O mAIOR pORTUGUÊS
Esta história da eleição do “maior Português” parte de um pressuposto errado e que a inquina desde logo…
Quando muito, a escolha diz algo sobre quem escolhe... e só! Sobre a sua sensibilidade, valores morais, ideologia política, entre outros...
Quanto ao mais, é inclusivé intelectualmente redutor fazer tal pergunta! E reduzi-la a 10 personalidades, é um atentado ao córtex!
E, meus caros, como é que se chegou a tal número? Como se comparou o Eusébio ao Vasco da Gama? E que dizer daquele “puto” que ninguém conhece dos “Morangos com Açúcar”?
E mais, porque é que “eu” não faço parte da lista?! Sou bem mais Português do que muitos dos pré-designados! E, dentro do que me é possível e modéstia à parte, tenho feito bastante pelo veicular da cultura e características Tugas! (risos contidos)
Se é verdade que nunca conseguirei escrever um poema como o Fernando ou como o Luís; sendo certo que jamais assinarei “salvo-condutos" para safar o pescoço dos judeus”; dando de barato que nunca procurarei vender o meu país aos interesses Soviéticos; e, ainda, conjecturando que talvez não venha a ser partidário das teorias do “Bom Selvagem”; acreditando nestas premissas, dizia, creio que é uma injustiça não constar eu do leque de opções para “ o maior Português”!
Não tenho tanto poder como os eleitos e, como tal, não farei tanta merda como eles... Só isso já é bom e é o meu maior e mais decisivo argumento! Principalmente, num país onde a inoperância atávica é tão prezada!
Por isso, gostaria que reformulassem a lista e me incluíssem!
Por favor, façam chegar a minha indignação a quem de direito!
Obrigado!
P.S.: E, para terminar, gira, gira é a contradição entre os escolhidos. Senão, vejamos:
a) D. Afonso Henriques fugiu aos espanhóis, D. João II e o Salazar andaram aos acordos com os gajos (ainda que, como convém, sempre na base da mentira recíproca);
b) D. Afonso Henriques conquistou a independência aos Castelhanos, Álvaro Cunhal queria vender-nos aos Soviéticos;
c) Infante D. Henrique e Vasco da Gama obstinavam na expansão ultramarina, António de Oliveira Salazar fechava o país;
d) Fernando Pessoa via elefantes e bruxas más, Luís Vaz de Camões só via de um olho (e há quem diga que o primeiro gostava de gajos barbudos e o segundo cobria todas as catraias que via... imaginem se tivesse os dois olhos);
e) Já Sebastião José e Aristides eram grandes amigalhaços dos “Filhos de Israel”, o que deixava Salazar “piurso” por bem mais interessado no ouro dos tipos;
f) E muito mais havia ainda...
8 Comentários:
E não te esqueças que entre os 100 + estavam gajos como Herman José, V. Baía, Hélio Pereira (o tal dos Morangos), Cr. Ronaldo, entre outros... Que credibilidade querias?
Abraço!
JS
E eu? Sou um grande português e népia. Tá mal!
Rafael Hitlodeu
não há dúvida que Hitlodeu só pode ser um grande português... ;)
E alguns nem são Portugueses!!!!
RS
RS,
É bem verdade! Por exemplo, o sr. Herman, optou pela nacionalidade Alemã aos 18 anos...
Por definição essas listas são machistas... Porque não eleger portuguesas de destaque?
Rainha Santa Isabel
Rosa Mota
Florbela Espanca
Amélia Rey Colaço
Sophia de Mello Breyner Andresen
Amália
Maria Helena Vieira da Silva
Natália Correia e
a mulher do Tarzan Taborda.
BM
temos uma femininista infiltrada?
BM,
Como já disse antes, não concordo sequer com estas "eleições, por isso...
Mas, a concordar, confesso que é injusto não ter uma mulher nos 10+
No entanto, lembra-te que o público feminino é maioritário em Portugal e foi o público quem elegeu estes 10... Como disse Rui Zink: "Isto só prova uma coisa, que as mulheres em Portugal são umas valentes machistas!" ;)
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial