sexta-feira, setembro 21, 2007

A Fatia



O Povo diz que “não se deve cuspir no prato onde se come”, concordo. Por isso, primo sempre por tentar compreender a filosofia e a forma de ser e estar da Nação que me acolhe. Confesso que nem sempre é fácil, os Chineses são realmente um povo “diferente”. Não só no que respeita às características físicas, mas também pela sua cultura, personalidade e caráter absolutamente pragmático, com que nem sem sempre é fácil de conviver e lidar.

Todas as manhãs, é meu hábito pedir o pequeno almoço quando chego ao escritório. Como Europeu continental, sou muito pouco sofisticado no que respeita à primeira refeição diária. Assim, quedo-me quase sempre pelo tradicional leite com chocolate e pelo pão com queijo e fiambre.
Naquele dia, mantive a minha escolha gastronómica matinal. Vinte minutos depois, o telefone tocava, era sinal que a funcionária do estabelecimento e responsável pela entrega das refeições tinha chegado. Quando tinha as 20 Patacas preparadas, a funcionária disse-me que hoje “eram só 18 Patacas porque se esqueceram de colocar o fiambre”. Ok... aceitei sem demoras (afinal era só um esquecimento). Foi então que, já sozinho, enquanto retirava o “manjar” matinal do saco que o transportava, me deparei para o facto de a sandwich encomendada não possuir nem o anunciado fiambre, nem tão pouco o restante queijo! Só tinha pão... A reação foi de espanto. Digitados os números da recepcionista, pedi-lhe para ligar aos meus “fornecedores do pequeno-almoço” a fim de lhes comunicar que a ementa se encontrava incompleta. Finalmente...., só me restou deglutir o pão tostado e o leite com chocolate, mas o reparo teria de ter sido feito.

Volvido aos articulados, e em plena redacção de mais uma contestação, qual é o meu espanto, sou confrontado pela recepcionista com duas fatias de queijo fundido. Dizia ela, “A senhora do café trouxe-lhe as fatias de queijo que não vinham com o pão...aqui estão elas”. Fiquei absolutamente boquiaberto. Tinham trazido as fatias embrulhadas num lenço de papel. Estava compensada a falha e restaurada a “verdade” do preço pago pelo serviço prestado.

Este episódio da vida quotidiana,demonstra bem a forma de pensar do Povo Chinês. Pragmáticos, rápidos, nem sempre eficientes, pouco dados a mordomias, mas honestos e muito ciosos da sua honra.
A par desta estória, partilho muitas outras com as quais me tenho deparado no meu dia a dia e que fazem desta vivência por terras do Oriente, uma lição de vida e uma experiência extremamente enriquecedora, que me permitirá enfrentar com outros olhos, as várias formas de pensar neste “nosso” mundo.

4 Comentários:

Às 6:12 da tarde , Blogger playmaker 10 disse...

Excelente exemplo e boa interpretação.

 
Às 12:51 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao abrigo do direito de resposta e como gerente - geral do estabelecimento de comidas e bebidas Ip Chi Kei quero manifestar o meu total e veemente repúdio pelo teor deste comentário. O autor do post ligou de facto para o nosso estabelecimento pelas 10.10 - bonita hora de chegar ao serviço!, mas adiante - e pediu um ovomaltine fresquinho e "iau tou, mou che see". Ora, para bom entendedor meia palavra basta e é evidente que o cliente não queria queijinho na torrada. Mais tarde, fomos surpreendidos com a reclamação do cliente, que afinal queria com queijo e tal, e como estabelecimento honesto que nos gabamos de ser, enviamos as duas fatiazinhas de queijinho ao queixoso. É inacreditável que o indivíduo, depois de ter comido o queijo, ainda venha postar o assunto. Para a próxima come pão seco.
Atetamente,
Leong Pun

 
Às 12:59 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Caro Leong Pung


Apesar de ter achado piada à sua exposição, permita-me umas quantas correcções e o consequente comentário.

Em primeiro lugar, o meu cantonense não é suficiente para efectuar o pedido a que me reportei.
Contrariamente, felicito-o desde já pela fluência com que escreveu o seu "direito de resposta". Nào é normal ver um "não português" a escrever dessa forma...
Nesta circusntância,nào será dificil concluir que o pedido não foi feito por mim, mas por uma conterrânea sua, que penso se terá exprimido correctamente. Aliás, como referi no texto, o mesmo pedido é efectuado todos os (santos) dias, sem que nunca tenha havido engano.

Quanto ao horário, informo-o que um profissional liberal não possui horário...

Por último, aconselho-o vivamente a rever as prestações do seu staff os que o informaram erradamente devem ter sido os mesmos que se enganaram no meu pedido.

A fim da continuidade do seu negócio, era bom que aceitasse o meu conselho.

Abraço

 
Às 4:50 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Há um ditado portugues que diz:
-" de boas intenções está o mundo cheio..."

Se a tua, Ma Si Ka, intenção de correcção e justiça foi exposta na posta, lá veio a resposta de mau pagador, por parte do tal Leong Pung.....

Voilá.... afinal o sentido de rigor não é tão pertinente como nos quiseste fazer crer, por parte dos tais fornecedores... eles ja estou ocidentalizados, na prestação de serviços e respostas....

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial