não é trabalho porque os avançados do Sporting não deram trabalho nenhum. Na segunda parte, o Sidnei até se virou para trás e perguntou: «Sr. Quim, acha que posso ir lá à frente marcar um golo? Eu prometo que não demoro.» E o Quim disse: «Vai lá, pequenino. Não te percas.» E assim foi.

Entretanto, pareceu-me ver no ataque do Sporting um jogador que fazia mesmo lembrar o Liedson, mas completamente inofensivo. Não sei bem se era ele. O rabo do Rochemback tapa-me a visão sobre boa parte do jogo, por isso tenho dificuldade em dar-vos garantias, isto no momento em que o Sporting já não perde um jogo na Luz há quase meia hora.

No entanto, e apesar de tudo, para mim o aspecto mais relevante do jogo foi este: nos ecrãs do Estádio da Luz apareceram várias imagens de Quique Flores e mensagens sobre a mudança que ele está a operar no Benfica. Assim de repente, o Quique parecia-me um Barack Obama pálido. No fim, eu acreditava não só que ele é capaz de mudar o Benfica como estava convencido de que era capaz de dar um bom candidato à presidência dos Estados Unidos. Se os americanos o topam ainda são capazes de o levar para vice-presidente. Currículo tem ele. Toda a gente sabe que, comparado com gerir o Benfica, governar os Estados Unidos é uma brincadeira de Sidneis e Miguéis Vítores. Ou seja, de crianças. E com isto tudo o Sporting já não perde um jogo na Luz há mais de três quartos de hora.

rui pereira vs bruni

o ministro da administração interna, distinto membro da maçonaria, homem acima de qualquer suspeita, comenta, no vídeo em baixo, a carla bruni, distinta primeira dama gaulesa, cantora e ex-modelo.
vivam os microfones direccionais.


precisamos de merda, senhor soisa!

O
ao que se conta, o autor do poema, que me foi enviado por correio electrónico, tentou pedir adubos para a sua terra.
é dirigido ao ministro da agricultura Leovigildo Queimado Franco de Sousa.
Salazar, ao que parece, achou piada.

"- E X P O S I Ç Ã O -

Porque julgamos digna de registo
a nossa exposição, senhor Ministro,
erguemos até vós, humildemente,
uma toada uníssona e plangente
em que evitámos o menor deslize
e em que damos razão da nossa crise.

Senhor: Em vão, esta província inteira,
desmoita, lavra, atalha a sementeira,
suando até à fralda da camisa.
Falta a matéria orgânica precisa
na terra, que é delgada e sempre fraca!
- A matéria, em questão, chama-se caca.

Precisamos de merda, senhor Soisa!...
E nunca precisámos de outra coisa.

Se os membros desse ilustre ministério
querem tomar o nosso caso a sério,
se é nobre o sentimento que os anima,
mandem cagar-nos toda a gente em cima
dos maninhos torrões de cada herdade.
E mijem-nos, também, por caridade!

O senhor Oliveira Salazar
quando tiver vontade de cagar
venha até nós solícito, calado,
busque um terreno que estiver lavrado,
deite as calças abaixo com sossego,
ajeite o cú bem apontado ao rego,
e… como Presidente do Conselho,
queira espremer-se até ficar vermelho!

A Nação confiou-lhe os seus destinos?...
Então, comprima, aperte os intestinos;
se lhe escapar um traque, não se importe,
… quem sabe se o cheirá-lo nos dá sorte?
Quantos porão as suas esperanças
n'um traque do Ministro das Finanças?...
E quem vier aflito, sem recursos,
Já não distingue os traques dos discursos.

Não precisa falar! Tenha a certeza
que a nossa maior fonte de riqueza,
desde as grandes herdades às courelas,
provém da merda que juntarmos n'elas.

Precisamos de merda, senhor Soisa!...
E nunca precisámos de outra coisa.

Adubos de potassa?... Cal?... Azote?...
Tragam-nos merda pura, do bispote!
E todos os penicos portugueses
durante, pelo menos uns seis meses,
sobre o montado, sobre a terra campa,
continuamente nos despejem trampa!

Terras alentejanas, terras nuas;
desespero de arados e charruas,
quem as compra ou arrenda ou quem as herda
sente a paixão nostálgica da merda…

Precisamos de merda, senhor Soisa!...
E nunca precisámos de outra coisa.

Ah!... Merda grossa e fina! Merda boa
das inúteis retretes de Lisboa!...
Como é triste saber que todos vós
Andais cagando sem pensar em nós!

Se querem fomentar a agricultura
mandem vir muita gente com soltura.
Nós daremos o trigo em larga escala,
pois até nos faz conta a merda rala.

Venham todas as merdas à vontade,
não faremos questão da qualidade.
Formas normais ou formas esquisitas!
E, desde o cagalhão às caganitas,
desde a pequena poia à grande bosta,
de tudo o que vier, a gente gosta.

Precisamos de merda, senhor Soisa!...
E nunca precisámos de outra coisa.

Pela Junta Corporativa dos Sindicatos Reunidos, do Norte, Centro e Sul do Alentejo
Évora, 13 de Fevereiro de 1934
O Presidente
D. Tancredo (O Lavrador)"

sábado, setembro 27, 2008

Paul Newman, em The Verdict (1982) de Sidney Lumet

Morreu um dos melhores actores que passou por Hollywood. São vários os desempenhos notáveis na sua carreira pelo que se torna difícil destacar o que quer que seja. Com o Paul Newman acontecia-me algo que nunca se passa com mais algum actor ou actriz: fixar o nome do personagem que ele desempenhou. Pois em geral, mesmo durante o visionamento do filme, nunca sei o nome das personagens. Com ele era diferente. O "Fast" Eddie Felson de The Hustler (1961) de Robert Rossen e de The Color of Money (1986) de Martin Scorsese. O presidiário Luke de Cool Hand Luke (1967) de Stuart Rosemberg. Mas sobretudo naquele que é o meu Paul Newman favorito: o Frank Galvin de The Verdict (1982) de Sidney Lumet. O filme é qualquer coisa de assombroso. E o Paul Newman, ajudado tembém nesse filme pela direcção de um grande realizador e pelos desempenhos de grande qualidade de James Mason, Charlotte Rampling e Jack Warden, é genial no papel do advogado velho, alcoólico caído em desgrça, "ambulance chaser" e que se vê envolvido num julgamento em que enfrenta os poderes instalados. A cena das alegações finais, aqui reproduzida em parte . . . não há palavras, perante estas palavras de Frank Galvin.


Nem vem que não tem...

Uma magnífica música de Wilson Simonal para acompanhar o FDS! Todos quantos viram o excelente “Cidade de Deus”, o célebre filme brasileiro do Buscapé e do Zé Pequeno, vão com certeza lembrar-se dela.

Bom FDS!



P.S.: Hoje, às 3.30 da madrugada, hora de Macau, jogam Benfica e Sporting. Mais tarde, às 10.30, o jogo pode ser visto em diferido na RTPi. Espero, obviamente, que o Benfica vença o jogo.

sexta-feira, setembro 26, 2008

In my place.

Ontem, ao ver o jornal da tarde na RTP (que, em Macau, acaba por ser o jornal da noite), fiquei a conhecer a existência de uma tal de Ana Ferreira (Ana Free, na versão artística). É portuguesa e estuda em Inglaterra. Tem jeito para a música e, na falta de pilim para gravar um álbum, começou a colocar algumas gravações suas na internet. O sucesso tem sido vertiginoso. E a miúda bem merece.

Auguro-lhe um futuro sorridente. Tanto mais que a simplicidade demonstrada, a par da sua enorme simpatia e qualidade musical, são genuinamente cativantes.

Em baixo, ao seu lado, um tal de DJ Decryption faz das suas. Parece que é o “manager” da moça. O que quer que ele esteja a fazer com os beiços, até fica bem na música. Porém, o que já não fica bem e é até bastante inestético e despropositado, é aquela gravata e a postura corporal de rapper-branco-dos-subúrbios-com-ar-de-artolas. Deixa-te disso, pá!

quinta-feira, setembro 25, 2008

boa pinga II

é comum ouvir-se que "vinho é tinto, branco é refresco".
nada mais errado. branco, rosé ou tinto, quando o néctar é excelente, os racismos têm de ser postos de parte. é o caso deste Tiara 2006.

"o Tiara é um vinho pouco comum para a região do Douro, a sua frescura, intensidade e longevidade
resulta de vinhas muito velhas plantadas acima dos 600 m de altitude com as castas típicas da região.

nota de prova

cítrico com notas de maçã verde e fruto de caroço, intenso e elegante termina com notas minerais.
na prova vinho mostra-se vivo, cheio e com uma boa estrutura, aroma intenso e complexo com notas de frutos tropicais volumoso mas de grande leveza. frescura e elegância suportadas por uma boa acidez. final muito longo e persistente.

vinificação

2006 foi um ano bastante menos seco que os anteriores, durante o inverno a chuva foi abundante e toda a primavera decorreu com teores relativamente elevados de humidade. o processo de maturação começou lento e equilibrado e as chuvas ocorridas a meados de agosto auspiciavam uma boa vindima, no entanto as altas temperaturas que se fizeram sentir durante a última semana de agosto e as 2 primeiras de setembro, forçaram uma antecipação da vindima para os primeiros dias de setembro. após desengace total as uvas foram suavemente prensadas o mosto obtido foi decantado a baixas temperaturas, a vinificação sem inoculação decorreu em inox na presença de borras finas e prolongou-se por um período de 4 meses.

informação técnica

produto - Tiara branco 2006
produtor - niepoort (vinhos) s.a.
região - douro
ano - 2006
tipo de solo - xisto
vinhas - vinhas de lavradores
idade das cepas - 40, 60 e > 80 anos
castas - codega, rabigato, donzelinho, viosinho, arinto e outras
densidade por ha - 6500
condução das vinhas - guyot and royat
altura do mar - 600-800 m
período de vindima - setembro
forma de vindima - manual
malolátca - maio 2007
fermentação - cuba aço Inox
engarrafado - maio 2007
estágio - 6 meses em cuba em aço inox
extracto seco - 19,1 g/dm3
alcool - 14.1 % vol
acidez total - 4.77 g/dm3 ácido tartárico
acidez volátil - 0.40 g/dm3 ácido acético
Ph - 3.30
s02 livre de enchimento - 30 mg/dm3
produção - 6700 garrafas"
fonte (www.niepoort-vinhos.com)

nota final: um dos melhores vinhos brancos que alguma vez bebi. é verdade que tem 14.1 %, mas vale a pena procurar por ele no pavillions.
nota pessoal: 17,5

jangmi

depois do hagupit já aí anda a/o jangmi.

Hagupit... depois da tempestade... a avaliação dos estragos.

Impressionante o estado em que ficou a piscina de Cheoc Van e o passeio marítimo também de Cheoc Van. Se não tem passado a 150 kms de Macau, este, que já foi o tufão mais intenso dos últimos anos poderia ter provocado estragos bem maiores.





quarta-feira, setembro 24, 2008

boato?

corre o boato pela malta chinesa aqui do escritório de que está a acontecer uma nova corrida aos bancos em Macau. luso e wing hang são os alvos.
será que a crise financeira está a chegar a Macau umas semanas depois!
oh valha-nos o fed!

Fotos falsas - III.


Fotografia impressionante... e falsa! O efeito da onda foi manipulado.

zakumi


a mascote do maior certame de futebol do planeta que vai ter lugar, espera-se, na áfrica do sul, em 2010, chama-se zakumi e é um leopardo. foi apresentada ontem.

terça-feira, setembro 23, 2008

me(rda)lamina

primeiro era (só!) uma marca chinesa de leite em pó. depois, algumas marcas de leite líquido (não gosto desta denominação, porque leite é por natureza líquido) produzido na china. a seguir a marca que tenho no frigorífico "dutch lady". agora já falam no "mr. brown" e noutros produtos que contêm leite.
só vejo uma solução para isto: comprar mimosa ou beber vinho tinto.
pequeno almoço: sopas de cavalo cansado.
agora mais a sério, esta história, de que conhecemos apenas o que nos vão soprando da vizinha região, parece surreal. como é possível que um país que organizou os jogos olímpicos (e para-olímpicos) de forma grandiosa não tenha uma agência de controlo de qualidade como il faut? e já agora o nosso Macau não terá também de começar a controlar melhor a merdalamina que andamos para aí a consumir?

palinada desportiva

para os que dizem que comentar jogos na televisão é um "trabalho menor", deixo-vos com a sarah palin - ainda usava o nome de solteira heath - a apresentar as últimas do desporto, há uns anos atrás.


Campeonato Nacional de Futebol.

O SLB fez o que lhe competia e, com maior ou menor dificuldade, venceu o Paços de Ferreira por 4-3. Está agora com 5 pontos, os mesmos do FCP. O tempo, estou certo, vai encarregar-se de os colocar na frente da liga, onde vão lutar pelo título. Confio tanto no Quique, como confio no Jesualdo, por isso, estou convencido que o SLB vai ser campeão.

O campeonato começou como começam todos. Os grandes, por vezes, a tropeçar ou ainda a afinar a equipa; os pequenos, a aproveitar para fazer uns brilharetes e para sentir, ainda que efemeramente, o prazer de estar no topo do campeonato. Porém, a liga é uma prova de regularidade, longa e desgastante. Os clubes mais modestos não terão, por conseguinte, estrutura e capacidade para se manterem na frente por muito mais tempo.

No entanto, há já algumas certezas. Guimarães e Belenenses parecem mais fracos que o ano passado e o Braga, até ver, está muito aquém do que se esperava dele e de Jorge Jesus.

Na frente, nota máxima para Nacional e Sporting. O Nacional surpreendeu ontem, vencendo, sem apelo nem agravo, o Guimarães. O Sporting é uma lufada de ar fesco. É bom ver este histórico e simpático clube andar lá por cima, ainda que seja por poucas jornadas, lembrando os bons velhos anos 50, em que a sua equipa era temida e respeitada. Faço votos que o ano lhe corra bem e que consiga o apuramento para a taça UEFA, que bem precisamos de um Sporting a fazer uma gracinha lá fora, para bem dos pontos uefeiros de que Portugal precisa.

Para a semana, não deverá haver grandes novidades, com os dois crónicos candidatos ao título a receber equipas acessíveis em casa. Ficarão com mais 3 pontos e vão continuar irmanados, lado a lado, como convém a um campeonato que se pretende competitivo. Resta saber se o Nacional vai vencer o seu jogo com o Estrela e continuar, o malandro!, com as suas gracinhas, isolado lá na frente da corrida.

Nota mais para a Académica de Domingos Paciência. Espero que tenha um campeonato tranquilo e que consiga garantir, rapidamente, a manutenção na primeira linha do futebol português.

Está giro, o campeonato!

segunda-feira, setembro 22, 2008

zé mário, o special one

desde que vim de portugal que tenho estado a ler este livro, que é a adaptação da tese de mestrado que luís lourenço defendeu na universidade católica.
nota máxima teve a tese e nota máxima tem o livro.
o zé mário escreve o prefácio e diz que se identifica com o livro: "está cá tudo o que é necessário para se poder retirar ensinamentos da minha liderança para a liderança de cada um nas organizações em geral".
a ciência ao serviço da bola ou a bola ao serviço da ciência.
em qualquer dos casos, zé mário, o special one, que já lidera o campeonato italiano.

Miguel Sousa Tavares.

HONRA: ALGUÉM SE LEMBRA?

1.- Há apenas uns meses, o senador McCain, que em Janeiro se poderá tornar o próximo Presidente dos Estados Unidos, afirmava ainda que o governo federal se deveria manter fora dos assuntos que tinham que ver com o funcionamento do sector financeiro e do livre mercado capitalista. Embora já então fosse mais do que evidente que a chamada crise do subprime no sistema financeiro americano estava ainda longe de mostrar o fundo e que o fundo era um lamaçal onde alguns dos mais incensados colarinhos brancos dos Estados Unidos estavam atolados em práticas impensáveis de batota e especulação irresponsável, o velho senador mantinha-se ainda atado de pés e mãos à crença de que o capitalismo é conforme à vontade de Deus e que qualquer veleidade de vigilância sobre ele é um erro económico e um atentado aos valores da sociedade liberal. Mas esta semana, confrontado com a decisão do Tesouro de injectar 85.000 mil milhões de dólares na AIG para evitar a falência da maior seguradora mundial e o colapso de milhões de pensões de reforma de americanos que trabalharam toda a vida confiando no sistema, McCain teve de rever o seu discurso, embora talvez não as suas convicções. Agora, já veio falar na necessidade de regulação de um sector que revelou excesso de ganância e de irresponsabilidade. Com dezenas de milhões de votos de pensionistas a serem disputados em Novembro, com o dinheiro dos contribuintes americanos largamente empenhado para salvar a AIG, os dois maiores gigantes do crédito hipotecário e vários bancos entre os quais o sagrado JP Morgan, mesmo o mais doutrinário dos nefastos neocoms americanos não pode ignorar esta verdade vexatória: o capitalismo americano, o farol da terra, está a tentar ser salvo pelo Governo dos Estados Unidos com recurso a medidas que fazem lembrar o PREC português, dos anos 70. Só que, se então eram os comunistas que tratavam de nacionalizar a economia por questões ideológicas, agora são os próprios capitalistas a aplicar medidas comunistas para se salvarem a si próprios. Quem paga? Pagam os contribuintes, os que trabalharam em troca de um salário, enquanto os administradores do falido Lehman Brothers recebem milhões a título de prémio de boa gestão ou indemnização para se irem embora, depois de terem afundado o navio.Anos e anos a fio, os liberais têm-nos explicado que as empresas têm de crescer, crescer sem limite, para ganharem dimensão estratégica numa economia global. E os governos tudo têm feito por isso: consentem e estimulam as fusões e aquisições, mesmo sabendo que tal diminui e falseia a concorrência - que é um dos pilares do mercado livre - e que, quando um gigante assim insuflado, como a AIG, tropeça na sua própria dimensão, são milhões de postos de trabalho de gente inocente que vão ser postos em causa e um efeito de cascata que se desencadeia, abalando toda a economia. Bem dizia Marx, que, entregue a si próprio, o capitalismo se devoraria.O que falhou? Falhou a noção de honra dos capitalistas e a noção de dever dos governantes. Falhou a consciência da responsabilidade social do dinheiro, substituída pela simples ganância de mais e mais lucros, sem olhar sequer a regras de prudência elementares. Vimos como, entre nós, um banco que era apontado como um case study de modernidade e inovação, onde mandavam os gestores profissionais e não os accionistas parasitários, se transformou num case study de tropelias de toda a ordem, em que o objectivo principal da gestão parecia ser, não o de servir os accionistas, os clientes, os trabalhadores do banco ou a economia nacional, mas sim a luxúria e o desejo de acreditação social dos seus gestores. No antigo faroeste americano, os que eram apanhados a fazer batota ao jogo eram despidos de tudo, pintados com alcatrão, cobertos de penas e expulsos da cidade. Hoje recebem milhões de indemnização para se irem embora e reformas vitalícias que são um escândalo público. Porque, quando a honra deixa de ser um valor na vida em sociedade, a vergonha não pesa nada.

2.- Consta que vamos mandar três polícias para a Geórgia. Não vão para dirigir o trânsito nem caçar multas por excesso de velocidade: vão, por mais ridículo que isto seja, para mostrar o nosso compromisso para com o objectivo da NATO de conter o expansionismo russo no Cáucaso. Ora, recapitulemos:
- a Geórgia é um dos países que se separaram da órbita da ex-URSS e que, em decorrência da perigosa estratégia de cerco à Rússia, logo recebeu a ajuda do imbecil do Bush para se tornar um satélite dos Estados Unidos, sob uma das três modalidades habitualmente propostas: receber mísseis americanos, aderir à NATO ou ser declarada protegida desta;
- entretanto, o novo país instalou-se sobre um poder formado por seitas mafiosas, totalmente corruptas e criminosas, autêntico paradigma do que é suposto não serem os valores morais do Ocidente;
- do novo país fazem parte as regiões autónomas da Abkhazia e Ossétia do Sul, de maioria russa, e que ficaram como enclaves da Geórgia, da mesma forma que o Kosovo, de maioria albanesa, ficou como enclave da Sérvia;
- quando, há meses, os Estados Unidos, a NATO e a UE promoveram a irresponsável declaração de independência unilateral do Kosovo, contra a ONU e com o único fundamento de que a maioria da sua população não era sérvia, Moscovo avisou que estavam a abrir uma caixa de Pandora e todos perceberam que sim e, todavia, foram em frente;
- escorada na protecção dos Estados Unidos e da NATO, a Geórgia resolveu romper o statu quo e forçar a anexação pela força das suas zonas russófonas: invadiu a Ossétia, matou indiscriminadamente, bombardeou, destruiu, provocou centenas de milhares ou milhões de refugiados: uma forma muito estranha de tratar o seu povo. Mas os EUA, a NATO, a UE, mantiveram-se calados. E só reagiram quando Moscovo enviou o Exército em defesa das populações russas e, obviamente, a seguir passou a promover a declaração de independência de ambas as regiões - tal qual como o Kosovo fez. Então, sim, as boas e idiotas almas que nos governam desataram a gritar: Socorro, que o urso está de volta!.Andam a brincar com o fogo. E nós lá vamos, acompanhando galhardamente o esforço de conter o expansionismo russo, enviando três polícias para essa coisa que nos é tão íntima, que é o Cáucaso. Mais valia mandarmos três bombeiros.

3.- Uma lei especial e antiga estabeleceu que o general Eanes não poderia acumular a sua pensão de reserva como militar com a pensão de ex-Presidente da República. Uma lei estranha, num país em que as grandes figuras do regime acumulam tudo: pensões privadas com pensões públicas, pensões públicas com ordenados privados e pensões públicas com pensões públicas. Sentindo-se discriminado, o general recorreu à justiça, que, muitos anos depois lhe deu razão e mandou que passasse a receber ambas as pensões, mais os retroactivos, cerca de 1.300.000 euros. Eanes, porém, recusou receber os retroactivos. Num país em que tantos exigem e recebem do Estado o que podem e o que não deviam, ele recusou uma pequena fortuna.
Não sei as razões, mas conheço suficientemente o homem para perceber a sua motivação. É uma questão de honra. E, nas questões de honra, não basta apregoá-la, é preciso tê-la.

Tufão "Hagupit"

Um pouco armado em Anthímio de Azevedo e porque o MACA(U)quices também existe para prestar um serviço aos habitantes da RAEM, aqui fica uma imagem da trajectória do tufão "Hagupit", neste momento a Nordeste das Filipinas. Prevê-se por enquanto que o mesmo passe um pouco a Sul de Hong Kong, conforme noticia de uma rádio da Região vizinha, ou seja, perto de Macau.
Ai se isto me estraga as férias da próxima semana.....


P.S. Para quem não conhece e queira acompanhar o desenvolvimento da tempestade aqui ficam:

- Site da Direcção dos Serviços Meteorológicos e Geofísicos (Macau)

- Hong Kong Observatory (estou a tentar abrir para confirmar o endereço mas em Hong Kong eles são muito mais que nós e por isso o site está um bocado congestionado)

sábado, setembro 20, 2008

Especulação.

Apesar de durante o dia de ontem os mercados bolsistas da Europa e da Ásia terem registado uma significativa melhoria (também nos EUA parece haver agora uma tendência mais positiva), ainda não é possível afirmar que a crise financeira está, para já, ultrapassada. Não sei se servirá de aviso à navegação ou de uma mera escolha de palavras, mas vale a pena lembrar Mark Twain. Tanto mais que se aproxima o mês de Outubro e, com ele, o espectro de uma terça-feira negra de há 79 anos atrás.

"October, this is one of the peculiarly dangerous months to speculate in stocks. The others are: July, January, September, April, November, May, March, June, December, August and February." - Mark Twain.

david vai-te embora

quando o herman tinha muita piada

sexta-feira, setembro 19, 2008

boa pinga I

como sou pouco organizado e nada dado a rotinas, rubricas é coisa que nunca me passou pela cabeça (tentar) escrever aqui neste espaço de convívio.
no entanto, como hoje é sexta e sei que alguns dos compagnons de blogue e leitores assíduos deste espaço gostam, como eu, de uma boa pinga, inauguro, espero que não seja de forma efémera, uma rubrica: "boa pinga".
tentarei dar conta de bons néctares que, como se diz na minha terra, me "vão passando pelos queixos", socorrendo-me de informação oficial ou não, que encontre na net e, quando for o caso direi, da minha experiência com o vinho.
beber um bom vinho é um acto de cultura e de amor. desde logo, pelos nossos antepassados que o descobriram e desenvolveram.
vinho, enchidos, queijo e pão são, para mim, das melhores provas de inteligência do Homem.
aqui fica o primeiro capítulo.

região: alentejo/albernôa
classificação: vinho regional alentejano
tipo: tinto
colheita: 2005
castas:
aragonês - 40%
alicante boushet - 20%
touriga nacional - 15%
syrah - 15%
alfrocheiro - 10%
área de vinha - 2 ha
tipo de solo - xistoso
vinificação
as uvas foram colhidas manualmente e transportadas em pequenas caixas de 12 kg até à adega. a fermentação deu-se com controlo de temperatura em em pequenos lagares, onde as uvas foram pisadas seguindo o método tradicional. o vinho estagiou parcialmente em barricas novas de carvalho francês por um período de 6 meses.
notas da prova
vinho de cor bastante carregada. o nariz possui uma intensidade aromática bastante elevada, característica da região em questão e com um estilo muito próprio. a fruta está bem marcada onde os frutos vermelhos se evidenciam, em particular o morango, apresentado também algumas notas florais. na boca apresenta um grande volume de entrada acompanhado por taninos bastante elegantes que fazem a boca por completo. é bastante persistente, ficando o fim de boca com notas de fruta bastante jovem e um ligeiro toque de madeira.
engarrafamento - julho de 2006
produção - 87000 garrafas
análise - álcool - 14%; acidez total - 6,3 g/l em ácido tartárico; ph: 3,6.
(fonte: site da herdade)
notas finais:
apesar de ter trazido uma garrafa de portugal, costuma poder ser encontrado no supermercado bem-vindo, ali ao hoi fu, ou no aurora, crown hotel, taipa.
é uma excelente pinga para beber com os amigos acompanhado de uns bons enchidos ou queijo!
nota pessoal: 16,5

Democratas na frente.

Aparentemente, o efeito criado pela novidade que foi a escolha de Palin para candidata à vice-presidência dos EUA começa a esbater-se. A onda de entusiamo à volta dela está a diminuir e os democratas retomaram a liderança nas sondagens.

Eventos

Falo-vos de alguns eventos que se realizam ou vão realizar no Venetian. Pelo menos isso podemos agradecer ao resort construido e inaugurado em Macau já faz mais de um ano.. alguns acontecimentos importantes, espectáculos que podemos ter o prazer de assistir e que elevam um bocado (grande) a qualidade da oferta aqui do burgo.

Já vai para algumas semanas que fui ver Zaia, o espectáculo assinado pelo Cirque de Soleil e que se encontra em exibição no Teatro do mesmo nome. Gostei imenso do que vi, foi a primeira vez que vi um espectáculo inteiro deles sendo que assisti a 15 minutos de apresentação na inauguração do Venetian. Nesses 15 minutos concordo que escolheram números mais intensos. Agora a sua actuação é muito mais visual, de grande composição cénica, com imensa cor e movimento acompanhados de músicas originais que envolvem o espectáculo mas sem esquecer alguns momentos de “frisson” como se deseja.. Não sou obviamente da opinião de um amigo meu que, no dia seguinte ao espectáculo me disse: “Epá… não gostei muito… fui uma vez ver um circo a Albufeira que aquilo é que era emoção..”… ehhrrr.. pois… não me parece comparável.. o objectivo parece-me esse mas também muitos outros.

Vem ai também o Tennis Showdown 2008, no dia 20 de Novembro. Confesso que por preguiça ainda não consegui perceber se ainda há bilhetes para o evento. Até porque o site do Venetian não me tem ajudado.. O que sei é que vem McEnroe, Borg, Federer e Nadal ou Blake. Quanto a isso só me resta, como poucas vezes faço, torcer pelos Estados Unidos nas meias finais da Taça Davis já que quem sair eliminado desse embate virá aos jogos de exibição em Macau.. E eu prefiro (como se calhar todos preferem) que venha Nadal.. não sei.. parece-me melhorzito..

Depois os concertos.. Vem a tal da Avril Lavigne, cantora que nunca apreciei especialmente, até um dia assistir a partes de um concerto em DVD que um amigo meu tinha em casa.. Não passei a adorar, nem de perto, mas pelo menos passei a dar-lhe algum valor já que o som nem estava muito mau.. A música que ouvi do ultimo album fez-me ficar novamente de pé atrás.. O concerto é dia 20 de Setembro, aliás, amanhã (só me apercebi disto agora, já nem deve haver bilhetes)

Vêm também os Linkin Park no dia 21 de Outubro, grupo que não acompanho há alguns anos mas dos quais apreciei bastante o álbum mais conhecido (Hybrid Theory) mas que me parece que cairam no erro de permitir muitas misturas e remisturas do seu som, misturas com participação de cantores hip-hop, o que desgastou um pouco a sua imagem. De qualquer maneira não me importava nada de os ver ao vivo… Aqui o único problema é o concerto ser no dia de aniversário de uma amiga.. Não se pode ter tudo…

quinta-feira, setembro 18, 2008

acabou o futebol (profissional) na minha terra


como alguns sabem, nasci em Abrantes há 33 anos.
lá vivi 10 anos.
depois rumei a Lisboa onde estive 16 anos - com 1 de Paris pelo meio -, mas ía muitas vezes passar o fim-de-semana à terra, ver os meus progenitores e restante família.
a seguir vim para Macau.
entrementes, mais precisamente em 1999, foi fundado o Abrantes Futebol Clube.
começou na segunda divisão distrital de santarém e, em 3 épocas, estava na terceira. dois anos depois na segunda nacional onde se manteve até hoje, data em que foi desqualificado pela fpf do campeonato da segunda divisão, série C.
fiz-me sócio ainda em 99. ainda há duas semanas, de passagem natalícia, não se falava noutra coisa que não fosse a situação em que se encontrava. ainda assim paguei as quotas de dois anos. 60 euros.
muito ajudado pelo grupo lena no período de lua-de-mel com a câmara municipal, sempre viveu acima das possibilidades. tenho para mim que, mesmo nos tempos áureos, ía mais gente do concelho, predominantemente encarnado, ao Estádio da Luz do que aos jogos do AFC. ainda assim aguentou-se bem acima do que podia. acabou-se a lua-de-mel e o grupo lena divorciou-se da autarquia e, por causa de salários em atraso a alguns ex-atletas e a um ex-treinador, agora só futebol de formação e escolinhas podem pisar o excelente relvado do estádio municipal construído (pelo grupo lena) para o efeito. apesar de concordar que não havia outra coisa a fazer, é pena que outros clubes em situação parecida (estou a lembrar-me, assim num relâmpago, de um que veste de xadrez) não tenham o mesmo destino e que o bom povo da minha terra fique privado do sempre emocionante abrantes-eléctrico ou de um abrantes-nelas, etc.
ao carola, Alberto, presidente do clube, e dono de um dos melhores restaurantes da zona - o Santa Isabel - que tudo fez para que não fosse este o epílogo, o meu abraço. aos outros presidentes que por lá passaram, que por acaso até chegaram a delegados da liga aos jogos do campeonato sagres e vitalis e que muito contribuiram para que se chegasse a isto, talvez seja melhor que se mantenham por essa escola de virtudes e acompanhem sempre presidentes de clubes aos seus lugares nos camarotes dos estádios do país.


aiA, aiB, aiC, aiD, aiE, aiF, aiG...


aiA crise que grassa os mercados financeiros. 10 anos (de)bushistas deram no que se vê. nem a ex-miss "tiro ao veado" safará o velhote mccain. bem que ele tenta desmarcar-se de um presidente que passava bem por ministo do governo ps: incompetente q.b., arrogante como poucos e que não consegue distinguir a ficção da realidade.

aiBush. simpatizei, em puto, fascinado pela guerra fria, pela perestroika, pela guerra do golfo, quem não se lembra do zé orelhas dos santos com o, ou como se diz no Alentejo, a mais o rogeiro naquela noite interminável do início da guerra, com o partido republicano. gostei do reagan. cowboy, mas daqueles que dominava o rancho. não desgostei do pai bush. mas depois veio o bill e virei democrata. depois deste, o maior erro da história política dos eua. consequências? estão à vista.

aiCatano que isto não vai acabar bem. os eua, pátria do capitalismo, reino do vil metal, nacionaliza empresas num abrir e fechar de olhos. apesar de não simpatizar com a personagem, até gostava que o cunhal fosse vivo para ouvir o que nos teria para dizer. e o zé, não é o orelhas, é o outro, o estaline. que diria este senhor das nacionalizações na terra do tio sam? e o octávio pato? e a odete santos não terá nada a dizer?

aiDe vocês, americanos, que não votem no obama. já chega de entregarem o vosso país a pessoas que nem para taxistas de macau servem.

aiEstados Unidos. quem vos viu, fortes, imponentes, dominadores, imperiais. quo vadis, tio sam?

aiFed. com o verdespan, que agora até virou visionário, mas que é um dos grandes responsáveis pela desordem económico-financeira do globo. um caquético a quem daria o rendimento mínimo, ou subsídio de inserção social, para estar calado. estaria que nem ginjas ao lado do querido líder, ali a norte do paralelo 38.

aiGroup. maior seguradora dos país do phelps. das maiores do globo. salva no último minuto. tipo pai que safa o filho em situação de aperto. ou tipo golo de vata há quase 20 anos atrás, com a mão!

como já vi por aí, até nem é mau a crise estar apenas no aiG...

Barba e cabelo.

Ao contrário de muito boa gente, desejo sempre que as equipas portuguesas saiam vencedoras dos seus jogos nas competições europeias, mas não resisti... ;)

Para ver melhor, cliquem na imagem.

Espero que o SLB (e demais equipas portuguesas) consiga melhor resultado que o SCP e, se possível, idêntico ao que foi alcançado pelo FCP ontem à noite.

quarta-feira, setembro 17, 2008

Fotos falsas - II

Na fotografia, o livro que Bush Jr. segura nas mãos foi propositadamente invertido.

Dinheiro.

Qual a verdadeira relevância do dinheiro e qual o seu impacto nas relações humanas? Fiquem com este texto do Prof. Peter Singer, publicado na "Macau Business".

When people say that “Money is the root of all evil,” they usually don’t mean that money itself is the root of evil. Like Saint Paul, from whom the quote comes, they have in mind the love of money. Could money itself, whether we are greedy for it or not, be a problem?

Karl Marx thought so. In The Economic and Philosophical Manuscripts of 1844, a youthful work that remained unpublished and largely unknown until the mid-twentieth century, Marx describes money as “the universal agent of separation,” because it transforms human characteristics into something else. A man may be ugly, Marx wrote, but if he has money, he can buy for himself “the most beautiful of women.” Without money, presumably, some more positive human qualities would be needed. Money alienates us, Marx thought, from our true human nature and from our fellow human beings.

Marx’s reputation sank once it became evident that he was wrong to predict that a workers’ revolution would usher in a new era with a better life for everyone. So if we had only his word for the alienating effects of money, we might feel free to dismiss it as an element of a misguided ideology. But research by Kathleen Vohs, Nicole Mead, and Miranda Goode, reported in Science in 2006, suggests that on this point, at least, Marx was onto something.

In a series of experiments, Vohs and her colleagues found ways to get people to think about money without explicitly telling them to do so. They gave some people tasks that involved unscrambling phrases about money. With others, they left piles of Monopoly money nearby. Another group saw a screensaver with various denominations of money. Other people, randomly selected, unscrambled phrases that were not about money, did not see Monopoly money, and saw different screensavers. In each case, those who had been led to think about money – let’s call them “the money group” – behaved differently from those who had not. When given a difficult task and told that help was available, people in the money group took longer to ask for help. When asked for help, people in the money group spent less time helping. When told to move their chair so that they could talk with someone else, people in the money group left a greater distance between chairs. When asked to choose a leisure activity, people in the money group were more likely to choose an activity that could be enjoyed alone, rather than one that involved others. Finally, when people in the money group were invited to donate some of the money they had been paid for participation in the experiment, they gave less than those who had not been induced to think about money.

Trivial reminders of money made a surprisingly large difference. For example, where the control group would offer to spend an average of 42 minutes helping someone with a task, those primed to think about money offered only 25 minutes. Similarly, when someone pretending to be another participant in the experiment asked for help, the money group spent only half as much time helping her. When asked to make a donation from their earnings, the money group gave just a little over half as much as the control group.

Why does money makes us less willing to seek or give help, or even to sit close to others? Vohs and her colleagues suggest that as societies began to use money, the necessity of relying on family and friends diminished, and people were able to become more self-sufficient. “In this way,” they conclude, “money enhanced individualism but diminished communal motivations, an effect that is still apparent in people’s responses today.” That’s not much of an explanation of why being reminded of money should make so much difference to how we behave, given that we all use money everyday. There seems to be something going on here that we still don’t fully understand.

I am not pleading for a return to the simpler days of barter or self-sufficiency. Money enables us to trade – and thus to benefit from each other’s special skills and advantages. Without money, we would be immeasurably poorer, and not only in a financial sense. But now that we are aware of the isolating power that even the thought of money can have, we can no longer think of money’s role as being entirely neutral. If, for example, a local parents’ organization wants to build a children’s playground, should it ask its members to do the work on a voluntary basis, or should it launch a fundraising campaign so that an outside contractor can be employed?

Harvard economist Roland Fryer’s proposal to pay poor students for doing well at school is another area where using money is open to question. If money were neutral, this would be just a question of whether the benefits of using money outweigh the financial costs. Often, they will – for example, if the parents lack the skills to build a good playground. But it would be a mistake to assume that allowing money to dominate every sphere of life comes without other costs that are difficult to express in financial terms.

terça-feira, setembro 16, 2008

Mamma mia!

Imediatamente antes de ler algumas críticas cinematográficas norte-americanas ao musical Mamma Mia!, tinha pensado contar-vos que no passado domingo fui ver o filme. E que até gostei. E que também o achei deveras divertido. E que foi agradável ouvir as músicas dos Abba e ver Meryl Streep mostrar mais uma das suas inúmeras facetas artísticas. E que sou da opinião que Pierce Brosnan não se devia meter noutra destas, sob pena de cair no ridículo ou rebentar o tímpano a um ouvinte/espectador mais sensível. No entanto, como dizia, tudo isto foi antes de ler as arrasadoras críticas ao filme. Com efeito, depois do que li sobre este musical, corei e estive na iminência do auto-flagelo por ter cometido o atrevimento de me divertir a ver a película. É que estes críticos profissionais são, de facto, gajos cuja opinião devemos respeitar religiosamente. Aliás, um respeito que não poderá deixar de ser semelhante ao que eles têm pelo trabalho daqueles que são alvo da sua mediocridade...



P.S.: Eh pá, em rigor, o filme não é nenhum West Side Story, mas vê-se bem. E, com tanta porcaria que por vezes se compra ali para os lados de Zuhai, comprem mais este que até entretém. Ainda assim, nunca é de mais dizê-lo, desliguem o som quando aparecer o Pierce Brosnan...

Questão


Como só hoje votei na sondagem que o Xô VICI colocou aqui no estaminé relativamente às eleições Norte-Americanas do final do ano e por isso só hoje vi como andam os resultados da dita pergunto.. As pessoas que participam andam a responder à questão sobre quem vai ganhar ou sobre quem gostavam que ganhasse? Porque (infelizmente) ou muito me engano ou aposto que sondagens similares colocadas em tantos outros blogs (se existissem) na altura das 2 últimas eleições e com participação maioritária de europeus ou de, vá lá, norte-americanos residentes nos estados do litoral dariam como certa a vitória de Gore e Kerry... Ou não?
(eu, à pergunta "Quem vai ganhar as eleições nos EUA?" respondi McCain... mas espero enganar-me)

Carlos Lopes

Este Carlos Lopes (e não o outro nascido em Vildemoinhos - Viseu, que também muito nos orgulhou), abandonou ontem a alta-competição durante os Paralímpicos de Pequim após 20 anos dedicados ao atletismo.
Para o seu currículo ficam:

- 9 medalhas de Ouro, 4 de Prata e 3 de Bronze em Campeonatos do Mundo
- 10 medalhas de Ouro, 8 de Prata e 3 de Bronze em Campeonatos da Europa
- 4 medalhas de Ouro e 1 de Bronze em Jogos Olímpicos

E você? Quantas tem?

sexta-feira, setembro 12, 2008

Harder, better, faster, stronger

Há malta que se lembra de cada coisa... mas este pelo menos lembrou-se de o fazer com um som que aprecio muito apesar de já ter uns aninhos...
Bom fim de semana prolongado e boa viagem para quem for a algum lado.. Eu, vejo-vos nos sítios do costume..

Soltas.

A senhora que só tem passaporte há 1 ano

Palin, depois do impacto da nomeação e do discurso ultraconservador, deu a sua primeira grande entrevista, ao ABC News. No rescaldo, deixo-vos com uma das passagens da extensa análise que é feita no NY Times sobre tal entrevista e que evidencia as enormes fragilidades da senhora para ocupar o cargo a que se candidata: “At times visibly nervous, at others appearing to hew so closely to prepared answers that she used the exact same phrases repeatedly, Ms. Palin most visibly stumbled when she was asked by Mr. Gibson if she agreed with the Bush doctrine. Ms. Palin did not seem to know what he was talking about. Mr. Gibson, sounding like an impatient teacher, informed her that it meant the right of “anticipatory self defense.”

Municipais no Brasil

No Brasil, as eleições municipais têm decorrido sob o signo da violência. Foram já 8 os candidatos que perderam a vida. Entretanto, o crime organizado ameaçou retaliar se os candidatos no Rio de Janeiro resolvessem visitar as favelas da cidade. Lula da Silva não se ficou e já ordenou o envio de 12 mil militares, carros blindados e helicópteros para patrulhar a cidade.

Pedroso

Confesso que desconhecia este sujeito por completo até uns putos o terem identificado como pedófilo. Ok, já sei que dizem que os putos mentiram, que os seus depoimentos não eram credíveis. Mas, se não eram credíveis no caso de Pedroso, por que é que o eram nos demais? Já agora, aproveito para lhe dar os parabéns por estar prestes a enriquecer à custa dos contribuintes. O primeiro político da história que consegue tirar tanto dinheiro do bolso dos portugueses antes de ser ministro. Vai longe, o gajo!

Fala-barato

O boçal Chávez deu esta entrevista. Faz-me lembrar o Alberto, só que com mais petróleo. Ah!, e este não gosta de americanos, o Alberto não se dá é com os cubanos...

quinta-feira, setembro 11, 2008

Não façam isso aos rapazes!


Quem me conhece, sabe que não sou um grande adepto da gravata. Talvez por causa da influência (e calor) moçambicano, habituei-me a andar mais liberto (há quem diga desleixado, mas isso são as más línguas). Regra geral, uso a gravata só quando tenho de falar com clientes. E, em boa verdade, isso prende-se mais com o facto de não querer que o meu interlocutor se sinta menosprezado do que com qualquer acréscimo de confiança ou de solenidade que o seu uso me possa transmitir. Como não quero chatices e porque o estaminé não é meu, transijo no seu uso.

Não é necessária especial reflexão para perceber que o uso da gravata sempre esteve conotado com a posição social de quem a usa. Uma questão de status, dignidade e, até, algum elitismo. Segundo reza a melhor escola de historiadores (rectius, internet...), o seu uso terá surgido com Luís XIV. De facto, conta-se que os Croatas terão conquistado a Turquia para o Rei-Sol. Ao entrar vitorioso na capital conquistada, o exécito Croata envergava um lenço vermelho enrolado ao pescoço. Luís XIV gostou do que viu e instituíu o seu uso na corte francesa, inicialmente apenas um laço à volta do pescoço. Baptizou-a de “cravat" (croatcravat). Esta evoluíu e chegou aos nossos dias com o formato que adquiriu nos últimos séculos.

Noutro registo, também parece facilmente perceptível que a gravata é um dos principais símbolos fálicos que adornam a indumentária masculina. Dependurada (ainda que este facto dependa da goma que se lhe aplique e que a poderá, ou não, encrespar) e terminando, regra geral, numa seta apontando para o dito cujo. Há, inclusivé, quem a veja como um símbolo do poder masculino sobre o feminino.

Provavelmente, estará já o mais atento leitor a perguntar-se se não terei ensandecido de vez, ou qual será o propósito do que escrevo. Como não quero que a curiosidade vos angustie, passo a explicar sem delongas: já terão porventura atentado na forma desleixada como os nossos seleccionados usam a gravata (ver foto acima)? Nó mal executado; gravata desapertada e levemente torta; muito curta; enfim, várias disfunções se poderiam apontar aos jogadores da bola e ao uso que dela fazem. Creio que não estarei longe da verdade se afirmar que serão os próprios a desejar que não se façam paralelismos (ou chistes de má-fé) entre o símbolo e o simbolizado, não é assim? Principalmente o Miguel (que vem à frente), sob pena de deitar por terra anos e anos de tradição africana. Então do célebre Secretário, acho melhor nem falar...

Dando de barato que os jogadores concordam com o que acima avento, então mais vale deixarem de se armar ao pingarelho e passar a andar menos (mal) aperaltados! Que continuem a usar o raio do telemóvel, ipod e afins, mas que se deixam da gravata, pelos santinhos! Apelo daqui aos responsáveis pela indumentária da selecção: deixem de obrigar os pobres jogadores a andar com o adorno ao pescoço, porra! Em nome da masculinidade do Veloso e do Moutinho, pá! Só faltava obrigar a rapaziada a carregar um livro para efectivamente ler durante as inúmeras deslocações que fazem. Não, mil vezes não! Até porque assim o CR não podia ir...

Não façam isso aos rapazes!


P.S.: Esta posta não deve ser vista como uma reacção à triste figura de ontem. Aliás, estava escrita desde o passado fim-de-semana, para que conste.

Fotos falsas - I.

Recentemente, o Daily Telegraph publicou uma interessante compilação de 20 conhecidas fotografias que, ao fim e ao cabo, são um mero resultado da adulteração sensacionalista, jocosa ou com intuitos políticos.

Hoje, fiquem com esta:

quarta-feira, setembro 10, 2008

Para reflectir.

Os deputados e, principalmente, os ministros que governam Portugal, estão absolutamente desfasados da realidade do país. Isso é perigoso, como o comprova o encerramento de hospitais – o que tem vindo a acontecer, em regra, nos locais mais recônditos e afastados dos grandes centros urbanos, cada vez mais beneficiados perante um interior que é votado ao abandono. Outro exemplo desta deplorável e irresponsável acção política é a lei do divórcio, defendida à saciedade por Alberto Martins. Tanto quanto sei, trata-se de uma lei descontextualizada e contraditória.

A este propósito, leia-se a Mensagem do Presidente da República à Assembleia da República referente ao diploma que altera o Regime Jurídico do Divórcio e da qual aqui vos deixo um pequeno extracto:

5. Essa ponderação quanto à manutenção do divórcio por causas subjectivas, fundado na culpa de um dos cônjuges, parece tanto mais necessária quanto o legislador, como é natural e desejável, mantém o conjunto dos deveres conjugais previsto no artigo 1672º do Código Civil, embora não associando, estranhamente, qualquer sanção, no quadro do processo de divórcio, ao seu incumprimento intencional.

6. Na verdade, é no mínimo singular que um cônjuge que viole sistematicamente os deveres conjugais previstos na lei possa de forma unilateral e sem mais obter o divórcio e, sobretudo, possa retirar daí vantagens aos mais diversos níveis, incluindo patrimonial. Assim, por exemplo, numa situação de violência doméstica, em que o marido agride a mulher ao longo dos anos - uma realidade que não é rara em Portugal -, é possível aquele obter o divórcio independentemente da vontade da vítima de maus tratos. Mais ainda: por força do crédito atribuído pela nova redacção do nº 2 do artigo 1676º, o marido, apesar de ter praticado reiteradamente actos de violência conjugal, pode exigir do outro o pagamento de montantes financeiros. Se, por comum acordo do casal, apenas o marido contribuiu financeiramente para as despesas familiares, é possível que, após anos de faltas reiteradas aos deveres de respeito, de fidelidade ou de assistência, ele possua ainda direitos de crédito sobre a sua ex-mulher e que esta, dada a sua opção de vida, terá grandes dificuldades em satisfazer. O novo regime do divórcio não só é completamente alheio ao modelo matrimonial e familiar que escolheram como as contribuições em espécie que a mulher deu para a economia comum são de muito mais difícil contabilização e prova. A este propósito, sempre se coloca o problema de saber à luz de que critérios contabilizarão os nossos tribunais o valor monetário do trabalho desenvolvido por uma mulher no seio do lar. Este conjunto de efeitos a que, na prática, o novo regime poderá conduzir, não deixará, decerto, de suscitar a devida ponderação dos Senhores Deputados.

terça-feira, setembro 09, 2008

Obama e Palin.

Obama é, sem grandes reservas, o candidato mais desejado pela velha Europa. É simpático, razoável, loquaz, inteligente e tem uma visão aberta dos EUA e do mundo. McCain, estou em crer, apesar da provecta idade, também daria um bom presidente. Não faria pior do que Bush Jr, certamente. Seja como for, Obama tem beneficiado de algum sensacionalismo da sua campanha e da faceta surpreendentemente congregacionista que tem revelado ante os seus concidadãos. Nem a contenda fratricida que travou com Clinton parecia abalar a sua caminhada triunfal rumo à Casa Branca. Até agora. De facto, as últimas sondagens colocam McCain/Palin à frente. A verve do candidato democrata não parece poder competir com a governadora do Grand Old Party que caça ursos. Ele chama-se Hussein e é mulato; ela é uma ex-miss com um belo par de pernas. Os americanos que decidam o que querem: se os discursos do mulato que lembram os do providencial Kennedy; se as pernas que fazem recordar Marilyn.

Sabem quem é?


Já está!

36 winners. 6-2, 7-5 e 6-2. Vitória em menos de 2 horas. Pentacampeão nos EUA. 13 título do Grand Slam. Está de volta o campeão!

segunda-feira, setembro 08, 2008

US OPEN.

Dizer que Federer está a ter uma época para esquecer não será passar um atestado de incompetência a todos os restantes jogadores do circuito professional de ténis? É que, apesar de já ter perdido duas este ano, Federer vai estar presente na terceira final do Grand Slam (só falhou na Austrália). Isto é alcançar mais num ano do que a maioria dos jogadores consegue durante toda a carreira.

Por isso, não andará longe da verdade afirmar que Nadal foi o melhor jogador de 2008; e que Federer é o melhor jogador da história da modalidade...

Amanhã ficaremos a saber se conseguiu vencer o seu 13 título do Grand Slam. Assim espero.

Regresso!

Recordando o artista:

Voltei, voltei
Voltei de lá
Ainda ontem estava em França
E agora já estou cá
Mais vale um mês aqui
Do que um ano inteiro lá

(Qualquer semelhança com posts de blogs conhecidos é pura coincidência)

Desde que aqui escrevi umas linhas pela última vez (data que por vergonha me recuso a pesquisar), muita coisa aconteceu por este mundo fora. Passo a resumir:

-O Benfica teve a melhor equipa do mundo (capaz de ombrear com qualquer Man. Utd. ou Real Madrid) e logo de seguida a pior equipa do mundo (o Carcavelinhos era equipa para nos estar a dar 3 ao intervalo)

-A Selecção Olímpica Portuguesa foi a melhor de sempre e a pior de sempre; na versão Vicente Moura temos 3 fases (a melhor, a pior e.... novamente a melhor).

-Passaram 2 tufões sinal 8 por Macau (capazes de ombrear com algumas rabanadas de vento que senti em puto quando ia visitar os meus padrinhos a uma terra chamada "Pai do vento" no concelho de Cascais)

-Barack Obama foi designado como candidato à Casa Branca pela convenção Democrática Norte-Americana; o outro gajo também foi designado pelos outros..

-Houve conflito na Geórgia, manifestações em Bangkok (que devem estar a dar que pensar a muito Tuga sobre o próximo fim de semana prolongado em Macau), o dólar subiu (esta agrada-me), o Governo distribuiu os fundos pecuniários pelos residentes da RAEM e anunciou que, para combater a subida dos preços no território, iria colocar a zero o valor dos impostos sobre os combustíveis e sobre o alcool (não me queixo, mas também não comento)

-O Four Seasons inaugurou, o Venetian fez um ano e o Grand Lisboa continuou a provocar-me reacções estranhas, normalmente denominadas náuseas e tonturas, que se tornam perigosas especialmente quando vou a conduzir e é de noite..

-Houve assaltos a bancos com reféns em Lisboa, durante a primeira parte da novela todos e quaisquer brasileiros passaram a ser odiados (esperem, todos menos os primos que cada um tem por lá espalhados; esses são malta porreira) e mais uma vez no fim escolheu-se outra classe para classificar como sendo a pior (já sabem que em Portugal ou se é o melhor ou o pior); a Polícia. Sim, porque aquilo de ter um gajo no meio da rua com uma arma na mão agarrado a um refém e a ameaçar a sua vida ia lá com dois dedos de conversa acompanhados de uns cigarros e um café..
Para não variar, já não bastava a todo e qualquer português achar-se o melhor treinador de bancada e o melhor governante de mesa de café, após isso muitos acharam-se também os melhores negociadores e comandantes de equipas de intervenção do bairro.. Tal qual um Denzel Washington ou Tommy Lee Jones

Enfim, por enquanto é aquilo de que me lembro.. Sei que o mundo não me vai desiludir e muita coisa vai haver para comentar.. Nem que seja bola.. Abraço e até já!

sábado, setembro 06, 2008

João Villaret :: Cântico Negro :: José Régio

Jarabe de Palo...

“Jarabe de Palo” é o nome de um conhecido grupo musical espanhol. Também é uma expressão muito comum em Espanha e que é utilizada para chamar à atenção os mais pequenos que se comportam travessamente ("te voy a dar jarabe de palo"). Um equivalente ao nosso “vou chegar-te a roupa ao pêlo!” ou, num outro registo, “merecias um pau nas costas!” ;)

Ao que sei, na América do Sul a expressão tem conotações mais libidinosas. E, de facto, presta-se a interpretações algo lascivas. Enfim, questões que se prendem com o uso do Castelhano. Ainda assim, não consta sequer que se tenha desejado uniformizar tão dúbias interpretações e lá continuam, uns e outros, a falar e escrever Castelhano à sua maneira...

Fiquem com “La flaca” e bom FDS!

sexta-feira, setembro 05, 2008

Fracos líderes nacionais.

Numa nova demonstração de prepotência e de notório afrontamente, as autoridades angolanas impediram alguns orgãos de informação portugueses de cobrir as eleições em Angola. Das instituições políticas portuguesas (desta feita, presidência incluída), continua a ressaltar uma imagem de subserviência, como se isso fosse representativo de alguma obrigação moral ou sentimento de culpa partilhado pelo povo português. Enfim, esta incompreensível passividade ante a desfaçatez, parece ser resultado da importância do petróleo de Luanda e da prostituição bajuladora dos nossos grandes grupos económicos (conluiados com a desavergonhada cúpula do poder político angolano). Tudo parece ser permitido em prol do enriquecimento feito à custa do sangue desse povo fustigado pela guerra e pela incompetência dos seus dirigentes. Só gostaria que me explicassem o seguinte: quando acabar o petróleo - e não deve faltar tanto quanto isso -, será que os políticos portugueses vão continuar a baixar as calças (como Luís amado), ou será que a petulância política angolana vai acabar e o Zédu e seus pares vão passar a mendigar atenção? Sim, quando a bonança petrolífera passar, não vão ser certamente os americanos, russos, chineses e cubanos a ajudar Angola...

Quem irá vencer?

Rafael Nadal ESP (1)

v

Andy Murray GBR (6)



Novak Djokovic SRB (3)

v

Roger Federer SUI (2)


Será que vamos ter outra vez uma final entre Nadal e Federer, agora no US Open?

quinta-feira, setembro 04, 2008

Danny.

Danny nasceu na Venezuela há 25 anos, filho de emigrantes portugueses. Chegou ao Marítimo em 1999, contava então 16 anos. Andou pelo Sporting, mas não serviu. Talvez porque não aparecia nas colunas sociais das revistas do jet-7, vá lá saber-se...

Rumou, com muitos outros portugueses, ao futebol russo. Os que o acompanharam na aventura não vingaram. Queixaram-se do frio, uns; da dificuldade da língua, outros; da distância, todos. Danny, porque é humilde, foi ficando. Sem a protecção que outros granjeavam, muitas vezes por mera especulação jornalística, exerceu afincadamente o seu trabalho. Resistente, como qualquer legítimo filho da diáspora portuguesa, não desistiu ante as contrariedades e venceu!

Começou por ser um ídolo no futebol russo e continuou ignorado em Portugal. Entretanto, Carlos Queiroz, mostrando bem mais acerto que outros treinadores, reconheceu-lhe valor e chamou-o à selecção nacional. No último mês, Danny foi transferido por 30 milhões e marcou um golo que ajudou a sua equipa a derrotar o poderoso Manchester United de Nani e CR! Hoje, não há jornalista desportivo português que não lhe teça os maiores encómios. Os mesmo jornalistas que o ignoraram durante demasiado tempo e de quem ele nunca precisou para mostrar o seu inegável valor...

quarta-feira, setembro 03, 2008

A propósito de convenções...


Percebo que a política, nos dias que correm, seja muito mais um espectáculo visual e de contornos vagos (porém apelativos), do que um exercício de responsabilidade, com orientações ideológicas definidas e enformadoras. Dou de barato que a vertente cénica da política seja aquela que garante votos. E, em bom rigor, para votantes que se demitem da sua responsabilidade de serem livres, nada melhor que panem et circensis. No entanto, há algo que me deixa atónito! Alguém me explica por que é que na convenção republicana, os delegados e afins continuam a insistir naqueles patéticos chapéus de cowboy?

Muito gostava eu de ver o Luís Amado, de barrete de campino, a oferecer um chapéu da ilha da madeira, aqueles com o carrapito, aos amigos Zédu* e Bob**...

* José Eduardo dos Santos
**Robert Mugabe

terça-feira, setembro 02, 2008

Negócios...

Conta-se que Pirro, ao ser felicitado pela vitória na Batalha de Ásculo contra os romanos, terá dito: “Mais uma vitória como esta e estou perdido."

Ficou assim eternizada a expressão “vitória pírrica”, que é comummente usada para descrever uma vitória com sabor a derrota ou excessivamente custosa. Volta e meia, há propalados triunfos que me lembram o general grego e a sua angústia ou a sua consciência do prejuízo irreparável (ainda que encapotado) que determinada vitória pode acarretar.

Muitas são as histórias que envolvem a morte deste general. Contam alguns que Pirro levou com uma telha na cabeça; outros há que veiculam que o general foi envenenado por um seu servo. Enfim, tanto azar e tantos ódios e nem sequer consta que fosse corrupto ou que tivesse vendido o que não era seu por 18 quando aparentemente valia 40...

segunda-feira, setembro 01, 2008

2!!!


O Maca(u)quices completou ontem o seu segundo ano de actividade. Foram mais de 36 mil visitas, cerca de 110 mil page views e perto de 600 "postas".

Obrigado a todos os que passam os olhos por aqui!