terça-feira, julho 15, 2008

load "" ENTER

pegando na deixa tecnológica do k e na possibilidade de poder viajar de bruxelas a sidney em menos de 5 horas, lembrei-me do zx spectrum 48k.
não foi com este que me iniciei nas lides informáticas - um vizinho tinha a versão anterior, o 16k - mas foi este o meu (e do meu irmão) primeiro computador.
era, à altura, um dos mais avançados (!) computadores deste tamanho!
nos dias que correm 48 k é o tamanho de um documento word de uma página com tamanho de letra, vá lá, 10.
para carregar jogos era necessário um leitor de cassetes que também era usado para ouvirmos música; muitas vezes, depois do famoso "load "" ENTER", estava o jogo, normalmente o matchday, quase a entrar e, sabe-se lá por que bulas, pifava, obrigando-nos a reiniciar todo o processo.
o som das cassetes, comparável ao que ainda hoje se ouve sair de algumas máquinas de fax, carrega alguma nostalgia.
o teclado é basicamente o mesmo. "q", "a", "o", "p" e "m" eram utilizados para as necessidades simples de um colosso do software como era o matchday.
isto se a opção não fosse a de dois jogadores. numa geringonça daquele tamanho, era preciso ter ginástica de dedos.
deixo-vos com um derby desses tempos, entre o ritman rovers e o clark p r, equipas dos criadores desta verdadeira relíquia.

4 Comentários:

Às 12:23 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O Matchday! Que memórias! A quantidade de murros que dei no gravador quando depois de uma eternidade para carregar o jogo, este falhava por alguma razão!

 
Às 12:34 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Acho que nunca ganhei tantos jogos de futebol na minha vida como no Match Day. Quando iam amigos lá a casa, dava-lhes cada tareia...
Hoje em dia, é precisamente o contrário. Não sei se é dos jogos ou se sou eu que já estou velho para essas andanças...

 
Às 5:46 da tarde , Blogger k disse...

Já nem me lembrava do Matchday... Mas eu era fino... ou tinha a mania que era.. tinha um 128k +2.. ;)

 
Às 7:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

128k +2 !!!! Com um saco de plastico cheio de cassetes!!! OHHH YEEEE

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial