sexta-feira, maio 04, 2007

Um sorrisinho a propósito da Páscoa...

"(...) E disse-lhe que, doutor padre, isso do homem invisível que mora numa nuvem a ralhar por meio de trovoadas é chão que já deu uvas. A melhor maneira de castigar esses ateus devassados é obrigá-los a trabalhar na sexta-feira santa. Se eles não acreditam, que vão trabalhar. Folguem quando o vosso deus que, chamo a atenção para este facto, não existe, for pregado a uma cruz. Até lá, ala para a labuta, descrentes e intelectuais demasiado armados ao pingarelho para se fazerem de parvinhos tementes só para sacar feriados em barda. E deixem-nos, à malta que acredita com um dinamismo pio, no refestelo. O mínimo que se exige é congruência entre credos e actos, que o Nietzsche disse o que disse mas na sexta-feira santa lá estava ele, ao balcão dos correios de Weimar, a vergar a mola. Agora, se querem aproveitar um fim-de-semana de três dias, e porque a igreja é a malta do perdão, meus amigos, têm que acreditar. De outra maneira, não passam duns cínicos. É que até vieram as lágrimas aos olhos do padre, palavra de honra. É natural que o homem se tenha emocionado (...)"


Retirado do blogue www.olhequenao.blogspot.com/

6 Comentários:

Às 12:15 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Muito Bom,

O mesmo se aplica ao Natal e às prendas, ao dia 1 de Novembro (dia de todos os Santos), ao dia 15 de Agosto (dia da Assunção de Maria) e ao dia 8 de Dezembro (dia da Imaculada Conceição).Isto para não falar de grande parte dos feriados municipais portugueses que tem inspiração Católica.

Enfim...

IEOVÁ

 
Às 6:48 da tarde , Blogger VICI disse...

IEOVÁ:

Agradeço o seu entusiamo e a extensa análise sobre os feriados religiosos, mas, se consultar o blog onde o post foi colocado, verá que o tom lá expresso é de ironia e comédia...

Abraço!

 
Às 4:29 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

E agora, e uma vez mais, para uma coisa completamente diferente: achas que ainda consegues estar cá a tempo do cortejo da Queima na terça-feira? Queria companhia, mas o homem que nunca mais vamos ver acabou de me dizer que terça-feira não pode. Porque será? Mas sempre parece que o vamos ver daqui a pouco tempo, quando der o nó, para o que já me fiz convidado.
Por falar em cortejo, lembro-me muitas vezes da frase que te foi dirigida numa já distante terça-feira de folia, quando pelas cinco da tarde te dignaste a descer ao encontro do povo, depois de um longo sono retemperador: "eh pá, estás com um ar velho e cansado". Mortal!
Se lá for, vou-me lembrar de ti...
Aquele abraço,
NB

 
Às 11:48 da manhã , Blogger VICI disse...

Caro NB,

É com pena que não poderei estar na Queima... Quanto ao nosso amigo JG, não sabia que ia casar. Quando o vires (se tal for possível) dá-lhe um abraço por mim.

E julgo que essa célebre Queima que referes foi a de 2000 (será?) A primeira como licenciado e a penúltima a que assisti...

Grande abraço (obrigado por me trazeres estas memórias)!

 
Às 5:52 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Meu caro,
Acho que levaste demasiado à letra a minha referência ao matrimónio do homem que nunca mais vamos ver. O que ele me disse, após umas alfinetadas minhas, é que o casório estaria para breve, mas não me disse que já estava de data marcada. O que no caso dele, como podes imaginar, faz toooooda a diferença...
Se e quando ultrapassar ele todos os imensos obstáculos que deverá divisar para consumar o contrato, faço-te chegar a notícia da data, hora e lugar agendados para a outorga do enlace.
Um abraço,
NB
ps: por falta de compinchas, acho que me vou abster de ir ao cortejo. Longes vão os tempos e os graus alcoólicos em que me aventurava e fazia gosto em deambular por lá all by myself...

 
Às 11:59 da manhã , Blogger VICI disse...

Xô NB,

Afinal esse casório ainda vem longe... ;)

E que raio de compinchas são esses que não arranjam uma tarde para ir ao Cortejo? NB, é uma vergonha! Sabes que se aí estivesse podias contar comigo!

[Mas nem o PJ te pode acompanhar?]

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial