quarta-feira, dezembro 10, 2008

Da linguagem.

Não há dúvida que em todas as gerações existem palavras cujo emprego num determinado contexto se vulgariza, acabando tal utilização por fazer parte da linguagem corrente. Porém, isso não invalida que o seu uso seja errado. É o caso das três palavras de que vos falarei em seguida: tipo, género e grossa.

Tipo – A expressão "tipo", tanto quanto me lembro do tempo em que não era adulterada, significa modelo. Ou, então, refere-se a indivíduo. Agora, utilizar a expressão no meio de qualquer frase, sem propósito e sem contexto, é imoral. “Eu vou ali, tipo, à casa-de-banho”. Já dizer que vai à casa-de-banho era dispensável, utilizar a expressão "tipo" tão a despropósito é medonho.

Género – Quase tudo o que vem dito acima se poderá aplicar a esta expressão. “Eu estou, género, deprimido”. Também eu estaria se não soubesse que género significa ordem, família, agrupamento...

Grossa – No meu tempo, "grossa" era uma bebedeira e "estar grosso" era estar com uma valente cardina. Também pode significar volumoso, entroncado, espesso. Ora, dizer que uma mulher "é toda grossa", querendo com isso significar que ela é gira, é pura e simpleste parvo! Uma rapariga gira é uma brasa. Grossa é uma pinguça ou então refere-se a alguém que tem quilos a mais. Apelidar uma mulher atraente de grossa, é o mesmo que chamar bacalhau ao peixe-espada. Tipo, não fica bem...

5 Comentários:

Às 12:36 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Edite Estrela, sai de dentro do Vici!

 
Às 1:12 da manhã , Blogger joãoeduardoseverino disse...

Caro VICI

Diga-se em abono da verdade que o uso da palavra 'tipo', no meu entender, é grosseiro, a roçar o calão.
Existe uma outra palavra que detesto solenemente e que é usada por "ilustres" figuras (tristes) da nossa praça, que é 'criatura'.
Abraço

 
Às 10:14 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

Ganda Vici!
Nem mais.
Subscrevo de cross.

 
Às 6:57 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Vici no seu melhor! Qual "Edite Estrela"...

 
Às 8:04 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Eu até sou das que usa o "tipo", mas o texto esta de chorar. :)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial