quinta-feira, novembro 29, 2007

Mugabe e Al-Kadafi

À sua maneira, ambos são sujeitos abjectos! E estão a chegar à Tuga, onde irão certamente beneficiar de honras de Estado e das mais nojentas atenções dos nossos mesquinhos e fracos políticos.

Aqui vos deixo com algo sobre a obra dos "personagens", para que nos lembremos daquilo que eles são, bem sabendo que os piores são aqueles que tendo disto consciência, nada fazem para alterar esta vergonhosa situação...

Será que o ilustre Luís Amado irá mandar calar algum deles?

O "Bob" dispensa apresentações; Kadafi, agora tem tiques de actor de cinema e recusa ficar num dos 11 hotéis reservados para as comitivas presentes na cimeira, preferindo ficar acampado numa tenda de que se fará acompanhar...

Volvidos tantos anos, a velha europa continua a curvar-se em função dos interesses estratégicos e económicos de alguns. É pena que ainda não tenha percebido que há muito deveria ter já imposto a sua posição, se não pela força, pelo menos através dos ditâmes da sua consciência moral. É com pena que vejo o achincalhamento de que somos alvo, dando em troca repetida condescendência. Pouco importa, dirão alguns, desde que a bolsa vá engordando. Enquanto isso, África vai morrendo e a Europa perde dignidade...




"All that is necessary for the triumph of evil is that good men do nothing."

(Edmund Burke)

12 Comentários:

Às 3:25 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici
Subscrevo in full o post nestes dias conturbados em que fecham blogues e recebem assassinos na Europa velha e decadente.
Um abraço desde África
Kumba Iála

 
Às 3:44 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

"beneficiar de honras de Estado e das mais nojentas atenções dos nossos mesquinhos e fracos políticos."

Vici

Permite-me discordar da parte citada.

Em primeiro lugar,não creio que os nossos governantes prestem especial atenção aos referidos Chefes de Estado.
Não obstante, a posição Portuguesa é uma posição meramente institucional. Portugal, preside à União Europeia e é nessa qualidade que recebe esses Senhores.
Não se trata de nenhuma Cimeira organizada por iniciativa do nosso país.
Digamos que nós só teremos a responsabilidade no que à escolha do local da organização diz respeito. Quanto a tudo o resto, a responsabilidade é das instâncias europeias (nas quais também participamos, mas não isoladamente).

Por último, salvo as devidas excepções, acho que a Europa continua a ser um exemplo no relacionamento entre povos de diferentes raças, religiões e idealogias. Pode ser que lhes possamos ensinar alguma coisa.

Abraço

 
Às 4:28 da tarde , Blogger VICI disse...

Ma Si Ka,

Não tens andado atento às declarações do J. Sócrates e Luís Amado. E quanto à questão do exemplo europeu, fica para outra altura esgrimir argumentos.

Enfim, é a tua opinião... Não retiro uma vírgula ao que escrevi!

Abraço.

P.S.: Temos janta este FDS? ;)

 
Às 5:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Masika,

devo dizer-lhe que esta cimeira foi adiada por várias vezes aquando da presidência de outros países europeus sendo um dos motivos, entre outros, a eventual presença de mugabe. Mas Portugal parece preferir tapar os olhinhos à permanência destes senhores e ver, por exemplo, os represenantes do reino unido a nem sequer comparecerem.

 
Às 5:57 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Meus caros,

O convite não foi endereçado pelos orgão da UE a Mugabe ou a Kadafi, mas sim à União Africana que deveria rencaminhar os convites entre os seus Estados Membros.

No entanto, Portugal poderia, à semelhança de anteriores estados que assumiram a presidência, desconvocar este summit caso se verificasse a vinda de mugabe. Agora Portugal colhe as consequências do desastre que é o sr. amado como MNE e a avidez de protagonismo internacional (típico proviciano) de socrates.

 
Às 6:02 da tarde , Blogger Ma Si Ka disse...

Vici

Era imperioso a marcação de uma jantarada para esta sexta feira...

 
Às 6:24 da tarde , Blogger VICI disse...

Caro(a) Ian,

Obrigado pelo seu comentário, com o qual concordo. No entanto, gostaria de dizer o seguinte: os representantes do RU, se tivessem vergonha na cara, já há muito tinham resolvido o problema do Zimbabwe. Afinal, foram eles que o criaram (ao retirar os fundos que atribuiram anos a fio a Mugabe para manter a propriedade das terras nas mãos de brancos). E foram esses grandes democratas que patrocinaram a subida ao poder de Mugabe (Lancaster House Agreement assinado sob os bons auspícios da Commonwealth).

Agora, armam-se em paladinos da justiça, mas durante as últimas décadas sempre alijaram as suas responsabilidades...

 
Às 6:25 da tarde , Blogger VICI disse...

Ma Si Ka,

Marca lugar e hora! ;)

 
Às 7:59 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Julgo que a frase correcta é «all that evil needs to grow is for good men to do nothing».

 
Às 8:46 da tarde , Blogger VICI disse...

in vino veritas,

Obrigado pela achega. No entanto, permita-me discordar. A fonte de que me socorri parece-me acertada. O que não quer dizer que não possa estar errado.

O que vale é que o sentido é o mesmo e que a frase assenta que nem uma luva aos propósitos da posta. :)

 
Às 8:50 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

O discurso do kadafi é idiota mas uma ameaça que se poderá concretizar.

 
Às 2:17 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Não vale a pena a discussão.
Os britânicos não preferiram Mugabe a Ian Smith? Agora mamem com a bomboca até ao fim.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial