quarta-feira, maio 23, 2007

E se fosse mesmo Tuga?

Está na calha mais um filme de Manoel de Oliveira. O conceituado director Português prepara mais um filme que estará finalizado em 2008 e que terá por título "Cristóvão Colombo - O Enigma".

Desde já, ressalta a curiosidade de Manoel de Oliveira completar 100 anos em 2008! E, ao que parece, ainda com um vigor e uma vivacidade invejáveis.

De seguida, diga-se que o filme versa sobre a teoria de que Cristóvão Colombo era Português.

A ideia explorada pelo filme não é nova, mas tal teoria nunca colheu grandes apoiantes (surpreendentemente, nem em portugal). Augusto Mascarenhas Barreto foi o investigador que mais explorou esta possibilidade. Aliás, o livro de José Rodrigues dos Santos, o "Códex 632", em grande medida, é baseado nos estudos e nas conclusões daquele investigador.

Em Espanha, agitam-se as águas e tenta-se provar à saciedade que Colombo nasceu na Catalunha. Em Portugal, não obstante as possibilidades e argumentos não serem despiciendos, nada se diz sobre a eventual nacionalidade portuguesa do explorador (segundo Barreto, nascido em Cuba, no Alentejo).

Augusto Mascarenhas Barreto passou 20 anos investigando as origens de Colombo. Aqui vos deixo com as declarações por si proferidas em 1992. Atentem no tom especialmente jocoso e corrosivo que lhes empresta...

"No séc. XV, era impossível a um genovês chegar cá e casar logo com a filha de um Bartolomeu Perestrelo. No séc. XV, era impossível a um genovês, cardador de lã e taberneiro, chegar cá e o rei mandá-lo sentar na sua presença para conversarem, convidá-lo para a mesa. E escrever-lhe uma carta em tom de nosso querido amigo Cristóvão Colombo, em Sevilha. Estamos no séc. XV, não estamos no século XX. E mesmo no séc. XX, se aparecer por cá um cardador de lã, genovês, nem sequer vai poder falar com o Mário Soares, nem sequer com o Cavaco (...) Era também impossível que no séc. XV um taberneiro cardador de lãs, que até aos 24 anos só tinha problemas com os credores tivesse os seus conhecimentos de cosmografia, ciência náutica, teologia, línguas clássicas e até actuais. Depois havia uma data de discrepâncias, porque ele dizia que tinha andado com os portugueses no mar desde os catorze anos; não podia ser o mesmo. Além disso, "o outro" nasceu em 1451 e eu acabei por verificar pelas próprias declarações do Colombo que nasceu em 1448. Como é pouco natural que um homem nasça duas vezes, parti do princípio que estava errado. Outra coisa ainda: os genoveses apresentam uma casa onde supostamente Colombo nasceu (já a devem ter mostrado ao Presidente Mário Soares, pois apresentam-na a todos os saloios). É uma casa que foi adquirida pelo pai do cardador de lãs cinco anos depois de este ter nascido e, mesmo assim, consegue nascer nessa casa, o que é difícil de aceitar mesmo para um analfabeto que não saiba matemática".


Augusto Mascarenhas Barreto explicando as razões que o levaram a colocar em causa a tese do Cristóvão Colombo genovês.

P.S.: Quando quiserem (e puderem), vejam este artigo. É interessante.

9 Comentários:

Às 10:33 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Qués ver que o tipo era "cubano"?!

 
Às 6:12 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Realmente o artigo é bastante interessante..Abraço

 
Às 7:22 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O colombo entrou co concurso o melhor português de sempre?

 
Às 7:26 da tarde , Blogger VICI disse...

Não entrou, mas se calhar era gajo para tê-lo vencido... ;)

 
Às 7:55 da tarde , Blogger VICI disse...

Malta, lembrei-me agora. E que tal uma petição online? ;)

 
Às 10:16 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Esse papo de Cristóvão Colombo já escutei desde Quelimane.
Ó Vitó, fostes tu que intrigastes o Manéu ?

Piero
http://www.atequandoesperar.blogspot.com/

 
Às 5:14 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro amigo Vici,
Folgo em ver que continua a apostar na cultura...
Apoio um Petição Online!
Bom melhor dia útil da semana,
BM

 
Às 8:29 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro Piero,

É verdade que já não é de agora que falo nisto, mas se o Cristóvão era Tuga, há que demonstrá-lo! ;)

Grande abraço para ti!

 
Às 8:30 da tarde , Blogger VICI disse...

Cara BM,

Vou iniciar a PO! ;)

Bom FDS!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial