quarta-feira, maio 23, 2007

Humilhação?

Se na nossa santa terrinha não falta desfaçatez, noutros cantos do mundo o exagero leva a estas consequências...

Uma rapariga da província chinesa de Liaoning (noroeste) matou-se depois de ser humilhada publicamente por ter roubado um pão que custava dois renminbi, noticiou ontem o jornal oficial Shenyang Evening News. Huang Xiaoling, nome fictício que o jornal deu à adolescente de 16 anos, filha adoptiva de um casal pobre da cidade de Shenyang, não comia há mais de um dia e na sexta-feira, numa padaria da cidade, meteu um pão no bolso por não ter dinheiro para pagar o preço. Segundo o jornal, o padeiro notou o roubo e recriminou a jovem em público durante uma hora perante os clientes, de nada valendo as desculpas apresentadas pela adolescente nem a intenção de um dos clientes de pagar o valor em falta. O proprietário da padaria informou a escola de Huang, originando uma segunda humilhação por parte da professora, um acto muito frequente no sistema de ensino chinês em que se avalia a atitude e os resultados dos alunos, mesmo fora da escola. No regresso a casa, Huang fechou-se no quarto e começou a escrever uma nota de suicídio, com os familiares a pensar que estivesse ocupada com trabalhos de casa, contou ao Shenyang Evening News uma familiar da adolescente. Não é conhecida a causa da morte - a família é tão pobre que não pode pagar a autópsia - mas tudo indica que a jovem terá tomado veneno ou fármacos.


P.S.: Obrigado à INA por me ter feito chegar a notícia!

5 Comentários:

Às 7:11 da tarde , Blogger playmaker 10 disse...

Rescaldos de uma china oprimida durante anos...

Ser cruel e insensível fazia parte.

 
Às 7:49 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caros moderadores deste blog:

Venho há algum tempo dar uma vista de olhos por aqui, mas nunca comento. Isto porque quase sempre falam de "private jokes" e isto torna-se numâ conversa mais pessoal que de internet, o que nem sempre me deixa à vontade para falar dos temas.

Mas não podia deixar de vos dizer que é um blogue muito variado, com um enorme sentido de humor e muito bem escrito. Continuem o bom trabalho porque, para nós que só somos visitantes, é uma lufada de ar fresco andar por aqui.Parabéns!

 
Às 11:39 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Noticia triste e que choca qualquer ser humano..Mais triste ainda pois ao que se sabe (não fazia parte da china (e sim faz parte) pois a noticia é recente...Abraço

 
Às 12:05 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Comcordo com os (2) anonimos anteriores.!!e também aproveito para dar os parabéns por este blog, pois tal como foi dito é muito variado (e bem escrito)..pena é que ás vezes as noticias sejam como esta!!!mas é a realidade..Abraço

 
Às 8:27 da tarde , Blogger VICI disse...

Meus caros, em nome dos demais moderadores do blogue, deixem-me que vos agradeça penhoradamente os elogios. Escusado será dizer que as vossas palavras nos enchem de orgulho e tudo faremos para continuar a merecer a vossa visita.

Obrigado!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial