quarta-feira, julho 18, 2007

Mandela.


Nelson Rolihlahla Mandela.

Foi uma das maiores bandeiras anti-apartheid e um dos principais responsáveis pelo ruir do regime segregacionista Sul-Africano.

Obviamente, sobre a legitimidade da sua luta nada posso apontar, mas os meios de que lançou mão e aqueles que ponderou utilizar não abonam em seu favor (neste aspecto, muito o separa do incontornável Mahatma Gandhi).

Algumas polémicas têm tentado ensombrar a sua imagem de político imaculado, especialmente a sua conivência (nos últimos anos) com o regime assassino de Mugabe e a sua indesmentível ligação à indústria dos diamantes (nomeadamente, a sua fraterna amizade com os titulares dos mais altos cargos da "De Beers").

Esteve detido em "Robben Island" durante 27 anos. Em 1993, foi laureado com o Nobel da Paz (juntamente com Frederik de Klerk). Teve o indiscutível mérito de, enquanto presidente da RAS, ter procurado reconciliar a nação com o seu passado e, acima de tudo, de ter procurado lançar as bases de um desenvolvimento próspero, sustentado e muilti-racial. A ver se os seus seguidores merecem o seu esforço...

Faz hoje 89 anos... Parabéns!

5 Comentários:

Às 3:28 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro amigo Vici,
Como sei que adora fotografia, aqui fica a boa nova: de 13/7/2007 a 14 /10/2007 pode ir ao MAM ver a exposição de fotografia "O Tempo Reencontrado” do famoso fotógrafo Robert Doisneau...
Até breve,
BM

 
Às 3:36 da tarde , Blogger VICI disse...

Obrigado BM!

 
Às 7:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Parabéns a "Mandela" é para mim (e deve ser para muitos) um homem que mereçe todo o respeito e admiração"

 
Às 10:57 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Sou fã do Nelson Mandela!!Mesmo com as polémicas que surgem a seu respeito (teve muito mérito) na condução dos destinos do seu País..não sei se depois de fechar os olhos as coisas na Àfrica do Sul não vão piorar! Abraço

 
Às 12:19 da manhã , Blogger Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén disse...

Tokyo Sexwale, ex-prisioneiro político e membro do comité da FIFA contra o racismo, será um dos presentes na homenagem que será feita a Nélson Mandela, a 18 de Julho na Ilha de Robben (ao largo da Cidade do Cabo), que culminará com um jogo de futebol.

O jogo será realizado entre uma selecção africana e outra do resto do Mundo, contando com a participação de várias estrelas do futebol mundial, entre elas Abedi Pelé, Kaluwsha Bualya, Pelé, George Weah, Mark Fish, Rigobert Song, Dunga, Samuel Eto'o e Lucas Radebe.

Sexwale referiu em conferência de imprensa na sede da Fundação Nélson Mandela, em Joanesburgo, que o futebol está intimamente ligado ao largo período que os presos políticos - e o próprio Nélson Mandela - passaram na pequena Ilha de Robben, dado que eram disputados vários torneios sob os auspícios da Associação de Futebol Makana (MFA).

"Contribuíam para mantermos a sanidade mental intacta e a esperança viva. Desafiámos o regime do Apartheid, mas sempre respeitámos na ilha as regras da FIFA", adiantou Tokyo Sexwale.

No programa da cerimónia, que conta com o Comité Organizador Local (COL) do Mundial da África do Sul/2010, a Fundação Nélson Mandela e a Associação de futebol sul-africana (SAFA) como parceiros, o presidente da FIFA, Joseph Blatter conferirá à MFA filiação honorária.

"Este grande tributo da FIFA a um grande líder que simboliza o triunfo do ser humano sobre a adversidade, injustiça e discriminação, chega na altura certa. Num mundo dividido, o desporto pode desempenhar um papel importante na resolução das divergências entre as pessoas", finalizou Achmat Dangor, director-executivo da Fundação Nélson Mandela.

in Jornal Record,5 Julho de 2007

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial