sexta-feira, setembro 25, 2009

Música de A a Z - Letra G

No dia em que tive a minha primeira aula de baixo eléctrico (agora se calhar percebem porque o baixo é sempre tão importante nas coisas que considero terem qualidade) o meu professor virou-se para mim e disse: "Na próxima aula traz-me uma cassete limpa se faz favor." (ao utilizar o termo "cassete" conseguem logo perceber que isto foi já no século passado e não exactamente em 99.. )
Lá lhe dei a cassete na aula seguinte e ele trouxe-me de volta com coisas como Dave Matthews, Earth Wind & Fire, o senhor da letra J, o da letra P, o da letra W, os senhores da R e... o senhor que se segue. Não que ele seja um mestre supremo da técnica e do dedilhado (até acaba por tocar muitas vezes com palheta) mas a nível de "tempo" e de composição da melodia é realmente muito bom. Além de conseguir "sacar" um som do baixo bastante personalizado (aquilo infelizmente não é só ligar ao amplificador e já está). E era isto que o meu professor queria que absorvesse ao ouvi-lo. Outra característica muito pessoal conto com outra história. Num dos primeiros ensaios com uma das bandas de "covers" que tive decidimos tocar 3 músicas dele(s). A meio do ensaio da primeira o David, vocalista na altura vira-se para todos e diz: "Epá, se querem que cante isto temos que baixar uns 2 ou 3 tons.. senão tenho que cantar sempre em falsete forçadissimo e entretanto dá-me aqui uma coisa!!". Acabámos por não tocar nenhuma das 3. A baixar tons não tinha a mesma piada. Ele tem realmente um registo vocal muito especial...

Gordon Mathews Thomas Summer (Sting) é um músico Inglês nascido em 1951. Antes da carreira a solo pela qual optou há muitos anos, era o compositor, vocalista e baixista da banda mundialmente conhecida "The Police". Com os Police e a solo já conquistou qualquer coisa como 16 Grammys e foi nomeado para um Óscar por uma das suas canções. Já vendeu mais de 100 milhões de cópias por todo o mundo o que o faz um dos artistas de maior sucesso de sempre.
Entre 1978 e 1983 lançou 5 álbuns com os Police naquilo que começou por ser uma banda com um estilo que flutuava entre o Pop minimalista e o Reggae-tinged Rock onde se podem realçar temas como "Message in a Bottle" (uma das que o David não conseguia), "Every Breath you Take", "Don't stand so close to me", "Walking on the Moon", "Roxanne" ou "De do do do de da da da". Apesar de nunca terem decidido uma separação oficial os 3 membros da banda (ele, Stewart Copeland e Andy Summers) acabaram por, a partir daí ir optando por carreiras a solo. Sting continuou a coleccionar êxitos atrás de exitos. Exemplos disso "If you loved somebody set them free", "Russians" (esta sempre foi uma das minha preferidas da carreira a solo),"Fragile" ou "Englishman in New York".
Em 2007 acabaram por decidir reunir-se para uma Tour a nível mundial que entretanto passou por Portugal no "Rock in Rio Lisboa" e terminou no Maddison Square Garden em Agosto de 2008..
Deixo-vos aqui o video de mais um sucesso dos Police que entretanto não referi há pouco, numa actuação ao vivo da banda em 1979 (bem antiguinha como eu gosto)..



The Police - So Lonely

Etiquetas:

1 Comentários:

Às 11:07 da manhã , Blogger VICI disse...

Ah, ganda K!!! O CD dos Police foi o primeiro que comprei... Que belas recordações. E a música é uma das minhas favoritas.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial