sexta-feira, dezembro 31, 2010

Bom 2011!

Proibicionismo.

Vivemos na era da devassa da vida privada (muitas vezes consentida ou até promovida pelos próprios sujeitos) e da proibição estatal paternalista, exagerada e moralista. Mas, enfim, deixo para o ano que vem postas sobre o tema. No entanto, na sequência do previsto endurecimento das leis anti-tabaco, deixo-vos igualmente com esta frase de Luís Rebelo, presidente da Confederação Portuguesa de Prevenção do Tabagismo, segundo o qual "Temos de proteger quem não fuma e ajudar os que o fazem a deixar". Quanto a proteger os não fumadores, nada a opor - conquanto os direitos de quem fuma estejam devidamente acautelados. Já acho mais curiosa a expressão - eufemista, claramente - "ajudar os que o fazem a deixar". Entende o Sr. Rebelo que privar um adulto esclarecido de exercer um direito é... ajudá-lo. A não ser que esteja a chamar inimputáveis a uns largos milhões de fumadores, o tipo deveria perceber que a sua douta opinião não pode ser imposta aos demais. Chama-se liberdade racional e responsável. Aliás, a única que verdadeiramente existe.

Acaba por ter a sua piada...

O Nordeste da Austrália está assim.

quinta-feira, dezembro 30, 2010

É ou não é?

O pouco que tenho seguido dos debates presidenciais não me dissipou uma dúvida, que se traduz numa pergunta muito simples e directa: é ou não verdade que Manuel Alegre desertou do exército português, fugiu para Argel e através da rádio denunciava as posições militares portuguesas e colaborava com os nossos opositores, contribuindo para a morte de militares portugueses? Ora, a ser verdade, apesar de não ter ido parar à choldra, também não pode estar ao leme de uma nação que atraiçoou - se bem que isso, como é consabido, não constituiu entrave no passado recente. Mas isto, claro, a ser verdade o que dele se diz. Façam lá o favor de lhe colocar a questão. Estou ansioso por ouvir a resposta. Aproveitem e peçam ao Jorge Palma para ser ele a fazer a pergunta. Não há nada como estar por dentro do assunto.

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Break Up The Concrete - The Pretenders.

Da aparente heroicidade.

Um tal de Assange tornou-se, nos últimos meses, o paladino da liberdade de informação. Já de violação de correspondência ninguém o acusa. É também apelidado de herói; aquele que galhardamente desmistfica os segredos do polvo americano. Não vou por aí. Reconhecer-lhe-ia heroísmo se revelasse segredos militares e diplomáticos da Rússia, da Coreia do Norte, entre outros - isso, sim, seria coragem. Não o fazendo, não passa de um pobre de espírito sequioso de protagonismo (rectius: milhões de dólares). Com uma pequena agravante: o que ele faz coloca em risco a subsistência do mundo ocidental ante a voracidade dos radicais. E isso só os anti-americanos primários não alcançam. A estes, simplesmente, era recambiá-los para o Irão. Iam gostar. E que levassem o Assange com eles.

terça-feira, dezembro 28, 2010

Eusébio ao i.

A não perder!

O Anjo Branco


Hoje deixo-vos uma sugestão para esta quadra festiva: O Anjo Branco, de José Rodrigues dos Santos. A história, essencialmente, desenrola-se em Moçambique e é um enredo romanceado que se baseia em factos verídicos - em que o pai do jornalista foi a inspiração para o personagem central do livro. Escrito de forma escorreita e ritmada, lê-se de um trago.

terça-feira, dezembro 21, 2010

Feliz Natal!

Deixo-vos com um belo vídeo de David Fonseca e com os votos de Feliz Natal!

sábado, dezembro 18, 2010

Estavas tão bem calado...

Já acordar ao Sábado de manhã é do caraças, mas o que tem de ser tem muita força. Já ter de ouvir baboseiras é que não é inevitável. Ao ligar a TV na RTPi (coisa que já não fazia há vários meses – para lamentações bem basta o Benfica), eis que me deparo com as declarações de um tal de Vilas-Boas (com hífen e tudo, que é mais fino). Ante as declarações do Presidente do Paços de Ferreira, segundo o qual a sua equipa quer ganhar ao fcp para ser a primeira a fazê-lo este ano – intenção obviamente legítima -, o treinador da equipa da cidade do Porto ficou eriçado, afirmando que só entenderia tal discurso se essa vitória fosse imprescindível para a manutenção do Paços. Disse mais, do alto da sua sobranceria, que o Paços parece querer fazer favores a terceiros (numa notória alusão ao benfica). Traduzindo por miúdos: o rapazola quer que o Paços abra as pernas e, deduzo, não aceita que uma equipa pequena possa bater o pé aos grandes. Patético! É verdade que o gajo chegou ao fcp sem ter feito muito por isso. Mas também é verdade que tudo lhe tem corrido bem (o que, obviamente, é consequência do seu bom trabalho e do excelente plantel de que dispõe, reconheço-o). Mas é quando chegar a tempestade (e ela chega sempre, mais tarde ou mais cedo) que se irá ver se o sujeito tem unhas para estar onde está. Espero que o Paços lhe ensine a ser mais humilde, ponderado e menos idiota.

Ferreira Fernandes no seu melhor!

"Acariciando a bela cria.

Ontem, um acontecimento a contra-corrente. E nem tanto por um embaixador ser ouvido de outra forma que não por telegramas gamados, mas por causa do assunto tratado. Ontem, José Fernandes Fafe, 83 anos, que foi nosso embaixador, apresentou em Lisboa o seu livro A Colonização Portuguesa e a Emergência do Brasil. O livro vai ser lançado no Brasil em breve. Nos dois países, o esquecimento ignorante dos portugueses e a vergonha ignorante dos brasileiros bem precisam da lição breve mas utilíssima das 205 páginas do livro. Fafe escreveu-o porque viu na revista brasileira Veja (em 2000 e 2003) dois sábios americanos, David S. Landes, historiador económico, e Douglass North, Nobel de Economia, apontarem a causa do atraso brasileiro: a colonização portuguesa. Sim?!... Hoje, quando o Brasil, país do futuro, já era - porque o Brasil é presente e em futuro breve (2050) será a 4.ª potência mundial -, o passado colonial merece ser reavaliado. A tese de Fafe é: a força do Brasil é que já o era antes de se tornar independente. Desde o princípio, com a chegada do português o Brasil não recebe um colono, ganha um brasileiro. Com o território que se uniu (as fronteiras de 1822 são, no essencial, as de hoje), junto ao jeito manso que é só seu, aconteceu o Brasil. Diga-se o óbvio: se a colonização fosse outra, não aconteceria o Brasil. Que perda!"

Bom FDS!

sexta-feira, dezembro 17, 2010

Não há esperança naquela gente...

O wikileaks mostrou à saciedade a falsidade que norteia a conduta dos dirigentes políticos da Tuga. Claro que sem consequências de maior, como se impõe num país amorfo e sem cultura de responsabilização pessoal. Mas isto já se sabia. O que me deixou atónito foi uma das conclusões da recente discussão parlamentar sobre a revisão constitucional: mantém-se o seu preâmbulo, ainda que não tenha força normativa ou alcance prático (sic). Caminhemos para o socialismo, pois então, na esteira da revolução de abril – mantém-se a referência na CRP. Mas apenas em sentido figurado – dizem-nos os preclaros deputados da nação. Dizem-nos, portanto, que não interessa para nada o que lá se plasma... Isto é: os políticos gerem o nosso país com a leviandade com que gerem as suas vidas e com a leveza de espírito e inconsequência de um adolescente de patilhas e calças à boca de sino a gritar freneticamente pela UDP ou pelo PCTP. À bardamerda com esta gente!

Diz ela que viaja muito...


“Relationships aren’t easy. I believe in monogamy, but it’s hard when you travel and actors travel a lot. It is an effort, but I don’t want to be in a relationship that isn’t worth making that effort for.”

Take care... ;)

"Police are warning all men who frequent clubs, parties & local pubs to be alert and stay cautious when offered a drink by any woman. Many females use a date-rape-drug on the market called 'Beer '. The drug is found in liquid form and is available anywhere. It comes in bottles, cans, or from taps and in large kegs. Beer is used by female sexual predators at parties and bars to persuade their male victims to go home and sleep with them. A woman needs only to get a guy to consume a few units of Beer and then simply ask him home for no-strings-attached sex. Men are rendered helpless against this approach. After several Beers , men will often succumb to the desires to sleep with horrific looking women to whom they would never normally be attracted. After drinking Beer , men often awaken with only hazy memories of exactly what happened to them the night before, often with just a vague feeling that 'something bad' occurred. At other times these unfortunate men are swindled out of their life's savings, in a familiar scam known as 'a relationship' ... In extreme cases, the female may even be shrewd enough to entrap the unsuspecting male into a longer-term form of servitude and punishment referred to as 'marriage'. Men are much more susceptible to this scam after Beer is administered and sex is offered by the predatory females. Please forward this warning to every male you know. If you fall victim to this 'Beer ' scam and the women administering it, there are male support groups where you can discuss the details of your shocking encounter with similarly victimized men. For the support group nearest you, just look up 'Golf Courses' in the phone book."

Unknown authorship

quarta-feira, dezembro 15, 2010

50 anos!


No dia 15 de Dezembro de 1960, o Rei chegava à Metrópole...

terça-feira, dezembro 14, 2010

Sudão.


O que vale é que o governo sudanês já ordenou a abertura de um inquérito para avaliar se as chibatadas foram ou não bem aplicadas...

segunda-feira, dezembro 13, 2010

Sugestão.


Para todos aqueles que apreciam o humor de Mel Brooks, não há como aceder ao youtube.

Divididos em 10 ou mais pequenas partes de 10 minutos cada, podem ver os seguintes filmes integralmente: Young Frankenstein, Blazing Saddles, Dracula – Dead and Loving It e Robin Hood: Men in Tights. Foi o que fiz ontem.