terça-feira, junho 30, 2009

Bruno Aleixo no Brasil.

E eis que Bruno Aleixo está de volta... ;)

Queda de avião.


Infelizmente, mais um acidente brutal terá ocorrido esta manhã. Um Airbus A310 das Linhas Aéreas do Yémen, com destino às Comores, terá desaparecido com mais de 150 passageiros a bordo. Ver aqui.

segunda-feira, junho 29, 2009

Fernando Mendes e o doping no futebol.


Citações retiradas do livro «Jogo Sujo», de Fernando Mendes e Luís Aguilar (ed. Livros De Hoje, Grupo Leya), em http://www.maisfutebol.iol.pt/horas-vagas/fernando-mendes-doping-jogo-sujo-livro-futebol-maisfutebol/1072240-1478.html

«Em determinado período da minha carreira cheguei a um clube que tinha uma grande equipa, um belíssimo treinador e um presidente carismático. Para além destas qualidades, existiram outros ingredientes que facilitaram o nosso percurso vitorioso. Devo dizer que antes de ir para este clube nunca tinha tido qualquer experiência com doping (pelo menos conscientemente)»

«Os incentivos para correr eram sempre apresentados pelo massagista. Passado pouco tempo de estar no clube, ele aproximou-se de mim, e de outros novos jogadores (...) Disse-me claramente que aquilo que ia dar-me era doping, embora nunca tivesse falado de eventuais efeitos secundários. (...) Com o passar do tempo assumi os riscos e tomei doping de todas as vezes que me foi dado. (...) Nunca vi um único colega insurgir-se perante essa situação»

«No meu tempo, o doping era tomado de duas formas: através de injecção ou por recurso a comprimido. Podia ser antes do jogo, no intervalo, ou com a partida a decorrer, no caso daqueles que saíam do banco (...) A injecção tinha efeito imediato, enquanto os comprimidos precisavam de ser tomados cerca de uma hora antes do jogo»

«Em alguns clubes onde joguei tomei Pervitin, Centramina, Ozotine, cafeína, entre muitas outras coisas das quais nunca soube o nome»

«Cada jogador tomava uma dose personalizada, mediante o seu peso, condição física ou última vez que tinha ingerido a substância (...) Porém, nos jogos importantes era sempre certo (...) Quando se sabia que não iria haver controlo antidoping, nunca falhava»

«Lembro-me de um jogo das competições europeias contra uma equipa que tinha três campeões do mundo no seu plantel. Um deles era um poderoso avançado no jogo aéreo. (...) Apanhei-o várias vezes no meu terreno de acção. Ele era um armário, com um tremendo poder de impulsão. Mas nesse dia eu saltei que nem um louco e ganhei-lhe quase todas as bolas de cabeça (...) O meu segredo: uma pequena vacina, do tamanho de meia unha, chamada Pervitin»

«Em certos treinos víamos um ou dois juniores que apareciam para treinar connosco. Esses juniores não estavam ali porque eram muito bons ou porque tinham de ganhar experiência. Estavam ali para servirem de cobaias a novas dosagens. Um elemento do corpo clínico dava cápsulas ou injecções com composições ilegais a miúdos dos juniores (...) Diziam-lhes que eram vitaminas e que a urina era para controlo interno»

«Se um jogo fosse ao domingo, o nosso médico sabia na sexta ou no sábado quais as partidas que iriam estar sob a tutela do controlo antidoping. Mal tinha acesso à informação, avisava todo o plantel e o dia de jogo acabava por ser directamente influenciado por essa dica»

«Em determinada temporada (...) sou convocado para um encontro particular da Selecção Nacional. (...) Faço uma primeira parte fantástica, mas ao intervalo começo a sentir-me cansado e tenho medo de não aguentar o ritmo (...) O jogo realiza-se num estádio português (...) Estão lá um médico e um massagista de um clube onde jogo (...) No intervalo, peço a esse médico para me dar uma das suas injecções de doping. Saio do balneário da Selecção, sem que ninguém se aperceba, e entro numa salinha ao lado. É aí que me dão a injecção pedida por mim. Volto a frisar que ninguém da Selecção se apercebeu».

sexta-feira, junho 26, 2009

Mais festança.

Para quem gosta destas coisas - e se parar de chover -, aqui fica a publicidade devida.

Michael Jackson.

Michael Jackson, o homem que procurava contrariar a teoria do aquecimento global, faleceu hoje com apenas 50 anos. Foi considerado o rei da pop, atingiu um êxito estrondoso nos anos 80 e também esteve envolvido em vários escândalos. Aqui fica um pequeno tributo ao cantor norte-americano.

Paris, Hilton. As dores ou o não dar conta do recado

Hola!
Será dor de cotovelo (estive para escrever corno, mas este é um blogue limpo!) ou o rapazola não deu conta do recado?
Bem que o Vici já tinha alertado para os toques afeminados da criatura.
Que te vaya bien!

quinta-feira, junho 25, 2009

A revolta do macaco.

Rupiah Banda, presidente da Zâmbia, resolveu dar uma conferência de imprensa. Como verdadeiro africano que é, fê-lo junto às árvores. Enquanto botava faladura, um macaco mais atrevido urinou-lhe em cima. Teria tido muito mais piada se os protagonistas fossem Mugabe e um elefante; ou até Ahmadinejad e um camelo. Enfim, aqui fica a proposta à consideração da bicharada.

Há um ano

Hola!
Para todos os que nasceram em Moçambique, moçambicanos ou não, e amigos da melhor terra que África criou, e que Portugal abandonou,
aqui fica o que o meu amigo Vici escreveu há um ano.
Que te vaya bien!

quarta-feira, junho 24, 2009

Olha que dois...

Não havia mais ninguém para entregar um prémio num concurso de beleza? Coitada da Fabiana...

24 de Junho.


Há algumas horas, dizia-me o xô Ma Si Ka que hoje é que devia ser o dia de Portugal. E talvez tenha alguma razão. No dia 24 de Junho de 1128, D. Afonso Henriques encontrou-se com sua mãe, D. Teresa, no campo de São Mamede, para uma peleja das antigas. A equipa de D. Teresa já contava nas suas fileiras com estrangeiros, nomeadamente o ponta direita galego, Peres de Trava. Ainda assim, a equipa orientada por D. Afonso Henriques foi mais forte e arreou uma valente sova nos adversários. Bons tempos.

terça-feira, junho 23, 2009

Obrigatório.


Um blogue a não perder (tem um índice no fim da página) e que vai direitinho para as hiperligações.

segunda-feira, junho 22, 2009

Morte no Irão.

O Irão continua a ferro e fogo. Deixo-vos o link para um vídeo do youtube, em que Neda, de apenas 16 anos, é morta a tiro. As imagens são extremamente chocantes, pelo que deixo à consideração de cada um a decisão de o visionar.

sábado, junho 20, 2009

Nadal.

Infelizmente, Nadal, o actual campeão de Wimbledon, não poderá defender o título conquistado no ano passado. O torneio fica bem mais pobre e Federer é agora o super-favorito à conquista do ceptro.

sexta-feira, junho 19, 2009

A culpa é da moda...

Na foto aqui ao lado, Cristiano Ronaldo apresenta-se com uma indumentária que se estranha e não se entranha. Bom, pelo menos era o que eu pensava... Vejamos: a flor no cabelo já lá vai desde os tempos de woodstock (e os gajos na altura até tinham desculpa, pois podiam culpar os ácidos que lhes tiravam o viço ao encéfalo) e quer parecer-me que aqueles calçonetes estão um bocado apertados. Seja como for, a verdade é que segundo contam os criadores daqueles shorts - na terminologia da malta moderna -, as vendas dos ditos subiram 120% desde que o português apareceu nestes preparos! É caso para dizer que há mesmo quem já tenha entranhado esta nova moda. Acontece, porém, também segundo os criadores destas bragas, que os interessados têm adquirido calções alguns números abaixo do indicado, tudo para maximizar um tal de efeito CR. Por isso, já sabem, se por acaso quando forem pela rua ouvirem uns machões de voz esganiçada, a culpa é da moda...

quinta-feira, junho 18, 2009

Os Tornados.

Ora aqui está uma nova banda que merece ser ouvida: Os Tornados. Apesar de afirmarem que não são um grupo revivalista, a verdade é que trazem o som do twist de volta. Aqui fica.

quarta-feira, junho 17, 2009

Sunday Splash.

Não sei se os visitantes do blogue (apenas os que residem em Macau e arredores) se interessam por estes assuntos, mas à cautela...


Ser benfiquista...

Fascinado com as tarefas domésticas, o meu marido resolveu lavar uma camisola dele. Um bom bocado depois de ter chegado ao pé da máquina de lavar, gritou-me de lá:

- Que programa de lavagem é que devo usar na máquina?
- Isso depende - respondi-lhe - o que é que diz na camisola?

Ele gritou outra vez, muito feliz com a resposta:

- Rui Costa!!!

terça-feira, junho 16, 2009

Exemplo a seguir: o da minha torradeira.

Todos os objectos - bem assim como os seres mais ou menos humanos - têm um período de vida útil que, em regra, não pode nem deve ser ultrapassado. É o caso da minha torradeira. Com muita pena minha, urge que seja substituída por uma mais possante. É verdade que a minha torradeira não tem as bochechas descaídas de um buldogue prestes a exalar o seu último suspiro, nem assevera - até porque, felizmente!, não bota faladura - que a derrota da esquerda nas eleições europeias é uma derrota da união europeia que levará a sobressaltos e violência (sic). Por conseguinte, no caso específico da minha torradeira, o seu ocaso não é resultado da senilidade. É apenas porque já não me torra o pão como deve ser; e ela sabe e aceita o seu destino de utensílio obsoleto com dignidade. Em suma, está disposta a calar-se de vez. Tomara fossem todos como ela.

segunda-feira, junho 15, 2009

Wimbledon.


O qualifying começa hoje.

sábado, junho 13, 2009

Pantera cor-de-rosa.

Aqui por Macau, o tempo está a melhorar qualquer coisa, mas ainda persistem umas arreliadoras nuvens no céu. Entretanto, se gostam de comédias familiares, então aproveitem um par de horas do FDS para ver o filme cujo trailer segue abaixo. O Steve Martin não é o lendário Peter Sellers, mas creio que vos arrancará umas boas gargalhadas. Bom FDS!

sexta-feira, junho 12, 2009

Bollywood Awards.


Aí está a cerimónia de entrega dos prémios de Bollywood, que este ano terá lugar no Venetian Macau. Há uma coisa que me tem feito alguma confusão... Bollywood atrai quase tanto investimento como Hollywood, produzindo cerca de 300 filmes por ano. Desses, apenas meia-dúzia tem lucros relevantes. Por que será então que se continua a investir tanto dinheiro numa indústria que afinal dá prejuízo? Se não fosse tão crente na boa-vontade humana, até era capaz de pensar que se trata de uma lavandaria. Mas não, deve ser esta minha imaginação fértil a pregar-me partidas.

O sexto pecado mortal é muito feio...

Não se fala de outra coisa: CR7 vai mudar de acrónimo e vai passar a ser CR9! E diz-se mais: CR7-em-vias-de-ser-CR9 esteve em Los Angeles com Paris Hilton e divertiu-se à grande! Tenho lido com atenção comentários e opiniões de alguns machos da Tuga (que são como o algodão: não enganam!) e percebi que criticam o CR-futuro-9 pela escolha que tem feito das suas acompanhantes femininas e dos seus locais de divertimento. Dizem eles que o menino dos acrónimos é um puto que só se mete com galdérias e que já está na altura de arranjar uma mulher a sério e estabilizar. Aliás, como eles próprios fizeram. Talvez até tenham razão, não sei. O que sei é que o CR-quase-9 é capaz de não gostar assim tanto de um T2 na Buraca ou no Bairro do Cerco; ou de buços, estrias e celulite; ou de dolviran e colchicina. Pelo menos, aparenta gostar mais de Nereidas e Hiltons. E gostos não se discutem. Por isso, ainda que as intenções dos machões da Tuga sejam as mais nobres, acho que o CR-prestes-a-ser-ex-7 vai dispensar tais conselhos.

quarta-feira, junho 10, 2009

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.

Não tenho andado com muito tempo para o blogue, porém, reconheço que esta foi uma semana extremamente rica em acontecimentos dignos de registo: Federer venceu Roland Garros (de forma avassaladora); a selecção nacional de futebol não joga peva e o xô Queiroz anda a pôr-se a jeito; enlutados e assustados, acompanhámos o trágico fim do vôo AF 447, sem que contudo se anteveja a descoberta das razões para tal catástrofe; o Vital teve um resultado muito superior ao que a sua miserável campanha merecia; o louco da Coreia avança com mais ameaças nucleares; a Malhoa posou nua para a playboy lusitana, em fotos dignas da mais rafeira rameira da Ossétia do Sul; o Berlusconi – que organiza umas festas porreiras! - anda lixado com os jornalistas; e eu continuo a jogar no mark six sem sucesso. Entretanto, hoje é o dia do zarolho, que provavelmente preferiria perder o outro para não ter de ver a corja que se pavoneia pela terra Lusa.

"Dez de Junho", do poeta nacionalista Rodrigo Emílio

Não há como os Dez de Junho
Nem como o seu Movimento
Para erguer guiões em punho
E dar chama ao chamamento!
Não há como os Dez de Junho
Para prestar juramento.

Brotam da bruma de Verão
Painéis de nomes sagrados:
— Vêm formar batalhão
Com os que, em torno ao padrão,
Permanecem perfilados.

— Perguntas, amor, quem são?
Soldados, amor. Soldados!

Não há como os Dez de Junho
Nem como o seu Movimento
Para dar em testemunho
E ditar em testamento.
Não há como os Dez de Junho
Deste nosso Movimento!

Portador d´ecos e brados,
Tange, o Tejo, o seu refrão,
Em silêncios segredados
A alguma embarcação
E aos que lá vão embarcados...

— Perguntas, amor, quem são?
Soldados, amor. Soldados!

Não há como os Dez de Junho
Nem como o seu Movimento
Para erguer pendões em punho
E dar chama ao chamamento!
Não há como os Dez de Junho
Para prestar juramento.

Não há como os Dez de Junho
Nem como o seu Movimento
Para dar em testemunho
E ditar em testamento.
Não há como os Dez de Junho
Deste nosso Movimento!...

sábado, junho 06, 2009

Música para o FDS.

Para vos alegrar o FDS, deixo aqui uma música de uma das mais marcantes bandas dos anos 80. Aposto que conhecem...

Finais.

Hoje e amanhã, teremos os jogos finais em Roland Garros. Na final feminina, a número 1 mundial, Dinara Safina, jogará com a número 7, Kuznetzova. Enquanto isso, amanhã, o número 2 do ranking, Roger Federer, jogará contra o 23 da hierarquia tenística, Robin Soderling.

Creio que Safina, com maior ou menor dificuldade, irá vencer a final feminina e, assim, cimentar a sua liderança no ranking. Já quanto à final masculina, aposto em Federer. O suíço defrontou o sueco por 9 vezes e venceu todas, mas amanhã será um jogo deveras complicado e, seguramente, muito interessante de seguir. Pese embora o melhor ténis de Federer, Soderling, no seu imaculado percurso até esta final, venceu alguns dos melhores jogadores da actualidade - Nadal, por exemplo. Em Macau, os amantes do ténis poderão ver as finais na CCTV 5.

quinta-feira, junho 04, 2009

Obama.

O que irá Obama dizer ao mundo Árabe?

Federer e Del Potro.









Estão encontrados os restantes protagonistas das meias-finais de Roland Garros: Federer e Del Potro.

He's got experience, okay. But I've been playing against him twice now more or less the same level, and I think the difference is based on the fact that his game is really a pain in the ass, you know, more than anything else, more than any other player.” – G. Monfils, ontem à noite, depois da derrota com Federer.

quarta-feira, junho 03, 2009

Comunicado da Casa de Portugal em Macau.

"Caros sócios e amigos,

Em conjunto com a Associação dos Macaenses (ADM), a Associação dos Aposentados de Macau (APOMAC), a Associação Promotora da Instrução dos Macaenses (APIM), o Instituto Internacional de Macau (IIM) e a Escola Portuguesa de Macau (EPM) a Casa de Portugal em Macau tem este ano o prazer de organizar a tradicional Festa de S. João, que se realizará nos dias 27 e 28 de Junho (Sábado e Domingo) no Bairro de São Lázaro.

Para a edição deste ano da Festa de S. João, pretende-se trazer para o Bairro de São Lázaro o particular ambiente das tradicionais festas de rua, com os habituais “comes e bebes”, decoração típica, bem como outras atracções!

Neste sentido, vimos por este meio pedir a colaboração de todos Vós (e dos vossos amigos também) para a formação da Comissão da Festa de S. João, para que possamos todos contribuir e dar o nosso toque pessoal na preparação desta festa em nome do padroeiro da Cidade de Macau. Agradecemos a todos quantos estejam disponíveis para ajudar nas tarefas de decoração e restante logística, que nos comuniquem o quanto antes para os seguintes contactos:

Telefones: 2872 6828 ou 2856 2238
Fax: 2872 8818

Mais, solicitamos a todos os associados interessados em ocupar uma tendinha para venda de petiscos ( salgados ou doces) ou artesanato de sua autoria, que nos comuniquem o seu interesse com a maior urgência, para podermos planificar a ocupação do espaço.

Desde já, o nosso muito OBRIGADO.

Com os melhores cumprimentos,

A Casa de Portugal em Macau"

Saúde.


Aqui na terra, há uma crescente – e mais do que legítima - preocupação com a saúde. O h1n1 é uma ameaça indesmentível, pelo que não há quem não tenha adquirido a sua máscara e esgotado o stock de antivirais da farmácia mais próxima. Podiam aproveitar o frenesim sanitário e deixar de escarrar na via pública. Era capaz de ajudar.

Soderling e Gonzalez.










Estão encontrados os dois primeiros semi-finalistas em Roland Garros: Soderling (o 23 do ATP que derrotou Nadal e atropelou Davydenko) e Gonzalez (o 12 do ATP que venceu Murray). Hoje à tarde saberemos quais os outros 2 semi-finalistas.

segunda-feira, junho 01, 2009

Un vero campione.

No seu adeus ao internazionale, o merecido tributo a um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos! Foi ontem, no jogo contra o Atalanta.

António Feio, ao "Expresso".

"A partir do momento em que saíram umas pequenas notícias na imprensa sobre o assunto começaram a bombardear-me. E como a maior parte desses jornais e revistas procuram esse tipo de notícias para vender papel senti que deveria dar uma informação formal sobre o que se passava. Ainda há dias ligaram-me de um jornal a perguntar se queria dar uma entrevista sobre o cancro do pâncreas. Recusei. Perguntei-lhes se eles não tinham alguém na família com cancro que pudessem entrevistar. Porque não? Com certeza têm..."

Aqui
, poderão ler toda a entrevista deste grande actor.