quarta-feira, agosto 01, 2007

Festival do Sudoeste.

Hoje lembrei-me disto e passo a partilhá-lo convosco…

O festival de verão da Zambujeira do Mar começa amanhã. É o décimo aniversário deste festival! Isto transpôs-me para há 10 anos atrás, quando estive presente no primeiro, em 1997... Estive eu, acompanhado por mais 3 gandulos (curiosamente, um deles também está agora por Macau)! Ao tempo, era este vosso amigo um alegre estudante universitário. Bons tempos e rica vida!

Lá chegados (à Zambujeira, bem entendido), lembro-me perfeitamente que nada nem ninguém se havia preparado para a enchente que se veio a constatar. Não havia chuveiros nem casas-de-banho. Tomávamos banho na praia e, depois, banhávamo-nos num curso de água que por lá havia.

A vila, pacata e acanhada, não tinha mãos a medir para acorrer aos pedidos de todos os festivaleiros que lá assomavam. Os poucos restaurantes e bares estavam à pinha. Ao segundo dia, acabaram a cerveja e os cigarros (convenhamos, espécies muito procuradas nestas alturas). Recordo que a única coisa que sobrava nas prateleiras das mercearias eram os vetustos maços de Kentuckys de 10 cigarros (penso que já na altura deviam transgredir todo o que eram as mais básicas regras sanitárias).

Dos grupos que estiveram presentes, pouco ou nada me lembro. Aliás, recordo-me mais do grupo que não vi: os Marilyn Manson...

De facto, na noite em que este grupo era a figura de cartaz, preferi arrancar até Portalegre, onde pernoitei. Chegar a Portalegre foi fácil, o difícil foi voltar para o festival. Perdi-me em Beja e recordo afastar-me do carro para perguntar a um compadre como sair da cidade. Mesmo ante a minha insistência, o tipo nada disse durante largos minutos (como bom alentejano que era), porém, quando eu estava prestes a desistir, levantou-se placidamente e fez-me sinal para o acompanhar. Entrou numa Renault 4L e guiou-me até à saída de Beja. Boa gente!

Nessa noite, ainda fui a tempo de assistir a um belíssimo concerto dos Suede (grupo que praticamente desconhecia na altura...bom, hoje ainda não conheço grande coisa).

Volvida uma década, o festival continua a receber inúmeros visitantes. Faço votos que o convívio se mantenha tão salutar e alegre como há 10 anos atrás. Mas também espero que não se repitam mais mortes como a que ocorreu no ano passado... Ide, ide, mas com cuidadinho! ;)

Aqui fica...

21 Comentários:

Às 7:32 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Já fui ao Sudoeste e também a Vilar de Mouros. Eu sou mais pelo Vilar de Mouros! Fui aos 2 em 98 (acho).

 
Às 1:34 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Caro Vici,

Por falar em memórias, eis uma notícia que me fez lembrar dos posts e respectivos comentários sobre a polémica licenciatura do Sr. Eng. José Sócrates: a Procuradoria-Geral da República arquivou o inquérito à licenciatura em Engenharia do primeiro-ministro considerando que da análise aos elementos de prova recolhidos resultou "não se ter verificado" a prática de crime de falsificação de documento.

Segundo a PGR, no decurso do inquérito, dirigido pela Procuradora-geral Adjunta Maria Cândida Almeida, "foram determinadas e realizadas 29 diligências, das quais 27 inquirições, duas buscas e recolha de variada documentação proveniente da Câmara Municipal da Covilhã, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, Direcção-Geral do Ensino Superior, Inspecção-Geral do Ensino Superior e Ordem dos Engenheiros".

"Da análise conjugada de todos os elementos de prova carreados para os autos, resultou não se ter verificado a prática do crime de falsificação de documento autêntico (...), na modalidade de falsidade de documento, ou de crime de uso de documento autêntico falso, envolvendo a licenciatura em Engenharia Civil de José Sócrates", afirma a PGR, adiantando que, "em consequência, determinou-se o arquivamento dos autos", por despacho exarado a 31 de Julho de 2007.

Como vê, segundo a perspectiva que apresentei na altura, não foi "grave".

Um abraço de quem costumava assinar F

 
Às 6:50 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Nunca fui ao Sudoeste, mas já fui bastas vezes à Zambujeira do Mar. Umas quantas até antes de haver o festival. Com Sudoeste ou sem Sudoeste, as praias são lindas de mais... Que saudades das caminhadas por aquelas arribas entre a Zambujeira e o Carvalhal!!!
Ficou só por explicar aos demais os motivos dessa ida a Portalegre. Porqui será?
Quanto a Vilar de Mouros, também aqui lembrado, guardo a grata recordação de dormir na mesma tenda contigo e uma ninfomaníaca e de ter acordado com os pés encharcados de tanto que choveu nessa primeira noite. Mas o concerto do Neil Young valeu todos os sacrifícios... Acho que isto foi nos idos de 2001!!!!
Grande abraço,
NB

 
Às 10:00 da manhã , Blogger VICI disse...

Caro F,

De facto, comentários para quê...

Obrigado pela análise exaustiva. Conto postar qualquer coisa sobre o tema proximamente.

Abraço!

 
Às 10:02 da manhã , Blogger VICI disse...

Caro nb,

Muito me ri com o teu comentário... ;)

É verdade! Foi em 2001 que fomos a Vilar de Mouros ver o Neil Young.

Grande abraço!

 
Às 10:04 da manhã , Blogger k disse...

Fui la em 2003, as condicoes ja eram substancialmente melhores que nos primeiros anos (nunca fui parar ao canal) e nao havia ca Marilyn Manson para ninguem. Alias, tambem nos festivais vou essencialmente pela escolha musical. O convivio eh claro que eh sempre muito agradavel mas se regado com boa musica...muito melhor! Sou um festivaleiro selectivo chamemos-lhe assim. Nesse ano o (para mim) "ENORME" Jamiroquai esteve por la, Moloko, Morcheeba, Mesa, Terrakota, 2 many Djs, Mum, Chicks on Speed e Skin sao outras das coisas de qualidade de que me lembro por exemplo.

 
Às 11:58 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Xô Vitor,
Confirmas que dormistes na mesma tenda com uma ninfomanica? What´s it like?
Nodi

 
Às 12:27 da tarde , Blogger VICI disse...

Não recordo nada disso. O xô NB que se explique! Mentira ignominiosa!

 
Às 2:30 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ui . . . tou-te a ver-te . . . virastes-te para o outro lado e fingistes que estavas a dormir . . .
Nodi

 
Às 6:21 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ganda música!!!!!

 
Às 6:39 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Xô Vici
Que história é essa mal contada da ninfomaníaca?
Ass: Popeye

 
Às 7:28 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Uma mentira repetida muitas vezes ainda se torna verdade... A verdade verdadinha é que estava eu muito sossegadinha a dormir na tenda e vai dai sinto o seu vitor a apalpar-me o rabo, que é mesmo assim, e a dizer com ar dengoso, atão filha, tás com frio? achega-te aqui... Mas como o próprio seu vitor já referiu, ele não tomava banho há uma semana, tirando uns margulhos na ribeira e derivado a isso não quis nada com ele. Essa é que é a verdade.
Ninfomaníaca

 
Às 8:00 da tarde , Blogger VICI disse...

Meus amigos,

o Xô NB fazia alusão a uma "private joke", cujo verdadeiro teor é até muito inocente, pelo que podem colocar travão à imaginação...

Abreijos!

 
Às 8:46 da tarde , Blogger VICI disse...

Já agora, nunca disse que não havia água para tomar banho em Vilar de Mouros, ó ninfomaníaca!

 
Às 10:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu na tese de mestrado trabalhei os "ninfos/ninfas"..... as "manias/maniquices" e sempre foram de convívio Pankreoflatico/Fermetone e outros genéricos acrescidos....franca digestão,ingestão e penetração dificilllllllllllll

vai daí eles deram-se bem (oh oh oh )

 
Às 9:32 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Gostava mas é de ver aquelas fotos tiradas na piscina do mandarin, ouvi dizer que está lá um puto todo giro ;)

 
Às 3:42 da tarde , Blogger VICI disse...

Ainda não fiz o download das fotos, mas garanto que hei-de publicar essa foto do "puto todo giro" e do seu caríssimo pai... ;)

 
Às 3:54 da manhã , Blogger Debaixo do Bulcão disse...

Eu estive nessa edição (e na seguinte). Andava agora a procurar coisas que complementassem o que escrevi sobre o assunto no meu blog pessoal (vitorinices.blogspot.com) e encontrei este blog. Tomei então a liberdade de linkar lá este artigo. Espero que não se importem...

António Vitorino
(mas não, não sou o da TV)

 
Às 12:17 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro António Vitorino,

Esteja à vontade!

Abraço!

 
Às 11:07 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Acabo de descobrir que o Senhor Brett Anderson actuou em Hong Kong a 14 de Agosto...

Eis o que perdemos:
http://www.lushington.com/artistpages/brettandersonC.html

Ah pois, um gajo distrai-se e fica a ouvir navios!!...

Abr.,
thesoundcharacter.blogspot.com

 
Às 10:56 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

ler todo o blog, muito bom

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial