quarta-feira, agosto 29, 2007

Macau, acabou...



tenho para mim que a inauguração do Venetian, representa o fim de Macau, da cidade pacata que ainda tive o prazer de sentir e viver, no ido ano de 2002.
o que vem aí, o que está aí, é a invasão gringa, com autorização dos sinos, que extreminará a (boa) presença portuguesa em Macau e a própria cultura (chinesa) desta terra. não totalmente, porque ainda há monumentos, diga-se de passagem, bem mais bonitos do que a imitação de uma bela cidade que plantaram ali ao lado do antigo istmo.
se isto atrai turismo de qualidade, a ver vamos. sou, em relação a esta matéria, céptico e considero que a forma como estes gringos estão a entrar, a postura, a arrogância, não augura nada de bom...

9 Comentários:

Às 1:01 da tarde , Blogger VICI disse...

Não sejas saudosista...

De qualquer forma, também concordo que a postura arrogante dos gringos é absolutamente insuportável.

Ainda assim, estou convencido que, no deve e haver, hão-de acrescentar algo de positivo.

 
Às 3:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Estive na inauguração do Venetian e achei que ficou muito aquém das expectativas. Abraço.

 
Às 3:14 da tarde , Blogger santiago disse...

Vici
não me considero um velho do restelo nem sequer um saudosista. a questão prende-se com a postura e a atitude dos gringos que não augura nada de bom. mas quem me dera (nem que seja pelo vil metal) que todos aqueles monstros sejam um sucesso. até porque assim consegue-se respirar melhor aqui na peninsula "do" Macau...

 
Às 4:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Santiago,
Aquilo que sente pelos gringos é o as pessoas que são de Macau sentem na generalidade (chinesas, macaenses e portuguesas).

Quanto ao Cotai, é apenas mais uma obra gigantesca que pode ou não considerar-se pirosa. Quando o Hotel Lisboa foi construido houve muita gente que não gostou e que o achou monumental para os padrões da altura... Não é uma nova era como andam por aí a apregoar!

 
Às 4:22 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Acho inconcebível como é que deixaram construir aquele "avantesmo", "tão chinês", no cotai.

Ainda por cima encabecada por tipos de uma petulância exarcebada, apontando espingardas contra tudo e contra todos, e que se acham os "donos do mundo".

A ver se não lhes sai o "tiro pela culatra"...

 
Às 4:32 da tarde , Blogger Porto Tónico disse...

Aproveitando o início do comentário do anónimo das 3.22, manifesto também o meu desgrado pela "obra" ali desenvolvida.

Não está em causa a grandiosidade e a variedade das infra-estruturas de entretenimento disponíveis no mesmo.

Porém, penso ser de escolha duvidosa a opção de construção de uma pseudo réplica da cidade de Veneza na China. Será que não há criatividade para mais? Será que não há variedade arquitectónica e histórica suficiente na China para um outro tema de construção? Que sentido faz a construção de um montro daquele tamanho naquele local (e ao lado de uma aeroporto)?

É que para réplicas já deveria chegar o "fishermans warf" com o "sucesso" que todos conhecemos.

Se calhar diz-se bem que Macau está a perder definitivamente a sua característica única cultural e arquitectónica e de encontro entre ocidente e o oriente.

Quanto às consequências económicas e no turismo, a ver vamos o resultado desta aposta e o comportamento deste "study case do jogo" que é Macau. Mas que isto vai mudar, vai. resta é saber para quem.

 
Às 5:06 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Santiago, santiago, és filho di macau!

 
Às 7:17 da tarde , Blogger Leocardo disse...

Esta atitude só parece arrogante porque não se enquadra na habitual poítica de palmadinhas nas costas e veneração ao chefe. Estes americanos "mean business" e já se sabe que não entram em nada para perder. Se Macau beneficiar com isso (e só pode) então que sejam muito bem-vindos.

Abraço

 
Às 1:16 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Isto vai ser bonito quando o Tio Stanley mandar os seus capangas para a rua e começar a armidilhar o poderio dos gringos e dos kangurus.... e depois veremos se a reacção de Pequim será igual à que foi a de Lisboa.

um abraço do Armando

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial