sábado, junho 02, 2007

A Festa

Caríssimos

Antes de mais, gostaria de lhes pedir desculpa pela crueza das images que ora publico.Quando as vi pela primeira vez, fiquei impressinado pela forma como se pode manipular e distorcer uma realidade histórica e cultural.
Para mim que sou um amante da festa, prefiro vibrar com os olés e com a alma dos que estoicamente, lutam pelas tradições do meu país.

.

Abraço

Vici, eu sei que é polémico.No entanto, não podia deixar de ''postar'' sobre este filme..

38 Comentários:

Às 10:52 da manhã , Blogger VICI disse...

Não sei se é polémico ou não, porque não consigo ver o filme... Assim o veja, direi de minha justiça.

Abraço!

 
Às 11:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Este é o anúncio da ANIMAL, contra a Tourada.
Enfim, umas BESTAS!!!!!
Boa Ma Si Ka, arrume com esses vermelhos.

 
Às 11:14 da manhã , Blogger VICI disse...

Caro ma si ka,

Depois de conferenciar com o Porto Tónico, o que se me apraz dizer é o seguinte:

Não sou falso moralista, mas confesso que o argumento "tradição" sempre me pareceu limitado e até asinino...

O vídeo está chocante e padece de algum exagero, mas, se calhar, é preciso "um exagero" para consciencializar os restantes.

Não tenho uma opinião radical sobre esta questão, mas também te digo que não me chocaria acabar com as touradas (pelo menos, choca-me menos a sua inexistência do que a sua existência...)

Passe o exagero, o filme não transmite nenhuma mentira...

 
Às 11:20 da manhã , Blogger VICI disse...

Já agora, caro "pelas tradições", quando diz "arrume com esses vermelhos", a que se refere?

Não me diga que é àqueles tipos que andam com uma capa vermelha a instigar os touros?! É que se se refere a isso, a malta ainda pensa que está a incentivar o touro...

 
Às 11:25 da manhã , Blogger Ma Si Ka disse...

É a tua opinião.
Discordo profundamente dela, por não achar sequer equiparável um Homem a um animal.
Quanto ao ''algum'' exagero, eu não costumo, nem potencio o arremeçar de pedras, não só, a mulheres bonitas, mas um qualquer ser humano.

Se quiseres podemos um dia falar da essência da Festa, daquilo que é um ''Touro de Lide'', de um Animal que apenas existe graças a esta tradição ancestral, que é a nossa, do nosso Portugal.

 
Às 11:29 da manhã , Blogger VICI disse...

Quanto à questão do exagero do filme, penso que deixei bem expresso o que pensava...

O que me parece relevante aqui, é se é legítimo aceitar a utilização do animal para o gáudio de alguns? Para mim não é! E o argumento da tradição (ai é que está a questão subjacente ao filme) é absolutamente inconsequente!

 
Às 11:32 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

VICI

Quando um dia entrar numa praça de Touros, (aconselho-o a ir ao novo Campo Pequeno, a sua estreia será ainda mais emocionante), e vir um grupo de Homens, despidos de qualquer objeto passível de lesionar um animal de 600 Kg, a enfrenta-lo, perceberá o que quero dizer.

Quanto aos vermelhos, apesar de ter percebido o que queria dizer, recordo-lhe que a Associação animal, é profundamente orientada por pensamentos de esquerda, ao qual vulgarmente se apelida de vermelhos.

Sendo eu da capital, apenas utilizo esta terminologia, quando me refiro à questão política, caso contrário, teria dito, encarnado

 
Às 11:33 da manhã , Blogger VICI disse...

Já agora, pensa lá nisto e vê se encontras alguma contradição:

Um touro de lide só existe graças a esta tradição ancestral de o chacinar anos mais tarde ao som de um emotivo olé...

[Atenção que a tourada pode ser ancestral, mas não é em todo o Portugal...]

 
Às 11:44 da manhã , Blogger Ma Si Ka disse...

EHEH!!!!

Compreendo o que queres dizer!

Bem sei que para a malta lá de cima, como nós, depois do mondego não conta...(brincadeira).

O problema é mesmo esse, não é chacina nenhuma.

 
Às 11:45 da manhã , Blogger VICI disse...

Caro "pelas tradições":

Mas queres fazer de mim parvo, ou quê?!

Quando digo que não gosto de alguma coisa (com raras excepções...) é porque já as vi ou comi...

Se há um bando de homens de barba rija que se quer meter à frente de um animal de 600 kgs (apesar de achar pouco esperto...), é problema deles! Agora, andar um tipo a espetar estacas no costado do animal é bem diferente (aposto que o touro não gosta, a não ser que seja masoquista)...

Já vi que é da capital, mas qual? A do móvel? É que eu sou da província e não tenho esses conhecimentos...

E digo mais: estou longe de ser de esquerda, mas não tenho apriorismos intelectuais que me impeçam de ser fiel à minha consciência...

 
Às 11:48 da manhã , Blogger VICI disse...

Queres emoções fortes? Levanta-te às 4.30 da manhã de segunda-feira para ouvir o SLB empatar com o Beira-Mar... ;)

 
Às 12:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Nisso estamos de acordo.GLORIOSO SLB!!!!

 
Às 12:13 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

vici, o comentário das 10.45 é fantástico...

ASS: Fã do vici

 
Às 11:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici
E vivam as touradas, olé!olé!
Quem não gosta não vê e não vai à praça.

Os falsos moralistas enchem as bancadas em tardes de faiana.

Olé!!!

É pena não se matar o touro no meio da praça como em BARRANCOS.

 
Às 11:52 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

ma si ka:)

És um defensor da touromaquia e da festa brava, sim senhor, um português de Raça, sempre na tua verdade mesmo estando isolado.
Palavras aceradas revelam destemor e ousadia. BRAVO! BRAVO!

 
Às 7:58 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Simplesmente degradante..não sei como pode haver divertimento com o sofrimento (mesmo que seja de um animal)..

 
Às 8:05 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Se ser de esquerda é defender os diretos dos animais..então quero ser de esquerda..só pode defender este tipo de sofrimento quem não gosta minimamente de animais..

 
Às 4:10 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Depois do amigo VICI ter me falado do post, não pude deixar de ver.
Não escondo o facto de gostar da festa dos toiros.
Quanto ao filme, é uma típica peça de propaganda, feita por gente ignorante e que nada sabe sobre o assunto, escudando-se sempre em estudos científicos (refiro-me às várias entrevistas do sr. Moutinho).
Quanto ao apelo da tradição, não se pode dizer que se faz porque é tradição e... pronto! É muito mais do que isso. A tradição isoladamente considerada, não é tout court, um argumento válido para sustentar a festa brava. A Festa está assente numa mundividência que muitos não têm, por serem urbanos e não sentirem a natureza, o telúrico e a prórpia crueza da vida, e da morte... claro. Numa sociedade em que a carne vem dos talhos e dos supermercados, até parece que animais não que morrem para serem comidos pelo Homem. Mas como que olhos que não vêm... coração que não sente... não passa nada.
É interessante verificar que os principais detractores da Festa são pessoas sem ligação à terra e os animais que conhecem são os piriquitos e os gatos, ou os do Jardim Zoológico, mas que nunca ajudaram a parir bezerros ou poldros. Por ausência de referências, os “urbanos” tratam os animais como pessoas, personificam-nos, munindo-os de nomes, roupas e direitos. Será que todos os outros que não vestem os animais e que os tratam como tal, pessoas que maltratam os animais? Não parece...
Os animais são pessoas? Se a resposta para esta pergunta estúpida é não, haverá razão para se tratar os animais como pessoas? Não parece...
Não quer isto dizer que podemos maltratar e inflingir dor aos animais. Os Homens têm o dever de observar obrigações imposta pela moral.
Mas esta questão é de facto uma “never ending history”, por opor pessoas que têm intendimentos muito diferentes, mundividências destintas.
É preciso sentir a Terra, para perceber os Toiros.
Lusito, um aficcionado barbeleiro

 
Às 5:26 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

É verdade que o tema é bastante polémico, quem não se lembra dos inúmeros debates realizados, nos últimos anos, acerca desta questão.

Concordo com o Vici e com o Lusito, quando dizem que a questão não é propriamente uma questão de idealogia partidária,seria redutor e limitado associar esta questão aos partidos de esquerda e de direita.
Quanto ao argumento da tradição, por certo que não será o único, nem suficiente para justificar a continuidade da Festa.

Acontece que, e era isso que aqui se discutia, o video produzido pela ANIMAL, revela-se de um extremo mau gosto e completamente desproporcionado e exagerado na forma como tenta denegrir a imagem da tourada.

Num mundo em que vale tudo para impor a nossa opinião, a ANIMAL adoptou esta forma, chocante, para fazer valer os seus argumentos.

 
Às 5:23 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Um habitante do deserto português:

Touros, touradas, toureiros,campo pequeno, praças,público,banda, cavaleiros,aficcionados,ganadeiros.

O touro nasce para ser morto numa arena de forma digna que é toda a sua bravura.
Se isto acabar vamos ter que ver o touro num jardim zoológico dentro de uma jaula.
Há que defender o que é nosso. Em Espanha até o rei vai à festa brava.
O TOURO TEM UMA BIODIVERSIDADE LIGADA A ELE, VEGETAÇÃO, ARVORES E OUTROS ANIMAIS.
Os grupos de contestação são todos aqueles que nunca viveram no campo. Com a cultura citadina, habituaram-se a ver filmes desde crianças em que só vêemm o bambi a chorar e as raposas a procurar os filhos.
Há uma riquza entre o Ballet, teatro,fotebol, e corrida de touros.
Nesta há emoção tal como no fotebol,há bailado, coreografia, arte, o público levanta-se, reage,participa verdadeiramente e até se houve o touro a respirar... no ballet adormece-se!!!
Tudo isto ligado à aplicação das tecnologias que estão inerentes, à festa brava: biodiversidade, biomassa, biocombustível, biogás....

Santarém feira que se faz com tradição e modernidade.Visitem-na.
Relembrem o saudoso Manuel dos Santos e Rui Bento Bastos.

 
Às 3:50 da tarde , Blogger VICI disse...

Lusito,

Em grande parte, gostei do comentário. Mostra bom senso e moderação. Mas hás-de explicar-me aquela do "É preciso sentir a Terra, para perceber os Toiros"...
Primeiro, lá porque achas que a tourada é portuguesa e isto mais aquilo, não penses (nem sequer o admito) que és mais português ou que "sentes a terra" melhor que eu! Segundo, se calhar vocês malta da tourada têm sensores especiais (ou foram bafejados pelo divino), mas quer parecer-me que o conhecimento que possuem dos touros ainda tem de ser aprimorado (mas, tudo bem, todas as relações passam por alturas de dificuldade...)


Ma Si Ka,

Estranho como um mero anúncio publicitário te parece tão chocante e ofensivo... Se calhar, a eles, os do sketch, chocante e ofensivo são as touradas... Digo eu...


Ó homem da afficion:

Folgo muito que o rei de Espanha vá à "festa brava", mas não vejo em que é que isso me interessa... A mim ou ao resto dos portugueses...

E já agora, pergunto-lhe eu se sabe realmente o que é viver fora da "cidade"? Conhece quem por aqui anda para estar a opinar?

A parte do respirar do touro dispensa comentários e se adormece no ballet é porque percebe pouco disso (ou se calhar porque não há sangue... para já)

 
Às 4:06 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ó vici,
Não seja facista, ;P! Eu disse sentir a terra, sem qualquer sentido politico-ideológico, sem me acho mais Português por gostar de Toiros. Quis dizer sentir a terra, o campo, a natureza, o telúrico...
O Lusito, aficionado, nunca dando passos para trás... para trás mija a burra!!!

 
Às 4:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

errata:
Não me sinto maisPortuguês por gostar de toiros.
Lusito

 
Às 9:50 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu Também não me sinto menos Portugues por não gostar de touradas......

 
Às 10:09 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Lusito,

É: never ending story!

intendimentos (??)

 
Às 12:32 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Fala o TOURO!!!

Chegou a minha vez PORRA!!! ninguém me pede a opinião??
O que acho da minha "mise en cene?"
Eu adoro aquilo tudo...
Lidar os cavalos e os cavaleiros, os forcados e os bandarilheiros é melhor do que andar a monte dias e dias...e ainda recebo aplausos!!

Quantos às "alfinetadas",que tanto vos choca, o que é aquilo para uns quadrúpedes, como eu e os outros que estamos para lá dos 550kg? Pior são os humanos picarem-se, num esqueleto magro, com "cavalos", diariamente, de forma degradante e sem dignidade, em praça pública e aos olhos de todos...e nunca vi tantos "mancebos" a manifestarem-se numa porra de um BLOG.

Dedicado a todas as ganadarias e ganadeiros e aos comentadoes desta faiana da tecnologia

 
Às 9:34 da manhã , Blogger Ma Si Ka disse...

Obrigado Touro.

É sempre bom ouvir os intervenientes na Festa!

Abraço/Bandarilhada

 
Às 10:11 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Touro (esqueceste de esclarecer se tens cornos cerrados ou não),

Primeiro, touro que é touro, devia querer andar a monte dias e dias na companhia de umas belas vacas... Ora, tu parece que preferes estar com cavaleiros e forcados... Podes não ter crise existencial, mas deves ter uma grande disfunção sexual...

De seguida, nota que a mim não me choca nada que andem a "espetar-te". Aliás, há gostos para tudo...

O que eu te queria perguntar, "touro" frequentador de blogues, é que "porra" tens tu a ver com os comentários que para aqui passam? E se o blogue é uma "porra", porque é que não vais "pastar" para outro?

E não haja dúvida que deves ser um "touro" instruído e iluminado... Comparar tourada com droga...

Desejo que tenhas oportunidade de "levar" com a melhor das "espetadelas"!

O Mancebo.

P.S.: Conselho ao administrador do blogue: Devia ser instalada a "ditadura da bandarilha" e "touros", "bois" e afins deveriam ver os seus comentários apagados...

 
Às 12:59 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não haja dúvida que de cornos, espetadelas e de bois, percebe este último anónimo

 
Às 1:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Desculpem, e de Vacas.

 
Às 4:17 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Anónimo,

De vacas percebo (pergunta à tua Maria) e de bois também (pronto, agora já sabes porque te dói a cabeça)...

O Mancebo.

 
Às 5:59 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Mancebo e ''Amigos''!

Acho que não havia necessidade.

 
Às 8:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Bad bad bad bad bad bad

bad bad bad bad bad bad

bad bad bad bad bad bad
bad
bad
bad
bad
bad
bad
Very Badd

 
Às 8:50 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O anónimo,

O anónimo 9:11, não tem sentido de oportinidade, estragou tudo com a posta, tchhhhhhhhhhhhhhh

 
Às 8:50 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O anónimo,

O anónimo 9:11, não tem sentido de oportinidade, estragou tudo com a posta, tchhhhhhhhhhhhhhh

 
Às 2:29 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Mancebo

O mancebo só deve mesmo ter (man)cebo nas sinápsias dos neurónios.

Froid, explicaria.

 
Às 12:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Freud, não?

Sigmund Freud (6 de Maio de 1856 - 23 de Setembro de 1939), médico neurologista e fundador da Psicanálise que, tendo inicialmente revelado interesse pela histeria, estudo para o qual adoptou a hipnose como método, desenvolveu posteriormente interesse pelo inconsciente e pelas pulsões, recebendo influências de Charcot e Leibniz, ao que abandonou a hipnose em favor da associação livre.

Freud, um grande cientista e escritor (Prémio Goethe, 1930), segundo o qual os seres humanos são movidos pelo inconsciente.

F

 
Às 9:50 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

F

Eu queria mesmo dizer "Sigamundo Froid"....

O psicalalista "Sigmund Freud" é literatura, e estes casos são de internamento, hospitalar psiquiátrico

Froscas

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial