quinta-feira, agosto 16, 2007

30 anos depois...

Permitam-me um pequeno intróito para referir que é com grande júbilo que contstato que, pela primeira vez, todos os colaboradores do Maca(u)quices postaram qualquer coisinha na mesma semana. Espero que não percam o fulgor... ;)

Agora, vamos ao que interessa...

Faz hoje 30 anos que Elvis Aaron Presley partiu desta vida (embora haja quem diga que foi raptado por aliens…enfim, talvez, nunca se sabe). Trinta anos volvidos e ainda hoje se escuta alegremente a música que Elvis nos legou.

Deixem-me que vos diga que aprecio sobremaneira este cantor norte-americano. Qualidade a rodos e uma voz ímpar, fizeram dele, a meu ver, o primeiro “fénomeno musical” à escala mundial (talvez só peça meças à popularidade alcançada pelos Beatles, anos mais tarde). Elvis revolucionou a música com a sua sensualidade, irreverência e com o ritmo que imprimiu aos sons da época. Uma pedrada no charco de um país que vivia (e que se calhar ainda afina pelo mesmo diapasão) enredado em falsos pudores e em moralismos de ocasião.

Balancei muito sobre a música que deveria escolher para acompanhar esta “posta”. De um lado, o Elvis jovem, sensual e pleno de jovialidade; do outro, o Elvis anafado, decadente e já bem perto do fim da vida. Optei por um vídeo filmado cerca de 2 meses antes da sua morte, onde encontramos um homem verdadeiramente desgastado e solitário. Não porque seja essa a imagem que desejo que as pessoas guardem deste extraordinário artista, mas para mostrar que, mesmo decadente, viciado em drogas e envolto em solidão e aproveitadorismo, houve algo que nunca o abandonou: a sua poderosa voz e o sorriso genuíno e leal com que, sensivelmente a meio da música, Elvis nos brinda...

Para ver, ouvir e repetir!

Que descanse em paz!

[Ou então, se é que foi mesmo raptado por aliens, espero que apareça pelo blogue. Isto está a precisar de aumentar as “visits”. E uma visita tão notável é sempre bem-vinda...;)]


10 Comentários:

Às 10:50 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Eu querer dizer que foi raptado por aliens, mas estar bem e de saúde. Estar a aprender portugues porque querer fazer dueto com josé cid. Thanks pela homenagem.

 
Às 10:52 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Shake it like U mean it!!

 
Às 5:02 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Digui bligui fligui trr trr? bligui ligui vrr vrr Jose Cid...
Troqui Blogui frogui:
jigui niiiinguiiii... lirquini fritiiiniii...

Traducao: Sera que da para devolver o gajo? Nos queriamos mesmo era o Jose Cid...
Para nos cantar todos os dias:
A cabaaaanaaaa... junto a praaaaiaaa...

 
Às 5:48 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O Rei e uma grande interpretação. Abraco.

 
Às 5:22 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Como nos tem habituado..um excelente (tema) e uma merecida homenagem a um grande cantor,,e que bem mereçe esta homenagem..

 
Às 5:34 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Elvis presley será sempre inesquecível..Pena nos ter deixado tão cedo!!è sempre um prazer ouvir este cantor..

 
Às 10:40 da manhã , Blogger k disse...

Tenho de ser sincero.. Musicalmente Elvis Presley nao me diz muito .. ou quase nada. E ainda por cima faleceu apenas 4 meses depois do meu nascimento logo nem sequer me marcou pela simples presenca na minha infancia ou assim. Compreendo a importancia que teve noutros tempos. Por isso claro que compreendo a homenagem.
Abraco.

 
Às 11:06 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

k, se~o elvis não lhe diz muito é porque percebe pouco de música.

 
Às 11:43 da manhã , Blogger k disse...

lol... por acaso ate percebo umas coisitas... mas isso sao outros quinhentos. :)
Abraco!

 
Às 12:56 da tarde , Blogger k disse...

Agora que tenho tempo... Quando digo que musicalmente Elvis nao me diz muito eh principalmente uma questao de gosto.
E essa eh indiscutivel. Ja ha muito que se diz... gostos nao se discutem.. Nao ha sabedoria musical que o valha.
Pode ter sido uma pedrada no charco no seu tempo, totalmente diferente do resto, um fenomeno de massas, ter um vozeirao
(como o Marco Paulo tambem tem... nao me batam que estou "mais ou menos" a gozar).
A mim nao me entusiasma. E quando falo em "musicalmente" eh a isso que me refiro.. ao entusiasmo que me provoca.
Se quiserem falar na parte tecnica..essa tambem eh dificil de discutir (estando a falar com quem perceba um minimo) porque ai estamos a falar de coisas
muito objectivas. Tecnicamente Elvis e o seu som (tirando a voz mas esse eh um dom que "O que dizem que criou o Mundo" nos da)
tambem nao era nem eh nenhuma referencia por ai alem.Da-se-lhe o valor totalmente merecido por ter sido diferente e revolucionario (e essa concordo que tambem eh outra parte igualmente importante da avaliacao... o conseguir ser-se especial e diferente dentro daquilo que eh tao simples... daquilo que esta mesmo ali a mao de semear... 7 notinhas e pouco mais).
Temos alias outro exemplo muito mais recente infelizmente tambem falecido de Kurt Cobain. Genial pela diferenca musical e capacidade literaria..
Tecnicamente, ele e a sua banda tambem nada de especial. Mas extremamente marcantes no seu tempo e nos que os sucederam. Mas eu nao sou um defensor da parte tecnica. O jazz progressivo ou free jazz por exemplo da um gozo ENORME a quem esta la metido no meio (ja experimentei mal e porcamente e o improviso levado ao extremo eh muito libertador) mas a mim como ouvinte nao me agrada nadinha. Mesmo que tecnicamente seja fantastico. Mas ai se eu disser que tecnicamente nao presta... Ai sim... nao percebo nadinha de musica.
Resumindo, quando avalio uma banda ou um cantor, apoio-me essencialmente nestes tres pontos: O entusiasmo que me provoca (a nivel musical e literario), a parte tecnica e a capacidade para se ser diferente, inovador. E Elvis Presley nao me enche as medidas nos dois primeiros.. Os Nirvana, embora nao seja grande fa, nao me enchem essencialmente na parte tecnica. Embora quanto mais conhecimentos tecnicos uma pessoa vai adquirindo, maior peso vai tendo este factor na avaliacao final.
Vamos la a animar o debate..
Abraco!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial