quarta-feira, setembro 19, 2012

Das Ilhas

Hola!
Por mais que queira não consigo compreender a histeria generalizada que os nossos panguiaos têm demonstrado em relação às Ilhas Senkaku ou Diaoyu.
Bem sei que, de repente, sabe-se que podem ser ricas em gás natural e petróleo, mas daí a vermos ataques às fábricas de carros japoneses e afins vai um passo do tamanho da muralha da China.
Acho que, e com todo o respeito e ignorância, que andam a brincar com o fogo.
Mal acomparado imaginem que alguém descobria que o subsolo de Olivença era rico em gás natural! Aqui D'El Rei! Quem seria o primeiro a deixar de comer fruta espanhola e a atacar as lojas da Custo?
Por outro lado, é interessante perceber que esse patriotismo serve para umas coisas, mas já não se aplica a outras, como nos assuntos relacionados com aquela província autónoma ali nos Himalaias. 
Se calhar não terá assim tanta graça. 
Que te vaya bien!

3 Comentários:

Às 5:47 da tarde , Anonymous Anónimo disse...

De acordo!!!

 
Às 3:34 da tarde , Blogger Pedro Coimbra disse...

Mais importante que os gases e os petróleos é desviar as atenções do processo de sucessão na China.
Quando a nova liderança estiver toda no lugar as coisas acalmam.

 
Às 2:30 da manhã , Anonymous Anónimo disse...

"Mas se tal tiver sucedido, eu e centenas, milhares de portugueses, exigiremos o seu regresso."
in http://porolivenca.blogs.sapo.pt/
este é apenas um dos muitos outros exemplos da "histeria generalizada" que pode encontar na NET, para não falar dos pescadores que destroem pescado vindo de Espanha, etc, etc, a propósito de Olivença ou da "nossa" relação com outros países “invasores” do nosso espaço territorial (lojas e restaurantes chineses, etc). ATT: para cada português que se manifeste, advinhe 128,3 chineses a fazerem o mesmo, e para cada 10 já podem ser 1,283...
Claro que o "respeito e ignorância" ficam sempre bem, o que permite encobrir uma análise mais profunda dos problemas - é típica dos portugueses, essa atitude, o que não "nos" inibe de comentar sobre "que esse patriotismo serve para umas coisas, mas já não se aplica a outras, como nos assuntos relacionados com aquela província autónoma ali nos Himalaias"... e, se calhar, o Jardim até tem razão sobre a Madeira ou, como diz um amigo meu, até o Norte tem o mesmo direito de reclamar por uma independência, quanto a Madeira e os Açores. Por mim, tudo bem!
E para terminar: eu até acho que essas coisas de "nacionalismos" são sempre, mas sempre, uma jogada para encobrir outros estragos... e que os que ficam no nosso bairro até nos encomodam mais.
PS: não consigo é encontrar um acontecimento paralelo ao massacre de Nankingna nossa História com a Espanha e, muito menos, tão temporariamente próximo - será que isso não tem importância?

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial