segunda-feira, maio 14, 2007

Fotografias do mundo - 1


Meus caros, a partir de agora e todas as semanas, vou procurar colocar aqui uma foto cujo conteúdo histórico seja relevante.

Regra geral, as fotos premiadas pelo World Press Photo resultam, ou de um bambúrrio do fotografo (as mais das vezes para infelicidade do fotografado), ou da inegável carga dramática e/ou histórica da fotografia (parece-me ser este o caso da foto acima).

Por isso e para começar, nada melhor que este retrato premiado em 1957. Na imagem, podemos observar Dorothy Counts, uma das primeiras negras cuja entrada foi permitida numa "escola de brancos", nos Estados Unidos da América. Atentem no sentimento de compreensão e tolerância que irradia da face do tipo do lado direito da fotografia...

Boa semana!

5 Comentários:

Às 6:27 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mais pareçe que viu algum bicho..Mas ainda existem algumas pessoas iguais..diga-se (nos dois sentidos)..

 
Às 8:05 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Pessoas como o "menino do olhar" e todos os outros que estão por trás geram-me sempre um enorme sentimento de pena. As coitadas são vítimas de si próprias, mais precisamente das suas "cabecinhas-de-alfinete", que as limitam, cegam e reduzem.

Menosprezam a raça negra e nem reparam que vivem na escuridão.

É lamentável que continuem a existir algumas "cabecinhas" destas, mas há que manter a fé na Humanidade... ela continuará a evoluir.

F

 
Às 7:50 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

E está um cabrão por de trás, nem sei se repararam, a fazer cornos à moça.

Miguel Verdelho

 
Às 8:01 da tarde , Blogger VICI disse...

Meus caros,

Gostava de partilhar duas ideias convosco:

1 - Apesar de esta foto se reportar a 1957, muito pouca coisa terá mudado nalguns países... Creio, no entanto, que o nosso país Lusitano é bem mais tolerante do que outros...

2 - É verdade que muitos jovens aparecem a ridicularizar a moça... Mas, mais grave, é o velho do lado direito que nem sequer se sabe bem o que faz ali... Seria professor? Um pai indignado? Seja qual for a resposta, a ver pelo exemplo que dá, está explicada a actuação da criançada...

Abraço!

 
Às 8:19 da tarde , Blogger VICI disse...

É verdade... ao fim de 4 dias, os pais da rapariga tiveram de a retirar desta escola, tais eram as pressões e os ataques de que era alvo.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial