sábado, outubro 18, 2008

ALA, um Senhor

o António Lobo Antunes (ALA) é um ou o nome maior da cultura contemporânea lusa.

"a bola" traz uma entrevista com o ALA na edição de hoje. fica um pequeno extracto para aguçar o apetite:


"O arquipélago do futebol – Entrevista com ANTÓNIO LOBO ANTUNES

Admirável poeta de prosas, António Lobo Antunes acaba de publicar o «Arquipélago da Insónia». Gosta tanto de futebol — o futebol do desporto, não o da indústria — que alguém, um dia, lhe chamou o Eusébio das letras. «O Eusébio é responsável por algumas das minhas alegrias; António Lobo Antunes por algumas das minhas maiores chatices» — respondeu então.


António Lobo Antunes
ASF

«O futebol deixou de ser um desporto. Naquele tempo havia um deprimido debaixo dos paus e dez eufóricos a mandar brasa e, disso, eu gostava.»

«Gosto muito e admiro o Rui Costa. É inteligente, parece ter uma vida estável. E ainda por cima tem um amor muito grande ao clube [Benfica].»

«O [Joaquim] Agostinho tinha de ser um homem inteligente. Aliás, é como no futebol. É impossível haver um grande futebolista estúpido. Foi o meu irmão que me disse que o Agostinho ia morrer. E lembro-me de o Manuel Graça dizer: ‘o país não está preparado para a morte do Agostinho’.»

— Sabia que Cristiano Ronaldo pode vir a ser nomeado o melhor jogador do Mundo?
— Não me interessa muito. Sei que é muito popular. Vejo nos quiosques as fotografias das brasas com que o Ronaldo namora. Parecem todas desenhadas pelo Vilhena.

— O Mourinho?
— Acho que não vai ter, em Itália, o sucesso que teve em Inglaterra. Não conheço o homem, gostava do pai dele, que foi guarda-redes do Vitória de Setúbal e do Belenenses, mas a ele acho-o muito arrogante.

— O seu pai era adepto do futebol...

— O meu pai não ia ao campo ver o futebol, porque achava que dava azar. Era do Benfica, ficava em casa a ouvir os relatos e a fazer desenhos, até dar um salto quando o locutor gritava GOOOOLO. Naquela altura o futebol era um desporto. Agora vêm aqueles tipos todos, muito senhores de si, com aqueles novos termos da pressão alta, das diagonais, o losango. Não tem interesse nenhum.

— Qual a equipa que mais o entusiasmou?

— Uma do Benfica, na minha adolescência. Inesquecível aquela equipa que venceu a primeira Taça dos Campeões. Sei todos os nomes de cor: Costa Pereira; Mário João, Germano e Ângelo, Neto e Cruz; José Augusto, Santana, Águas, Coluna e Cavém.

O Coluna era admirável. Que grande jogador. Fazia todo o meio campo num passinho curto e tinha uma autoridade natural sobre toda a equipa.

— Agora há o Cristiano Ronaldo...

— Quero que eu seja sincero? Não me dá prazer vê-lo jogar. Dava-me prazer ver o Coluna e o Zé Águas, esse sim, que foi dos jogadores mais elegantes que eu vi jogar.

— O Benfica não deixou de ser popular...

— Lá em Benfica, onde eu morava, as pessoas apanhavam bebedeiras quando ganhávamos. E lembro-me de colegas meus, do liceu, me dizerem: tu és do Benfica? Mas isso é um clube de gente pobre..."

1 Comentários:

Às 6:16 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Grande entrevista! E tudo dito.Abraço

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial