quinta-feira, setembro 24, 2009

Música de A a Z - Letra F

Estreio aqui uma possibilidade neste meu passeio pela música... o facto de uma letra poder ser representada por um estilo. Um estilo que aprecio imenso e que muitas vezes aparece associado a outros mas facilmente notado por uma presença bastante marcante do baixo eléctrico e da bateria. Quem já não ouviu falar em funk-rock, P-funk ou electro-funk?

O Funk nasce nos anos 60 pela mão da comunidade negra que realiza uma fusão entre estilos como o R&B, soul-music e soul-jazz. Aparece assim o Funk, um novo estilo cheio de ritmo e extremamente dançável. O Groove muito próprio é conseguido através de uma base de bateria (muito importante), guitarras, teclas e baixo (talvez ainda mais importante) assim como voz e bastantes coros acompanhados de alguns metais tais como saxofones e trompetes. O Funk acaba por ser grande influência para estilos mais recentes tais como a "Disco Music" e alguns samples são utilizados para a produção de temas de "House" e "Hip-Hop".
Alguns dos nomes mais conhecidos deste género musical são por exemplo Earth Wind & Fire (para mim os mais completos como banda e que mais me influenciaram), James Brown, Kool & The Gang, Prince (deste senhor para já não falo muito... mais lá para a frente nesta rubrica), George Clinton (com Parliament e mais tarde Funkadelic) ou Maceo Parker.
Deixo-vos assim com três videos de três artistas/bandas que desde há muito tempo são dos maiores representantes deste estilo musical.
Só um parêntesis... Uma coisa que aprecio bastante... Esta malta não se inibe quanto à indumentária que escolhe para entrar em palco... Desde que sirva (ou às vezes quase que não), está bom!




Earth Wind & Fire - September




James Brown - Sexmachine




Kool & The Gang - Get down on it

Etiquetas:

3 Comentários:

Às 7:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Boa música.-

 
Às 8:34 da tarde , Blogger VICI disse...

Sim senhor, xô K, estás verdadeiramente de parabéns. Esta deve ser a única rubrica de qualidade que este blogue teve em mais de 3 anos de existência. Continua, meu!

 
Às 1:49 da manhã , Blogger k disse...

Ja tenho a lista quase preenchida com videos escolhidos e tudo... so faltam umas 5 ou 6 letras... vao ter mesmo que me aturar... eheheh

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial