Boicote aos JO?
O vice-Presidente do Parlamento Europeu, Edward McMillan-Scott, instou os Estados Unidos da América, enquanto "líder do mundo livre", a liderar um boicote aos Jogos Olímpicos de Beijing.
Àparte a subserviência patenteada ante os EUA, parece-me que a proposta tem a necessária acuidade para que venha a ser analisada com a devida detença.
Na realidade, a China tem perpetrado repetidas ofensas aos direitos humanos. É um facto e já ninguém o poderá contradizer! As perseguições aos "Falun Gong", a execrável invasão do Tibete, o não reconhecimento (e clima de permanente ameaça) do território da República da China (Taiwan), a protecção dispensada aos regimes Norte-Coreano e Birmanês, são apenas exemplos de atitudes torpes em que a República Popular da China tem sido pródiga.
O boicote ora trazido à liça, seria uma forma de pressionar o regime Chinês a assumir uma postura diferente, respeitadora e humana. É bonito, sim senhor, mas perfeitamente populista, demagógico e irrealizável!
Em bom rigor, não creio que o regime Chinês alterasse a sua postura. Tal boicote apenas traria graves consequências económicas, profundas implicações diplomáticas e daria azo a consequências políticas de foro imprevisivel. Ora, nem a UE, nem os EUA, pretendem que tal se venha a verificar. Falta-lhes "estaleca". Bem basta ver a forma como o Dalai Lama foi tratado na sua visita Europeia: uma vergonha inadmissível! *
Por tudo o que vem dito e não só, o assunto merece ser alvo de reflexão. Aqui, poderão encontrar um site que promove o debate sobre a eventual recusa da UE em participar nos próximos JO. Que vos parece?
*Notável a resposta de Marcelo Rebelo de Sousa às afirmações desse abjecto Ministro dos Negócios Estrangeiros, segundo o qual, "Oficialmente, o Dalai Lama não será recebido por responsáveis do Governo português, como é óbvio". Comentou MRS:"Ou eu sou estúpido ou ele (Luis Amado) disse uma coisa estúpida!" ;)
1 Comentários:
Realmente a forma como Dalai Lama foi recebido (ou não recebido) foi uma vergonha!!
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial