terça-feira, agosto 25, 2009

Descanso.


De hoje ate segunda-feira, vai ser so mergulho, praia, livros e uns cocktails a beira-mar. Ate ja!

segunda-feira, agosto 24, 2009

Casamento divertido.

sábado, agosto 22, 2009

Maria Rita.

Hoje, deixo-vos com Maria Rita, a filha da Elis. Bom FDS!

sexta-feira, agosto 21, 2009

Caster Semenya.

A sul-africana Caster Semenya, vencedora dos 800 metros nos mundiais de Berlim, tem sido notícia em todo o mundo. Isto porque há quem duvide do seu sexo. Ora, devido à sua aparência pouco feminina, há quem defenda que se trata de um caso de hermafroditismo. Se tal se confirmar, a atleta verá a medalha de ouro ser-lhe retirada e será proibida de voltar a correr em provas oficiais. O assunto não é pacífico, mas vejamos: deverá uma mal-formação embrionária impedir a rapariga de voltar a competir? Julgo que não (e que me desculpem as restantes atletas). O conceito de normalidade é muito subjectivo e, não raras vezes, tem sido a antecâmara ou a desculpa para os mais variados atropelos humanos. Aliás, é hoje um dado comprovado que Phelps é possuidor de diversas características que, num sujeito dito normal, seriam apenas anormalidades. Porém, todas somadas, fazem dele imbatível quando entra numa piscina. Alguém se lembrou de pedir a sua desclassificação? Não. Tal como o atleta norte-americano, a sul-africana não se dopou ou cometeu qualquer ilegalidade: a provar-se que sofre de hermafroditismo , apenas nasceu assim (julgo eu, que não sou especialista na coisa e desconheço quem seja). Logo, a meu ver, o conceito de normalidade – repito - não deverá ser usado para afastar a jovem da competição.

Independentemente do que possam pensar sobre a minha opinião acima, há algo que acredito que repugnará todos os que aqui botam os olhos. De facto, o mediatismo, o espectáculo, a selvajaria e as opiniões canalhas de grande parte dos responsáveis pela modalidade são dignas do maior repúdio. A jovem tem sido verdadeiramente humilhada em público. Se entendem que a sul-africana deverá ser sujeita a testes para averiguar a existência de alguma anomalia, façam-no discretamente! O que não podem é achincalhar a jovem de 18 anos, utilizando os jornais para atingir fins despudorados e contra o mais básico respeito pela dignidade humana. A indiana Santhi Soundarajan teve o mesmo tratamento em 2006 e, depois de uma campanha ultrajante movida contra si pelos mesmos de agora, tentou suicidar-se. Os responsáveis pelo atletismo não aprenderam a lição e parecem esquecer-se que há coisas bem mais importantes do que uma medalha. Gente de merda, apetece dizer!

Parabéns!

Que contes muitos, "palonsssse"! Se te portares bem, compro-te uma garrafita de vinho do Porto. Aqui fica o "teu" David para alegrar o dia.

quinta-feira, agosto 20, 2009

Iniciativas destas? Aplaudo.

Hoje, trago-vos um assunto deveras intrincado. Susette Verde, de 24 anos, durante uma sessão fotográfica para a revista “Playboy”, aparece a posar semi-nua em frente ao padrão dos descobrimentos. “Desrespeito, é o que é!”, tem gritado a ala dura da tugalândia. “Não nos pediram nada. E nunca deixaríamos isso. Nem publicidade a carros autorizamos”, referiu Maria Resende do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (que gere aquele espaço histórico). Não estando a par do aparente encanto que o padrão dos descobrimentos gera na indústria automobilística – e desconhecendo por completo a existência, importância ou quais os familiares de ministros que integram o instituto supra referido -, o que tenho para partilhar convosco talvez até seja de somenos importância. Porém, notem que o tema mete mamas ao léu; e questões destas mexem sempre - e muito - com o povo luso (povo, aliás, de apuradíssima sensibilidade). Eu, que sou menos sensitivo e tenho olho para estas coisas, pergunto: se uns gandulos podem invadir os paços do concelho ostentando máscaras de filme americano, por que não pode uma jovem lusitana mostrar o seu genuíno (e farto) peito em pleno padrão dos descobrimentos? Isto sim, trata-se de patriotismo. Só lhe faltava o cachecol da selecção. Iniciativas destas? Aplaudo. E, se ainda fosse vivo, até aposto que o Infante estava comigo.

quarta-feira, agosto 19, 2009

Usain Bolt e o 16 de Agosto.

O primeiro homem a correr os 100 metros em menos de 10.0 segundos foi Jim Hines que, a 14 de Outubro de 1968, no México, correu a distância em 9.95. Foram precisos 23 anos para Carl Lewis baixar a fasquia dos 9.90 e correr a mesma distância em 9.86. Tal aconteceu a 25 de Agosto de 1991. Só 8 anos depois surgiu alguém que corresse os 100 metros em menos de 9.80 segundos. Foi Maurice Green, em Atenas, a 16 de Julho de 1999: 9.79 segundos. Entretanto, nove anos depois, a 16 de Agosto de 2008, Usaind Bolt baixa dos 9.70 e faz a extraordinária marca de 9.69! Foi em Pequim. Uma corrida notável e um recorde imbatível. Ou nem por isso. É que, desta vez, não foi preciso esperar muito para ver a marca ser pulverizada. Exactamente um ano depois, a 16 de Agosto de 2009, o mesmo Bolt corre a distância em 9.58! O rapaz tem 22 anos e a dúvida é saber quantas vezes mais vai ele quebrar o seu próprio recorde. Aguardo com ansiedade o dia 16 de Agosto de 2010.

Nelson Évora.


Não deu para o ouro, deu para a prata. Parabéns, Nelson!

terça-feira, agosto 18, 2009

Diamantino, o avô do Bruno...

sábado, agosto 15, 2009

Frost / Nixon.

Só ontem tive oportunidade de ver o filme Frost/Nixon e o mínimo que posso dizer é que gostei. O filme é um documento histórico de relevo e as óptimas interpretações de Frank Langella (principalmente) e Michael Sheen, a espaços, conseguem atingir uma intensidade e autenticidade dignas de nota. Aqui fica uma sugestão para o FDS.

sexta-feira, agosto 14, 2009

Boa música.

Quando o despertador toca, regra geral, costuma ser presenteado com uma pancada seca e firme. Hoje, por acaso, o gajo deu-me uma bela música e até o dia acordou mais prazenteiro. Ora digam lá se não é uma maravilha...

Desnecessário.

"Nós não fazemos esse tipo de negociação com os portugueses desde 1822", afirmou, esta quinta-feira, o dirigente João Paulo Jesus Lopes, director de futebol do São Paulo, sobre o alegado interesse do Sporting no jogador Hugo, pela soma de quinhentos mil euros. No fundo, voltou a uma tecla bem batida de uma certa ala pseudo-elitista do Brasil: a exploração portuguesa. Despropositado, ofensivo e, acima de tudo, idiota. O gajo, a ver pelo nome que ostenta, deve ser concerteza descendente dos índios da Amazónia. Que se insurja também contra a actual prostituição económica a favor de americanos e espanhóis. São questões mais actuais e bem mais a propósito. Mas não se lhe pode pedir tanto.

quinta-feira, agosto 13, 2009

Mais uma...


A gripe anda aí. Há que recorrer aos "doctors" e as "nurses"... ;)

A Rosinha dos Limões*



*Não é a versão "preferida" do Amigo Vici que também está youtubada. No entanto, é a do Max, grande artista português que tem outras interpretações fabulosas como a "Mula da Cooperativa".

Canhoto



Hola!

Hoje assinala-se o Dia Internacional dos Canhotos.
Apesar de não ser muito a favor de movimentos, dias e comemorações deste tipo (agora posso usar a expressão!), posso assegurar-vos, como canhoto que sou, que é tão boa a sensação de jogar ping pong com a mão esquerda e dar capotes aos opositores que não atinam com o nosso jogo.
Que te vaya bien!

quarta-feira, agosto 12, 2009

Medalha de ouro.

Faz hoje 25 anos que Carlos Lopes venceu o ouro olímpico. Obrigado, Carlos!

Campeonato nacional de futebol.

Está aí à porta mais um campeonato nacional de futebol. As expectativas são as mesmas de sempre, conseguirão SLB e SCP fazer frente ao campeão em título? Uma evidência entra pelos olhos dentro: o benfica tem uma bela equipa, um treinador competente e apresentou-se muito bem nesta pré-época; o sporting nem por isso. Mas o porto é, com todo o mérito, o grande candidato. Não só porque venceu os últimos 4 campeonatos, mas, principalmente, porque tem uma estabilidade e margem de manobra que não é permitida aos concorrentes. Dos lados da cidade do Porto há muito se percebeu que a maior arma para bater o benfica é apostar na instabilidade e na sede de vitórias dos adeptos do clube de Lisboa. Agora, parece que também o presidente do sporting, à míngua de vitórias do clube dos viscondes, tenta jogar no mesmo campo. É público e notório que ao elevar as expectativas dos adeptos do benfica, os rivais sabem que, ao primeiro revés, os jornais se encarregaram de aumentar exponencialmente as consequências dos desaires. É este, por conseguinte, o maior desafio dos dirigentes do benfica (nomeadamente de Rui Costa, pois de Luís Filipe Vieira não espero grande coisa), ou seja, fazer algo que há muito não se faz para aqueles lados: conseguir que os jogadores não sintam excessivamente a pressão do sensacionalismo jornalístico. O resto, cabe aos adeptos. Enquanto nas Antas os adeptos são exigentes, mas raras vezes irracionais; na Luz, há muito mais irracionalidade do que exigência. Com a equipa que o SLB tem é possível vencer o campeonato. Também é legítimo que haja uma enorme confiança e esperança. Mas, acima de tudo, é importante que haja racionalidade e que se perceba quem nem sempre tudo vai correr bem. É nas alturas menos boas e, principalmente, na forma como se ultrapassam as dificuldades que se definem os campeões. Veremos se o benfica está preparado para isso. O porto sabemos que está.

terça-feira, agosto 11, 2009

Arrojo e graça.

Ontem, alguns elementos do blogue 31 da Armada invadiram os paços do concelho da capital e hastearam a bandeira monárquica. Sobre monarquias não me pronuncio; os rapazes lá sabem o que pretendem para o país. A medida de protesto de que lançaram mão até é quase arrojada. Só não o é porque não se identificaram e quem actua sob a capa do anonimato é porque não deseja sofrer as consequências dos seus actos. Assim, tal feito é somente uma afronta gratuita e com pouco de arrojado. E quase é esta uma acção engraçada. Só não o sendo porque ostentar uma máscara de Darth Vader (?) parece-me pouco nacionalista. Não sei o que é que o D. Duarte acha disto, mas quer parecer-me que gostaria mais que os tipos tivessem usado uma máscara de bobo da corte. Ou até uma máscara com a cara do Nuno da Câmara Pereira a cantar a "Rosinha dos Limões". Isso sim, seria engraçado.

Embandeirar os Paços

Hola!
Uns Bloguistas, não confundir com Bloquistas, decidiram hastear a bandeira da monarquia nos Paços do Concelho, em plena capital. Pareceu-me uma atitude acertada. Afinal de contas, aquele a quem apelidam de Principezinho do PSD, tem hipóteses de ser eleito Presidente da Câmara nas próximas eleições.
Tenham juízo, rapazes!
Que te vaya bien!


sexta-feira, agosto 07, 2009

La mano de Dios.

Depois de dias a ser massacrado com esta música por um gajo que até a tem como toque do telemóvel, já não consigo tirar a melodia da cabeça. Por isso, aqui fica. Para os que gostam e para os que ainda gostam mais daquele que foi, na minha modesta opinião, o melhor jogador de futebol de todos os tempos. Na voz do próprio...

O estranho fenómeno das “pool party” em Macau.

Durante os meses de Junho e Julho estavam previstas 5 “pool parties”. Em qualquer desses fins-de-semana choveu a cântaros! Não houve festarola para ninguém, portanto. Já os fins-de-semana que não tiveram festa aprazada foram soalheiros e dignos de uma ida à piscina. Ora, para este fim-de-semana aprazou-se mais uma dessas esquivas “pool party”. Desta vez São Pedro antecipou-se, decidiu puxar dos galões e não fez por menos: um tufão a meio da semana para arrasar a piscina do Hard Rock... Doravante, para saber se chove ao sábado basta estar atento às festas que se pretendem realizar na RAEM. Dança da chuva já conhecia, mas este fenómeno ainda é mais estranho. Pelo menos, cancelada que está a festa, vem aí tempo bom para apanhar sol. Certinho! E não é preciso ser nenhum Antímio de Azevedo para o prever.

Paciência...

Domingos, na sua chegada a Braga, afirmou – absolutamente a despropósito, diga-se - que faria muito melhor que o seu antecessor. E não perdeu tempo a demonstrá-lo: ontem foi eliminado na 3ª eliminatória da Liga Europa.

quinta-feira, agosto 06, 2009

Queixas do emprego

O saber não ocupa lugar

Hola!
Recebido esta manhã na caixa do correio:
SABER NÃO OCUPA LUGAR!
Alevantar
O acto de levantar com convicção, com o ar de 'a mim ninguém me come por parvo!... alevantei-me e fui-me embora!'.
Aspergic
Medicamento português que mistura Aspegic com Aspirina.
Assentar
O acto de sentar, só que com muita força, como fosse um tijolo a cair no cimento.
Capom
Porta de motor de carros que quando se fecha faz POM!
Destrocar
Trocar várias vezes a mesma nota até ficarmos com a mesma.
Disvorciada
Mulher que se diz por aí que se vai divorciar.
É assim.
Talvez a maior evolução da língua portuguesa. Termo que não quer dizer nada e não serve para nada. Deve ser colocado no início de qualquerfrase. Muito utilizado por jornalistas e intelectuais.
Entropeçar
Tropeçar duas vezes seguidas.
Êros
Moeda alternativa ao Euro, adoptada por alguns portugueses.
Falastes, dissestes.
Articulação na 4ª pessoa do singular. Ex.: eu falei, tu falaste, ele falou, TU FALASTES.
Fracturação
O resultado da soma do consumo de clientes em qualquer casa comercial. Casa que não fractura... não predura.
Inclusiver
Forma de expressar que percebemos de um assunto. E digo mais: eu inclusiver acho esta palavra muita gira. Também existe a variante 'Inclusivel' .

A forma mais prática de articular a palavra MEU e dar um ar afro à língua portuguesa, como 'bué' ou 'maning'. Ex.: Atão mô, tudo bem?
Nha
Assim como Mô, é a forma mais prática de articular a palavra MINHA. Para quê perder tempo, não é? Fica sempre bem dizer 'Nha Mãe' e éuma poupança extraordinária.
Númaro
Já está na Assembleia da República uma proposta de lei para se deixar de utilizar a palavra NÚMERO, a qual está em claro desuso. Por mim,acho um bom númaro!
Parteleira
Local ideal para guardar os livros de Protuguês do tempo da escola.
Perssunal
O contrário de amador. Muito utilizado por jogadores de futebol. Ex.: 'Sou perssunal de futebol'. Dica: deve ser articulada de forma rápida.
Pitaxio
Aperitivo da classe do 'mindoím'.
Prontus
Usar o mais possível. É só dar vontade e podemos sempre soltar um 'prontus'! Fica sempre bem.
Prutugal
País ao lado da Espanha. Não é a Francia.
Quaise
Também é uma palavra muito apreciada pelos nossos pseudo-intelectuais . Ainda não percebi muito bem o quer dizer, mas o problema deve ser meu.
Stander
Local de venda. A forma mais famosa é, sem dúvida, o 'stander' de automóveis. O 'stander' é um dos grandes clássicos do 'português da cromagem'.
Tipo
Juntamente com o 'É assim', faz parte das grandes evoluções da língua portuguesa. Também sem querer dizer nada, e não servindo para nada, pode ser usado quando se quiser, porque nunca está errado, nem certo. É assim... tipo, tás a ver?
Treuze
Palavras para quê? Todos nós conhecemos o númaro treuze.
Que te vaya bien!

quarta-feira, agosto 05, 2009

Peixeirada.


Nereida Gallardo mostrou de que cepa é feita e providenciou uma peixeirada daquelas que nem na lota da minha terra teria lugar. A sorte dela é que a bem nutrida Dolores Aveiro não estava nas redondezas, caso contrário a espanhola corria o sério risco de ter de recorrer à cirurgia plástica. Mais uma história de faca e alguidar para alegrar a silly season.

Obama depois de visitar o médico do Michael Jackson


FF, de volta no DN...

Isaltino Morais foi condenado. Já não se trata de um daqueles patamares de incerteza como a dúvida de vizinhos. Não, Isaltino Morais foi julgado e condenado por um tribunal. É certo que ainda falta aquele trânsito em julgado que faz definitiva uma sentença. Como é certo que mesmo depois desse percurso há sempre a possibilidade de erro dos juízes e haver um inocente injustiçado. Mas a condenação de Isaltino Morais a sete anos de prisão por se ter aproveitado indevidamente dos seus cargos políticos já é de outro campeonato. Permite a dúvida, para lá do "achismo", sobre ele merecer um cargo público. O novo patamar da dúvida dá responsabilidades a outros. Ele candidatar-se ou não continua a ser problema só dele. Já ele ser votado torna cúmplice cada um dos seus eleitores. Desde que, há mais de meio século, Adhemar de Barros foi eleito governador de São Paulo com o lema "Roubo mas faço" se sabe que há eleitores para tudo. Se calhar pouco se pode contra isso. Mas, pelo menos, faça-se sentir aos cúmplices que nem todos são da laia deles. Exaltemo-nos com os que se isaltinam.

Cotidiano

Hola!
Para animar o dia que está que vou ali e já venho.

Que te vaya bien!

terça-feira, agosto 04, 2009

"Goni".


E aí está o ciclone tropical “Goni”. Chega de noite e vai embora de manhã. Má notícia para quem queria ir para casa mais cedo, o que nem sequer é o meu caso, uma vez que tinha que ficar a “vergar a mola” na mesma - pelo que o dito não me aquece nem arrefece. Não estou é a ver quem é o desgraçado que me vai entregar uma pizza lá a casa...

segunda-feira, agosto 03, 2009

Gripe porcina e Tamiflu.

Este FDS deparei-me com um email que me deixou deveras curioso. A gripe porcina mata muito menos que a gripe convencional, mas continua envolta numa histeria inaudita. Fala-se de uma pandemia, mas a organização mundial de saúde não impôs a fabricação de genéricos que a combatam. Ganha, seguramente, quem fabrica o Tamiflu. Mais curioso ainda é saber que a empresa (Gilead Sciences, Inc.) que detém a patente deste medicamento está fortemente ligada ao governo americano e que Donald Rumsfeld foi, durante 4 anos, o presidente do seu conselho de administração.

sábado, agosto 01, 2009

Alegria, alegria.

Era para aqui colocar uma música do Bob Marley, mas achei que três postas seguidas com gente falecida era demasiado. Principalmente num sábado tão soalheiro. Por isso, nada melhor que o Carlos e o Veloso para alegrar o FDS.

Corazon Aquino.

Maria Corazon Cojuangco Aquino faleceu hoje. Foi Presidente das Filipinas entre 1986 e 1992, tendo sido a primeira mulher a ocupar tal cargo em toda a Ásia. Foi igualmente uma esforçada activista pela paz e igualdade de direitos. Tinha 76 anos.