sábado, novembro 18, 2006

O Zimbabwe, Robert Mugabe e o resto do mundo...


Hoje, enquanto lia o jornal, confesso que fiquei revoltado e verdadeiramente sorumbático...

Li uma notícia sobre o Zimbabwe, a antiga Rodésia do Sul.

Alguns pensarão que isto nada tem a ver com Macau, mas tem muito que ver comigo! Primeiro, porque tenho grandes amigos lá; segundo, porque já lá vivi...

Acontece que, aquela que já foi considerada o "celeiro de África", debate-se hoje com a mais pura miséria (económica e humana)!

Em apenas uma década, o Dear Bob (Robert Mugabe), seja por senilidade, por estupidez ou sadismo, destruíu o país que um dia ajudou a tornar independente do poderio Inglês.

Chegou ao poder em 80 e os primeiros anos foram de progresso. A partir de meados de 90, tudo se transformou... Porquê? Por que os Ingleses fecharam a torneira! Ao Tio Bob restava agradar às massas (leia-se, perpetuar o poder) e aí começou o declínio do país (com as célebres invasões das farms dos fazendeiros brancos).

Hoje, o país vive com 85% de miséria absoluta, as terras completamente abandonadas, 80% de desemprego, uma inflação de 2000% e 3500 pessoas morrem de fome por semana!

Claro que nada disto afecta os libertadores e hoje abastados políticos!

Custa-me que nada se faça! Principalmente, a antiga colónia, a Inglaterra... Enfim, sensação de impotência...

Devo dizer convictamente que este era um caso em que a morte de um homem me faria comemorar efusivamente! Mesmo sabendo que o mal já está feito e que nem em 100 anos o país recuperará das atrocidades que este hipócrita e outrora bajulador tem perpetrado!!!

Talvez haja mesmo essa justiça divina e, a haver, certamente este homem (se é que o posso chamar assim) pagará por tudo o que fez... Para mim, devia era pagar já e em vida! Bem assim como aqueles que, podendo fazer algo, respondem com um silêncio assassino*!

Fala-se tanto de Bin Laden e de Saddam Hussein, mas... e este desgraçado?!

Ah, pois, o Zim não tem petróleo...

Vou ali martirizar-me mais um bocadinho e para a semana já volto mais bem disposto, enquanto a 15 mil Km de distância a ordem mundial continua a permitir que um só homem ceife impune e silenciosamente milhões de vidas!

Até já!


*Fazendo coro com Edmund Burke, "basta aos homens de bem nada fazerem para o mal triunfar"...

7 Comentários:

Às 11:06 da tarde , Blogger Leocardo disse...

O Hitler negro, esse Mugabe

 
Às 7:17 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro Leocardo,

Do ponto de vista dos Zimbabweanos, creio que Mugabe é ainda pior que Hitler (se é que é possível)...

Hoje já nem sequer tem apoiantes no povo! Sejam negros ou brancos!!!

É um velho corrupto e (porque não consigo concebê-lo de outra forma) prejudica objectiva e propositadamente o país do qual deveria ser o primeiro defensor...

Não tem propósitos de o engrandecer, ao contrário do que Hitler doentiamente pretendia para a Alemanha (ainda que de forma xenófoba, cega e tresloucada e que a história não deixou de registar)!

Enfim, "se o poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente".

Abraço.

 
Às 9:19 da tarde , Blogger Leocardo disse...

E se você viveu no Zimbabwe e testemunhou de perto tudo isso, só pode ser a maior autoridade que conheço sobre o assunto.

Um abraço

 
Às 9:38 da manhã , Blogger VICI disse...

Caro leocardo,

Em abono da verdade, não sou, nem tenho dados ou conhecimentos que me permitam ser autoridade no que quer que seja, principalmente em assuntos tão delicados como o do Zimbabwe.

Apenas expresso a minha indignação quanto a um país que gostava de ver liderado por alguém que não este velho decrépito...

Mas, infelizmente, não creio que se vá tão cedo e, mesmo quando for, já o mal está feito. E nem quero imaginar o sucessor...

Abraço!

 
Às 11:29 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Fascista! Colonialista!
Ma Man Kei

 
Às 11:46 da manhã , Blogger VICI disse...

Fascista?! Colonialista?!

Então se estou precisamente a insurgir-me contra repressões e poderes déspotas...

E mais, acho bem que o Zimbabwe seja governado pelas suas gentes, mas não por este Robert Mugabe...

 
Às 4:30 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Tá bem.

Ma Man Kei

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial