quarta-feira, janeiro 13, 2010

Os copistas iletrados e desfasados da realidade

Hola!
Uma definição de Lei que podemos encontrar no google de Mariton Silva Lima reza o seguinte:
"Na sua acepção mais geral, a lei designa a norma ou causa exemplar, a que as coisas se devem conformar em todos os domínios: físico, da arte e dos costumes.
Significa, portanto, uma ordenação da razão destinada a assegurar a realização da ordem. De uma parte, visa um procedimento a realizar; de outra, emite um mandado. Em ambos os sentidos, é obra da razão." (o negro é meu).
Tudo isto a propósito da nova proposta de Lei, pomposamente chamada de "Regime de Prevenção e Controlo do Tabagismo".
Não sou fumador. Nunca o fui. Dei umas passas e ainda as dou quando me apetece.
Mas caramba, tentarem impor regras totalmente desadequadas, numa terra onde há prostituição, jogo, agiotas e coisas que mais com que a população e os seus representantes (directos, indirectos, nomeados, agraciados, aventurados) se deve (ou deveriam) preocupar, não dar aos proprietários dos restaurantes e cafés e bares a possibilidade de escolherem se querem ter um espaço fumador ou não fumador,como acontece em países tão atrasados como Portugal, Espanha ou França, copiarem a versão inicial da Lei de Portugal e não atenderem a que os amigos turistas que nos visitam fumam mais que o comboio da linha do Tua quando era movido a carvão e que vão continuar a fumar, quer exista a lei ou não, é desvirtuar o sentido do que é uma lei. Será que vão fiscalizar como fiscalizam o cinto de segurança ou as passadeiras de peões, ou o cuspo para o chão, ou as construções em alvenaria nos prédios? Se é para termos uma lei destas, mais valia terem ficado quietos. Volta, Edmundo, estás, com o teu vício fumante, perdoado.

Li no outro dia um cronista que aprecio no seu balanço semanal a perguntar se, à luz da nova lei, se poderia fumar nos campos de golfe de Macau, visto tratar-se de uma instalação desportiva e, por isso, em princípio, também abrangida pela proibição. Ora, é uma instalação desportiva mas não pode ser utilizada pelo público em geral e, ainda para mais, é propriedade de um Clube Privado. Sem esquecer que por lá gravitam algumas das figuras mais importantes da RAEM e que, também eles, são fumadores.
Haja decência e bom senso. Nem em Hong Kong que gostam tanto de copiar, a lei é tão rigorosa.
Que te vaya bien!

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial