quarta-feira, maio 09, 2007

Os militares...


Na imagem, um dos diversos cemitérios de militares Portugueses esquecidos no Norte de Moçambique (Cabo Delgado).

Destes não se lembrou o "ilustre camarada" Otelo e seus prosélitos...

30 Comentários:

Às 1:03 da tarde , Blogger VICI disse...

No seguimento do que já havia veiculado anteriormente, faço minhas as palavras que se encontram no blogue cujo link está no meu post: "maldita nação esta que deixa assim ao bandono os seus filhos."

 
Às 2:24 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici
Eu estou contigo.
Somos aquilo que somos e não há nada a fazer. Morremos como país como valores e dificilmente nos levantaremos.
Cabe ao Vici e a todos os jovens como nós tentar levantar a Nação e lembrar que, independentemente das razões da Guerra, o que os Otelos, Soares, Almeidas Santos e gentalha fez com as antigas colónias apenas espelha o carácter cobarde de todos eles.
O Portugal que queremos não se compadece com cobardia.
Ass: Santiago da Taipa

 
Às 3:58 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Caro Vici

É com alguma mágoa que recordo imagens como as que foram publicadas.

Cemitérios como esse existem por todas as ex-colónias Portuguesas.
Muito recentemente estive envolvido num projecto de recuperação de um desses cemitérios, na capital da Guiné-Bissau.Como é sabido, o conflito armado no Palco da Guiné foi o mais sangrento de todos no ultramar português.Dessa forma, foi também nesse país que morreram uma grande parte dos militares portugueses.
Posso dizer-lhe que o projecto de recuperação do Cemitério de Bissau, não tem qq tipo de comparticipação estatal, tu é feito a expensas de duas associações Portuguesas.
Enfim, abandonar os edifícios, as terras e a cultura que criamos será sempre de lamentar, mas abandonar os nossos, que por nós e pelo país lutaram, isso, é IMPERDOÁVEL....

 
Às 4:18 da tarde , Blogger VICI disse...

Santiago da Taipa e ma si ka:

Concordo inteiramente com o que referiram! E não concebo como pode esta desfaçatez continuar esquecida volvidos tantos anos...

 
Às 4:20 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não sei onde está a surpresa se até os vivos abandonámos.

 
Às 7:00 da tarde , Blogger Zé Carlos disse...

Olá VICI, foi um prazer recebê-lo aqui no Brasil para tomarmos um cafezinho....
Venha sempre que puder, aqui é muito bem-vindo e eu tenho o maior prazer em ir conhecendo aos poucos a vida e a história de sua terra.
Abraço

 
Às 7:49 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro Zé Carlos,

Obrigado pela visita!

Hei-de passar mais vezes pelo seu blog para um cafezinho
com sabor a Brasil.

Abraço.

 
Às 12:54 da manhã , Blogger RjL disse...

Vici,

Obrigado pela reprodução e pelo Link. O mérito das fotos é do JPT e da sua: http://ma-schamba.blogspot.com/ que me alertou para este facto.
Em tempos, era ministro da defesa o Paulinho das feiras e o nosso primeiro o Santanete, escrevi ao Gabinete do 1.º ministro e ao Chefe de Estado maior do Exército enviando-lhes estas fotos. este último nem sequer se dignou a dar-me uma resposta. Chissa, um brioso militar ter que responder a um coitado de um civil? népias!!!! isso á assunto que a mim não diz respeito, eu não estou lá morto e enterrado. QUe me cale eu! que me preocupe com os meus mortos. Disseram-me em silêncio do alto dos seus galões, tão briosos militares que a pátria pariu!
Do gabinte do nosso 1.º, o Dr Santanete, veio a resposta: Obrigado por ter alertado para tal facto e que, de imediato, dariam conhecimento ao Sr ministro dos Negócios Estrangeiros que era o responsável pela pasta dos mortos-na-guerra-e-que-por-lá-ficaram (traidores, não quiseram regressar)
Passados 3 anos só me apetece dizer: Filhos da puta!

 
Às 10:42 da manhã , Blogger VICI disse...

Caro menosad,

Depois do que acaba de partilhar, acabaram-se os adjectivos para qualificar a classe política em Portugal...

 
Às 12:13 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Xô Vici

Não concordo com a parte final do que disse o colega de comment ''menosad''.Acho que a crítica que se baseia no insulto e no lugar comum, apesar de ser a mais fácil de se fazer, nem sempre é a mais objectiva e verdadeira.
Não deixa de ser a sua opinião, mas eu permito-me discordar.

Abraço

 
Às 12:22 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Aliás, desculpem-me mais esta intervenção, mas relativemente a esta questão em concreto, parece que tanto Paulo Portas como Santana Lopes, estarão isentos de criticas, uma vez que, pelo tempo que lá estiveram, não podiam ter feito muito mais que nada...

Abraço

 
Às 12:27 da tarde , Blogger VICI disse...

Pois é ma si ka, coitadinhos do xô Paulo Portas e do xô Santana Lopes... Não podiam ter feito nada? são figuras públicas, porra! Podiam, podem e devem chamar a atenção para situações como estas!

Despe a camisola partidária, ma si ka!

 
Às 12:35 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Vici meu amigo!

Qual camisola?Estamos a falar de dois membros de dois partidos diferentes!!!

Quanto ao facto de serem figuras públicas, CONCORDO contigo. Acontece que, a crítica foi feita aos políticos, não às figuras públicas...só isso.

Abraço

(quando voltares a falar em camisola, facto pelo qual sempre (ainda que de forma saudável) me acusas, recorda a conversa do último sábado.

Abraço

 
Às 12:46 da tarde , Blogger VICI disse...

ma si ka,

Tanto quanto sei, incumbe àqueles que dirigem o nosso país resolver situações como a que está em debate: os tais políticos!

Ainda não vi um único político tratar com decência estas questões! Como tal, não há como fazer distinções...

E não vejo como estar com prúridos verbais ou gramaticais perante um quadro tão ignominioso. É uma vergonha!!!

Quanto à nossa conversa, lembra-te que "uma andorinha não faz a primavera"! ;)))

 
Às 4:45 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não se esqueçam que o Paulo Portas foi, reconhecidamente pelos militares, um dos melhores ministros da Defesa dos ultimos tempos. Diga-se o que quiser, mas foi ele que substituiu as velhinhas G3 pelas galil israelistas, equipou o exercito com rádios thompson, compativel com as comunicações da Nato, isto só a titulo de exemplo. Isto para dizer que foi o ministro que restaurou alguma dignidade às nossas FA, encarando-as como forma de projecção de Portugal nas Relações internacionais, e não a estupida ideia de: não estamos em guerra, não precisamos de tropas...
E digo isto depois de um pequeno internato nas Forças Armadas Portuguesas.
Lusito, que na altura andava no meio de sargentos e cabos...

 
Às 4:56 da tarde , Blogger VICI disse...

Lusito,

Desculpa lá qualquer coisinha... Toquei algum ponto (partido) fraco?

Vou só recordar-te do seguinte: O Paulinho das Feiras, como grande populista que é, andou por alturas de 1999 (se não me falha a memória) a piscar o olho aos retornados, fazendo da causa africana (e da inexistência de uma justa indemnização pela espoliação de que foram vítimas) uma das suas bandeiras! Nada fez quando teve oportunidade!

E quanto aos rádios thompson e gaeli israelitas, sabes o que é que lhes podes fazer? O que é preciso, acima de tudo, não é equipamento, é dignidade! E isso, caro Lusito, é algo que essa corja toda de corruptos nunca terá!!!

 
Às 5:08 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Lusito, concordo.

Sem querer fazer a apologia do Paulo Portas, peço-vos que se recordem do episódio com o navio PRESTIGE e a atitude que o então Ministro tomou.
Quanto ao ultramar, foi ele o primeiro a falar e atribuir mais e melhores direitos para os ex-soldados portugueses.
Poderá ter uma atitude bastante criticável em muitas outras intervenções que foi tendo, mas provavelmente, foi o melhor ministro da defesa dos últimos anos.

 
Às 5:11 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

''Corja de corruptos?????"

Sabes de alguma coisa que eu não sei Vici?

Recordo-te que se quiseres, poderás sempre enviar uma queixa para o MP.

Maria José Morgado

 
Às 5:12 da tarde , Blogger VICI disse...

...e esqueci-me de dizer que incluo os militares no rol de culpados por esta vergonha!

Os militares... os tais da liberdade de Abril... curioso é que ninguém se lembre dum já longínquo dia 28 de Maio de 1926...

 
Às 5:14 da tarde , Blogger VICI disse...

Já vi que aqui "não vendo o meu peixe"... É pena que os meus caros amigos se contentem e valorizem a mediocridade dessa gente...

 
Às 5:29 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mediocricidade???


Tás a falar das notas do Sócrates?

Devias denunciar o que sabes VICI...

Marques Mendes

 
Às 5:36 da tarde , Blogger VICI disse...

Por falar em notas do Sócrates... Mais um exemplo das virtudes do nosso país à beira-mar plantado... A questão é: será o único? E quantos mais escândalos, manigâncias e compadrios nos são desconhecidos?

 
Às 5:51 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Vici,
Eu não sou de mesmo espaço partidário do P.Portas. Sou um confesso desiludido da democracia...
Quanto à minha afirmação cinge-se à frase em si. De entre os mediocres ministros da defesa, o PPortas foi o melhor. Facto.
Se entramos pela mediocridade da democracia Portuguesa... Mais uma vez reitero, sou um desiludido da democracia... Que venha outra insurreição a partir de Braga.
Lusito, a marchar de Braga a Lisboa, se for preciso...

 
Às 5:53 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Acho mesmo que devias dizer o que sabes...senão tudo irá parecer que são balelas de comunista ressaviado...e acho que tu não o és!!!!Ou és???

 
Às 5:59 da tarde , Blogger VICI disse...

Cometo a inconfidência de vos contar o que o ma si ka me referiu...

Nos cemitérios de militares Portugueses na Guiné, a terra está tão revolta que há ossos espalhados pela terra... Isto é que vos devia deixar revoltados, ao invés de estarem para aí com conversas anódinas!

 
Às 6:04 da tarde , Blogger VICI disse...

Lusito,

Quando referi a revolta de 28 de Maio de 1926, era para dizer que os mesmos que acabaram com o regime, foram quem o criou... Mudaram os interesses e os homens com as armas ditaram as regras... Não estava a defender nenhuma das acções, capisce?

 
Às 11:07 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici,
Quis aproveitar a deixa e dizer que queria que houvesse ordem... Como aconteceu a 28 de maio... que acabou com a balburdia da 1º rep.
Quomodo, vamos este fds beber copos?´Sabado há uma coisa catita p a malta...
Lusito

 
Às 12:36 da manhã , Blogger RjL disse...

Bem, para não ferir susceptibilidades, retiro o tom de insulto - que não devia ser assim encarado mas como simple "gíria" - às mães dos ditos.
Mas não posso deixar de insultar os que tendo resposabilidades e elas começam durante o próprio período da guerra colonial, nada fizeram para trazer para a sua terra os corpos dos militares que foram obrigados a morrer em terra alheia na defesa do Império Colonial. Só vieram os ricos, os apadrinhados, os de boas famílias. Deixaram lá a ralé, os filhos de deuses menores.
Se insultei esses senhores foi porque foi a eles que interpelei, logo que soube da realidade.
Nota I: ainda hoje a Inglaterra e a Alemanha que tb têm soldados mortos enterrados em solo moçambicano cuidam e mandam cuidar das respectivas sepulturas. Era pelo menos isso que se pedia: que não os deixassem abandonados.
Nota II: Ainda hoje os EUA procedem à recolha de corpos de soldados sepultados no Vietname.

 
Às 10:08 da manhã , Blogger VICI disse...

menosad,

Não foi ofensivo, pelo que nem deveria ter retirado o "insulto"!

Se essa gente não tem limites na sua incompetência, porque temos nós de ter restrições nas palavras!

Numa questão como esta, as pessoas, em vez de terem susceptibilidades, deveriam era ter vergonha!

Abraço!

 
Às 3:19 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Mas culpam os políticos de quê? O problema dos políticos é que são políticos. Eles estão lá em cima para fazer "políticas" (a deles) e não para construir o país ou quanto mais tratar de uns defuntos em antigas colónias...

Dá trabalho? sim.
Dá dinheiro? não.
Dá votos? não.
Dá dignidade? sim.
A dignidade dá dinheiro? nem sempre.

Então não vale a pena!

Mas então e a comunidade civil?
Já que esta situação vos provoca tanta repulsa (e é de provocar), em vez de estarem para aqui na treta, a acusar este e aquele, metam mãos à obra, organizem-se e façam algo.

Falem com o ma ki ta, que efectivamente parece já ter tentado fazer algo...

O político

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial