quarta-feira, janeiro 30, 2008

Amor que mata.


Numa altura em que é costume comparar lendas do futebol com promessas, é inevitável falar de José Manuel Soares Louro.

Pepe, como era conhecido, foi o primeiro símbolo do Belenenses. Nasceu há 100 anos, morreu há cerca de 77. Como imagem de marca, usava sempre uma boina espanhola e foi, ao que se conta, o melhor jogador da sua geração.

Viveu numa época em que a vida de um futebolista era orientada pela carolice. Pepe, conta quem sabe, era generoso e trabalhador. A par do futebol (amador), ganhava a vida como torneiro de metais.

Morreu precocemente e o seu desaparecimento enlutou o país. Aliás, a sua morte esteve durante muito tempo envolta em mistério e as explicações para o sucedido (mais ou menos fundamentadas) foram mais que muitas. Porém, a verdadeira causa para a sua trágica morte é um exemplo de como o destino sabe ser cruel e zombeteiro.

Pepe era o menino bonito da família. A sua mãe venerava-o. Certo dia, a mãe preparou-lhe a merenda para levar para o trabalho: um caldo com chouriço. Como privilegiado que era, a progenitora deu-lhe o chouriço e reservou o caldo para o resto da família. Pepe faleceu esse mesmo dia...

Conta-se que sua mãe, inadvertidamente, usou soda caústica no lugar de sal. O veneno concentrou-se na carne e, por isso, só Pepe viria a sofrer tão trágico destino.

Ao que parece, a polícia rapidamente percebeu o que teria acontecido. Não obstante, ocultou-o da opinião pública. Por isso, as versões alternativas propagaram-se.

A mãe de Pepe nunca viria a saber a vedadeira causa da morte do seu filho.

Sobre ele e sobre o seu Belenenses, Homero Serpa escreveu, há mais de 20 anos: “Pepe simboliza o velho Belenenses erguido por gente da praia, por homens modestos, que viviam no bairro operário e levaram para o clube a têmpera de quem sabe quanto custa a vida e quanto esforço é preciso para a enfrentar e vencer”.




P.S.: "Posta" baseada num artigo do jornal “A Bola”.

2 Comentários:

Às 6:44 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Desconhecia por completo esta "triste" história, existindo apenas o consolo daquela pobre mãe não ter ficado a saber ser a causadora da morte do filho..Abraço

 
Às 7:54 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Se essa triste morte fosse nos tempos de hoje "a dita comunicação social" de trazer por casa se encarregava de culpar essa pobre mãe.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial