segunda-feira, março 26, 2007

Boa semana!


Após um fim-de-semana repleto de notícias interessantes, gostaria de salientar as seguintes:

Selecção nacional de futebol - Uma grande vitória da nossa selecção! E, com a chegada de Simão, teremos muito provavelmente a melhor frente de ataque da actualidade. Notável o golo de Quaresma e impressionante o incansável João Moutinho.

Selecção nacional de Raguebi - Um feito histórico! Portugal vai estar presente no mundial de Raguebi, em França. É a primeira vez que uma selecção amadora marca presença num mundial. Depois dos êxitos no raguebi de sete, eis chegado um merecido prémio para os amadores do raguebi de 15. Agora, calhou-nos um grupo onde defrontaremos os "all Blacks"... Claro que vamos perder, mas poder perder contra os melhores e mais carismáticos jogadores do mundo é um orgulho!

Mahmoud Ahmadinejad - Insurge-se e ameaça os que, unanimemente, condenaram e impuseram sanções ao Irão. As posições cada vez mais extremadas e perigosas...

Oliveira Salazar - Depois de ter sido eleito o "pior Português", foi agora eleito o "maior Português"... Como anteriormente referi, este tipo de programas é, no mínimo, intelectualmente redutor. E diz mais do votante do que do votado! Contudo, interessa fazer uma análise: volvidos tantos anos e com tanto desconhecimento e cinzentismo envolvendo a figura de Salazar, porque será que ainda desperta tantas paixões e ódios? Talvez o descrédito dos nossos políticos e a aura de misticismo explique parte deste saudosismo... Será que estamos a chorar os mortos porque os vivos os não merecem?

Boa semana!

27 Comentários:

Às 2:53 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Agora vou falar a sério Vici.
Dizer-se que da votação em questão não podem ser extraidas conclusões ou lições é o mais fácil.É o que todos vão fazer, em coro com a associação 25 de Abril.
Eu não vou por aí; direi apenas que embora o salazarismo seja uma doutrina de museu, e que qualquer esperança que esta votação confira aos dois ou três octagenários saudositas do Professor de Coimbra é va, penso não deixa de ficar demonstrado que os portugueses reconhecem o homem que servia a causa pública e os interesses nacionais de forma desinteressada e sem os gamar. E os portugueses gostam desssas duas qualidades, de que se lembram apenas muito vagamente, com saudade, pois nos dias de hoje só se encontram em locais como o museu do Vimieiro.
Zé Firmino

 
Às 4:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ainda que a camarada Odete classifique de insconstitucional a vitória do Prof. O. Salazar, com base no preâmbulo e na norma que permite partidos Facistas. Logo, o Maior Portugês de sempre é o Soviet Cunhal, esse sim, para quel a capital de Portugal é Moscovo!!!
E reforçaria um ponto de suma importância.Quanto às qualidades do Prof. O. Salazar - a A sua preocupação com Portugal e a Independência Nacional.

bem hajam,
Lá vamos cantando e rindo,
Lusito

 
Às 4:46 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ó Zé Firmino, para octagenário, a tua escrita não está mal: denota poucas tremuras (a informática opera milagres) e ainda consegue alguma pontuação...

Já a memória!...

Primeiro: não sabes por onde vais, só sabes que não vais por aí... Ora, com tanta desorientação, é bom de ver que ainda vais parar a uma "bouça"...

Segundo: não te lembras se vocês afinal são dois ou três...
Isso está mesmo mau, pelo que é "bouça" na certa!

Terceiro: esqueceste-te de mencionar que "o homem que servia a causa pública e os interesses nacionais" condenou a esmagadora maioria dos portugueses à fome de pão, de liberdade, de educação e de cultura (etc., etc., etc.) e sujeitou boa parte deles (e respectivas famílias)à guerra do ultramar...
Nesta senda, não só acredito que "estás aqui estás na bouça", como ainda te faço um diagnóstico gratuito: tens Alzheimer!
Resta saber se ainda te lembras o que isso é ;)

Ass: sócio 25 da Associação Obrar (F)

 
Às 5:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

"Alô" Lusito! Parabéns!

Ao identificar-se como um dos "dois ou três" octagenários,
acabar de ganhar uma bela engalfadela na "bouça"!

Mas, afinal, quantos são?! Hã?! Dois?! Três?! Está-me cá a parecer que isto vai dar um salsifré danado!!!

Caro comtemplado, permita-me (ou não) um pequeno reparo: o Sr. Prof. Oliveira Salazar SÓ se esqueceu de se preocupar com os portugueses! Vai-se a ver e o "pobre diabo" também tinha Alzheimer!


Ass: sócio 25 da Associação Obrar (F)

 
Às 5:34 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 6:05 da tarde , Blogger VICI disse...

Primeiro, vejam lá se têm cuidado com a escrita. Há para aqui muitos donos da verdade...

Segundo, não sei se repararam, mas há mais notícias para comentar...

 
Às 6:40 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Se fosse o Cunhal a ganhar, ou o Padrinho da Mafia Lojista Lusitana (sim é o tal da família Solares), a votação já era justa. Como é um senhor de Santa Comba, estamos em presença de uma farsa!
Por essas e por outras é que estou totalmente com o Zé Firmino nesta matéria, sem que com isso queira dizer que tudo o que o senhor fez tenha sido bom. Agora, uma coisa o senhor foi: UM HOMEM SÉRIO nas convicções, no carácter e na defesa dos valores da res publica!
Coisa que os ladrões que por lá passaram desde o 25-A nem de perto nem de longe se podem orgulhar.
Mota

 
Às 6:48 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Grandola Vila Morena!...

 
Às 6:53 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Lusito,

Muito agradeço por ter sido tão solícito em vir juntar prova à minha alegação: repare como é repetitivo no seu discurso, para o que basta olhar para o início e fim da sua mensagem, característica própria de pessoas com a doença prognosticada (com muito boa disposição e em forma de brincadeira, duas coisas que, está visto, V. Exa. desconhece)...

É de notar ainda quão irónica é a sua resposta, ao usar uma linguagem insultuosa para alvitrar que “toquei a insultar” … lá, lá, lá… ;)

Já agora, e por último, quando procurar ajuda, tente encontrar alguém que lhe cure o mau humor, pois deve ser difícil gerir essa acidez ;)

Ass: sócio 25 (F)

 
Às 7:09 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Xô Vici

Antes de mais devo dizer que tenho alguma dificuldade em escrever sobre este assunto.

Sinceramente nunca pensei que o deixassem ganhar. Para mim sobre os resultados pairava um certo boicote de alguns orgãos de comunicação social controlados pela esquerda.
No entanto lembrei-me que vivemos numa democracia e que por muito erróneo que seja o resultado, o que é certo é que foi o Homem que GANHOU....O Povo pareceu esquecer o tal de facínora que nào deixava falar ninguém, esqueceu o velho cinzento que acabou no soalho, depois de cair da cadeira, esqueceu o tipo que perseguia os arautos da liberdade.

A verdade é só esta, ele foi tão mau, tão aterrador, tão insultuoso para a liberdade dos Portugueses que estes, muitos ou poucos,consideraram-no "O MAIOR''

Quanto ao Futebol, tenho pena que na tenha reconhecido, uma vez mais, o valor do Cristiano...cá para mim na viu o Jogo..

Abraço

OAM

 
Às 7:15 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mota,

Dou a mão à palmatória quanto à questão da seriedade, tal como a coloca. Também é verdade que, depois da revolução, muitos daqueles que chegaram ao poder "meteram a mão ao bolso".

Mas isto faz do Sr. Prof. Oliveira Salazar o maior português de sempre? Não na minha opinião...

ASS: sócio 25 (F)

 
Às 7:20 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O Xô Vici viu o jogo! Eu sou testemunha!

Ass: a testemunha anónima (o que dá imenso jeito... )

 
Às 7:30 da tarde , Blogger VICI disse...

OAM,

Então se estou a dizer que com o Simão teremos a melhor frente de ataque do mundo, não estou a reconhecer o valor do C. Ronaldo? Simão, Quaresma, Ronaldo e ainda falta o Deco...

E devo dizer que vi o jogo no Desportivo Democrático!

 
Às 7:34 da tarde , Blogger VICI disse...

Testemunha anónima,

Pode deixar de o ser! Aqui não há perseguição... ;)

 
Às 7:42 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu estava la e vi que o Xô Vici (não...) viu o jogo! :)

Ass: a testemunha anónima 2

 
Às 7:47 da tarde , Blogger VICI disse...

Vi a segunda parte e vibrei com a exibição...

 
Às 7:58 da tarde , Blogger Leocardo disse...

Salazar primeiro, Vale e Azevedo segundo e Quim Barreiros em terceiro. Assim é que devia ser. Viva Portugal!

 
Às 12:07 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Eu não estava lá, pelo que não vi se o Xô Vici viu ou não viu o jogo! :D

Ass: a testemunha anónima 3

 
Às 12:48 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

VC,
desculpa se abusei. confesso q poderia ter sido mais comedido, para isto não descambar
lusito

 
Às 9:12 da manhã , Blogger VICI disse...

Zé Firmino e Mota,

Obrigado pelas vossas magníficas contribuições!

Ó Lusito, não há problema!

 
Às 5:18 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro sócio 25 (F),

Não tenho 80 nem para lá caminho, para já. Carrego as minhas cruzes, mas ainda não o mal de alzheimer. Mas tento pensar pela minha cabeça e tento não ter a pouca inteligência que Deus Nosso Senhor me Deu toldada pelos papões, os complexos, os mitos, os boatos e a converseta dos sacristães da nossa democracia para lamentar. Pelos vistos tem a sua cabecinha inteligente e democrata formatada por esse diapasão. Estimo as melhoras. Recomendo que procure ler, estudar e aguçar o seu eventual espírito crítico. Veja se o pais melhor assim tanto, se a fome acabou, se o obscurantismo desapareceu, se há assim tanta liberdade, se os pobres deixaram de ser pobres e se há cada vez mais e melhor emprego em Portugal. Tente ver as coisas criticamente. Sinceramente, as melhoras, é o que lhe deseja o Zé Firmino

 
Às 5:34 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro Zé Firmino,

Estás em grande...

 
Às 10:34 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Antidemocrata Zé Firmino,

Após analisar os seus últimos sintomas (seu último escrito), revi o meu diagnóstico e conclui que afinal uma das suas “cruzes” (um dos males de que V. Exa. padece) não é Alzheimer, mas sim algo muito mais preocupante: trata-se de um vírus altamente perigoso e contagioso, de disseminação muito rápida (especialmente quando operada por meio de participação em blog) que dá pelo nome de “FASCISMO ENCAPOTADO”.

Passo a elucidá-lo sobre o dito, como mente esclarecida que sou:

O FASCISMO ENCAPOTADO começa por destruir a mente e qualquer capacidade de raciocínio e discurso lógico (já para não falar no humor!...) do paciente, levando ao psitacismo, como é o seu caso. Acha que são más notícias? Acha bem, mas as piores ainda estão para vir: este vírus não tem cura e não está na moda*.

Ora, não tendo cura, não lhe posso deixar uma prescrição médica, mas apenas alguns conselhos para que “tente” (já reparei que o senhor “tenta”, “tenta”, mas não logra obter os resultados que pretende) evitar contagiar outras pessoas, nomeadamente: pegue nos seus papões, nos seus complexos, nos seus mitos, nos boatos que conhece e na “converseta dos sacristães” (seja lá o que isso for…) a que está habituado, no diapasão (o lá de 435 vibrações por segundo) e num rolo de papel higiénico (à chinesa) para estancar a verborreia e enfie-se na primeira *caverna que encontrar! Não saia de lá enquanto não for descoberta a terapia anti-retroviral adequada ao seu caso! É uma questão de saúde pública!

* Caverna… lembra-lhe alguma alegoria? Voltarei a este tema ...

No que respeita às questões que levantou sobre o actual estado do país, repondo-lhe o seguinte: o país melhorou tanto, mas tanto, em todos os aspectos que referiu (excepção feita ao obscurantismo), que vale a pena o Zé Firmino ganhar coragem para viver nele. Não desespere, confie em si!

Realmente, só o obscurantismo, estado em que o senhor vive, não desapareceu e continua em força, sendo V. Exa. prova viva disso mesmo. Aliás, até agradeço que o tenha referido e demonstrado (enquadra-se aqui a deixa anterior a propósito da caverna), pois dá-me a oportunidade de lhe recomendar o seguinte: pegue num livro escrito por um SENHOR chamado PLATÃO (um dos maiores filósofos de sempre, para seu conhecimento), que tem por título “A REPÚBLICA” (por mim lido e relido desde tenra idade e que pretendo continuar a reler – é daqueles que fazem pensar e aguçam o espírito crítico), abra no início do Livro VII (para sua orientação, esclareço que encontrará vários livros dentro de um livro) e leia a “Alegoria da Caverna”. Pode ser que opere um milagre dentro de si… que o ajude a compreender… Já agora, leia os restantes livros que encontra em “A REPÚBLICA”, o que só lhe fará bem – são óptimos, à semelhança de inúmeros outros que lhe posso recomendar, para que as pessoas aprendam a pensar e agucem o espírito crítico :)

Por último, quanto à “eleição” do Senhor Prof. Oliveira Salazar e a um eventual devaneio de o fascismo voltar a estar na moda*, remeto-o à leitura de um artigo intitulado “A única eleição que Salazar ganhou”, de José Vítor Malheiros, in Público. De entre os vários que li sobre o assunto, este parece-me um dos mais elucidativos e coincidentes com a minha opinião, pelo que faço minhas as palavras que aí encontrará (com todo o respeito pelos direitos de autor e pelo mérito de quem o escreveu).

PS(1): Como vê, nem só de “bouça“ vive o sócio 25 (F)…

PS(2): Não tolero tentativas de branqueamento da ditadura, do que espero tenha ficado ciente.

PS(3): Na próxima vez que caia no despautério de me atiçar leva com POLÍTICA A SÉRIO!

Ps(4): Onde estava antes e durante o 25 de Abril?

Ass: sócio 25 (F)

 
Às 10:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro administrador do blog (Vici),

Lamento que esteja a deixar contagiar-se pelo vírus de que padece o Zé Firmino. A expressão “Estás em grande…”, atendendo ao contexto, fica-lhe mal (talvez seja da cor, do tamanho, da ideologia e/ou por ser o administrador do blog… ainda não decidi).

Doutra banda, pode sempre optar por apagar as minhas mensagens… será a “prova dos nove”…

Se as não apagar, ficarei à espera para ver quantos mais se encontram infectados pelo identificado vírus, pois eles virão desenfreadamente em defesa do Zé Firmino (e eventualmente sua, em resposta a este post) e em meu ataque :)

Saudações bloguistas!

Ass: sócio 25 (F)

 
Às 10:12 da manhã , Blogger VICI disse...

Cara sócio 25 (F):

Quanto aos comentários que diriges ao Zé Firmino, ele que te responda se pretender...

Quanto aos que me diriges: as minhas expressões, atitudes ou comentários, "ficam-me mal" dependendo da perspectiva do observador. Ainda que te custe, hás-de convir que nem todos pensamos da mesma maneira, nem todos podemos ser democratas como tu e pretender que as nossas idiossincrasias sejam as dos demais... Bela democracia essa! Acho até que essa petulância não te caí bem...

Apagar o teu comentário seria um erro! Aliás, nem sequer te responderia em condições normais, mas como tu o que queres é conversa... ;)

 
Às 4:45 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Cara administrador do blog (Vici),

Vou dar-me por satisfeito com a sua resposta, por três razões (já deve ter reparado que tenho a Trindade por fetiche… ) que passo a enunciar:

1) Revela inteligência ;)

2) Patenteia espírito crítico ;)

3) Demonstra que percebeu 69 % da mensagem ;)

Aproveito para agradecer o facto de me informar de que “acha que esta” petulância “não me cai bem”, pois não gosto nada de lhe desagradar (ainda que lhe custe, fique a saber que até sinto grande empatia relativamente à sua pessoa), pelo que prometo envidar esforços para encontrar uma petulância que me caia melhor…

E sim, eu confesso, sou danado para a conversa, um verdadeiro tagarela… blá, blá, blá… ;)

Ass: sócio 25 (F)

 
Às 5:05 da tarde , Blogger VICI disse...

Sócio 25,

A perceber só uma parte do que escreveste, fico contente por ter sido 69%... ;)

Desde já me disponibilizo para encontrar uma "petulância" que te caía que nem uma luva... ;)

E não te exaltes com o Salazar. Olha que o senhor já morreu... ;)

E, já agora, obrigado pelo contributo. Aqui e além um pouco extremado, mas com "conbersa" até se vai lá.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial