sexta-feira, maio 15, 2009

O mundo em português - VIII.

Foi um dos principais entrepostos comerciais durante a era colonial. Também foi uma das províncias mais afectadas pela guerra civil e ainda hoje se debate com graves dificuldades económicas. É a capital da província da Zambézia, em Moçambique.

É uma cidade caracterizada pela forte presença muçulmana (desde sempre, aliás), morada de inúmeros coqueiros e do rio dos Bons Sinais. Fica a cerca de 30 km da praia de Zalala. Nesta cidade do centro-norte de Moçambique vivi durante cerca de 2 anos.

Contam alguns que o seu nome se deve à enorme incidência de malária na região, o que teria levado os ingleses que por lá se movimentavam - incluíndo Livingstone - a apelidar a zona de “kill the men” (a sua corruptela daria origem ao nome da cidade). Porém, os dados existentes tornam esta teoria altamente improvável, tanto mais que os portugueses já por ali andavam há muito mais tempo que os ingleses. Como tal, a teoria mais comummente aceite dá-nos conta que, quando os tugas chegaram àquelas paragens (com o Tio Vasco da Gama à cabeça), depararam-se com os locais a trabalhar a terra. Acto-contínuo, ter-lhes-ão perguntado qual o nome da região. Os trabalhadores, atónitos, pararam momentaneamente a sua actividade, interessados que estavam em observar os estrangeiros. O responsável por tais trabalhadores terá gritado “Kalimane!”, o que, na língua local, o Chwabo, significa “Trabalhem!” Os portugueses terão pensado que se tratava do nome da terra e assim ficou: Quelimane!


N.B. - Algumas das fotografias acima são recentes.

1 Comentários:

Às 10:36 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

Caro Vici, ao visitar o seu blogue, já aprendi mais sobre "O mundo em português..Abraço

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial