O que pensam disto?
" (...) Cada um fará do salazarismo a leitura histórica que quiser – mesmo aqueles que não o estudaram a sério ou que, tendo-o estudado, o falsificaram à medida das suas convicções políticas. Pessoalmente, desde há muito que tenho o meu diagnóstico feito, e o tempo e as leituras subsequentes só vieram confirmá-lo: o Estado Novo e o salazarismo foram, porventura, o período mais negro e mais prejudicial de toda a história de Portugal. Ainda hoje, muito do que penamos, muito do que de negativo existe na mentalidade instalada entre os portugueses deve-se à doutrinação desses cinquenta anos de ditadura retrógrada e beata. Os ricos continuam a apostar que o Estado é a fonte de todos os negócios verdadeiramente rentáveis, e os pobres continuam a acreditar que o Estado lhes deve toda a protecção e desvelo. Uns e outros foram habituados a pensar que não há lugar para a iniciativa própria, para o risco individual, para um contrato com direitos e obrigações recíprocas entre o cidadão e o Estado (...) "
Infelizmente, hoje não tenho tempo para comentar este artigo como gostaria. Fica para amanhã. Entretanto, aguardo os comentários que tenham por adequados.
Abreijos!
P.S.: No título têm o link para o artigo completo de MST.
6 Comentários:
não se pode ter tudo: boa cama e boa fama.
Estou a iniciar a leitura do recente livro do Jaime Nogueira Pinto “Salazar – O outro retrato”. Não me parece que o Miguel Sousa Tavares tenha razão em atribuir ao Salazar as culpas relativas a essas características – aliás, reais - de grande parte povo português: servilismo, mesquinhez, conformismo. Infelizmente, isso são coisas quase atávicas a nós, e antes tivessem sido geradas na “longa noite fascista” que bem mais fácil seria erradicá-las (é possível?). Não, isso vem de muito antes e a nossa literatura sempre o retratou bem. O salazarismo acentuou e refinou esses defeitos? Não sei, mas no plano dos valores, da educação e da formação cívica dos jovens o anti-salazarismo em 30 e poucos anos fez bem pior. O lado negro do salazarismo foi mesmo o desrespeito pelas liberdades individuais e políticas, com as perseguições da PIDE, de que foram especiais vítimas os comunistas.
VICI
Este post fez-me recordar as pretendidas reuniões de Amigos para discutir as temáticas relacionadas com o "Costa d'Africa...."
Vê se te apressas a organizar isso, pelo menos uma vez por mês...
Abraço
Miguel Sousa Tavares..??poucas vezes acho que tenha razão!!!
Caniggia, concordo plenamente!
Este blog é fascista?
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial