sexta-feira, junho 20, 2008

A derrota fica-vos tão bem!

Portugal foi eliminado do Euro 2008. E quanto a mim justamente. A derrota por 3-2 com a Selecção Germânica terminou mais uma vez com o sonho Luso de uma vitória numa grande competição. A análise que faço em seguida é a quente... Ainda não vi repetições, ainda não li comentários nem declarações, só vi o jogo ontem às 2:45 da manhã (hora de Macau). E esta mesma análise não retira em nada aquilo que referi no post de agradecimento ao trabalho de Scolari nos últimos anos à frente dos destinos da equipa de todos nós. Continuo a achar que conseguiu uma união na Selecção e à volta dela nunca antes vista e que mentalmente trabalha realmente bem os jogadores deixando um vazio e uma tarefa bastante complicada para quem tiver que escolher o seu sucessor e para o seu sucessor. Mas estas qualidades às vezes não bastam. E por isso começo por ele e por referir aqueles que achei terem sido os seus erros ontem.

Mais uma vez Portugal pareceu não ter estudado bem o adversário e notou-se practicamente desde o início que a Alemanha ao contrário de nós tinha a lição bem estudada. Espaços muito reduzidos que dificultavam as trocas de bola no nosso meio campo e do outro lado trocas de bola sucessivas, rápidas e bem conseguidas que faziam com que os nossos jogadores passassem o tempo a correr atrás do esférico. Ou seja. Eles faziam o que nós costumamos fazer, nós andávamos por ali a ver fazer. E além disto a opinião de um amigo meu ontem fez todo o sentido quando nessa altura me disse que não sabia até que ponto a semana de descanso que quase todos os jogadores tiveram seria positiva. Num Mundial, que dura mais tempo e tem mais um jogo talvez até faça. Num Europeu se calhar o melhor mesmo é não quebrar os automatismos e ontem pareceu-me ver uma equipa de Portugal mais cansada e lenta do que antes do descanso. Um contra-senso.

Friamente chegaram os dois primeiros golos. Nos dois um denominador comum.. Paulo Ferreira. Quando reparou que Schweinsteiger estaria isolado caso a bola lhe chegasse num possivel cruzamento da esquerda no primeiro golo, já tinha dado tempo para ele ir até às bancadas comprar um pacote de "nougats" e no segundo parece-me que foi ele que mais uma vez não acompanhou o jogador germânico saltando este isolado mesmo em frente a Ricardo. Neste segundo talvez Ricardo pudesse fazer um pouco melhor. Talvez. Entretanto melhorámos um pouco e marcámos o primeiro golo. Nada mais a dizer.

Na segunda parte, quando o golo da primeira parte podia prever maior garra dos nossos jogadores eis senão quando surge o terceiro golo alemão. E como? A papel químico do segundo. E isto é inaceitável. Ah e tal. Falhar uma vez. Ok.. Aceita-se.. Duas.. não se compreende. E desta vez, como podem ver na foto que aqui deixo creio não haver grandes dúvidas quanto ao responsável maior. Mas de qualquer maneira, e como não há duas sem três, acho que se deve atribuir uma parte da culpa a quem? a quem? Pois... ao nosso lateral esquerdo. Deixa Ballack ficar em melhor posição que ele e depois disso ainda por cima é verdinho já que, depois da falta que Ballack cometeu para ganhar posição devia ter feito uma das coisas em que até somos bons. Teatro. Atirava-se para o chão depois do empurrão até porque este existiu e fazia ver ao árbitro que tinha havido ali qualquer coisa. Podia ser que não desse em nada mas pelo menos tentava.

Só falta falar nas substituições. A primeira, devido a lesão de Moutinho aceita-se. A segunda não se compreende ainda para mais se olharmos para a terceira e ao tempo que as separou. Tira o Nuno Gomes e coloca Nani, a perder creio que por 2 bolas para colocar Ronaldo sozinho na frente. 10!? ou mais minutos depois coloca Postiga para jogar ao lado de Ronaldo. Ou seja. 10 minutos perdidos, num género de limbo quando se era para ganhar tirava logo Petit e colocava Nani jogando com Nuno Gomes e Ronaldo à frente. Depois, tentaria ai sim refrescar a frente de ataque com Postiga, quando o esquema de dois avançados ja estivesse oleado. Aí creio que Felipão também não esteve bem.

Jogadores: Ricardo-tudo dito, só lamento a lesão do Quim; Bosingwa-Não foi mau mas não explodiu como previa; Pepe-Imperial, temos central de classe mundial por uns anos; Ricardo Carvalho- embora não compremetendo, fez a sua pior fase final de uma grande competição de sempre; Paulo Ferreira-este jogo principalmente e o baixo nivel do Europeu talvez tenha sentenciado a sua presença a titular nos próximos tempos; Petit- está em fase descendente na carreira mas não foi tão mau como alguns imaginavam; Moutinho- jogador para o futuro; Deco- O melhor jogador do Europeu, deixando o vedetismo em casa; Simão- infelizmente sempre achei que na Selecção nunca foi excepcional e desequilibrador como o vi a ser no Benfica, mais uma vez fundamentou essa minha opinião; Ronaldo- muito longe do que o presumivel "Melhor jogador do Mundo" deveria e poderia ter feito; daqueles que tem que aprender com Deco a deixar o tal vedetismo em casa; Nuno Gomes- Ao contrário de Simão, a Selecção é onde mostra o melhor que há em si como jogador, esforça-se, abre espaços, não foi brilhante mas não me desiludiu. Talvez o seu último grande torneio

Resumindo. Também não foi desta. Infelizmente parece-me que vamos atravessar o deserto por uns tempos. Umas contas até aos últimos jogos dos grupos de qualificação, se calhar uma grande competição que entretanto falhamos, ou seja, anos 90 outra vez. Mas independentemente de estar certo ou não, cá estarei para torcer e sofrer como sempre. Isso não muda e nunca mudará!

P.S. Após visualizar as imagens do segundo golo da Alemanha reparei que quem defendia Klose (o marcador do golo) era Ronaldo e que ficou a ver. De qualquer maneira por trás aparecia mais um atacante alemão, esse sim (mal) defendido por Paulo Ferreira. Quanto ao primeiro golo, é certo que Bosingwa não consegue acompanhar Podolski ou pelo menos interceptar o cruzamento, mas de qualquer maneira esta jogada entre o avançado germânico e Ballack de tabelinhas é daquelas de classe, sempre dificil de acompanhar. Continuo a achar a displicência de Paulo Ferreira uma falha um pouco superior.

2 Comentários:

Às 12:58 da tarde , Blogger VICI disse...

Xô K,

Análise apaixonada e, em regra, coincidente com a minha opinião.

Só uma achega: no primeiro golo, a culpa deverá ser atribuída a Bosingwa. Estava mal posicionado e deixou Podolski ganhar a linha. Depois disto, pouco restava a P. Ferreira fazer, creio eu.

Ficou claro que a equipa tem lacunas enormes para quem quer ganhar um grande torneio internacional. Mas há um leque de jogadores que permite acreditar que nos vamos manter na linha da frente do futebol mundial.

Por último e apesar dos erros de ontem, uma palavra de agradecimento a Scolari. Nunca como com ele se viu Portugal tão respeitado internacionalmente. Vai deixar saudades! Veremos quem é o senhor que se segue.

P.S.: Só não percebo o que é que o constantemente-ébrio-Madaíl ainda lá vai ficar a fazer...

P.P.S.: Vamos ganhar o mundial na RAS!!! ;)

 
Às 9:45 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

A maior lacuna da nossa selecção é o ricardo paralítico-mãos-rotas, que não anda lá a fazer nada! Excepcionalmente, mexe os olhos.
É a ele que atribuo a derrota de todos os portugueses.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial