sexta-feira, março 13, 2009

O mundo em português - IV.

Aqui estou de volta com a rubrica das sextas-feiras. É chegada a altura de uma posta sobre a Cidade da Beira. Como tal, é esta uma posta dedicada aos chivevianos.

A construção desta cidade do centro de Moçambique deve-se à imaginação e empreendedorismo português. Construída numa zona pantanosa, alguma da sua área situa-se abaixo do nível do mar.

Foi fundada em 1890 e desde cedo se tornou um dos principais portos moçambicanos. Serviu durante muitos anos como porto de entrada e saída de produtos rodesianos. No tempo colonial, era igualmente um destino de fim-de-semana para muitos rodesianos brancos.

Enquanto província ultramarina, era uma cidade marcadamente bairrista e que procurava afrontar o poder central da antiga Lourenço Marques. Curioso como, ainda hoje, mantém algumas das características que a tornaram única. De facto, ainda hoje é um dos raros municípios que não pertence à Frelimo. E já nem sequer é Renamo! Actualmente, as pessoas daquela centenária cidade preferem votar num independente, um homem filho de um lider já desaparecido e que não se cansa de fazer o mesmo que o seu pai: arrostar a arrogância e o compadrio. Espero que seja obstinado na sua tarefa e que tenha mais sorte que o seu progenitor, morto às mãos dos politiqueiros aproveitadores.

Estive lá pela última vez em 2006 e já estava de malas aviadas para Macau.

Já agora, foi nesta cidade que este que vos escreve nasceu. Corria o ano de 1976.

2 Comentários:

Às 3:52 da manhã , Blogger rica em mz disse...

Grande amigo Vitó,

Só para acrescentar o homem que agora comanda o Chiveve (Deviz Simango) criou um partido (MdM - Movimento Democrático de Moçambique)... algo que todos os Moçambicanos olham com grande esperança.

Crónica Machado da Graça

Um grande abraço.

P.S.- Coloca um link para o Vondo :) As tuas primeiras peças

 
Às 12:35 da tarde , Blogger VICI disse...

Ganda Richad! Foi preciso falar da Beira para apareceres! Abração, meu amigo!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial