terça-feira, maio 22, 2007

Terá razão?


Jorge Valdano foi um dos melhores avançados da sua geração! Campeão do mundo em 1986, ao lado de Maradona e de Burruchaga, foi uma das principais figuras da selecção Argentina.

Depois, como treinador e director desportivo, não logrou alcançar o sucesso que teve enquanto jogador.

Já passou algum tempo desde que proferiu declarações polémicas sobre Mourinho e Benítez, afirmando que os dois treinadores têm fome por glória e o desejo de ter tudo sob controlo e que isso se deve ao facto de não terem tido sucesso como jogadores.

A questão é, depois do Liverpool ter chegado à final da Liga dos Campeões e do Chelsea ter ganho a Taça de Inglaterra, haverá alguma verdade nas declarações de Valdano ou será apenas e só a tão mundana inveja?


"Those who did not have the talent to make it as players do not believe in the talent of players, they do not believe in the ability to improvise in order to win football matches. In short, Benitez and Mourinho are exactly the kind of coaches that Benitez and Mourinho would have needed to have made it as players."


Jorge Valdano

9 Comentários:

Às 3:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Invejoso!!!

 
Às 3:40 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Apesar de ser escusado dizer o que disse, acho que o Valdano tem razao. O futebol do chelsea e do liverpool é uma porcaria. Feio, desinteressante, uma seca!!!

 
Às 8:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não deixa de ter alguma razão no que diz..quanto a inveja pareçe não ter motivos para tal..deu boa conta de si..

 
Às 11:04 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Um vaidoso promovido constantemente pelo jet set e comunicação social espanhola. Salvo odevido respeito Vici, mesmo como jogador não foi dos melhores da sua geração, pois pontas de lança bem melhores houve no seu tempo. Teve a fortuna de jogar naselecção argentina do seu tempo, que sendo uma boa equipe entre algumas, era melhor de que as outras porque tinha o Maradona.

Tony (do MP3)

 
Às 11:21 da manhã , Blogger VICI disse...

Já agora, deixem que vos diga o que penso:

a) Para mim, Valdano foi de facto um grande jogador. É verdade que jogava ao lado de Maradona, mas era um óptimo jogador.

b) Mourinho e Benítez são dois treinadores vencedores! No entanto, não é mentira que o futebol espectacular não é algo que seja procurado por qualquer um deles.

c) A um treinador pede-se que ganhe, mas também se pede que as suas equipas (sendo compostas por alguns dos melhores jogadores do mundo) proporcionem grandes espectáculos.

d) Valdano é polémico e podia ter expressado a sua opinião de outra forma, mas não mentiu...

 
Às 2:02 da tarde , Blogger playmaker 10 disse...

É uma teoria como outra qualquer...

De facto o futebol praticado pelo Chelsea e Liverpool são deveras enfadonhos, mas deduzo que isso está mais relacionado com os jogadores. Sem ovos não se fazem omoletes.

Basta lembrar o Porto do Mourinho, uma equipa organizada mas que vivia da arte de Deco e por vezes da magia de Alenichev. Mourinho nunca "barrou" a criatividade destes.

Relembrando também Benitez no Valência, onde ganhou a Liga Espanhola e a Taça UEFA com jogadores como Baraja e Aimar como principais artistas.

 
Às 2:52 da tarde , Blogger VICI disse...

Playmaker 10,

Que é uma teoria como outra qualquer, não posso deixar de concordar...

Mas que o Chelsea e o Liverpool jogam mal porque os jogadores mais não conseguem fazer, discordo profundamente! Principalmente no caso do Chelsea.

A questão é: queremos uma equipa que ganhe ou uma equipa que dê espectáculo (e que, em princípio, também sairá vitoriosa)?

Saudades tenho da notável equipa do Real Madrid, que jogava um futebol maravilhoso e ganhava tudo o que havia para ganhar (Figo, Zidane, Raul, Roberto Carlos, Guti...)

 
Às 3:53 da tarde , Blogger playmaker 10 disse...

Caro vici,

eu discordo. De facto o Chelsea tem alguns dos melhores jogadores do mundo, mas todos eles são reconhecidos por muitas características mas a magia e o improviso não são a principal, excluindo talvez o Drogba e o Roben (que tem jogado pouco).

A minha teoria (como outra qualquer...) é que para ter uma equipa que dê espectáculo é necessário ter jogador(es) que consigam de forma natural comandar a equipa, pautar o jogo, controlar ritmos (como tão bem fazem Lampard ou Ballack) mas que de um momento para o outro façam algo de novo, improvisem. Tanto o Chelsea como o Liverpool não têm esses jogadores. Ou antes, claro que tanto Lampard como Ballack improvisam mas não com a frequência necessária para tornar o futebol do Chelsea, pelo menos, agradável.

Todo o futebol do Chelsea é baseado na intensidade, no ritmo, na força e na velocidade de execução.

O do Liverpool, baseado no sistema defensivo e ataques rápidos, consequência natural do tipo de jogadores que tem.

Também tenho saudades desse Real Madrid! Ou do Barcelona de Figo, Guardiola, de la Pena, Ronaldo e cpa.

Agora... neste momento... temos a nossa selecção ;)

 
Às 4:04 da tarde , Blogger VICI disse...

playmaker,

Ok, não discordo de algumas das suas palavras (mas também não vou perpetuar a refrega).

Já agora e por falar de selecção, ainda conto postar qualquer coisa sobre a convocatória de ontem.

Abraço!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial