quarta-feira, outubro 14, 2009

Portaria 1226/2009

(Antes de mais uma justificação pela ausência nestas duas últimas semanas... A visita de amigos a Macau, um dia a dia mais preenchido assim como outras razões sobre as quais não interessa estar para aqui a falar assim o obrigaram.. A ver se desta mantenho alguma regularidade. Tal e qual como se costuma exigir aos jogadores da bola.)

Nunca gostei de Circo... Nem quando era petiz (gosto desta palavra). E muito menos de palhaços.. E ainda menos se estes fizessem o "célebre" número do palhaço rico e do palhaço pobre.. (aí chegava mesmo a alcançar níveis de ódio consideráveis). Mas voltando ao Circo. Ainda me lembro que há uns 25 anos fui a um (primeiro e único) de seu nome "Circo Americano" com os meus pais... Não que eles gostassem de Circo (a minha mãe por exemplo odeia). Parece-me sim que, e bem, não me queriam privar de assistir a um espectáculo que a grande parte dos miúdos da minha idade adorava. Resultado? Vim de lá a odiar ainda mais tudo aquilo. Aliás, de toda aquela experiência só me recordo de 2 ou 3 coisas e todas elas negativas. As condições do recinto deploráveis, os adereços de uma pobreza Franciscana, e principalmente os animais escanzelados com um péssimo aspecto. Sou e sempre fui muito sensível às condições (principalmente as impostas por nós) em que vivem os animais. E defendo sempre que nós os ditos racionais devemos fazer tudo para não causar qualquer tipo de sofrimento aos ditos irracionais. Claro que quanto aos trabalhadores do referido Circo, estes faziam o que podiam para sobreviver, compreendo isso mas de qualquer modo, tudo muito mau.
Vem isto a respeito da Portaria 1226/2009 (notícia aqui). Resumindo, esta exclui o Circo da lista de instituições a poderem adquirir animais tais como macacos, leões, tigres, elefantes e muitos outros.. Concordo na totalidade com esta medida. Claro que me podem dizer que há muitos que os tratam muito bem, que estamos a levar à ruina este espectáculo com muitos e muitos anos. Pois bem.. Acredito que haja muitos que os tratem bem.. Mas mesmo assim não deixam de ter animais selvagens na sua posse, completamente deslocados do seu habitat natural e certamente de algum modo inadaptados e em sofrimento. Quanto ao argumento de se terminar com uma indústria.. As coisas evoluem, as culturas evoluem e não temos hoje profissões, eventos que existiam há 50, 100, 200 anos por essa mesma razão. Atenção que isto até pode levar somente a uma reestruturação do espectáculo e essa sim aplaudiria. Aliás, a única coisa que gostava de ver por vezes na televisão eram os trapezistas, arte a que dou grande valor. Veja-se o exemplo do "Cirque de Soleil". Porque não esse rumo?
Para terminar e para que passe a acordar cada vez mais com a sensação que estou realmente no século XXI no que diz respeito aos direitos dos animais só falta entrar em vigor "outra Portaria" que defina a proibição de utilização daqueles animais normalmente pretos com cornos e que odeiam o encarnado noutro espectáculo que considero igualmente (perdoem-me os aficionados) deplorável. E acredito, por muito que custe a muitos, que será uma questão de poucos anos.

4 Comentários:

Às 12:12 da manhã , Blogger VICI disse...

Xo K, nao consigo concordar inteiramente. Primeiro, quando miudo gostava de circo. Depois, a tal questao dos animais teria de ser melhor analisada. Talvez seja verdade que sejam mal tratados ou que vivam em condicoes deploraveis; ou talvez nao. Nao sei. E se e verdade que vivem fora do seu habitat, tambem os animais no jardim zoologico. O que sei e que o circo fica mais pobre e muitos sorrisos de criancas se irao perder. Mas hoje e mister e politicamente correcto falar dos direitos dos animais. Talvez apertar a regulamentacao aos circos; proibi-los de ter animais parece-me excessivo.

 
Às 3:07 da manhã , Blogger Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén disse...

Querido VICI, como sempre ponderado e prudente nas suas análises...Parece-me absurda esta portaria que é nitidamente um canhão apontado aos circos...ademais, aborrecem-me sobremaneira os fundamentalismos, que se referem ao ambiente e aos animais, sobretudo em detrimento dos próprios direitos das pessoas...tudo tem que ter conta, peso e medida...Chocam-se os pró-portaria com os maus tratos aos animais (q não é sequer prática generalizada nos circos, onde pulula, como em toda a parte, gente boa e gente má)mas já acham bem que se proíba a reprodução em cativeiro, como se essa não fosse uma medida que atenta contra a natureza dos bichos...enfim, é o país que temos: sempre a pronto a seguir na cauda da Europa, mas achando que vai sempre muito à frente!!! Checka o artigo q partilhei no Yam Cháa (http://yam-chaa-da-1.blogspot.com/2009/10/circo-de-feras.html)
BEIJOOOOOOOO

 
Às 4:28 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Kuka, o que me tens a dizer sobre isto?
http://www.record.pt/noticia.aspx?id=acc1b915-29db-455c-9ecf-6dbcbaa3c752&idCanal=00000011-0000-0000-0000-000000000011
ainda bem que não abrange.
quanto à afición tauromáquica, estou em total desacordo, mas um dia explico-te.
abraço

 
Às 3:19 da tarde , Blogger k disse...

Xo VICI.. nao falei no post dos Zoos. Mas pegando nesse tema te digo que so os defendo se forem num estilo parecido com o que vimos em Singapura. Em que me parece que os animais tem areas muito similares aos seus habitats naturais. Fui sempre grande opositor do Zoo de Lisboa (o que vi ha muitos muitos anos)quando este tinha por exemplo os tigres atras de umas grades e o elefante num espaco de 50 metros quadrados a tocar uma sineta. Agora parece que esta bem melhor.. nao sei.. ja la nao vou ha muito. E podem dizer-me que ha circos que os tratam muito bem.. acredito.. mas para mim.. um tigre a dormir atras de grades (em 15 m2) e a treinar para saltar num arco sera sempre contra natura...
Mas claro que isto nao passam de opinioes.
Quanto ao segundo comentador(a), nao foi o VICI a colocar o post, fui eu (coitado que ele ja tem que responder pelas suas opinioes, so lhe faltava responder pelas minhas). Nao dei a minha opiniao sobre a reproducao em cativeiro... dei sobre os animais nos circos. La porque defendo esta nao quer dizer que seja automaticamente contra a outra. E tambem acho que nao cola essa ideia constante de se achar que quem defende os direitos dos animais se esquece dos direitos dos homens. Defendo-os ainda com maior conviccao se assim for necessario. Uma coisa nao invalida a outra. E voltando ao que ja disse. Para mim nao sao so os maus tratos que me chocam. Repito que me choca ver um tigre a viver atras de umas grades e a treinar para saltar um arco. Por muito que os tratadores sejam as pessoas mais "queridas" do mundo.
Comentador Anonimo: Desconfio saber quem es.. e so digo.. Mesmo que achasse injusta a situacao da Vitoria... perder aquele momento de Gloria seria dificil de suportar! :D E depois digo-o pela terceira vez. Choca-me mais um tigre a dormir atras das grades em 20 m2 e a treinar para saltar um arco (estou repetitivo hoje, eu sei) do que uma aguia em que o seu treino passa por... voar.. e em locais da grandiosidade do Estadio da Luz... nem la na zona montanhasa donde eh originaria ela pairava sobre locais tao "grandiosos".. ;)
Abracos!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial