quinta-feira, julho 12, 2007

A Nova Maravilha

( Antes de mais, desculpem o interregno nas publicações)

Já muito se escreveu acerca da eleição das “Novas Maravilhas do Mundo”.
Em todos os comentários acho que há um ponto unânime. Muito poucos esperavam que a estátua do Cristo Redentor, símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil fosse um dos contemplados com o epíteto de “Maravilha do Mundo”.
A bem dizer, de todas as Maravilhas eleitas, é a única que simboliza uma Religião. Bem sei que também se poderá dizer que as Pirâmides Mexicanas de Chichen Itza serviam de local de culto religioso. Acontece que no Mundo em que vivemos não existe nenhuma referência religiosa, ou seja, para o cidadão que a visita, significam (apenas e só) um monumento histórico, símbolo de uma civilização já extinta.
É certo que o Brasil é o “maior’’ país Católico do Mundo e que o povo brasileiro possuí em si mesmo, um forte sentimento nacionalista, que o levou a votar em massa no símbolo do seu país e da sua mais carismática cidade a qual também apelidam de “Maravilhosa”.
Enquanto Católico, não posso deixar de me sentir feliz com a vitória da imagem que retrata uma Personagem que me é grata, tanto a mim, como a uma considerável parte da humanidade. Tenho para comigo que o legado de Jesus Cristo à sociedade hodierna, (ainda que o vejamos apenas como figura histórica), é por demais evidente. Quem tiver dúvidas da existência deste património vivo, basta que se lembre em que ano vivemos, e a que Era é que se reporta.
Por tudo isto, acho que esta vitória, também poderá ser interpretada como uma “lufada de ar fresco” para a Igreja Católica.
Num momento em que as estatísticas que nos são reveladas diariamente pelos vários observatórios internacionais, referem que o número de seguidores do Catolicismo decresce de dia para dia, acredito que este resultado possa ajudar a inverter esta tendência depressiva.
A aproximação dos rituais e dogmas Católicos aos padrões de modernidade do mundo actual, tornam urgente a aplicação de reformas no seio da Santa Sé, comparáveis com as tomadas aquando da publicação do manifesto de Martinho Lutero.
Pela frente, terão a árdua tarefa de conciliar a sua história de mais de 2000 anos com a necessária modernização que lhe permitirá garantir a sua existência e sustentabilidade nos próximos séculos.
Pelo menos por uma coisa a estátua merecia a classificação obtida, representa a Humanidade, aliás, tem na sua figura um Homem, mas ao mesmo tempo representa os valores da Bondade da Amizade, do Respeito pelo próximo e do Amor Universal. Estes valores contrastam bem com a perspectiva bélica da muralha da China e com o teor dos “espectáculos” protagonizados no Coliseu de Roma – o Massacre de Homens.Independentemente daquilo que poderá significar em termos estéticos e arquitectónicos, atrevo-me a dizer que o Cristo Redentor é uma “Maravilha”, pelos menos, nos valores que transmite a toda a Humanidade.
Abraço.

13 Comentários:

Às 5:51 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Apesar de ser a ùnica das 7 maravilhas que conheço..concordo no geral com a abordagem que faz no texto.-.Abraço

 
Às 6:14 da tarde , Blogger santiago disse...

conheço algumas das agora novas maravilhas.
no entanto, como diria o Xô Vici "quer-me parecer" que a grande maravilha, a maior de todas, fora de qualquer concurso é o sítio do espectáculo de atribuição, i.e., a Catedral da Luz.
por isso, a unesco merece um voto negativo.

 
Às 6:22 da tarde , Blogger VICI disse...

Quer parecer-me que o xô Santiago tem razão... ;)

Proponho, inclusivé e desde já, que seja este um dos tópicos a debater no acalorado e fraterno convívio tertuliano de hoje à noite.

Até lá.

 
Às 6:40 da tarde , Blogger santiago disse...

em tempo, tracei "quer-me parecer" e escrevi "quer parecer-me". o seu a seu dono!

parece-me um grande tema!

 
Às 6:49 da tarde , Blogger playmaker 10 disse...

É uma excelente abordagem!
Quase mudei de opinião :)

O senão: antes de se partir para uma votação deste género convém esclarecer o termo "Maravilha" e as características e/ou valores que definem a "Maravilha".

 
Às 7:37 da tarde , Blogger Porto Tónico disse...

Excelente e oportuna abordagem MaSiKa. Abraço.

 
Às 1:56 da manhã , Blogger Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén disse...

Caro Vici, capacidades retórica e argumentativa no auge!
Um verdadeiro "vozeiro", para usar as palavras do Exmo. causídico,já jubilado, Dr. António Arnaut,douto mestre da deontologia profissioanl em Portugal!
Os meus parabéns pelo post e digo-lhe mais, não me convencendo, deixou-me a pensar...
Bem-haja!

 
Às 4:58 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Caro Xo Victor

Mais uma vez, um óptimo texto.

Devo dizer que considero que a questão da eleição das 7 maravilhas do Mundo tem pouca importância, para não dizer nenhuma. Aliás, a única coisa que mereceu a minha atenção foi, obviamente, o palco escolhido para celebrar uma festa que, tanto quanto ouvi dizer, proporcionou um bom espectáculo televisivo.

Daí a excelência do teu texto. Em vez de caíres na tentação de discutir que x é mais maravilhoso que y (como tanto se escreve por aí) abordaste a questão de forma interessante (o que não surpreende).

Talvez a tua costela católica (que, embora eu não partilhe, merece o meu sincero respeito) não te tenha deixado ir mais longe na belíssima reflexão que tenho o prazer de comentar.

A expressão “lufada de ar fresco” é muito generosa, amigo Xô Victor. Eu diria que, apesar da perda de fôlego por parte dessa facção religiosa a que o Mundo assiste de geração em geração, a eleição deste monumento brasileiro não é mais do que uma manifestação da enorme influência que a Igreja Católica ainda goza junto das mais diversas instituições.

Aliás, apesar do Brasil ser o maior país católico do Mundo, não nos podemos esquecer que, ano após ano, o número de “infiéis” naquele país cresce de forma alucinante. Não é por acaso que a primeira grande viagem de Estado do actual Papa foi, precisamente, ao Brasil...

A retórica da tua conclusão é ela própria maravilhosa. Melhor do que algumas das “eleitas”.

Um grande abraço de saudade
Lai Jo Fai

 
Às 6:36 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Ma Ki Sa

Grande posta.

Só não digo genial porque iria usar de redundancia ao que aqui já foi dito.

Mas depois de uma ausencia, apareceres com tão bom texto....só te posso dar os meus parabéns e ...venham mais ....postas com esta qualidade.

 
Às 6:48 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Ma Si Ka

Li a posta por "Si Ka" escrita e gostei particularmente do 8º parágrafo; "Ma" fico a pensar que é nele que fica toda a História desta caminhada de 2000 anos e análise de uma votação a maravilha.

Eloquente comentário.

 
Às 10:29 da manhã , Blogger VICI disse...

Yat Go Yan e Lai Jo Fai,

O seu a seu dono!

A excelente "posta" que mereceu os vossos rasgados elogios é da autoria do inimitável Ma Si Ka!

Abreijos!

 
Às 10:38 da manhã , Blogger Yāt go yàn 一個人 Yī gè rén disse...

Oooops! Ma si Ka,peço desculpas pela gralha e retrato-me já aqui,mantendo obviamente o comentário, desta feita,dirigido a si!
Caro Vici,de todo o modo, há-de convir que bem poderia ser seu o texto, dada a riquíssima prosa a que nos vem,desde há muito e para nosso gáudio,habituando!
Contudo, justiça seja feita e Bem haja aos dois!

 
Às 12:44 da tarde , Blogger k disse...

Excelente post Ma Si Ka.. Opiniao muito bem defendida, mas com a qual nao concordo em praticamente... nada.. Deviamos ter posto esta conversa na mesa ontem a noite pah.. Que eu agora fundamentar isso aqui.. epa.. nao tenho tempo.
Eheh
Abraco!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial