terça-feira, julho 07, 2009

É isto o jornalismo desportivo?

“Mundial-2009: Angola empata e complica apuramento
Por Redacção

A selecção de Angola empatou (2-2) esta segunda-feira com a congénere do Moçambique, em jogo da segunda jornada do Grupo A do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, que está a decorrer em Vigo, Espanha, deixando para a última ronda a decisão sobre o apuramento para os quartos-de-final.Depois de, no domingo, terem vencido a Colômbia por 3-0, os angolanos precisavam apenas de uma vitória para carimbar a passagem à fase seguinte. No entanto, o empate com os moçambicanos pode deixar Angola, que vai agora defrontar a Espanha, fora dos ‘quartos’, caso Moçambique vença a Colômbia na derradeira jornada.(...)”

Isto é uma notícia do jornal A Bola e um exemplo perfeito de como os jornalistas de hoje não passam de meros processadores de texto; vazios e de parca profundidade! Angola defrontou Moçambique em hóquei em patins. Como tal, não se percebe porque teria o jornalista acima de dar mais ênfase a uma selecção do que a outra. E, o que é pior!, o jornalista em questão demonstra um completo desconhecimento da modalidade que comenta! Moçambique tem muito mais tradição no hóquei em patins do que Angola. Tem menos petróleo, é verdade, mas no hóquei manda mais. Aconselho a redacção do jornal a procurar notícias de Fernando Adrião e do Desportivo de Lourenço Marques. Aposto que, se procurarem bem, até encontram alguma coisa nos arquivos que para lá têm. É verdade que dá trabalho, mas ganham em rigor. Assim, com um bocadinho de sorte, pode ser que ainda consigam chegar aos calcanhares do Cândido de Oliveira, do Ribeiro dos Reis, do Alfredo Farinha ou do Homero Serpa.

11 Comentários:

Às 6:36 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

É o mau jornalismo que temos! Se não fosse a sua noticia sobre este assunto (nem sabia dele)..Abraço

 
Às 6:39 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Meu caro...Angola é que está a dar e como bons Portugueses andamos sempre a ver de onde vem mais sol. Mais uma vez a sua posta está óptima.

 
Às 7:35 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Que grandes recordações me trouxe!!!!!E nao era so o Adrião, era também o Vasco Duarte, Alberto Moreira, Victor Rodrigues. António Souto, Francisco Velasco.O Adrião era tao bom ou melhor que o Livramento.

 
Às 7:54 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Os melhores jogadores de hóquei em patins, jogavam em Moçambique.. è mesmo fazer jornalismo de "gaveta" sem procurar saber mais.. Que Moçambique ganhe e vá em frente. Abraço

 
Às 8:06 da tarde , Blogger Leocardo disse...

Meu caro VICI: Moçambique era melhor que Angola sim, há 40 anos, quando ainda não era um país. Angola está no grupo A desde que me lembro, e chega sempre aos quartos-de-final, e Moçambique anda vai-e-volta pelo Grupo B. Não sei o que aconteceu ao hóquei de Moçambique entre os tempos do Fernando Adrião & cia., mas até há dez anos existiam quatro equipas em Moçambique, e dezenas em Angola. Mesmo assim boa sorte aos dois.

Cumprimentos

 
Às 10:40 da manhã , Blogger VICI disse...

Meu caro Leocardo,

O que me parece óbvio é que não há qualquer razão objectiva para o jornalista ter menosprezado a selecção moçambicana em favor da angolana! E isto é a pedra de toque do post. Ambos os países têm idênticas relações afectivas com Portugal e nada justificava o texto. Aquilo pode ser muito coisa, jornalismo é que não é de certeza!

Por outro lado, dando de barato que os clubes moçambicanos não ganham nada há mais de 40 anos, a verdade é que foram uma das potências mundiais da modalidade e Angola não! Para mim o passado não é apenas uma lição nos livros de história e não se deve menosprezar o esforço e valor dos que nos antecederam. Há quem o ignore, os jornalistas responsáveis não podem fazê-lo!

Diz que Moçambique e Angola não eram um país há 40 anos... Bem, por favor não diga isso a um angolano ou moçambicano com 2 dedos de testa. Enfim, como me parece que foi apenas uma provocação, não me alongo mais. Fica para outra altura.

É verdade que existem mais equipas em Angola (aliás, leia-se Luanda) que em Moçambique. Aqui não posso rebater, embora seja fácil de explicar. Ainda assim, não percebo em que é que a quantidade de equipas existentes naqueles países poderá permitir ou justificar que o jornalista em questão tão notoriamente tenha menosprezado Moçambique.

Abraço.

 
Às 8:21 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mas este menino VICI viu os resultados? Percebe alguma coisa de hóquei em patins? Angola passou aos quartos como sempre, e Moçambique ficou a lutar pela permanência, como sempre. Pode ser que Moçambique tenha "tradição", mas Angola escreveu uma história muito maior no hóquei nos últimos vinte anos ou mais. Se isto fosse pelo petróleo, os países árabes eram os maiores, mas nem sabem o que é um patim.

 
Às 8:59 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao que li, o assunto era sobre a falta de isenção jornalistica..

 
Às 10:50 da manhã , Blogger VICI disse...

Obrigado, caro anónimo, pela explicação dada ao menino anónimo que o antecede, cujo profundo conhecimento do hóquei somente poderá advir de ter sido campeão do mundo da modalidade ou por força de uma pós-graduação dedicada ao tema.

Seja como for, o anónimo em questão terá de começar a fazer um esforço de interpretação e compreensão de textos. O texto é claro, pelo menos para a maioria da população...

 
Às 11:31 da manhã , Anonymous Anónimo das 8:21 disse...

Não fui campeão do mundo mas fui campeão asiático três vezes, joguei contra Angola duas vezes e contra Moçambique outras tantas, penso que isso me habilita a falar do assunto (pelo menos mais que o senhor). O texto não tem nada de tendencioso, não tece loas a Angola ou aos angolanos, e apenas constata o normal: Angola era o grande favorito a passar aos quartos, onde está sempre desde os anos 90 em todos os mundiais, e Moçambique não, porque nunca lá esteve. É preciso fazer um desenho?

 
Às 12:27 da tarde , Blogger VICI disse...

Uma vez que não se identifica, vou dar de barato que é verdade o que diz... Mesmo assim, uma vez que não me conhece, guarde os seus comentários para si. Sobre habilitações e opiniões, fiquemos por aqui.

Seja como for, o texto é tendencioso e ofensivo! Ponto. Não há dúvidas sobre isso. Basta lê-lo, mais nada. Ademais, a história da modalidade não começou nos anos 90!

Abraço.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial