sexta-feira, agosto 10, 2007

Belenenses e Jorge Jesus.


É politicamente correcto, desde que tenho memória futebolística, dizer bem do Belenenses e da Académica, são os apelidados de “clubes simpáticos”. No entanto, a crónica que se segue nada tem que ver com esses sentimentos que, quer se queira quer não, encerram inclusive alguma arrogância clubística...

De facto, sou um grande adepto do Belenenses. Admiro a sua história e tenho pena que no seu historial apenas conste um primeiro lugar no campeonato nacional.

Pois bem, o ano passado o Belenenses esteve para descer de divisão. Acabou por ganhar nos tribunais aquilo que não conseguiu alcançar dentro do campo e ficou na primeira liga de futebol. E ainda bem! Fez um notável campeonato e alcançou uma classificação que lhe permitiu voltar a pisar os palcos do futebol europeu (e, espero, fá-lo-á com sucesso).

Nos últimos dias, o Belenenses participou no prestigiado troféu “Teresa Herrera” e quedou-se pela terceira posição, tendo perdido por 1-0 com o colossal Real Madrid e vencido os italianos do Atalanta por 2-1. O mínimo que se pode dizer é que teve uma participação extremamente positiva.

Após o jogo com o Real Madrid, impante e insolente, o técnico do Real, Bern Schuster, referiu-se ao Belenenses bebendo do melhor estilo Castelhano: desconhecendo, subestimando e ofendendo! Disse Schuster que o Belenenses só sabe defender e que apenas por isso não perdeu por mais (note-se que o Belenenses quase sempre equilibrou o jogo e que perdeu devido a um "frango" monumental do seu guarda-redes, golo que apenas viria a sofrer nos derradeiros instantes da partida).

Ora, o técnico do "Belém", o incontornável Jorge Jesus, com o seu sotaque alfacinha e estilo muito próprio, respondeu a esse pateta que (enquanto não for de lá corrido!) é o treinador do Real Madrid, nos seguintes termos: "Entendeu (Schuster) que a nossa equipa foi defensiva, mas viu outro jogo! Fomos mais equipa a jogar contra os melhores do mundo. Com os jogadores que o Real Madrid tem, é preciso jogar mais. Se não o faz, o problema é do treinador! Com os jogadores dele, dava-lhe 3-0 a acabar aos cinco!"

É verdade que Jorge Jesus mais faz lembrar um fadista do Bairro Alto do que um treinador de futebol. Julgo, inclusivamente, que a sua imagem (constantemente caricaturada) o tem impedido de ir mais além enquanto treinador da bola. Contudo, em abono da verdade, Jorge Jesus é extremamente competente e as suas equipas jogam um futebol ofensivo e elegante (a imagem do Belenenses actual).

Assim, e independentemente do que se possa dizer do "mister" Jorge Jesus, há que elogiá-lo pela resposta que endereçou a Schuster. Esteve em grande!

Como diria o Lai Jo Fai, só tenho quatro palavras para descrever estas declarações: FAN-TÁS-TI-CO!!! ;)


Força Belenenses! E viva o "mister" Jesus!

11 Comentários:

Às 2:36 da tarde , Blogger playmaker 10 disse...

Dá vontade de gritar: "Oh xôr Schuster, escusabas doubir esta!"

Um viva ao JJ ;)

 
Às 2:45 da tarde , Blogger VICI disse...

Ora nem mais, caro playmaker!

Abraço!

 
Às 3:09 da tarde , Blogger Claudio Caniggia disse...

Concordo! Lamentavelmente o excelente avançado que o Belém descobriu no Brasil lesionou-se no jogo com a Atalanta e "tem" para 6 meses.

 
Às 4:01 da tarde , Blogger k disse...

Com os jogadores dele dava-lhe 3-0 a acabar aos 5... Lindo!
Este Jesus eh o maior.
Irritou-me um bocado com a historia do fairplay o ano passado com O Benfas mas que eh bom treinador la isso nao ha duvidas.
Concordo totalmente contigo quando dizes que a sua imagem o tem impedido de ir mais alem. Fosse ele como eh mas a falar uma lingua estrangeira e era ve-lo no Benfas a ganhar tudo o que houvesse para ganhar.

 
Às 4:07 da tarde , Blogger VICI disse...

Pois é Caniggia,também já li essa notícia. E parece que o tipo é mesmo bom!

K, às vezes ser Tuga é realmente uma desvantagem. Mas confesso que preferia o Humberto Coelho ou o Chalana no "nosso" Benfas...

 
Às 4:27 da tarde , Blogger VICI disse...

TENHO A COMUNICAR QUE O MACA(U)QUICES AVANÇOU PARA A CONTRATAÇÃO DE 3 NOVOS POSTADORES! AGUARDA-SE QUE ACEITEM O CONVITE.

 
Às 5:43 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici o mediador

 
Às 6:33 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao 1º novo postador (Santiago) dou desde já os parabéns pelo seu artigo..Abraço

 
Às 7:36 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Já agora por falar em novas contratações para o blog..onde anda a Ragazza? rescindiu o contrato?

 
Às 5:34 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Jorge Jeus..deu como se diz "uma bofetada de luva branca"..

 
Às 3:21 da tarde , Blogger playmaker 10 disse...

Nova conferência, depois do jogo em sevilha. Merecia um post! Mas como já deste inicio...

Este palerma é capaz de dizer cada coisa:

"«Faço o que posso com os jogadores que temos agora» parecem declarações de um qualquer treinador de futebol de um clube amador que lute pela manutenção, mas são de Bernd Schuster, técnico dos campeões espanhóis do Real Madrid, após a primeira mão da Supertaça de Espanha que os «merengues» perderam por um a zero perante o Sevilha."

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial