sábado, janeiro 26, 2008

Coimbra

Esta vai dedicada ao Xô Zé, ele que tanto gosta de cantorias.
Coimbra é uma cidade pequena, provinciana, parada no tempo. Não tem a sofisticação de Lisboa nem o sucesso desportivo do FC do Porto; já no que tange a tradição estudantil é - talvez graças a esse provincianismo -, única. E é muito (mal) imitada por todas as outras academias. Quem estudou na Universidade de Coimbra percebe o que eu vou dizer (e os que noutras paragens estudaram por favor não se ofendam): não consigo deixar de sorrir sempre que vejo as várias tunas, os dux, as fatiotas, as queimas e as demais patuscas manifestações praxistas da rapaziada do Porto, Lisboa ou Vila Real.É que as comparo logo mentalmente com fenómenos de massas formidáveis como a serenata monumental da queima das fitas de Coimbra, em que as gentes da cidade e das vilas e aldeias dos arredores vão - desde há décadas e décadas! - em romaria ver os estandantes cantar.
VICI, You know what I´m talking about.

18 Comentários:

Às 12:44 da tarde , Blogger VICI disse...

Xô Caniggia, grande posta!

Obrigado por esta viagem no tempo!

Confesso, inclusivé, que fiquei com uma lagrimazita no canto do olho (é favor não confundir com a música daquele gajo que foi atleta do SLB e depois enveredou pela cantoria)...

Abraço!

 
Às 12:53 da tarde , Blogger Eu disse...

Muito bem.

A viagem no tempo, para mim, é mais curtinha. Mas não menos dolorosa.Estive, inclusivamente, nesta serenata (o meu ano de carro).

Só quem vive é que sabe.
Só quem vive é que o percebe.

 
Às 12:58 da tarde , Blogger VICI disse...

Vou cometer uma pequena inconfidência:

Tenho um grande amigo que chorava "que nem uma Madalena" sempre que um outro (agora juíz) tocava esta música nas saudosas noites de tertúlia da velha Coimbra.

Quando terminámos o curso (ou quase a terminar), o agora juíz escreveu nas fitas de curso do amigo a que me refiro algo do género: "Que sempre que chores na vida seja por causa de insensíveis como eu!"

Lembraste? ;)

 
Às 5:04 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Uma seca, Coimbra.

 
Às 6:00 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

olha, algumas imbejosas da portucalense, da catolica, da lusiada, etc comecam a manifestar sensacoes ao nivel do cotovelo . . .

 
Às 2:05 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Confesso que também não consegui conter uma lágrima no canto do olho...
Obrigado!!!!!!
Aquele abraço,
NB

 
Às 2:49 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Noites de queima e espirito académico...dou o braço a torcer..nada se compara a Coimbra...vivi as duas realidades..começei o curso em Coimbra...e terminei em Lisboa..

 
Às 3:05 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Já a música diz...Coimbra tem mais encanto na hora da despedida!Abraço..A.Pires

 
Às 6:19 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Detesto tunas!!! Fanfarrões. Acho tribal!

 
Às 9:48 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Ao anónimo anterior..tem o direitode não gostar,agora chamar Fanfarrões...Tente viver com o que gosta e o que não gosta ou... Vá viver para uma caverna..

 
Às 3:42 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

"o Hilário disse um dia....."

"eu quero que o meu caixão tenha uma forma bizarra a forma de um coração a forma de uma guitarra..."

Pois é diz ele e diz quem passou por todas estas vivências académicas.... que deixam lágrimas e uma saudade tão boa de se sentir....seja lá em que faculdade for...

Bjokas












Jokas aos saudosos

 
Às 11:14 da manhã , Blogger Porto Tónico disse...

Nunca dei grande valor aos "despiques" entre academias pois cada uma terá as suas valias (outras nenhumas) e certamente cada um dos seus membros irá defender acerrimamente (às vezes cegamente) a sua academia. Obviamente que cada um "veste a sua camisola".

Agora, pese embora a antiguidade e toda a boa aura criada em torno da academia de Coimbra, considero que em alguns dos campos referidos – tunas, grupos de fados, dux fatiotas, queimas e demais – outras academias já conseguiram, seriamente, suplantar a de Coimbra nos últimos tempos. Só quem não tinha a oportunidade de comparar e vivê-lo é que não via (eu ainda vi)...

Mas esta discussão hoje já faz pouco sentido uma vez que o “espírito académico” e suas mainfestações simplesmente são cada vez mais residuais nas grandes academias e são, sobretudo, algo apenas alimentado por pequenos pólos de “academias” (se é que reúnem espectro para tal) recentes.

Lembro que antigamente ainda havias os tristes do “MATA” e outros movimentos do género... hoje já nem estes tem actividade porque “já há poucos do lado de lá”. Os interesses e objectivos dos jovens estudantes são outros, ninguém acha que deve “perder” tempo com grupos e manifestações da academia. Os cursos são mais pequenos, o futuro mais competitivo e exigente está a caminho” e dizem ser melhor aproveitar os tempos de faculdade com “morangadas e floribelas”, playstations e umas bebedeiras em festas académicas (em discotecas...) e nas queimas (que de académico já não tem nada, nenhuma delas).

E será assim que se vão preparando as gerações do futuro, pouco dadas ao esforço colectivo que não traga um benefício ou prazer pessoal e imdeiato.

Acabou o “dura praxis, sed praxis” e passou ao “aut ego, aut nihil".

 
Às 4:00 da tarde , Blogger VICI disse...

Xô PT, em grande! Para quando uma posta deste nível? ;)

 
Às 10:31 da manhã , Blogger Porto Tónico disse...

Seja como fôr, a música desperta um enorme saudosismo daqueles tempos, sem dúvida...

Obrigado, Cannigia!

 
Às 4:35 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

É um filme com o Pandeireta?

 
Às 10:00 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

independentemente do que umas sejam melhores que outras, sabemos que Coimbra é Coimbra. Talvez pelas suas longas tradiçoes, concorde-se ou nao!
Nao acho que Coimbra tenha parado no tempo. Acho que é fruto dos tempos. Afinal Portugal nunca foi mais que Lisboa ou Porto.

e a lagrinha tambem saltou.. Coimbra, com mais encanto na hora da despedida

 
Às 4:37 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

lindo!!!! chorei!!!!!!!!!!

 
Às 4:58 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Nasci em Viseu. Em Coimbra me fiz homem e hoje com 50 anos vejo que a internet me reaviva. O meu filho mais novo esta la e so espero que um dia chore com tanta saudade como eu. OBRIGADO!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial