quarta-feira, outubro 14, 2009

Maîte Proenca.

Circula um video na internet que tem criado muita polemica. O video refere-se ao programa brasileiro “Saia Justa” e conta com a participacao de Maite Proenca, O video em questao foi filmado em Portugal e pretende, de alguma forma, retratar um pouco dos portugueses e da sua historia. Bom, escusado sera dizer que muitos Tugas com tempo livre apressaram-se a manifestar a sua indignacao pelo conteudo do dito video. Ate Maite Proenca ja se veio desculpar publicamente, afirmando que tudo nao passou de uma brincadeira. Ora, fiquei curioso e tive de ver a preciosidade. E, sinceramente, nada vi de relevante ou especialmente ofensivo para os Tugas. Alias, eu diria que e mais do mesmo: trata-se de um programa de duvidosa qualidade intelectual e que apenas aproveita ideias consabidamente exageradas ou falsas sobre o povo portugues. O que me deixou algo entontecido foi perceber que Maite Proenca tem pouco mais do que aquela bela cara laroca. Diz uma quantidade de atrocidades incriveis durante os poucos minutos que demora o filme, e demonstra ate alguma bocalidade com a sua inopinada atitude final (cujo proposito continuo sem conseguir entender). Era apenas por isto que Maite deveria pedir desculpa: por ter desiludido os que cresceram com a sua beleza na tela da TV e que achavam que ela era uma mulher de classe.

[Escrevo hoje de um computador sem acentos.]

8 Comentários:

Às 4:42 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Absolutamente de acordo.
Os puristas Tuguinhas são uma coisa rara.
O Editorial do FF também versa sobre isso.
Um vídeo com 2 anos dá esta polémica. Ora e se pusessem o vídeo do Durão Barroso nos tempos do MRPP?
Tem piedade deles, Senhor.

 
Às 4:44 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Desacentado:
Que tal fazer download disto http://mac.softpedia.com/get/Drivers/USInternational-Keyboard-Layout-for-Mac-OS-X-and-Classic.shtml ?

 
Às 6:26 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Concordo inteiramente!

O vídeo diz mais da Maitê que dos portugueses. Desde a cuspidela à sua própria falta de jeito para a informática, que ela censura nos outros, mas que nela, pelos vistos, é perfeitamente admissível.

Se ela se pusesse a fazer o mesmo no seu país teria exemplos ad nauseam. Eu, por exemplo, fiquei deliciado com o ascensorista na Escola da Magistratura do Rio de Janeiro que, basicamente, passava o dia ocupado com a magna e complexa função de carregar nos dois únicos botões do elevador - o do rés-do-chão e o do quarto andar, acima e abaixo, acima e abaixo, todo o santo dia!

O nosso problema é que não suportamos que os outros se riam de nós. Já se formos nós, com os nossos muitos "Portugal no seu melhor!" está tudo bem...

Um abraço,
NB

 
Às 6:40 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

pobreza de espírito da Maité Proença, tem se pena de ver a realidade sobre ela e aquela cabecinha que deve conter coisa tipo revista da Maria... talvez até seja demais para ela.
é engraçado que fiquei orgulhosa de não ser brasileira, sei que ela não pode ser representativa dos brasileiros - felizmente!!!!! kota.
p.s.parece muito "as tias" da nossa terrinha, e ela ainda é relativamente nova, daqui a uns anos nem a cara se hade aproveitar, com tanta cirurgia...

 
Às 11:22 da tarde , Anonymous El Comandante disse...

Se não se acha ofensivo cuspir num monumento nacional, então o que será?

 
Às 6:53 da tarde , Blogger Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén disse...

Querido VICI, não me considero, nem de longe,nem de perto, uma purista tuguinha e, muito menos uma "desocupada", mas não deixei de me sentir absolutamente enxovalhada pela forma como esta senhora retratou o nosso povo, os nossos hábitos, o nosso Património! AVILTANTE,para dizer o mínimo do comportamento de uma actriz que sempre foi acarinhada no nosso país! Concedo nos argumentos de que não temos o sentido de humor dos brasileiros, não temos aquele jeito despreocupado,não temos o sol, nem o carnaval, que de resto sempre imitamos, da pior maneira...Mas uma coisa é certa, temos séculos de cultura, de postura e de história que nunca os brasileiros conseguirão entender... Nós é que lhes descobrimos a Pátria e lhes emprestámos a língua, que eles logo trataram de adulterar!... Não lhe censuro a falta de conhecimentos gritante mas não lhe perdoo a "brincadeira" de extremo mau gosto...E digo-te mais, sinto orgulho por não ter aquele sentido de humor nem aquele jeito despreocupado,até porque um país é geralmente o retrato fiel do seu povo e o Brasil tem o povo que merece!!! Os alegretes do samba nunca conseguirão entender o nosso "triste fado"...e ainda bem!
beijo

 
Às 3:31 da tarde , Blogger VICI disse...

Sinceramente, acho que se está a dar demasiada importância a tudo isto. Não nego o direito que todos temos à indignação (e o vídeo é, de facto, muito infeliz), mas não aceito que isto possa servir de pretexto para generalizações.

 
Às 6:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

in circodalama.blogs.sapo.pt
Maitê

"Maitê, Mai-tê, luz da minha adolescência, concubina involuntária das minhas traições ocultas, Maitê, beija-flor, beija-menina, Mai-tê, duas sílabas quase nipónicas, perfumadas de oriente, a minha boca a reincidir nesse nome, a deleitar-se com ele, a namorá-lo, Maitê, confesso que guardei duas TV Guia em que o teu rosto inundava a capa de esplendor e não garanto que não tenha sobre elas derramado a flor branca do meu desespero em homenagem aos teus olhos, vem, Maitê, vamos cuspir nos monumentos (não venhas na Páscoa), na 1ª edição d’ Os Lusíadas, vamos dançar sobre o túmulo do Garrett, vamos rasgar as bandeiras (a da monarquia também), vamos desprestigiar os órgãos de soberania, não oiças os que te ofendem, os que se abaixo-assinam em petições de fúria provinciana, cospe neles, não peças desculpa, pára de dizer que o teu avô era português e que gostas da terrinha, isso é coisa de rainha carnavalesca, a sambar de sobretudo e gola alta, a atirar beijos de mão enluvada e lábios roxos de frio, os que te ofendem nunca te vão dar mais estatuto que o de actriz de novelas e puta, porque são putas todas as brasileiras (o que é, a meu ver, um elogio, porque nesta vida há que saber ser puta quando as circunstâncias o exigem), Maitê, eu até comprei o teu livro mas nunca o li (como o Neruda da música do Chico), e não me podes censurar, o que interessam as tuas palavras, a alma que possa haver na tua prosa, o prefácio do Sousa Tavares, quando é na capa que estão os teus olhos? Maitê, as mulheres deste país já não usam bigode e acredita-me quando te digo que terás contribuído para isso, mereces o meu agradecimento, os técnicos de informática são uns incompetentes, não tenhas dúvidas, os serviços de apoio ao cliente uma merda (quando vieres cá, hás-de reparar na quantidade de colunistas que vociferam contra as Netcabo e EDP e as meninas burras que os atendem), perdoa o despeito dos que te insultam, sabes, eles acham que tu não tens o direito de escarnecer dos nossos defeitos pois não tens a infelicidade de os partilhar (ninguém pode gozar com o Stephen Hawking a não ser o Stephen Hawking), Maitê, eu vou continuar a ouvir o Caetano (e Deus sabe o lixo que ele já falou sobre nós!), a ler o Rubem Fonseca, a amar os teus olhos, sou assim, burro, e vou continuar a admirar-te burra e eternamente."

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial