agradecimento, jorge amado, miguel torga e mulheres influentes (?)
primo, é uma honra fazer parte deste grupo restrito, aproveitando para agradecer ao Vici o convite que me endereçou para falar de outras temáticas que não o futebol. espero não desapontar nenhum dos fiéis leitores deste blogue e, caso isso aconteça, creio que o Xô Vici terá decerto a decência de me expulsar da mesma forma que me convidou.
prometo, não falar de futebol e, bem assim, estar à altura dos pergaminhos universais deste espaço.
um grande Bem Haja ao Vici, aos leitores do blogue e, bem assim, aos restantes camaradas que contribuem para este espaço!
secondo, comemora-se hoje o nonagésimo quinto aniversário do nascimento de Jorge Amado, um dos grandes vultos da literatura lusa.
publicou o seu primeiro romance em 1931 com um nome bem adequado ao país onde nasceu "O País do Carnaval".
mas, muitos dos da nossa geração (uns mais do que outros) recordam com saudade a adaptação para novela do romance "Gabriela Cravo e Canela", escrito em 1958 ou a "Tieta do agreste" que passou uns anos mais tarde. recorde-se que, nessa altura, não existiam canais privados de televisão, internet (e, consequentemente, blogues)... enfim nada do que hoje nos ocupa grande parte do tempo livre, raro e escasso como todos os recursos naturais.
vencedor do prémio Camões, Jorge Amado é uma figura incontornável da escrita na língua do Padre António Vieira.
faleceu em 2001, mas deixou uma importante obra que nos apraz celebrar.
tercio, comemora-se depois de amanhã o centenário do nascimento de Miguel Torga, médico, escritor, outro dos grandes vultos que se expressava como ninguém na solidão da pena e do papel. merecia o Nobel da Literatura que anos depois seria dado ao saramago. diz-se que a sua passada espaçada, longa e ruidosa se ouvia diariamente na baixa de Coimbra, onde tinha o seu consultório.
last but not the least, publica-se na Visão desta semana um folhetim especial sobre as 25 mulheres mais influentes do nosso país. não tenho nada contra estes trabalhos, mas os critérios usados são de bradar aos céus e de meterem o Grande Cáceres Monteiro (onde quer que esteja, que esteja em Paz) a pensar... desde quando, entre outras, a teresa guilherme, a tal da ana gomes ou a maria de belém (só me dá vontade de rir) podem estar ao lado de outras que são na realidade dignas de destaque?
a todo(a)s um excelente fim-de-semana!
11 Comentários:
Bem-vindo xô Santiago!
Devo dizer-te que não sou o maior apreciador da prosa de Jorge Amado, mas concordo que é indiscutivelmente uma das mais marcantes figuras da literatura em língua portuguesa.
Quanto às "senhoras" que referiste, nota que, àparte a boçalidade das moçoilas, lá que têm algum poder de influência, lá isso têm...
Abraço!
Eu é que sou a maior!
Ass:Odete Santos.
A Gabriela e'muito boa rapariga ;))))
Gosto de algumas obras de Jorge Amado "Tieta" é dos dos bons livros que li...Quanto a nomeação dessas senhoras para "mulheres influentes" para mim é uma escolha ridicula"""seja ben-vindo ao blog do Xo Vici...
Comecei por achar que o Santiago era da familia do Vici!
Nao percebi se o autor do post gosta de JA ou escolheu uma noticia para marcar a data...
Caro (último) anónimo,
O facto de não se ser grande apreciador de um determinado escritor, não significa que não lhe reconheçamos qualidades únicas...
Não se vem ao blog durante uma semana e é só novidades!
Benvindo Xô Santiago! Espero que escrevas bem mais do que eu por aqui!
xôs((()))
ler jorge amado é inevitavel.
eu li vários mas "barranco de cegos", para mim é inquestionavél e recomendo, mesmo aos não apreciadores de literatura lusa, salgado/doce.
ler Miguel Torga deveria ser obrigatório, senão ao longo da vida, pelo menos em fase académica.
em prosa ou em poesia, este foi, é, e será, um marco na literatura da língua portuguesa.
xô Santiago...ganhou mais um adepto.
caso não fale de fotebol(desculpem esta isenção de gosto), mas temas como este para mim são mais debulhados visual e intelectualmente.em giría juvenil, diria que dão "pica".
sê bem chegado, a este mundo do quadrado electrónico.
xô Santiago
ao percorrer a minhas poucas obras e romances literários vi, o erro imperdoavel, ao atribuir "barranco de cegos" a GA.
este não é dele mas de Alves Redol, outro autor que gosto de ir revisitando.
de GA, fico-me por "capitães da areia", "tocaia grande" e "terra dos milagres"
corrigido o lapso
até à próxima.
Xo santiago estes livros dizem lhe alguma coisa?
Nao ha paixao comó SLB
Caro Santiago
Bem vindo ao Blog. Para iniciar não estiveste nada mal.
Jorge Amado, é uma referência da literatura da lingua Portuguesa e um dos escritores da actualidade mais editados no Mundo.
Miguel Torga tem uma obra (essa sim) merecedora de um Nobel. Retratou como ninguém as suas gentes e a sua região, o Douro...
Quanto à eleição das senhoras....basta que conste a inimputável da Ana Gomes para que esteja, para mim, completamente descridibilizada.
Um grande Abraço
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial