sexta-feira, março 09, 2007

Cegueira clubística...




(Aviso já que este vai ser longo)

Este post não é para todos! Muitos dos que por aqui passam, pouco ou nada alterarão a sua arcaica e asinina forma de pensar. Mas, enfim, também só cá vem quem quer! Este é dirigido àqueles para os quais ainda há esperança...

As primeiras vezes que me recordo de ir à bola, era quando o campo do Sp. Espinho se chamava “Campo da Avenida”. Mais tarde rebaptizado “Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas”. Por lá vi passar jogadores como Silvino, Rui Filipe, Walsh, N’Kongolo, Nelo, entre tantos outros... O SCE foi a minha primeira e inesquecível paixão futeboleira! Bons tempos em que ir "à bola" era uma festa e os jogos eram ao domingo à tarde!

O bichinho familiar, no entanto, foi-me incutido e sempre tive uma predilecção pelo SLB. Assisti a muitas derrotas e orgulhei-me com muitas vitórias.

Para quem, como eu, cresceu no norte de Portugal e sendo "lampião", era difícil gostar dos “Andrades”. A rivalidade nos anos 80 era enorme e, na escola, os chistes e as ofensas eram frequentes. Habituei-me a querer que o FCP perdesse sempre e por muitos!!!

Depois veio uma paixão já mais madura: a AAC! Tive o privilégio de ver a “briosa” regressar à primeira divisão! Recordo com um sorriso que, no jogo da subida, um dos meus compinchas, quando entrou em campo com o resto da mole humana, ao invés de correr atrás dos jogadores (na esperança inexplicavelmente infantil de colher um pedaço da camisola dos artistas), correu atrás do "bandeirinha"! Foi difícil explicar ao homem que não lhe queria bater mas, por fim, lá conseguiu que o tipo lhe oferecesse a camisola...

Em 2001, saí de Portugal e, no contacto com os outros, os estrangeiros, fui ganhando algum fervor nacionalista (p.f., nada de confusões). Já estava longe dos bancos da escola onde o “meu” SLB era cobardemente atropelado sempre que perdia... Em suma, penso que passei a valorizar o nosso país e os seus representantes de outra forma: sem exageros, mas com uma atitude mais consciente e conhecedora.

Vem tudo isto, para dizer que não concebo como pode um Português ficar contente com a desgraça dos outros clubes que representam Portugal, mesmo não sendo o seu clube favorito! Acho mesquinho e primitivo! Até porque a bola não me dá de comer...

É quase o mesmo que desejar que o Toy parta uma perna quando vai actuar a Paris, só porque se gosta mais do Marante... Vá, ok, no caso do Toy é compreensível... Mas um Emanuel, um Emanuel já é de defender intransigentemente, mesmo que gostemos mais do Tony Carreira!

Recordo que, quando o FCP jogou a final da taça UEFA, vi o jogo rodeado de Escoceses e Sul-Africanos. De tal forma vilipendiaram o FCP e Portugal, que dei por mim a vibrar como se fosse um jogo da selecção nacional (transijo que já tinha bebido uns copos) e acabei com a camisola do FCP vestida e cachecol ao pescoço! E sabem que mais: se fosse hoje fazia o mesmo (bom, se tivesse a certeza que ninguém tinha máquina fotográfica à mão)...

Mas não tenho dúvidas que muitos dos que agora lêem isto, sejam de que clube forem, estariam heróicamente de braço dado com os "escoceses"...

Prefiro ver os meus amigos e familiares Portistas ou Sportinguistas (ou outros) contentes pela vitória dos seus clubes, do que um qualquer tipo estrangeiro que não conheço de lado nenhum! Claro que depois virão as brincadeiras e comentários; virá o "o meu clube é melhor que o teu"! Mas é essa a piada da "bola"...

35 Comentários:

Às 4:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Concordo Sr. Vici,

Faço minhas as suas palavras: "Há que acabar com as juventudes partidárias e as claques de futebol!"

S.C.

 
Às 4:46 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

VICI
Bom post apesar de não concordar com a última parte. Prefiro ver um clube de Marte a ganhar do que o Sporting Clube dos Lagartos ou aquele clube azul castanho. Mas naturalmente que compreendo o teu sentimento, até porque o Mundo tem de tudo.
Aqueles senhores que são do clube azul castanho que gritaram quando o PSV ganhou a final da TCE em 1988 ou quando o Milan ganhou em 1990 contra o Glorioso conseguiram que a alegria (contida) que senti quando o clube azul castanho ganhou em 1987 tivesse dado lugar a um ódio de estimação que leva ao ponto de ficar como se o Benfica tivesse perdido quando eles ganham.
Por isso, caro Vici, para mim só há dois clubes no Mundo: Sport Lisboa e Benfica e aqueles que são contra este, portanto todos os outros.
O meu é o Benfica e fico feliz com as vitórias.
O dos outros têm que perder sempre porque estão contra o Benfica.
Um abraço encarnado bem vivo.

 
Às 4:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

VICI
Bom post apesar de não concordar com a última parte. Prefiro ver um clube de Marte a ganhar do que o Sporting Clube dos Lagartos ou aquele clube azul castanho. Mas naturalmente que compreendo o teu sentimento, até porque o Mundo tem de tudo.
Aqueles senhores que são do clube azul castanho que gritaram quando o PSV ganhou a final da TCE em 1988 ou quando o Milan ganhou em 1990 contra o Glorioso conseguiram que a alegria (contida) que senti quando o clube azul castanho ganhou em 1987 tivesse dado lugar a um ódio de estimação que leva ao ponto de ficar como se o Benfica tivesse perdido quando eles ganham.
Por isso, caro Vici, para mim só há dois clubes no Mundo: Sport Lisboa e Benfica e aqueles que são contra este, portanto todos os outros.
O meu é o Benfica e fico feliz com as vitórias.
O dos outros têm que perder sempre porque estão contra o Benfica.
Um abraço encarnado bem vivo.

Ass: Steve Wynn (o Cego)

 
Às 4:50 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

''Dulce et decorum est pro patria mori.''
(Horácio)

Ma si Ka

 
Às 4:51 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Sr. Vici,

Esteve muito mal ao desprezar de forma tão irónica o artista TOY.

Já que está numa de nacionalismos, refiro-lhe que ele foi o único artista português que partiu para o Iraque para moralizar as tropas da Guarda Nacional Republicana que estiveram colocadas no território em missão de paz.

Merecia mais respeito...

 
Às 4:54 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Comunicado da SAD do F. C. Porto:

Após Simão Sabrosa ter estado na apresentação do Windows Vista na FNAC do Colombo no dia 31/01/2007,
a SAD do FCPorto vem informar que, Ricardo Quaresma, irá estar no lançamento oficial da versão pirata, na Feira do Relógio no dia 29/03/2007.

Jorge Nuno Pinto da Costa(Agente exclusivo da pirataria)

 
Às 4:55 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Em terra de cegos quem tem olho é rei!

 
Às 5:05 da tarde , Blogger VICI disse...

Xô Peter (porque sei que foste tu quem escreveu o comentário):

Sei bem o que dizes, mas prefiro ignorar essas atitudes, até porque muitos benfiquistas fazem o mesmo...

 
Às 5:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Notícia de última hora:

''Luisão entra com os copos no estádio da Luz, embate contra o galinheiro e mata a Vitória.Desesperado, recua a toda a velocidade e toca ao de leve no casaco de Rui Costa provocando-lhe uma lesão que o irá afastar dos relvados até ao fim da época.
Mantorras ao ver o sucedido, rouba o galináceo e leva-o para casa.Ao chegar à cubata pede à sua matumbina que lhe faça uma deliciosa cachupa.

Em sinal de pesar pelo acontecido, o Barbas resolve rapar a cara e Jorge máximo o bigode.Simão também acrescentou que raparia os pelos do peito se os tivesse....

 
Às 5:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro vici,

Também estive presente nesse jogo da académica. Se não me falha a memória, foi em 96/97.

Bem haja.

 
Às 5:21 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

"Não gosto de ver futebol, odeio futebol, não percebo nada de futebol e tenho raiva de quem gosta. Quando dá futebol na televisão, prefiro ver um filme ou um jogo do Boavista"

PACHECO PEREIRA
(SIC Notícias)

 
Às 5:21 da tarde , Blogger VICI disse...

Quanto ao Toy:

Não lhe desejo mal nenhum. Mas há-de convir que se era para moralizar as tropas, mais valia ter enviado a Marisa Cruz... ;)

 
Às 5:23 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O Rui Filipe era o gajo do porto e que morreu?

 
Às 5:28 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Acho que isso não são coisas com que se deva brincar!!!!

 
Às 5:38 da tarde , Blogger VICI disse...

Ao anónimo das 4.23:

Sim, o Rui Filipe jogou emprestado ao Espinho durante alguns anos, voltou ao FCP e viria a morrer num acidente.

O N'Kongolo também foi para o FCP (com o Quinito), mas nunca se impôs. Também já falecido.

O Silvino, era um guarda-redes com 1.70 e que também pertenceu ao FCP.

O Walsh, salvo erro era Escocês e também passou pelo FCP.

O Nelo era um médio centro de grande envergadura que chegou a passar pelo SLB.

 
Às 6:03 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

ao das 4.10, tem certeza que o galináceo não era do Helton?

brincadeira, vici, ok?

 
Às 6:16 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não....era do Moretto.

 
Às 6:29 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici
E que tal um post sobre a Carolina "De vaca a escritora"?
Ass: Editorial Presença

 
Às 6:51 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Português!

Nas competições europeias vibra pelas equipes portuguesas: o braga e o Pauleta!

Hércio

 
Às 6:56 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro Hércio,

Como disse no início, este post é para aqueles que ainda têm salvação...

Continue assim, que para a semana vai ficar sem nenhum com quem vibrar (com muita pena minha relativamente ao Braga)...

 
Às 7:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Apenas deixo duas linhas para manifestar duas opiniões:

1 - Concordo plenamente com o autor deste post. Sensato, bom desportivista e português (independentemente do seu clube).

2 - também sou benfiquista (com muito orgulho) e sócio do SLB, mas envergonho-me das pretensas manifestações de superioridade assumidas por muitos adeptos do meu clube, tal como se pode ver nalguns comentários acima. Sem fair-play e respeito já não se é adepto do desporto mas do insulto gratuito e brejeirice.

Nuno Castro

 
Às 7:45 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Quanto ao Emanuel, só conheço o Galamba. Bom gajo e melhor benfiquista.

Eu respeito todos os clubes mas principalmente no estrangeiro devia de ser proibido não ser do Benfica.

Eusébio (da Petisqueira)

 
Às 7:49 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Grande Eusébio (da Petisqueira)

Concordo totalmente com o seu, aliás, mui douto comentário.

Quem não é do Benfica não é um bom emigras!

Ass: Santos da Taipa

 
Às 7:50 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Sr. Nuno Castro
Mas afinal o Sr. é do Benfica ou é do faz de conta?
Quem é do Benfica não fala assim!

Ass: Xico do Nga Tim

 
Às 7:50 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Sr. Nuno Castro
Mas afinal o Sr. é do Benfica ou é do faz de conta?
Quem é do Benfica não fala assim!

Ass: Xico do Nga Tim

 
Às 7:52 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici
O Blog era bom quando cá andavam os Zé Firminos e os Motas.
Agora isto está que parece o Blog do tal do Leocardo, é só Drs., é só Drs.!
Francisco Nicolau

 
Às 7:56 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici

Este bloque parece as Tascas do Porto Interior.

Quando é metes um post de qualidade?

 
Às 7:57 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro Nuno Castro,

Obrigado pelo seu excelente comentário com o qual concordo na íntegra!

Abraço!

 
Às 7:57 da tarde , Blogger VICI disse...

Ok, confesso que o Zé Firmino e o Mota já fazem falta!!!

 
Às 7:59 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Atão estes marginais andaram a encomendar uma carga de lenha ao verredor da câmara de Gondomar - tenho as provas lá no tribunal que foi o Pintinho mais o Madureira dos Super Dragões - e mais a encomendar fruta e café com leite prós árbitros e o camano, e quinhentinhos e biagens ao Brasil, e depois queixam-se??? Vai tudo de saco e não falta muito.

Maria José Morgado

 
Às 8:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O que faz o futebol...nada dá mais polémica do que este desporto...Abraço

 
Às 8:14 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici
Este blogopasta está cheio de tripeiros.
Qualquer dia até lagartos aqui aparecem.
Eu proponho o fecho do blogopasta até ao início do mês de Abril quando as amélias vestidas de azul castanho visitam a luz.
Para já engavetaram o Liedson... para não terem de jogar contra ele naquele estádio com nome de Ano Chinês.

Maria José
Ensacados é que eles estavam bem.
Dá-lhe com força, Zezita.

Ass: Valentim (da Airmacau)

 
Às 10:07 da tarde , Blogger Dragon Soul disse...

Vici, vim aqui retribuir a cortesia da tua visita, e agradecer as tuas palavras. Aparece mais vezes. Olha, quanto ao teu post, bem, acho que pertenço aos primitivos então ;P e sou do FêCêPê!!

Mas compreendo o alcance das tuas palavras, pois pelo que percebi tu agora não estás em Portugal, e no estrangeiro o sentimento pelos clubes portugueses em geral muda, tem-se mais apego à pátria e passa-se a ver os rivais com uma perspectiva mais moderada. Sei disso porque tenho familiares, incluindo a minha mãe, que viveram muito tempo no estrangeiro e puxavam sempre pelos clubes portugueses, fossem eles qual fossem, mas esses mesmos familiares que agora já habitam por cá, uns portistas, outros benfiquistas, já mudaram novamente de "bitola" e ainda esta semana alguns me mandaram mensagens de apoio ao Chelsea (!! Grrrrrr)contra o FC Porto.

Penso que é uma questão de perspectivas entendes?! Aqui a rivalidade sente-se mais e quando estamos fora o sentido patriótico cresce e olha-se para o futebol com outra perspectiva.

Ah!! E esses meus familiares já me levaram várias vezes ao campo do SC Espinho ;) ah pois é!! ehehehehe

Fica bem

 
Às 11:07 da manhã , Blogger VICI disse...

Caro sr. antónio,

Obrigado pela visita!

 
Às 5:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Amigo Vici,
Muito bonito este escrito com Gerês de floreados mas aqui a je não percebeu patavina... De qualquer forma nã quis deixar de dizer um olázinho!
BM

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial