quinta-feira, abril 10, 2008

Soltas.

Não tenho postado nada nos últimos tempos. Ainda assim, tal como vocês, tenho estado atento ao que vai acontecendo em Portugal e pelo mundo. Aqui fica uma pequena reflexão semanal...

Acordo Ortográfico. Este é para sentir o pulso dos que aqui vêm. Gostava de saber o que pensam do acordo ortográfico...

Eu, até me demostrarem que estou errado, sou terminantemente contra! Os políticos que estão por detrás deste cozinhado são meros funcionários públicos. Logo, na sua actuação, não podem senão visar benefícios para o país. O acordo, para além de ser ruinoso para as editoras nacionais, aliena a nossa identidade cultural.

Aqui fica um excelente artigo publicado no blogue “pau para toda a obra”, relativo à posição de Vasco Graça Moura sobre o tema.

Arbitragem na Tuga. Todos sabemos do ambiente de promiscuidade e tráfico de influências que envolve o mundo do futebol. No entanto, ou porque toca o clube que cada um defende, ou porque envolve a cidade que cada um sente como sua, parece que ninguém quer verdadeiramente acabar com esta devassidão. Enquanto assim se mantiver, vamos continuar a ter o mesmo futebol mesquinho e marginal que temos...

Já agora, LFV, esse execrável dirigente que infelizmente está à cabeça do meu clube, afirmou que bastaria investigar meia-dúzia de figuras do nosso futebol para se descobrir a podridão (presumo que ele se esteja a incluir no rol).

Claro que, na sequência de tais afirmações, não faltaram patetas do nosso futebol a insurgir-se contra LFV, como é o caso do impoluto e frontal presidente desse clube que continua a viver na ilusão que é o quarto maior (leia-se, o VSC). Emílio Macedo, verdadeiramente impante, desafiou LFV a contar à PJ tudo o que sabe sobre viciação de jogos. Dando de barato que LFV não precisa de conselhos nesta temática, deixo ainda assim uma pequena ajuda às investigações...

Campeão. Parabéns ao FCP por ter conquistado, de forma avassaladora, o seu 23º título nacional de futebol.

Polémica em Angola. José Eduardo Agualusa, em entrevista ao jornal Angolense, terá afirmado que Agostinho Neto era um “poeta medíocre". O Jornal de Angola e um tal de João Pinto atiraram-se à garganta de JEA como se não houvesse amanhã. Com efeito, JP entende que se deveria instaurar um processo crime contra JEA por ultraje à moral pública (note-se que o JP não é o antigo defesa direito do Porto, também conhecido por broas, mas sim um docente (!) de Ciências Políticas e Direito Público da Universidade Agostinho Neto, o que desde logo demonstra o nível da educação jurídica em Angola...)

Vazios de figuras históricas de relevo, os angolanos estão a confundir uma crítica à obra literária de AN, com uma crítica à sua intervenção política (o que também seria legítimo num país democrático). Claro que tudo isto não deverá ser alheio ao facto de se dar o caso de JEA ser branco e descendente de Tugas...

Enfim, usando da liberdade que me é conferida pelo simples facto de não viver nessa ex-colónia Portuguesa (e salvaguardando que, de resto, não conheco a obra poética de AN), só me apetece dizer que se a obra literária do poeta angolano for tão boa como o seu legado político, então o JEA até é rapaz para ter razão...

Proponho, como medida de retaliação (que vem no seguimento da polémica sobre o reconhecimento das cartas de condução entre os dois países, altura em que Luís Amado se decidiu pôr de quatro e ainda hoje não se levantou), que todos os descendentes de angolanos em Portugal sejam chacoteados em praça pública se ousarem dizer que Camões era cegueta! Pimba!

Rui Rio vs Fátima Felgueiras, Jorge Coelho e Luís Filipe Menezes.
(i) Rui Rio, depois de ter sido perseguido quando tentou acabar com a vergonha que grassava nos serviços jurídicos da autarquia portuense e no seguimento dos esforços que envidou para acabar com as baixas fraudulentas na câmara, tem agora às costas um processo de difamação. Porquê? Porque alegadamente terá sido publicada uma fotografia sem autorização do seu titular na revista da Câmara do Porto, a ilustrar um artigo sobre arrumadores de automóveis...

(ii) Entretanto, Fátima Felgueiras recebeu um voto de confiança das instâncias do seu partido e Jorge Coelho é nomeado para a presidência da construtora “Mota-Engil” (o que para Filipe Menezes parece ser perfeitamente normal).

Enfim, como ninguém se parece incomodar com isto, é caso para dizer que o país tem mesmo aquilo que merece...

Tibete.

Esta é uma foto emblemática! Não me vou aqui debruçar sobre a luta dos Tibetanos, nem sobre os ataques que a chama olímpica tem sofrido às mãos dos extintores mundiais. Veremos o que se passará em Macau...

A foto apenas me fez relembrar as lutas encabeçadas pelos franciús e por uma franja da sociedade feminista há uns tempos (bem recentes, por sinal). Em bom rigor, só agora percebi o alcance: rapar putos em frente às câmaras é porreiro (pelo menos é o que dizem os defensores da liberdade (!) religiosa), agora obrigar as meninas a usar sari e hijab é que não! Curioso mundo este...

Zimbabwe. Não sei se Tsvangirai fará melhor que Mugabe, mas pior que isto não fará com certeza...

47 Comentários:

Às 2:48 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O post estava excelente até chegar ao Tibete. No melhor pano cai a nódoa.

 
Às 4:12 da tarde , Blogger santiago disse...

caro anónimo
o post está excelente, também na parte do Tibete.
ou temos todos de acreditar naquilo que a propaganda ocidental nos tenta atirar para os olhos?
leia a história e depois conversamos.
o que será que os iraquianos têm que o Tibete não tem?
não será que o que os americanos fizeram e fazem no iraque e afeganistão pior do que a RPC faz no seu território?
um bom resto de tarde.

 
Às 4:15 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

"COMO SE NÃO HOUVESSE AMANHÃ"?

(...) O Jornal de Angola e um tal de João Pinto atiraram-se à garganta de JEA como se não houvesse amanhã (...)

..ui, que essa coisa de ser alfacinha é como a papeira: pega-se!

;-.)

ABRAÇO, e bem-vindo (/regressado, a estas lides).

 
Às 5:53 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Santiago,
Que você seja contra a invasão do Iraque, eu percebo. Que também seja contra a do Afeganistão, é coisa que só você conseguirá explicar. Preferia que os talibãs continuassem no poder? E que o país fosse um santuário de terroristas? Só se for por nunca ter sentido na pele um atentado terrorista.
Essa da propaganda ocidental tem piada. O ocidente também erra, mas não é por isso que o PC chinês é inocente e os tibetanos não sofrem.
A sua solidariedade para com o autor do post retira-lhe lucidez.

 
Às 6:02 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro amigo Vici,
Finalmente voltou a escrever. Gosto desses seus escritos que numa assentada varrem metade do globo e acontecimentos do mês em curso.
Quanto ao acordo ortográfico sou contra. Pergunto se os espanhóis por acaso vão ceder quando a Venezuela e o México lhes propuserem um acordo linguístico semelhante? Obviamente não cederão. Pois apesar de a base ser o espanhol e o português a cultura, a sonoridade e o povo são diferentes, o que influencia necessáriamente uma língua.
Até breve BM

 
Às 6:08 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não é por os Estados Unidos violarem os direitos humanos que eu desculpo a China por fazer o mesmo ou pior - PIOR - todos os dias! E não apenas no Tibete! Condeno ambos. E ao momento são as acções da China que estão em análise, não as dos EUA!
Quem não defende deve, no mínimo, não ofender.
Tenham juízo!

 
Às 6:13 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Concordo plenamente com o primeiro anónimo.

 
Às 6:24 da tarde , Blogger VICI disse...

Só para esclarecer uma certa polémica que aqui se instalou:

a) Não sou contra a luta do povo Tibetano! Antes pelo contrário! Espero que conquistem a independência por que tanto anseiam! E nada na posta dá a entender o contrário (a dos extintores era dirigida aos neuróticos ocidentais)! No entanto, também estou ao lado da luta de afirmação de tantos outros povos por esse mundo fora (cuja defesa, quer parecer-me, deixou momentaneamente de estar na moda)! Talvez o actual poder económico do império do meio tenha espoletado esta onda de unidade internacional;
b) Com a referência ao Tibete, quis apenas referir-me à instrumentalização da criança da foto (pois que vi esta fotografia repetida na imprensa internacional e nenhuma crítica apontada);
c) Acreditando que todos nós concordamos que os muçulmanos não são todos extremistas (há obviamente muita gente boa entre os muçulmanos, alguns dos quais me orgulho de conhecer e que me honram com a sua amizade), então não vejo o porque de tolerâncias diferenciadas no que ao tratamento das crianças diz respeito, sejam elas do sexo feminino ou masculino (relembrar polémica relativa ao uso do véu nas escolas francesas);
d) Quis apenas mostrar que as posições ocidentais (neste caso, as posições dos franceses) são vaidades de quem se move ao sabor do vento e sem qualquer norte de coerência.

Espero ter esclarecido o que escrevi na posta.

Abreijos!

 
Às 6:33 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Tibete: de todo o modo, aproveitar uma foto tão infeliz para tentar passar uma ideia que nem sequer ficou clara (antes de se ter vindo explicar) não foi a melhor ideia que já teve...

 
Às 6:36 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

"Tibete: de todo o modo, aproveitar uma foto tão infeliz para tentar passar uma ideia que nem sequer ficou clara (antes de se ter vindo explicar) não foi a melhor ideia que já teve..."
Está tudo maluco.

 
Às 6:39 da tarde , Blogger VICI disse...

Meu amigo, não aceito lições de moral! O facto de estar em luta, não faz dos Tibetanos um povo eleito e acima de crítica! E, de facto, a foto é infeliz, mas seguramente a culpa não é minha e é pena que só agora se dê conta de como ela é infeliz! O mal, às vezes, está nos olhos que lêem o que querem ler e não vêem o que deveriam.

De qualquer forma, desculpe se não fui claro. Agora já me esclareci e nada mais tenho a acrescentar.

 
Às 6:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ora nem mais!
Subscrevo totalmente o que disse o Vici (no post e no que disse, que é um esclarecimento, apenas para quem não consegue ler)e, sinceramente, o Ocidente é demasiado hipócrita e sobejam-lhe os telhados de vidro para que venham agora os falsos moralistas anónimos largar bitaites.
Abraço

 
Às 7:01 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Meu caro amigo, não dou nem pretendo dar lições de moral a ninguém, nem que me as quisessem pagar. Expresso a minha opinião. Ninguém disse que o facto de a foto ser infeliz lhe possa ser assacado, mas sim o facto de a ter usado com a ênfase que lhe deu. No que respeita à expressão "é pena que só agora se dê conta de como ela é infeliz", respondo-lhe que só agora a vi.
Não concordo com a acção que a foto mostra, mas nem por isso me parece adequado ostentá-la desta forma, pois aspira (e não digo que tenha sido essa a sua intenção) a retratar o povo tibetano.

 
Às 7:06 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

"Esta é uma foto emblemática!" - São precisas mais palavras?

 
Às 7:07 da tarde , Blogger santiago disse...

o Vici não precisa de ninguém que o defenda e
apenas expressei a minha opinião sobre uma parte da posta.
felizmente, não precisei do esclarecimento do meu amigo Vici, para entender o que queria dizer.
quanto à lucidez, ou à falta dela, obrigado pela chamada de atenção, mas é essa mesma lucidez que me faz condenar todos os ataques, e a dizer que o que os talibans faziam quando foram invadidos, não é muito diferente do que aconteceu, também no Tibete e em outros locais, sem que com isso se preocupem as potências ocidentais (a lista é extensa e no post do Vici está outro exemplo daquilo a que me refiro).
obviamente que todas as manifestações de força militar de um país contra outro, são condenáveis. agora, e pedindo licença ao Vici para usar palavras dele, "O mal, às vezes, está nos olhos que lêem o que querem ler e não vêem o que deveriam."
melhores cumprimentos.

 
Às 7:14 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Santiago, nem todos são luminárias como V. Exa. e, talvez por isso, tenha havido a necessidade de um esclarecimento. Nem todos se podem gabar de ser a reencarnação do Miguel Ângelo.

 
Às 7:17 da tarde , Blogger santiago disse...

é uma verdade que nem todos serão tão inteligentes como V. Exa..
Obrigado
p

 
Às 7:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A modéstia e polidez também lhe assentam muito bem. Penso até que é uma pena que a inteligência de V. Exa. não possa estar oficialmente ao serviço do PCC pois, quem sabe, daria um óptimo assessor do Qianba Puncog!
Obrigado e doe o seu cérebro para investigação.

 
Às 7:44 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Falando de notas soltas, aqui ficam algumas:

1) Há aqui comentadores/bloguistas que misturam a amizade que os une com a análise dos assuntos. É uma atitude imatura e fica-vos mal. O blogue é vosso, mas é publico, penso eu. Se querem que o debate se resuma a uma conversa entre amigos, esclareçam, sff, o público e a malta vai pregar para outras bandas.

2) Os erros de uns não perdoam os crimes dos outros. Há políticos hipócritas no ocidente? Seguramente. E que culpa têm os tibetanos disso? E os iugures? E os chineses que vão para a cadeia acusados de crimes que só existem em regimes totalitários? A China pode fazer o que quer só porque outros países também erram? Vamos condenar todos os que erram e defender todos os que sofrem, ou vamos entrar na lógica das compensações e na lei da selva?

3) As democracias ocidentais não são perfeitas e também têm muitos problemas, mas não me parece que tenham lições a receber da China em matéria de direitos humanos. Se este blogue estivesse instalado num servidor chinês, provavelmente já teria sido encerrado por causa de comentários como este que estou a escrever agora e as autoridades já estariam a tentar descobrir quem sou eu. É muito fácil mandarem certas bocas quando nunca sentiram na pele o que é ser perseguido por delitos de opinião.

4) Parece que alguns dos bloguistas daqui são advogados. Digam-me, então, uma coisa: quando vocês vão a tribunal patrocinar um cliente, defendem-no com o argumento de que outras pessoas também cometem crimes? E o juiz engole isso? E mudam de assunto? Se o julgamento é sobre o fulano A, começam a falar do fulano B para que o tribunal esqueça o que o fulano A fez? Se calhar, não. Então não façam isso quando estamos a falar da China e do Tibete, ok?

Como alguém já disse aqui, se não apoiam, ao menos não ofendam. Há gente a sofrer enquanto vocês aligeiram os crimes do regime chinês com os erros dos outros.

 
Às 7:54 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Pregar para outras bandas não ficaria mal a alguns anónimos que para aqui andam.
Não vejo que algum dos bloguistas tenha defendido o outro.
Em relação aos crimes, também não vejo que ninguém os tivesse defendido.
Quanto aos advogados, fica para quem sabe, mas ninguém defende ninguém com os crimes de outros.
Já agora, o que sabe o anónimo anterior sobre o Tibete?
Razão tinha o CMJ: "Os patetas do costume".

 
Às 7:57 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Anónimo das 7:44,
concordo 100% com tudo o que escreveu e bem (se há aqui algum pateta, não será o senhor certamente).
Assino por baixo.

 
Às 7:58 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo das 7:54,

Realmente, é capaz de ser melhor ir pregar para outras bandas. Gente como você não justifica o tempo gasto a fazê-lo aqui. Essa referência ao CMJ ilustra bem o que você pensa sobre estes assuntos.

 
Às 8:45 da tarde , Blogger VICI disse...

Ao anónimo das 7:01:

Veio então interpretar o que escrevi e nem sequer tinha visto a foto? Talvez por isso tenha interpretado mal as minhas palavras.

Seja como for, parece-me que partilhamos (em geral) a mesma opinião. Só não aceito que diga que tentei minimizar ou dar uma ideia errada da luta Tibetana. Não o pretendi nem pretendo faze-lo. Muito menos pretendi defender a opressão chinesa.

E, obviamente, volte sempre. Será bem-vindo!

Abraço.

 
Às 8:49 da tarde , Blogger VICI disse...

Já agora, uma última nota, a legenda da imagem era: "Criança Tibetana rapada em sinal de protesto!"

Obrigado a todos pelos contributos (embora fosse desnecessário algum excesso de linguagem).

Abreijos!

 
Às 8:54 da tarde , Blogger Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén disse...

Querido Vici, o que p´ráqui vai de petardos!... Não vou entrar em debates, venho apenas felicitá-lo pela excelente posta, a qual em nada surpreende, de resto, atento o timbre a que nos veio habituando desde sempre!
Acrescentaria, se me permitir, uma não menos pertinente solta a respeito de um outro tema também na ordem do dia:Íngrid Betancourt.
Mas, e salva a gíria forense, V.Ex.ª melhor decidirá! Beijo grande da Lusa Atenas (já a cheirar a Queima!)

 
Às 9:01 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

"chicoteados em praça pública"? Não lhe fica bem essa afirmação!

 
Às 9:03 da tarde , Blogger VICI disse...

Meu caro anónimo das 9:01:

Leia outra vez, pf!

Escrevi "chAcoteados"! Vem de chacota e era, obviamente, uma pequena brincadeira...

Abraço!

 
Às 9:09 da tarde , Blogger VICI disse...

Que saudades da queima, yat go yan! Já lá vai quase uma década...

Aproveita bem e bebe uma por mim!!! ;)

Bjs.

 
Às 9:17 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu, anónimo das 7:01:
Caro Vici, acha mesmo que interpretei o que escreveu sem ver a foto e estabelecer comparação entre escrita e imagem? Estamos mal de comunicação e expressão de ideias hoje, está visto... Continuo a achar que aquela foto, atendendo à escrita que a acompanha, é desapropriada. E se interpretei mal, garanto-lhe que não fui o único, logo, é mesmo desapropriada.
Sim, partilhamos em geral a mesma opinião. Não digo que tenha sido intencional, eventualmente nem se apercebeu, mas a foto acompanhada do respectivo texto é passível de induzir em erro.

Abraço.

 
Às 2:39 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Excelente post...e penso que no seguimento de alguns comentários (muito bem explicado) pelo autor..não entendi que seja contra a luta do povo do Tibete..Abraço

 
Às 2:43 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Zimbabwe..finalmente existe uma esperança ao fundo do túnel!

 
Às 11:16 da manhã , Blogger VICI disse...

Anónimo das 9:17:

Pois, também achei estranho que tivesse sido tão ágil na crítica se afinal não tinha visto a imagem. Mas foi você quem o escreveu às 7:01: "(...) respondo-lhe que só agora a vi".

E, para terminar que já vai longo, mantenho a minha! Aqui ficam mais algumas ideias:

1. O facto de estarem a lutar contra a opressão chinesa (que muito aplaudo!), não lhes pode permitir a alarvidade de rapar miúdos em frente às cameras!!! É intolerável!

2. Os ocidentais, nomeadamente os franceses e ingleses, têm tentado apagar a tocha olímpica. Só pergunto, onde andavam eles quando não havia holofotes televisivos? Para mim isto é de quem não quer resolver o problema; é fantochada!!! Se querem pressionar a china, ó impolutos homens do ocidente, pressionem-na no que lhe dói: na economia! Não, também não me parece que haja essa vontade... Não gosto de hipocrisia!

3. Antes de falarmos tão efusivamente da sujidade na casa dos outros, temos que ter certeza que a nossa não está suja... É verdade que um erro não desculpa outro, mas retira autoridade moral.

4. Gostava ainda de esclarecer que senti que existia da sua parte alguma vontade de mostrar que fui insensível ou que possuía os meus valores deturpados quanto a esta questão. Estou certo de que não foi sua intenção colocar em causa a minha integridade moral.

Abraço!

 
Às 12:29 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Se houve aqui alguém que pôs ou tentou pôr em causa a sua autoridade moral, foi você mesmo, ao postar esta fotografia e ao escrever o que escreveu. Enterrou-se sozinho, não precisou de ajuda. “Esta é uma foto emblemática! Não me vou aqui debruçar sobre a luta dos Tibetanos, nem sobre os ataques que a chama olímpica tem sofrido às mãos dos extintores mundiais”; “Em bom rigor, só agora percebi o alcance: rapar putos em frente às câmaras é porreiro (pelo menos é o que dizem os defensores da liberdade (!) religiosa)”. Ponto 1. da sua resposta: “(…) não lhes pode permitir a alarvidade de rapar miúdos em frente às cameras!!! É intolerável!”. Entendendo eu que é uma acção infeliz, praticada por uma pessoa, lhe pergunto: é uma menor alarvidade a matança, a repressão e a desinformação por via dos órgãos de comunicação social levadas a cabo pelos chineses?! São toleráveis, ou mais toleráveis, as acções praticadas por inúmeros chineses contra aquele povo?!

Vou usar uma situação metafórica para ilustrar a mensagem que passou com a sua posta: imagine um enorme restaurante cheio de chineses e, a um canto, sentados à mesa, estão dois tibetanos, uma criança e um adulto. Os chineses vêm cuspir vezes sem conta na comida dos tibetanos e, quando estes vão para protestar, os chineses sovam-nos à séria e ameaçam-nos de morte. De repente, um jornalista entra no restaurante e o tibetano adulto, em desespero, pega na criança tibetana e sacode-a em frete à câmara em sinal de “apelo ao mundo”. Sabe o que o observador Vici fez? Postou uma fotografia do tibetano a sacudir a criança, disse que era emblemático, uma alarvidade e intolerável, mas não postou nenhuma fotografia dos chineses a cuspirem na comida dos tibetanos, a sovarem-nos e a ameaçarem-nos de morte! Nem denunciou tal situação. Fui suficientemente claro???

Se é um defensor da causa tibetana ou se, pelo menos, não é um ofensor da mesma, porque não postou antes uma imagem da violência e da repressão dos chineses contra este povo? Certamente não foi por falta delas pois, pese embora a forte censura, milhares delas ainda passam para o exterior!
“a) Não sou contra a luta do povo Tibetano!” Se não é, na verdade, contra a luta do povo tibetano, não quero imaginar se fosse! Foi um post verdadeiramente infeliz. Muito, muito infeliz. Que me deixou revoltado e triste. Sobretudo triste. Tenho dito.

 
Às 12:36 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A metáfora do restaurante é muito feliz. É isso mesmo.

 
Às 12:52 da tarde , Blogger VICI disse...

Meu amigo,

Não faça da sua opinião uma verdade absoluta! E gigo-lhe mais, a sua opinião vale o que vale!!! Acha infeliz o meu post, está no seu direito. Eu acho que não é!

E devo dizer-lhe que não acordei para a questão do Tibete quando esta começou a aparecer nos jornais das últimas semanas. Em Setembro de 2007 escrevi isto:
http://tugamacau.blogspot.com/search?q=boicote+aos+JO

Para outras alarvidades da China, por exemplo, pode ir ver este post, escrito em 2006:
http://tugamacau.blogspot.com/search?q=falun+gong+dafa

Mal ou bem, vou falando e escrevendo do que choca a minha consciência (sem presunção, hipocrisias ou intocáveis)! E você?

E quem lhe disse que eu estou a comparar a acção da foto com a actuação da China? Aliás, foi você que veio para aqui falar da China! Argumentou em erro, foi esclarecido, mas continua a laborar em erro! Acho que não me vale de nada debater algo que não partiu de mim, mas apenas da sua imaginação!

 
Às 1:15 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não, agora já não estou a laborar em erro. Laborei em erro após o seu esclarecimento, não antes nem depois.
Esclarecido e triste.

 
Às 1:18 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Rectificação:

Não, agora já não estou a laborar em erro. Laborei em erro aquando do seu primeiro esclarecimento, não antes, nem agora.
Esclarecido e triste.

 
Às 3:40 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Hello??? Estes comentadores estão de todo... Sem tinos!

Que eu saiba o caro Vici ao debruçar-se sobre a fotografia escreveu "não me vou aqui debruçar sobre a luta dos Tibetanos, nem sobre os ataques que a chama olímpica tem sofrido às mãos dos extintores mundiais", o que a meu ver significa que não faz quaisquer considerações sobre a causa tibetana.

Cada bloguista pronuncia-se sobre o que quer, agora ser preso por ter cão e por não ter é que não me parece bem... Nem sei onde vão buscar tanto latim numa frase para conseguirem concluir aquilo que acham ser a opinião do Vici. Credo!

Não me parece de todo bem... Aiaiaiaiaiaiaia!

 
Às 4:01 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Oh iluminati (útimo anónimo),
não percebeste ainda que o que gerou polémica foi a fotografia? Que esta fala por mil palavras? Que esta dá a opinião de quem a usa, a menos que a use com tacto, o que não foi o caso. Quando eu quiser defender um povo ou a causa desse povo - ou mesmo quando não quiser tecer considerações sobre o mesmo/a mesma - posto uma foto que dê uma má imagem (passo a redundância) desse povo! Olha-me esta! Queres ver que a foto naquele contexto não faz considerações sobre a causa tibetana!!! Realmente, é chover no molhado! Contra a falta de tacto e bom senso não parece haver argumento que vingue! Irra!

 
Às 4:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Estou ver é que este útimo anónimo coitado não tem o mínimo de berço.
Gentinha...

 
Às 4:08 da tarde , Blogger VICI disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 4:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Venho pouco aqui e so vim hoje porque me falaram desta confusão. Devo dizer ao autor - que não conheço - que a forma como lidou com tudo isto - inclusivamente o que vi no post de hoje - me fará vir aqui mais vezes. E tambem irei à vigília se houver. Abraço e continue assim.

 
Às 7:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Recomendo a leitura deste editorial do New York Times. Curto e claro:

http://www.nytimes.com/2008/04/09/opinion/09wed2.html?_r=1&scp=1&sq=editorial+olympic+games&st=nyt&oref=slogin

 
Às 2:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Gentinha... anónimo das 4:07 PM,

Gentinha é quem não tem onde cair morta e se arma em fina, como é o seu caso.
Pelo seu comentário é evidente que não tem argumentos, o que também é natural, pois só os tem quem pensa.
Por isso, volte para o seu berço dos acéfalos e fique por lá a vegetar. Coitada de si...

 
Às 6:04 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo anterior..O Sr tem o direito de dar a sua opinião..mas já chega de insultar tudo e todos!!

 
Às 7:08 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não insultei tudo e todos, mas apenas quem me insultou. Não dou a outra face, sou de outra religião.
Ainda assim, desejo um fds de paz e amor para todos, incluindo quem se sentiu insultado.

 
Às 9:06 da tarde , Blogger VICI disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial