quinta-feira, abril 30, 2009

Férias.

Meus caros, este vosso amigo vai de férias até dia 10 de Maio. Desta vez, vou até às Filipinas.

Primeiro, 6 dias em Boracay...


De seguida, 1 dia em Manila (estou curioso para conhecer Manila "Intramuros")...


E, finalmente, se ainda conseguir marcar o vôo, ficarei 3 dias em Palawan, onde pretendo fazer isto.


Até lá, aproveitem o FDS alargado e depois tenham uma boa semana de trabalho.

Abreijos!

VICI

Amanhã o grande cérebro, mentor, criador, produtor, etc., deste espaço de convívio comemora mais um ano de vida.
Como infelizmente não vou poder estar com ele, aqui fica um abraço amigo e os votos que comemore por muitos e bons anos.

Quem é quem?

Soube hoje desta novidade.Quem será a personagem de que se fala?

terça-feira, abril 28, 2009

Velho Expresso da Patagónia

Hola!
Para os dias feriados que aí vêm, deixo aos caros visitantes e amigos, uma sugestão de leitura.
Paul Theroux, num clássico de viagens.
Se preferirem a versão Inglesa, aqui vai a primeira capa, publicada há 30 anos (acabadinhos de fazer).
Que te vaya bien!

Fabiano Dias Rodrigues.

Em Junho do ano passado, Fabiano Dias Rodrigues, de 23 anos de idade, foi brutalmente espancado por 8 jovens à saída de uma boîte em Sorocaba, no interior do Estado de São Paulo. Circula na internet o vídeo das agressões (imagens captadas por uma câmara de segurança na rua) e tem sido difundido entre portugueses com a errónea referência de que teria ocorrido em Portugal.

O jovem em causa esteve em coma durante 22 dias, mas recuperou parcialmente a consciência. Porém, ainda se desconhece a exacta extensão das lesões que sofreu ou que ainda poderá vir a sofrer.

Podem ficar com algumas notícias sobre este caso aqui, aqui, aqui e aqui.

A irracionalidade da agressão é arrepiante! Por isso, não coloco o vídeo neste blogue. Ainda assim, se tiverem estômago para ver esta incompreensível agressão (e, garanto-vos, é de tal forma chocante que não consegui voltar a ver o dito vídeo!), então vão a este site. Contudo, volto a alertar para a malvadez e crueldade das imagens: os mais sensíveis não devem ver o vídeo! É convosco.

sexta-feira, abril 24, 2009

RAS.


O ANC venceu as eleições e Jacob Zuma será o próximo presidente da República da África do Sul. Veremos como será.

A promoção.

Um sujeito estudou lado a lado com os seus colegas. Chegada a hora, os seus colegas foram promovidos, mas ele não, ele foi encarcerado. Agora, há quem queira promovê-lo. Repor a igualdade e fazer justiça, dizem alguns. Mesmo assim, ele não quer, ainda não está satisfeito. Quer a dita promoção, sim senhor, mas com efeitos retroactivos. Só assim se fará justiça, diz ele. Alega que os iguais devem ser tratados de forma igual. E vai mais longe: se não se lhe fizer a vontade, assegura que vai processar o Estado! Ou, dito por outras palavras, vai processar o povinho - só aqueles que pagam impostos, daí o sufixo "inho". Trata-se, portanto, de homem exigente. Porém, sobra-lhe em arrogância o que lhe fenece em memória: os outros, os seus colegas, nunca foram assassinos traiçoeiros! E pobre povo que tem políticos que não percebem a diferença. Ou que, percebendo-a, não lhe atribuem a devida relevância. No meu humilde entender, promover um traidor tem um nome: traição! Há uns anos era crime, agora é feitio.

quinta-feira, abril 23, 2009

Shaheen Jafargholi.

Há uma semana atrás, Susan Boyle ocupou as capas das revistas e jornais de todo o mundo. A escocesa de 47 anos que vive com o gato e que nunca foi beijada, encantou no programa “Britain’s Got Talent”. Entretanto, e apenas numa semana, muita coisa mudou. Susan foi convidada por uma produtora americana de filmes pornográficos para estrelar o próximo blockbuster do género e, além disso, apareceu no mesmo programa um rapazinho de 12 anos que se chama Shaheen Jafargholi...

quarta-feira, abril 22, 2009

Diferentes.

Beckenbauer, segundo os especialistas da redondinha, foi o melhor defesa-central da história do futebol mundial. Em 1970, no mundial do México, durante as meias-finais contra a Itália, lesionou-se num ombro. Contudo, recusou-se a ser substituído e jogou os 120 minutos da partida com o ombro imobilizado. A sua selecção viria a perder por 4 a 3, mas ele viria a conquistar o estatuto de “Kaiser” e a sua estóica atitude ficou na história do futebol. No último europeu, na Suíça e na Áustria, Pepe marcou um grande golo e foi apelidado – pelos especialistas futeboleiros lusos – de “Beckenbauer português”. Confesso que me deu vontade rir, até porque, quando menos, seria da mais elementar justiça dividir tal honra com os nossos irmãos brasileiros, pois Pepe não é português mas sim luso-brasileiro. Depois do que vi Pepe fazer ontem, não tenho dúvida que, a ser um “beckenbauer”, terá de ser um assim, com um “b” bem pequenino.

BO, o canídeo tuga, e a Derek

Hola!
Muito se tem falado nas últimas semanas de um canídeo famoso de origem portuguesa que foi "originalmente" apelidado de BO pelos rebentos do recém-eleito Presidente dos Estados Unidos da América. Até a revista The New Yorker traz à estampa um desenho do pobre bicho.
Sempre fui um apaixonado por animais: canídeos e equídeos e patos e coelhos, e, espantoso!, até por humanos.
No entanto, acho que os problemas graves que o planeta terra e a Humanidade atravessam não se compadecem com o foclore a que o pobre "BO" teve de se sujeitar.
Aliás, o nome BO, escolhido por se tratar das iniciais do nome do Pai, faz-me lembrar a Bo Derek, musa que protagonizou o filme "Bolero", e a sua sortuda montada. Estou certo que já há tentativas de exumar o corpo do pobre animal para verificar, depois de apurados testes com carbono 14, se ele é ou não tuga, lusitano, sorraia ou outro qualquer descendente dos psa (puro sangue árabe), raça que está na génese de todas as outras que há na Terra.





Eu, se fosse a pobre senhora - que, note-se e anote-se, até tem ou teve cavalos tugas!- do alto dos seus quase 70 anos, mais mês, menos mês, indignar-me-ia contra o uso indevido do seu nome no pobre do lulu presidencial.
Se a moda pega, qualquer dia temos cães com nome de JPS ou GPS ou FC ou MFL ou PP ou, imagine-se, FDP já para não falar em CSO ou HMF ou qualquer outro nome composto pelas iniciais de um qualquer famoso governante.
Como sou a favor dos nomes tradicionais da cãozoada tuga será criada, em breve, uma petição online para o efeito.
Haja respeito pelos nomes tradicionais, Sr. Obama.
Que te vaya bien!

Agressão.

Em baixo, as imagens que estão a correr o mundo da bola. Vejam aqui a notícia.

terça-feira, abril 21, 2009

Sydney and NY

Forte, mas para reflectir.


Mar(io) EnCrespado

Perguntas

segunda-feira, abril 20, 2009

Superclásico

Ainda ontem teve lugar o maior derby da Argentina.
Los Xeinezes e Los Milionarios empataram no estádio Alberto J. Armando ou La Bombonera a uma bola.
O clube pelo qual nutro especial carinho ficou a 10 pontos do primeiro, Vélez Sarsfield. O River está a 6.

Tanguear

Hola!
Ontem, naquele cubículo a que uma agência imobiliária de vão de escada teve o descaramento de chamar sumptuoso apartamento com 3 quartos e, pior, eu tive a lata de aceitar de bom grado, estive a tarde toda a ouvir tango numa velha aparelhagem que o senhorio fez o favor de incluir nas linhas do espaventoso tenancy agreement.
Há muitas coisas que não percebo neste laboratório social a que chamam Macau. Na verdade, prefiro nem perceber. Muitas vezes, ficar estúpido é como o Código Postal, meio caminho para a felicidade. Por que bulas é que uma agência imobiliária cobra um mês de renda a um pobre coitado que apenas quer ficar seis meses numa casa? E por que é que ainda tenho/tive de oferecer duas rendas para o depósito? Feitas as contas, já paguei quase tanto como o valor de seis meses naquele esconso T3 que fica perto das Ruínas de S. Paulo.
Como a música que ouvia na tarde misantropa de domingo, esta terra tem muita queda para tanguear.
Que te vaya bien!

sábado, abril 18, 2009

Zé Almeida continua desaparecido.

Através do blogue do Nuno Markl, cheguei a este hilariante “Tele-rural”.

Twitter.

De tanto ouvir falar, também já criei uma conta no twitter. Quem quiser juntar-se a mim, poderá fazê-lo através da barra aqui ao lado.

Bom FDS!

sexta-feira, abril 17, 2009

O mundo em português - VII.

Continuando na senda da rubrica iniciada há algum tempo atrás, hoje deixo-vos com imagens antigas da mui nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto: uma cidade nostálgica e envolvente. Aqui fica...

"Sem eira nem beira".

Em baixo, deixo-vos com uma das novas músicas dos “Xutos & Pontapés”, emblemática banda portuguesa que assim volta aos escaparates. A música tem sido considerada uma crítica ao governo de Sócrates. Os elementos da banda já vieram desmentir tal intenção, afirmando que a música traduz apenas uma crítica genérica e não visa atingir ninguém em particular. Talvez, mas que atinge, lá isso atinge...

Um dos vídeos que circula na internet:


A letra da música:

"Anda tudo do avesso
Nesta rua que atravesso
Dão milhões a quem os tem
Aos outros um passou - bem
Não consigo perceber
Quem é que nos quer tramar
Enganar
Despedir
E ainda se ficam a rir
Eu quero acreditar
Que esta merda vai mudar
E espero vir a ter
Uma vida bem melhor
Mas se eu nada fizer
Isto nunca vai mudar
Conseguir
Encontrar
Mais força para lutar...

(Refrão)

Senhor engenheiro
Dê-me um pouco de atenção
Há dez anos que estou preso
Há trinta que sou ladrão
Não tenho eira nem beira
Mas ainda consigo ver
Quem anda na roubalheira
E quem me anda a comer
É difícil ser honesto
É difícil de engolir
Quem não tem nada vai preso
Quem tem muito fica a rir
Ainda espero ver alguém
Assumir que já andou
A roubar
A enganar o povo que acreditou (...)"

Jacob Zuma.

Aproximam-se as eleições presidenciais na África do Sul (dia 22 de Abril). Com um enorme grau de certeza, Jacob Zuma, do ANC, será eleito presidente. Muitas dúvidas permanecem sobre esta controversa figura da política sul-africana. Para quem estiver interessado no tema, aqui fica um brilhante artigo do “Economist”.

quarta-feira, abril 15, 2009

Phuket.

Aqui estamos nós de volta, após um fim-de-semana prolongado na Tailândia.

Uma primeira nota para referir que nunca estive na Suécia, mas a sensação de lá estar não há-de andar longe da que temos em Phuket durante o mês de Abril – exceptuando o facto da Suécia ser um pouco mais fria. Suecos e Suecas por todo o lado. Mas, atenção que não me estou a queixar...

Tivemos sorte com o tempo e igualmente com o facto de, ao contrário de Banguecoque e Pattaya, Phuket estar verdadeiramente calmo e sem sombra de convulsão social.

De manhã houve mergulho (o xô Santiago preferiu o golfe); à tarde praia, piscina e muito descanso. Se forem fazer mergulho a Phuket, aconselho vivamente fazê-lo com o Oceanic Dive Center.

O que já não aconselho é o Kata Palm Resort. Para além da rudeza da gerente, tudo está salpicado de incompetência e nem sequer a localização é a melhor.

Outra coisa que enerva verdadeiramente é a Air Asia. Um ditado português reza que “compras barato, compras duas vezes”. Meus amigos, doravante vou evitar a Air Asia até ao limite do possível!

Nos últimos dois dias, em Phuket comemorava-se o Songkran, ou seja, o novo ano tailandês. Ao que parece, os festejos perderam o cunho de religiosidde que outrora possuíram e são hoje uma mera forma de diversão. Atira-se água como forma de desejar boa sorte e tudo é possível para cumprir tal fito: bisnagas, mangueiras, baldes, copos, jerricãs, barris. Escusado será dizer que foram dois dias completamente encharcados. Em baixo, fiquem com algumas imagens retiradas do youtube e referentes ao Songkran de 2007.

Antes de terminar, posso assegurar-vos que muito gostaria de postar algumas fotografias das férias, porém esqueci-me da máquina fotográfica em Macau. O Santiago levou a dele, mas reproduzo aqui a constatação do próprio, ontem à noite, já no aeroporto: “Epá, nem tirei a máquina fotográfica de dentro da mala...”


quinta-feira, abril 09, 2009

Boa Páscoa!


Phuket.


Meus caros, de amanhã até terça-feira, este vosso amigo vai uns dias para Phuket, na Tailândia, acompanhado do antigo colaborador deste blogue, xô Santiago.

O tempo parece que não está grande coisa para aqueles lados, mas vai seguramente servir para descansar. O Santiago vai para o golfe; eu vou optar pelo mergulho. De resto, um bom livro e algum sol é quanto basta para uns retemperadores dias no Reino do Sião.

Até já e boa Páscoa!

quarta-feira, abril 08, 2009

FCP.


Hoje, 2.45 da madrugada, hora de Macau, o FCP enfrentou o Manchester United. Resolvi dar uma vista de olhos. Liguei a televisão e vi uma primeira parte frenética, com o FCP a jogar solto, com uma equipa ofensiva e a deixar o Manchester United em sentido. Ao intervalo, o resultado era de 1-1, mas não seria surpreendente (nem injusto) se o FCP tivesse ido para os balneários a vencer. Entretanto, o cansaço levou a melhor e não consegui ver a segunda parte do jogo. Constatei há pouco que a segunda parte foi dominada pelo Manchester, mas que o FCP nunca se encolheu e acabou por arrancar um empate a 2 bolas. Ferguson reconheceu a justiça do empate e Van Der Sar referiu que o resultado só seria surpresa para os mais desatentos. Ora, eu, mero aficcionado da redondinha, concordo inteiramente. Com Ferguson, pois que devemos sempre concordar com os mais velhos; com Van Der Sar, pelas razões que de seguida explicarei.

Com efeito, ao contrário do que diz MST desde o início da época, entendo que o FCP tem uma equipa extremamente equilibrada. Faltava um bom defesa-esquerdo, problema que foi colmatado com a chegada de Cissokho. O FCP tem, seguramente, 13/14 jogadores de grande nível. Assim, para que pudesse fazer um bom resultado, bastava que Jesualdo Ferreira não inventasse e não entrasse em campo com receio do adversário, isto é, que jogasse com os melhores e de forma ofensiva. Felizmente, desta vez, Jesualdo Ferreira não teve medo de ser feliz e o resultado está à vista de todos: um jogo tremendo da equipa portuguesa!

Por outro lado, temos o Manchester United. É uma equipa idolatrada e incensada, mas, será assim tão forte? Julgo que é muito forte, mas não tanto quanto a comunicação social quer dar a entender, principalmente quando tem algumas unidades importantes lesionadas (como é o caso de Berbatov e Ferdinand). Vejamos: tem um lateral direito que defende bem mas ataca mal e, principalmente, tem graves deficiências no capítulo técnico; os centrais não são mais do que razoáveis; também o seu meio-campo é excessivamente pesado e sem rasgos de classe, nomeadamente Fletcher e Carrick; Park é um jogador banal. Acresce que os jogadores que mais marcaram as últimas décadas do United e que, para todos os efeitos, ainda são o cérebro e a alma da equipa estão em final de carreira: Scholes e Giggs. Tudo isto conjugado, juntando Hulk e Rodriguez endiabrados, Hélton seguro e Fernando em grande forma, e estava visto que o FCP ía fazer um grande resultado.

Falta o segundo jogo da eliminatória, no Estádio do Dragão. Estou convencido que o FCP vai seguir em frente. Sugestões? As mesmas. Equipa coesa e ofensiva, sem medo do adversário. Basta que Jesualdo Ferreira deixe Hulk e companhia jogarem o que sabem.

JMT, no "DN".

" (...) Como é do conhecimento público, José Sócrates decidiu processar-me por difamação, devido a um artigo de 3 de Março em cuja primeira frase o seu nome coabitava com o de Cicciolina. Por muito tentadora que possa parecer a ideia de ir a tribunal discutir tangentes entre o primeiro-ministro e a ex-deputada italiana, há que fazer justiça ao engenheiro Sócrates e ao escritório de advogados do dr. Proença de Carvalho e esclarecer que fui processado por muitas frases desse artigo, mas nenhuma delas inclui antigas estrelas de cinema pornográfico. Lamento pôr em causa tanta criatividade textual e visual que saiu em meu auxílio na blogosfera, mas opiniões são opiniões - e factos são factos."

Música para a Páscoa

Música para esta Páscoa.
Sigur Rós.


terça-feira, abril 07, 2009

Correr os taipais

Hola!
Há dias em que me apetece correr da memória os taipais de Portugal.
São os dias em que as facas afiadas não nos permitem enfrentar o poço de lágrimas que apetece encher quando carregamos de fininho no telecomando, para dar o peito às balas e em que, inebriados pelo cheiro a pólvora, somos metralhados com a decadência de um País ingovernável.
Veio-me esta querença um destes períodos quando, em casa, assobiava e tagarelava a música e tentava simular corporalmente a dança do Valle Del Chota, Equador, que fica na prega dos Andes. Nesse Valle, que tem a maior comunidade de negros trazidos pelos jesuítas no século XVII, celebra-se a vida difícil a cada momento ao ritmo de La Bomba.
Foi a meio de um qualquer noticiário do pior dos canais internacionais de um país dito civilizado, em que lacrimejei como alguém a quem tinham tirado, de repente, um dixe benquisto.
Senti Portugal como um doente e discorri: É isso mesmo, Portugal é um doente! Um imperador empalidecido numa lista de espera que teima em não acabar ou um náufrago que se agarra desesperadamente ao casco de um Chaparral Signature tentando salvar-se da festa global da crise em que os americanos, do norte, profira-se, nos ensoparam.
Estaria se calhar a ser pessimista, mas as parangonas de um noticiário de rádio ou televisão, pasquim, tablóide ou desportivo mostram um país deprimido e depressivo. É disso que Portugal sofre. De uma depressão irreversível em que aqueles que teriam, em tese, a obrigação de o curar, foram atingidos por maleitas insanáveis, daquelas para que não há solução nos livros de farmacologia. Doenças raras como Freeportice, transmutação de um vírus há muito conhecido, mas sem cura, a que chamam Trafulhice.
Mas, desse cair de lágrimas, nem tudo foi nocivo.
Seguia já o directo para a porta de um qualquer tribunal, sede de partido ou estádio de futebol – espaços que têm muitos vasos comunicantes - quando me lembrei de uma visita que fiz ao Paraguai, uns meses antes da vitória do antigo bispo, Fernando Lugo, nas presidenciais do ano passado.
Aí, alvitrava eu para com os puxadores da porta do bólide em que seguia, se valeria a pena deixar-me das sulamericanices e regressar para o País onde, um dia, cada vez mais longínquo, tinha sido feliz.
Deixei-me ir naquela lentura sublime em que o canhenho se compraz, quase a reescrever as leis da física, quando escutei umas vozes ao ritmo de La Bomba, e tentei acelerar o mundo, como o fazem os habitantes do Valle del Chota, que fica ali na plica dos Andes.
Em boa hora o fiz.
Que te vaya bien!


À japonesa...

Vinagre e vinho.

Em Portugal, é alarmante constatar que são os mesmos quem continua a opinar impunemente. Depois de anos de incompetência, não parece haver espaço para sangue novo: são as mesmas caras tristes e venais, as mesmas ideias enegrecidas pelo tempo, os mesmo discursos tolos e populistas. Tudo com o beneplácito de uma comunicação social que deixou de fazer o seu trabalho e já não cumpre a sua função de contra-poder (voltarei ao tema, assim haja tempo). De qualquer forma, nestes tempos conturbados, tudo isso é algo que ainda nos vai divertindo. Um exemplo? O vetusto Soares entendeu apelidar Barroso de “inteligente, mas um rosto do passado”. Não sei bem o que pensar da inteligência de Barroso, mas, tudo bem!, também não sou o Dr. Soares e não tenho de ter opinião sobre tudo. O que acho delicioso é ouvir o preclaro ex-PM e ex-Presidente de Portugal dizer que Barroso é um... "rosto do passado". Aliás, tal afirmação leva a que me recorde de António Aleixo: “Vinho que vai para vinagre / não retrocede o caminho / só por obra de milagre / pode de novo ser vinho.” E então se nunca o tiver sido...

sexta-feira, abril 03, 2009

O mundo em português - VI.

Em baixo, poderão encontrar imagens da bela Lourenço Marques, hoje Maputo.

Lourenço Marques foi a capital da antiga província ultramarina de Moçambique, entre os anos de 1898 e 1974 – logo a seguir à Ilha de Moçambique, que foi a primeira capital da ex-colónia. O seu nome deveu-se a um explorador e comerciante português do século XVI.

Possuía – e ainda possui – enormes avenidas e, para muitos, o seu traço arquitectónico é o mais belo e funcional de todas as cidades africanas.

Cidade vaidosa, foi apelidada de “Cidade-Feitiço” e “Cidade das Acácias”. De uma beleza ímpar, ainda é uma das pérolas do Índico.

Apesar de maltratada nas últimas décadas, continua a cativar quem por lá passa. A toponímia mudou, o lixo invadiu estradas e passeios, a degradação dos prédios aumentou, mas o seu espírito livre e místico mantém-se intacto.

A talho de foice, diga-se que o "Monstro Sagrado" nasceu na ilha defronte de Lourenço Marques (Ilha da Inhaca) e o "Pantera Negra" nasceu no bairro da Mafalala. José Craveirinha, o maior poeta moçambicano, igualmente nasceu nesta bela cidade, corria o ano de 1922. Por incrível que pareça, também foi aqui que um tal de Otelo viu pela primeira vez a luz do dia...

Faísca

Hola!
Depois do que para aqui escrevi ontem, cujos comentários agradeço, hoje começo a contar-vos pequenas histórias que comigo se passaram ao longo destes anos, levantando o véu sobre o que me traz a esta boa terra.
Como qualquer português que se preze, também eu tive um cão chamado Faísca que, a par de Piloto, são os verdadeiros Manuel e Maria da toponímia canídea lusa. Era da raça Brack Alemão com muito nariz para a caça, sobretudo quando íamos aos tordos em terras de bom pão e vinho, perto da Vidigueira.
Certo dia, o Faísca, não contente com a epopeia de tiros que tinha começado bem cedo, soltou-se do atrelado dos canídeos, enquanto estávamos, eu, meu pai e os camaradas de luta, numa valente patuscada ali no Monte Novo da Ferradura, lugarejo imponente no meio do Baixo Alentejo.
Ao ouvirmos os cães em grande agitação, corremos a ver o que se tinha passado.
Por esta altura, do Faísca, nada.
Na época de caça imediatamente a seguir, voltámos a petiscar na referida aldeia.
Encontrámos o Faísca, gordo, anafado até, numa casa vizinha daquela em que dávamos largas aos dentes e às mandíbulas.
Perante os sinais evidentes de que se tratava do nosso Brack, que se reforçaram quando nos contemplou com uma longa festa, perguntámos ao dono se tinha encontrado o cão. "Diz que sim, compadre. Foi o mê mai novo que encontrou o magano ali nos foros de cima, perto daquela pequena barrage que para lá há."
Depois de muita conversa sobre o faro do pobre diabo, regada com tintos e saboreada com queijos secos e pães caseiros, que só existem na melhor terra do mundo, o Alentejo, lá acedeu a devolver-nos o cão recebendo em troca duas perdizes que o "Tonho Jaquim do Gás" tinha caçado de forma brilhante, com uma Melior Especial Batida 7, arrebatada no concurso da apanha do porco inserida no Torneio de Jogos Tradicionais de Grândola, terra de sua mulher, a "Ti Inácia".
O Faísca ficou eufórico. Chegados a casa, passou a ser o grande sultão do canil e todos lhe obedeciam sem pestanejar, latir ou uivar. Assim se manteve durante quase uma década. Ou terá sido menos? Bem, já não se me alembra.

Quando ele, o Faísca, demonstrava sinais de não mais poder caçar e já pensava na reforma, muitos dos que com ele conviviam e a cujas ordens obedeciam, deixaram de achar piada à figura do canídeo e, uns meses antes da cerimónia oficial de aposentação, revoltaram-se. A partir daí, deixámos de ter mão na cãozoada e foi um ver se te avias!
Que te vaya bien!

quinta-feira, abril 02, 2009

Quilmes

Hola!
O meu nome é Quilmes d'Almeida, com apóstrofo, Botero Acosta e nasci em Goa já lá vão 400 meses.
Por esta altura já estão os que visitam esta vossa casa a perguntar: mas por que raio é que o gajo se chama Quilmes?
Já lá vou.
Ainda catraio, fui levado para Portugal, onde meus pais se estabeleceram em Mértola.
Depois de muito estudar, completei o secundário em Serpa, alentejana terra que é mundialmente conhecida pela Cervejaria Lebrinha.
Cursei Engenharia Zootécnica na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Cursar é o verbo, que pode ser facilmente substituído por "andar por lá", já que acabar o curso "Tá quieto oh meu"!
Deixei-me das zootecnias e rumei à Tunísia, onde trabalhei como técnico de atendimento ao cliente, ou, se preferirem, recepcionista do Hotel Hasdrubal Thalassa And Spa, que fica em Hammamet ( الحمامات).
Por aí andei 2 anos.
Uma proposta de emprego interessante levou-me à Air Mauritius. Chegado ao baptismo de vôo como aeromoço, rapidamente concluí que, nããã!!!, aquilo não era vida para mim.
Um mês depois estava de volta a Portugal, já não a Serpa, mas a Vila Verde de Ficalho, onde me foi dada a oportunidade de abrir um restaurante.
Também foi sol de pouca dura. Passados 3 meses em que as colaboradoras ganhavam mais do que o patrão, fui, com as poupanças tunisinas, a que juntei o dinheiro do trespasse do estabelecimento que fiz à cozinheira, trabalhar para o Sul de França na zona de Saint-Emilion, que, em 1999 foi reconhecida pela UNESCO como Património da Humanidade. Era gerente de uma unidade hoteleira.
Estávamos em 2000 e até meados de 2003 aturei francius à fartazana.
Nessa altura, destemido (presunção e água benta...), com algum dinheiro no bolso e muita vontade de trabalhar, lá fui tentar a sorte noutro continente. Destino: Buenos Aires, terra onde nasceu meu pai.
Foram os melhores anos da minha vida em que uma paixão argentina me fez não fazer nada. Profissão: marido a tempo inteiro.
Agora divorciado, estou de passagem por Macau, - é capaz de ser coisinha para 5-6 meses, se a Polícia o permitir - e estarei atento ao que aqui se passa, contando poder contribuir para este espaço, que já seguia com muita atenção.
Ao contrário dos que aqui escrevem, não tenho nenhum clube de futebol em Portugal. Sou do Boca Juniors e do Clube de Desportos da Costa do Sol, antigo Sport Lourenço Marques e Benfica, clube de meu Avô materno.
Agradeço ao VICI, que faz o favor de ser meu amigo, o convite para aqui escrever.
Ah, já me esquecia. Então e por que é que te chamas Quilmes? Simples. O meu querido pai, que viveu vários anos na Argentina, de onde é natural, sempre gostou muito da cerveja Quilmes, afamada bebida feita com malte de cevada, lúpulo aromático, fermento ale e água mineral. Depois de muita discussão com minha mãe, chegaram à conclusão que não valia a pena chamarem-me um nome vulgar, como o de meu irmão, que é Zacarias. Fiquei Quilmes.
Que te vaya bien.

Comunicado.

Tendo em consideração que os colaboradores do blogue andam muito pouco colaborantes, decidi convidar um novo elemento aqui para o estaminé. Rapaz de imaginação fértil, está em Macau de passagem e será o nosso novo escriba. Bem-vindo, xô QUILMES!

quarta-feira, abril 01, 2009

Será?

O PM da Tuga é um tipo muita dado a teorias da conspiração. Quem não lhe fez a vontade foi um tal de Charles Smith, que, pelos vistos, é apreciador de bom cinema... Mas nada parece abalar a confiança popular, coisa de gente sofredora e de pouca iniciativa.

A selecção, orientada pelo ínclito Professor Queiroz - moçambicano que muito estimo e a quem desejo um apuramento suado mas bem sucedido -, continua a trocar defesas por atacantes, tem uma liderança de envergonhar o xôr Mário Coluna e continua a olvidar o Nuno Ribeiro. Mas, entrementes, a populaça mantém-se impávida e serena.

Já o SLB mais parece a feira popular do Porto antes de ser encerrada: todos gostavam de a ter por ali, mas já ninguém lhe ligava grande coisa. O povo, esse, persiste esperançado e inactivo.

Mas, porquê tal apatia?

Quer parecer-me que a causa desta indolência só pode ser uma ilustre desconhecida de nome Mónica Sofia, cujas valências de características Alpinas (e, por que não dizê-lo, até mais Quilimanjarianas, atenta a tez morena da neófita) têm saltado à vista e ao coração dos mais empedernidos. Aliás, ainda agora recebi umas fotografias da moçoila que me deixaram muito bem disposto e quase convencido que o Sócrates é bom moço. Sou assim, emociono-me por tudo e por nada...

P.S.: Para não dizerem que nunca há links de relevância pública aqui no blogue, fiquem com este... Atenção que os mais sensíveis não deverão visitar o link que vos deixo. Fica por vossa conta e risco...